O esfagno do musgo é uma planta monóica ramificada, um representante dos musgos brancos.
Distribuído na taiga, na tundra, nas áreas pantanosas.
- Esfagno de musgo - o que é isso?
- Propriedades úteis de musgo para plantas de interior
- Como aplicar corretamente o musgo esfagno na floricultura doméstica
- Como preparar musgo de turfa
Esfagno de musgo - o que é isso?
O musgo de turfa é chamado de planta de pântano, a partir da qual a turfa é formada. Spore perennials cresce a cada ano na parte superior, morrendo na parte inferior. É fácil dar uma resposta ao musgo de esfagno. A planta absorve água, fotossintetiza, forma substâncias orgânicas da água e do oxigênio. No caule e nas folhas há células que preservam a água, cercadas por células fotossintéticas verde-escuras, unidas em uma única rede.Em esfagno de musgo existe uma perna e uma caixa de esporos. É o esfagno que desempenha um papel importante no alagamento das florestas e na transformação de lagos em pântanos, onde a musgos de esfagno crescem (na maioria das vezes florestas de coníferas ou caducifólias) aumenta a umidade.
Propriedades úteis de musgo para plantas de interior
Sphagnum musgo tem sido amplamente utilizado em horticultura e floricultura graças a uma ampla gama de propriedades valiosas. Floristas estão interessados em quais substâncias contêm esfagno. A turfa contém substâncias fenólicas, compostos triterpenos, açúcares, sais, pectinas. O musgo previne o aparecimento de pus nas feridas, é frequentemente usado como um curativo que não precisa ser esterilizado antes do uso.
Propriedades úteis de musgo - passa perfeitamente o ar, resiste a bactérias, tem um efeito desinfetante e antifúngico.
Como aplicar corretamente o musgo esfagno na floricultura doméstica
A aplicação de musgo esfagno na horticultura ajudará a evitar muitos problemas com o solo. É necessário cortar o musgo e adicioná-lo ao substrato, que vai soltar o solo, aumentar sua capacidade de umidade e formar a estrutura desejada. Também vai levar a água acumulada após a irrigação, devolvendo-a às raízes. Sphagnum musgo é uma perene extensa. e deve ser entendido que tal planta pode molhar o chão.
Sphagnum musgo é muito útil para plantas de interior. Tendo colocado um musgo no musgo, você pode manter o nível correto de umidade ao redor da coroa, mas não mantém isto constantemente na superfície do solo, de forma a não provocar a morte das raízes. Para o senpolium, uma mistura de 1 parte de terra frondosa, terra de jardim fértil, areia de rio e esfagno picado funcionará. Gloxinium será mistura útil de terra "Vermion", carvão, 1 colher de chá de farinha de dolomita e um punhado de esfagno picado com perlita ou vermiculita.
As orquídeas vão agradecer ao proprietário por uma mistura de casca de pinheiro, carvão e raízes de samambaia finamente picadas. Para baixo, precisamos colocar uma crosta grossa, no topo - de tamanho médio. Tente manter o substrato sob a raiz do rizoma, mas não o cubra completamente. Esfagno de musgo pode não ter o efeito esperado sem saber como usá-lo. Antes do uso, os musgos esfagno precisam ser escaldados, levados à temperatura ambiente, espremidos e deixados em um saco plástico fechado por vários dias.
Como preparar musgo de turfa
Lembrando onde vive o esfagno, vale a pena pensar em escolher o lugar certo. O melhor lugar para coletar musgo é na vizinhança imediata das árvores, onde tem a menor quantidade de água, o terreno pantanoso não serve. Existem várias maneiras de coletar musgo: ou removê-lo completamente das raízes, o que implicará uma limpeza mais profunda, mas o volume de matéria-prima colhida será maior ou o corte da parte superior com a faca, mas o material obtido será várias vezes menor. Recolher e empilhar musgo de turfa pode ser pacotes. É necessário preparar sphagnum manualmente.
Colete musgo seletivamente, algumas trincheiras de até 30 m de largura, deixando espaços intactos entre elas, o que permite que o musgo se recupere nas áreas de coleta. Repita a preparação pode ser depois de 7 a 10 anos. A colheita é realizada em clima seco, ensolarado e quente, no período de maio a setembro.