A saúde das galinhas domésticas e a qualidade dos ovos dependem diretamente da nutrição adequada. Depende do seu desempenho. Se você escolher uma dieta balanceada e de alta qualidade para a alimentação de galinhas poedeiras em casa, elas serão realizadas durante todo o ano. Este artigo irá dizer-lhe como fazê-lo corretamente.
- A importância da nutrição adequada para galinhas poedeiras
- Como alimentar galinhas poedeiras em casa
- Alimentos proteicos
- Vitamina
- Mineral
- Carboidrato
- Como fazer uma dieta para galinhas poedeiras
- Características da dieta da primavera
- O que alimentar as galinhas no verão
- Como alimentar galinhas poedeiras durante a muda
- Compomos uma dieta para poedeiras no inverno
- Alimentos prontos para galinhas poedeiras
- Alimentação doméstica ou comprada - o que é melhor
A importância da nutrição adequada para galinhas poedeiras
Para ter muitos ovos das galinhas, não basta escolher uma raça com alta produção de ovos para reprodução. É importante organizar adequadamente sua dieta. Por via de regra, raças que se distinguem por um alto número de ovos durante a meia preparam altos requisitos do cuidado e, especialmente, da alimentação.
A idade da galinha também influencia a produção de ovos.Ela começa a produzir óvulos a partir da 26ª semana de vida, e o pico de produtividade cai por um período de 26-49 semanas. Nutrição pode atrasar o processo de redução da produtividade das aves. Para fazer isso, sua dieta deve ser suficiente vitaminas, proteínas, outras substâncias úteis. Os alimentos devem ser leves, de alta qualidade e bem digeridos.
Para aumentar a produtividade, é importante saber o que alimentar as galinhas para que elas sejam bem transportadas. Para este efeito, os especialistas recomendam incluir na sua dieta leguminosas: ervilhas, lentilhas, na verdade feijão. Normalmente as galinhas não estão acostumadas com tal alimento, portanto recomenda-se dar-lhes o grão cozinhado no vapor e adicioná-los à comida ou mistura usual.
Como alimentar galinhas poedeiras em casa
Então, o mais importante é que o alimento para frangos seja variado e equilibrado. A ave deve receber todos os elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e produtividade. A dieta deve conter uma variedade de alimentos.
Alimentos proteicos
As galinhas precisam de uma quantidade suficiente de proteína na dieta, pois formam células do tecido muscular, está na estrutura do ovo. Para compensar sua quantidade na dieta de frango, adicionam-se componentes vegetais: feijão, farelo de girassol, soja, colza, bolo.Um componente obrigatório é a farinha de carne e ossos para frangos, restos de peixe, moluscos, anfíbios, minhocas.
Vitamina
Na dieta da ave deve estar presente vitaminas. Necessariamente entre eles deve haver vitaminas D, B e A. Na falta de galinhas, várias doenças se desenvolvem. Para fornecer-lhes bastante vitaminas, a dieta deve incluir silagem, farinha de coníferas, óleo de peixe, fermento, grama verde, especialmente durante o período de brotamento.
Mineral
Alimentos para galinhas poedeiras em casa devem incluir cinzas de madeira, cal, conchas moídas, farinha de ossos, giz. Isso ajudará a preencher as reservas de minerais no corpo do pássaro. Minerais são necessários para a formação de tecido ósseo e cascas de ovos.
Carboidrato
Carboidratos são necessários para o organismo de galinha para o funcionamento normal dos músculos e órgãos internos. Eles estão em quantidades suficientes em açúcar, amido, fibra. O último é em grandes quantidades no grão integral, então o grão para frangos é quase o principal na dieta. Também adicione batatas, beterraba, cenoura, abóbora.
Como fazer uma dieta para galinhas poedeiras
Fazendo uma dieta de galinha poedeira durante um dia, é necessário incluir todos os elementos descritos acima nas proporções requeridas. Proteína, verduras e farinha devem ser alternadas, não esquecendo a água que deve estar constantemente presente no pássaro.
Características da dieta da primavera
Agora vamos descobrir o que você pode alimentar o filhote na primavera.Este é o período em que é hora de passar do inverno para a dieta normal. Mas a transição não deve ser nítida, então na primavera eles começam a introduzi-la gradualmente. Neste momento, o pássaro já está solto na rua, onde pode beliscar grama nova e fresca. Mas ao mesmo tempo com a comida, você precisa dar mais grãos germinados, que é rico em vitamina E. Também é necessário aumentar a quantidade de vitamina B e C na dieta do frango. Para isso, a levedura de cerveja é adicionada à comida.
O que alimentar as galinhas no verão
A peculiaridade de alimentar as galinhas poedeiras em casa no verão é diferente, pois a ave passa muito tempo no chão, por isso é capaz de encontrar grama e outros alimentos. Por conseguinte, a quantidade de grama, giz e cascalho na alimentação é reduzida. E o número de feeds é reduzido para duas vezes. De manhã, um mingau molhado é derramado, à noite - um grão. Mas se as galinhas não forem soltas da pena no verão, elas devem ser alimentadas três vezes ao dia.
- 5,5 g de sal e minerais;
- 10-15 g de prote�a;
- 2 g de farinha de osso;
- 10 gramas de feno de vitamina;
- 30-50 g de forragem verde;
- 50 g de cereais;
- 50 g de farinha.
Como alimentar galinhas poedeiras durante a muda
Com uma diminuição da luz do dia, as galinhas começam a mudar e a produtividade diminui. Mas é durante esse período que as galinhas precisam da forragem mais completa, já que seu corpo está enfraquecido. Recomenda-se adicionar à dieta com enxofre, minerais, para garantir que a comida dos frangos não seja apenas variada, mas também altamente calórica.
Compomos uma dieta para poedeiras no inverno
O número de alimentações de frango no inverno é reduzido a três vezes. O primeiro acontece às 8 da manhã, depois às 13:00, depois do almoço, e o último - à noite. A última alimentação deve consistir exclusivamente de grãos.
No inverno, as galinhas precisam ser alimentadas com forragem suculenta, como cenouras, beterrabas, abóboras. Alguns se perguntam se é possível dar courgettes courgettes. Na verdade, é até necessário, já que no inverno eles vão ajudar a preencher a deficiência de vitaminas e fibras. Também no mosto é adicionado o bolo de sementes de girassol, que é uma excelente fonte de gordura e proteína para aves de capoeira.
Obrigatório nos alimentadores deve estar presente giz moído ou cascalho. Ao longo da parede do galinheiro deve ter água morna. Mude e lave os bebedores regularmente.
A ração diária de frangos no inverno deve incluir:
- 2 g de farinha de osso;
- 5,5 g de minerais e sal;
- 10 g de farinha de feno ou urtiga seca;
- 100 g de produtos lácteos;
- 100 g de batatas;
- 7 g de farinha e bagaço;
- 50 g de cereais;
- 30 gramas de purê de batatas.
Alimentos prontos para galinhas poedeiras
Como vemos, a alimentação de frangos não é um processo fácil. Sua dieta deve ser variada e equilibrada. À primeira vista, parece que a única saída é comprar forragem mista. Isto é plenamente justificado se um grande número de aves estiver contido. Mas se as galinhas poedeiras são levadas para manutenção em casa para suas próprias necessidades, elas podem se organizar alimentando-se de suas próprias misturas.
Existem muitas receitas para a sua preparação, mas uma das melhores é a seguinte:
- sal - não mais do que 3 g;
- vitaminas - 10-15 g;
- ervilhas - 20-30 g;
- farinha de ervas - 30-50 g;
- levedura forrageira - 40-50 g;
- farinha de peixe - 50-60 g;
- farinha de carne e ossos - 60-80 g;
- farinha de girassol - 70-100 g;
- cevada - 70-100 g;
- trigo - 120-150 g;
- milho - 450-500 g.
- sal de mesa - não mais do que 5 g;
- farinha de osso - 20-30 g;
- beterraba sacarina ou forrageira - 50-60 g;
- giz esmagado - 60-70 g;
- feno friável ou bem moído - 100-120 g;
- bolo ou bolo - 100-110 g;
- resíduos de carne e peixe - 100-120 g;
- farelo de trigo - 100-150 g;
- vegetais esmagados - 200 g;
- leite com baixo teor de gordura ou azedo - 200-250 ml;
- silagem combinada - 400-450 g;
- grão inteiro de trigo ou cevada - 700-750 g;
- batatas cozidas - 500-900 g.
Para resolver o problema da avitaminose do beribéri ajudará a alimentação de levedura. Para fazer isso, tome cerca de 20 g de fermento de padeiro e dilua-os em 0,5 litro de água. Em seguida, adicione um quilo de forragem mista e misture bem. A mistura deve ser deixada em um lugar quente por 8 horas. Em um dia de um frango é necessário alocar em 15-25 g de tal forragem.
Alimentação doméstica ou comprada - o que é melhor
Como você pode ver, conhecendo as normas aproximadas para alimentação de galinhas poedeiras em casa, a alimentação pode ser feita de forma independente.Mas logicamente há uma pergunta, o que é melhor - um alimento da própria preparação ou uma fábrica de forragem combinada? Não há uma resposta inequívoca para essa questão. Cada proprietário decide de forma independente, com base nas características da raça das galinhas, seu número e preferências pessoais.
Cada solução terá suas próprias desvantagens e vantagens. Assim, na popa da própria preparação é difícil observar o equilíbrio ideal de substâncias úteis necessárias para o organismo da ave. Em qualquer caso, cada vez será uma combinação aproximada. Mas isso não é tão importante quando as galinhas são cultivadas não em escala industrial, mas apenas para suas próprias necessidades.
A carne da própria preparação será sempre fresca. Você sabe exatamente do que é feito, quão frescos são os ingredientes. E isso é uma enorme vantagem em relação às forragens combinadas, que têm vida útil limitada, mas podem demorar muito com o vendedor. Mas o uso de um emplastro úmido exige maiores exigências para manter o galinheiro. Os alimentadores devem ser limpos regularmente e lavados de modo que o restante da alimentação não fique mofado e azedo.
A prática mostra que, com igual necessidade, as galinhas comem mais forragem do que os sacos de mash. Portanto, o uso do primeiro é justificado se as aves são cultivadas para carne. Para galinhas poedeiras, isso não é um princípio, portanto, você pode economizar em feeds comprados caros. Além disso, alimentos abundantes e nutritivos provocam o início precoce da postura dos ovos, o que afeta negativamente a saúde da ave. Além disso, o período de meias de ovos pequenos aumenta significativamente.
Alimentar galinhas poedeiras de maneiras diferentes, é importante observar apenas o equilíbrio em proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas. É mais fácil fazer isso usando alimentação composta, mas é possível preparar mashkins por conta própria. Para isso, é necessário entender quando e quais produtos podem ser dados a um pássaro. A dieta de sua alimentação é diferente em diferentes estações do ano. Também é influenciado pelo modo de vida da ave. Em geral, é alimentado 3-4 vezes por dia com diferentes feeds