As variedades de tomate de baixo crescimento causam invariavelmente um aumento do interesse, pois acredita-se que cuidar delas é um pouco mais fácil. Entre essas variedades, destaca-se especialmente o anão mongol - um tomate cujo arbusto cresce quase plastusiano, não para cima, mas em largura, como muitas plantas na Sibéria, onde a variedade foi criada. Ainda não está incluído no Registro Estadual da Federação Russa, embora esteja se tornando cada vez mais popular entre os jardineiros amadores de todo o país, especialmente nas regiões da Sibéria e da Transbaikalia.
Descrição da variedade anã mongol, suas características, região de cultivo
Tomate O anão mongol é considerado uma variedade de seleção amadora, mas é difícil encontrar informações oficiais sobre sua origem, pois a variedade ainda não está listada nos documentos regulamentares. Aparentemente, a esse respeito, é muito difícil encontrar as sementes do anão mongol em venda aberta: aqueles que desejam plantar essa variedade estão procurando sementes entre amigos e em vários sites da Internet. Este é um negócio arriscado, portanto, críticas frequentes e extremamente negativas sobre a variedade estão ligadas, aparentemente, ao fato de as pessoas adquirirem várias falsificações.
Como o anão mongol foi criado para o cultivo em áreas de agricultura de risco, é cultivado principalmente em regiões como a Sibéria, os Urais e o Extremo Oriente. É claro que ninguém se preocupa em plantá-lo em qualquer lugar, mas em regiões com clima quente as vantagens dessa variedade serão niveladas, e há uma enorme variedade de tomates na faixa do meio, e mais ainda nas regiões sul.
O anão mongol é um tomate para terrenos abertos: plantá-lo em estufas é muito esbanjador, pois é uma variedade super-determinante que cresce apenas 15 a 25 cm de altura, raramente mais alta. Um local em estufas é caro, eles tentam cultivar variedades indeterminadas, cujos arbustos crescem em altura até o próprio teto, ocupando todo o volume útil. O anão mongol, pelo contrário, cresce em largura, formando um arbusto rastejante de diâmetro, às vezes até um metro. A variedade possui um sistema radicular poderoso, mas a maior parte das raízes fica próxima à superfície da terra, sem penetrar nas camadas mais profundas do solo.
No caule principal, que rapidamente começa a se espalhar pelo chão, forma-se um grande número de enteados, nos quais nasce toda a colheita: em cada enteado, 3-4 frutos. Portanto, beliscar - um dos principais procedimentos na cultura do tomate - não é categoricamente aplicável a essa variedade. Todos os enteados tentam sair dos arbustos deste tomate, exceto aqueles que, segundo o proprietário, crescem fora do lugar e espessam desnecessariamente o arbusto.
O anão mongol não é necessário e está vinculado a suportes. Por um lado, isso é uma simplificação do trabalho de um jardineiro, mas por outro lado, é preciso aturar o fato de que a parte principal da colheita está praticamente no chão, o que não é apenas esteticamente, mas também pode causar a deterioração dos frutos. Felizmente, a podridão dos tomates não é típica para essa variedade.
Com a semeadura oportuna de sementes para mudas, a variedade começa a dar frutos no final de junho, e eles conseguem colher a maior parte da colheita antes do tempo chuvoso, repleto de desenvolvimento da praga tardia. É verdade que, após a passagem da onda principal de frutificação, a formação e o crescimento dos tomates, embora em menor grau, duram muito tempo, até o início da geada.
O rendimento da variedade é muito alto, os arbustos são cobertos com tomates grandes pesando cerca de 200 g, mas o tamanho dos tomates da última parte da colheita, mais próxima do outono, é muito mais modesto. Como resultado, de um arbusto você pode obter até 10 kg de frutas. Eles têm uma forma arredondada e suave e uma cor vermelha brilhante, a quebra dos frutos se manifesta ao mínimo. A polpa é densa, o teor de suco é alto. As opiniões são contraditórias sobre o paladar: não se pode chamar de excelente, mas para a variedade siberiana primitiva é muito boa, com acidez. O objetivo é universal: do consumo fresco à preparação de vários pratos e preparações para o inverno.
A variedade é considerada despretensiosa nos cuidados, o que é especialmente importante para os jardineiros iniciantes. O anão mongol também pode ser interessante para os pequenos agricultores, uma vez que os tomates são bem tolerados, bem armazenados e bastante apresentáveis.
Vídeo: tomate anão mongol característico
Aparência
Os frutos do tomate têm uma forma e cor clássicas de "tomate", portanto é difícil distinguir a aparência dos tomates colhidos de muitas outras variedades.
No entanto, o que pode ser visto diretamente na cama praticamente dissipará as dúvidas de que é o anão mongol na sua frente: parece que apenas ele pode se espalhar no chão e suportar um grande número de frutas arredondadas vermelhas brilhantes.
Vantagens e desvantagens, características, diferenças de outras variedades
A própria descrição da variedade de anões mongóis indica que o interesse nela deve ser alto. Na verdade, este tomate tem um número bastante grande de vantagens. Isto é por exemplo:
- alto grau de adaptação a condições climáticas severas;
- tolerância à seca;
- simplicidade na partida: falta de formação e amarração de arbustos;
- maturidade muito precoce da colheita;
- duração de frutificação;
- alta resistência à praga tardia;
- a possibilidade de crescer sem mudas em regiões quentes;
- transportabilidade e boa conservação das frutas;
- frutos grandes, pouco característicos para variedades super-determinantes;
- alta produtividade.
Variedades também têm desvantagens. Especialmente os jardineiros reclamam do seguinte:
- a dificuldade de adquirir sementes reais dessa variedade;
- uma queda acentuada da produtividade em condições de alta umidade;
- atitude negativa da planta em solos pesados;
- palatabilidade não muito alta do fruto.
Como o anão mongol é destinado a terrenos abertos em regiões frias, onde o cultivo de tomate sempre foi um grande problema, deve-se reconhecer que a proporção de vantagens e desvantagens da variedade ainda fala de seu alto potencial: com um rendimento e despretensiosidade tão altos, as desvantagens observadas desaparecem. É difícil lembrar outra variedade ampla com propriedades semelhantes.
Entre as primeiras variedades, por exemplo, o Granel Branco com frutas de forma semelhante, mas menores em tamanho, tem sido reverenciado. No entanto, a comparação desses tomates não é totalmente apropriada: eles são muito diferentes tanto na forma do mato quanto nas qualidades do consumidor.
Recentemente, surgiram muitas variedades e híbridos de tomate, que também são precoces e superdeterminantes. Por exemplo, Alfa, Gim, Afrodite, Sanka, etc. São variedades com tomates de forma e cor semelhantes aos tomates de um anão mongol, com alto rendimento e maturação precoce. No entanto, a maioria das variedades semelhantes cresce a pelo menos meio metro de altura e apenas o anão se espalha no chão. Se isso é considerado uma virtude é um ponto discutível, mas o fato de o anão mongol ser de grande interesse está fora de dúvida.
Características do plantio e cultivo de tomate anão mongol
Somente nas regiões mais quentes é possível cultivar o anão mongol semeando diretamente no solo. Nas regiões em que essa variedade é criada, o cultivo sem mudas não é aplicável; portanto, como a grande maioria das outras variedades de tomate, elas começam a cultivá-la semeando em xícaras ou mudas no início da primavera.
Aterragem
O tempo específico para a semeadura é determinado pelo tempo possível para o plantio de mudas no jardim: até esse período, deve haver cerca de dois meses. Obviamente, não é difícil cobrir o anão mongol no jardim com materiais não tecidos, pois cresce em um arbusto muito baixo e suas mudas também são em miniatura. Portanto, o transplante de mudas não é necessariamente realizado durante o início deste verão, mas a terra também deve se aquecer pelo menos até os 14 anos. sobreC. Portanto, sob condições da Sibéria, é improvável que as mudas sejam plantadas antes dos últimos dias de maio. Acontece que a semeadura de mudas deve ser feita por volta de 20 de março.
A técnica de cultivar mudas de tomate é bem conhecida por todo jardineiro; nesse estágio, a variedade não possui especificidades significativas. É importante lembrar que os arbustos crescem muito lentamente, em um mês atingem uma altura de apenas 7-8 cm, o que não deve assustar o jardineiro. Sim, e as mudas prontas para o plantio são geralmente inferiores às mudas de outras variedades. No entanto, todas as operações em crescimento parecem tradicionais.
- Preparação de sementes. A operação inclui calibração, desinfecção com solução de permanganato de potássio e endurecimento na geladeira por 2-3 dias.
- Preparação do solo. Cada vez mais, os jardineiros compram solo pronto para cultivar uma pequena quantidade de mudas. Se você o fizer, é melhor misturar turfa, húmus e terra de grama aproximadamente igualmente e depois desinfetar, derramando com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Semeando sementes. É melhor semear primeiro em uma caixa pequena e depois plantar (mergulhar). A semeadura é realizada a uma profundidade de cerca de 1,5 cm, não mais que 1 semente para cada 3 cm.
- Regulação da temperatura. Imediatamente após o aparecimento das primeiras mudas, as mudas precisam de um resfriado: 16-18 sobreC. Após 4-5 dias, a temperatura é aumentada para a temperatura ambiente. Mas a iluminação deve ser sempre muito boa: no peitoril da janela sul - a quantidade ideal de luz.
- Pick-up: realizado quando a segunda ou terceira folha verdadeira aparece. As mudas plantam mais livremente, beliscando levemente a coluna central.
- Rega rara e moderada (o excesso de água é mais prejudicial do que a falta). Pode ser necessário fertilizar 1-2 com qualquer fertilizante mineral completo, mas se o solo estiver formado adequadamente, você poderá ficar sem eles.
- Endurecimento. 7 a 10 dias antes do transplante no jardim, as mudas estão gradualmente acostumadas ao frescor e à falta de umidade.
Com 50 a 70 dias, as mudas são transferidas para o jardim. O plantio deste tomate não possui características significativas, mas, apesar da superdeterminação, os arbustos não são frequentemente colocados: dado que crescem para os lados, os buracos são preparados a uma distância de pelo menos 60-80 cm um do outro. Como as mudas do anão mongol são baixas, quase nunca é necessário um aprofundamento ao plantá-lo.
Uma propriedade positiva da variedade é que, devido à baixa altura dos arbustos, não tem medo do vento, portanto, a escolha da localização dos leitos é simplificada. Mas este tomate exige muito do solo: cresce muito mal em solo argiloso. Portanto, no caso de argila predominante durante a preparação do canteiro, além das doses usuais de fertilizantes, também é adicionada areia pura.
Como outros tomates, o anão mongol precisa muito de nutrição com fósforo, portanto, além de um balde de húmus e um punhado de cinzas de madeira, 1 m2 as camas somam 50 g de superfosfato. Você pode fazer o superfosfato diretamente no orifício de plantio (10 g), misturando-o bem com o solo. Após o plantio, as mudas são regadas, o solo é coberto e, durante a primeira semana, eles podem se enraizar nos arbustos sem perturbar a paz.
Cuidado
Cuidado com o tomate O anão da Mongólia é simples. Os arbustos são regados apenas quando o solo seca fortemente: essa variedade tolera a seca facilmente, mas responde dolorosamente à umidade excessiva. Após a rega e as chuvas, é necessário um afrouxamento, acompanhado de capina, mas, à medida que os arbustos crescem, torna-se impossível e, em vez disso, o leito é coberto com palha cortada ou grama seca: por causa do alojamento dos arbustos, eles tentam não usar húmus como cobertura morta, tentam manter os tomates limpos. lixo.
Uma infusão de grama também é uma boa cobertura para este tomate: na primeira vez em que é necessária 2-3 semanas após as mudas serem mudadas para o jardim. Mais dois curativos são fornecidos durante o amadurecimento dos tomates, mas eles precisam de menos nitrogênio em sua composição, para que você possa substituir o orgânico pela infusão de cinzas de madeira (200 g por balde de água).
O anão mongol não precisa de nenhuma formação especial de arbusto, nem a liga, mas se algumas partes da planta parecerem supérfluas, elas podem ser cortadas: é desejável que os tomates sejam expostos à luz solar durante o amadurecimento.
Se o jardineiro quiser amarrar as plantas, impedindo-as de acomodar excessivamente, ele deve fazer isso com muito cuidado: as hastes desse tomate são bastante frágeis e quebram facilmente.
A variedade é considerada resistente a doenças, mas nas regiões que se distinguem pelo excesso de frio e umidade em agosto, ainda pode sofrer uma praga tardia. Esta é uma doença fúngica perigosa que pode destruir toda a colheita remanescente a essa altura nos arbustos. Portanto, nesses locais, a pulverização profilática de plantas com preparações relativamente inofensivas, por exemplo, Fitosporina ou Tricodermina, é necessariamente realizada.
Comentários
Em 2013, plantei o MK na estufa. O resultado - acenou, mas tudo foi para a folhagem. Em 2014, eu o coloquei nos gases de escape. O resultado foi excelente. Baixo, compacto, produtivo. A conclusão sugere-se: na estufa ele não pertence !!
Larina
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2610.0
Este ano plantei um anão mongol - há vários anos comprei sementes de Vera Panova de Chelyabinsk. Dos cinco, um sobreviveu. Cresceu em campo aberto, um dos primeiros a adoecer com a praga tardia, removeu tomates verdes, gosto azedo. Eu não vou plantar mais.
Jardineiro
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=54504
Estou plantando Dwarf constantemente, minha variedade favorita, ou talvez ele simplesmente me ame. O sabor é médio, depende do clima, mas é muito cedo, prolífico e frutífero, quase um balde de um arbusto de 40 cm de altura. Começa a dar frutos no início de julho e até meados de agosto ... então vou tirá-lo, porque crescendo em gases de escape, derramando água gelada de uma mangueira ...
Quilha
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=54504
Ele o plantou por 2 anos. O sabor é muito medíocre ...
Teglen
//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=1091516
Não há nada impressionante nesta variedade, há mais desvantagens do que vantagens. Germinação de sementes de 30-45% (apenas algo!), Cresce muito lentamente. As frutas, em vez dos 200 g prometidos, mal chegam a 60 g, azedo. Há muito poucas frutas, é melhor cultivar um arbusto Kibitsa do que 5-MK. Todos os tomates têm uma raiz central que se estende a uma profundidade de um metro e meio, MK tem raízes superficiais e ele precisa de rega frequente. Ela plantou 10 peças para testes, tirou tudo e jogou fora no meio do verão.
Gutfrau
//www.lynix.biz/forum/mongolskii-karlik
O anão mongol é uma variedade de tomate com características ambíguas. Mesmo aqueles que testaram em seus sites fazem críticas conflitantes. Em parte, provavelmente, isso se deve à baixa disponibilidade de sementes reais dessa variedade. É claro que este tomate é bastante despretensioso no cultivo e seus frutos amadurecem muito cedo, mas todos só podem tirar conclusões mais completas depois que ele tenta plantar um anão mongol em sua área.