Cataractus é um gênero de plantas herbáceas perenes anuais ou perenes e semi-arbustos pertencentes à família Kutrovye. O gênero inclui oito espécies, o berço de sete das quais é Madagascar, e uma é a Índia e o Sri Lanka. No paisagismo, utiliza-se uma catarata rosa - um meio-arbusto de 40 a 50 cm, com uma coroa exuberante e densa, folhas verdes escuras e brilhantes e flores acrílicas. Mais detalhes sobre o que é uma catarata, este artigo dirá.
- Crie condições ideais para cataratas
- O lugar na casa e a iluminação
- Condições de temperatura
- Nós selecionamos a panela e o solo
- Características de cuidados para catarata em casa
- Rega e Humidade
- Como e com que frequência encabeçar?
- Apare o mato
- Cirurgia de catarata correta
- Métodos de reprodução de catarata em casa
- Divisão do mato
- Estacas
- Sementes
- Possíveis problemas, doenças e pragas do catarrhatus, como eliminá-los
Crie condições ideais para cataratas
A catarata é uma planta grata e despretensiosa, dá à casa um sabor mediterrânico, dá um bom humor, uma sensação de bem-estar e um verão sem fim. É muito importante criar condições ideais para ele, escolher um bom lugar, proporcionar uma temperatura confortável. Não será supérfluo iluminar phytolamps ou lâmpadas fluorescentes no inverno.
O lugar na casa e a iluminação
A catarata em casa é despretensiosa, e seu cultivo e cuidado não sobrecarregarão o proprietário. A catarata é bem adequada para locais iluminados, mas com uma pequena ingestão de luz solar direta. Peitoris da janela ocidental ou oriental. No verão, você deve passar o sol, levar a planta para o ar fresco, protegendo contra a precipitação.
Condições de temperatura
A melhor temperatura de verão para a catarata é 20-25 ° C, no inverno a temperatura deve cair para 12-18 ° C. A planta não é caprichosa e resistente a flutuações de temperatura, mas você não precisa exagerar e achar o mais confortável para um determinado tipo de catarto.
Nós selecionamos a panela e o solo
A catarata está crescendo rapidamente, então, para um desenvolvimento normal da flor, será necessária uma grande argila ou vaso de cerâmica. O catarrófito ama solo leve e nutritivo - a melhor opção para a planta, durante o plantio mistura turfa, húmus, terra frondosa, adicionar turfa e areia em partes iguais.
Características de cuidados para catarata em casa
Crescendo catarata, você não deve esquecer que o cuidado em casa deve ser regular. É necessário levar em conta muitas sutilezas, por exemplo, a intolerância de esboço, a necessidade de manter a alta umidade, a água, o fertilizar complexo, apara e amarra a sua planta de casa.
Rega e Humidade
O berço da catarata é Madagascar. Regar a planta deve ser regular, mas não permitir o encharcamento do solo e a estagnação da água. Se a catarata não fornecer drenagem, após a irrigação é necessário drenar o excesso de umidade.Muitas vezes acontece que, devido à falta de umidade, as folhas do catarro são torcidas. O problema pode ser resolvido com a continuação da irrigação. Alta umidade - uma das condições para uma boa vida de um representante da flora, bem como aspersão regular do catarro. A aeração terá um bom efeito em sua flor, manterá o brilho e a suculência da sombra das folhas e protegerá contra muitas doenças.
Como e com que frequência encabeçar?
Semear o catarrhatus precede a alimentação. Depois da emergência de tiros, o primeiro recobrimento superior com o potássio e o nitrogênio executa-se depois de 2-3 semanas. Uma vez a cada duas semanas, as mudas são fertilizadas com um complexo mineral "Ammofos", "Nitrophos" ou "Nitroammofós", uma concentração de 0,1-0,2%. Em julho e agosto, vale a pena aumentar o teor de magnésio e fósforo em fertilizantes, bem como de nitrato de amônio.
Apare o mato
Se o florista está interessado em como cultivar com sucesso uma catarata a partir das sementes da casa, ele deve entender a necessidade desse procedimento. A poda de bétula é realizada na primavera para melhorar o trato catártico, esticado durante o inverno, mas em casos excepcionais, quando a planta aumenta de tamanho demais ativamente, você pode apará-la no verão.Na haste cortada, a aparência das flores ocorrerá somente após algumas semanas. O caule principal será uma haste semelhante a uma árvore.
Cirurgia de catarata correta
Iniciantes floristas estão interessados em como transplantar a catarata. A primeira colheita deve ser feita depois que a planta atingir uma altura de 6 a 8 cm e também quatro folhetos reais aparecerem nela. O rápido crescimento da flor promove o transplante a cada ano. Em junho, é bom mover a fábrica para novos potes. Devido ao transbordo, o crescimento do representante da flora não diminuirá. Você não deve permitir que as raízes enrolem toda a terra no vaso, de modo que a catarata não cesse de florescer, e suas folhas não fiquem amareladas e não murcham.
Métodos de reprodução de catarata em casa
A reprodução é uma coleção de processos que levam a um aumento no número de indivíduos da planta. Há reprodução assexuada, sexual e vegetativa. A catarata, como planta superior, é capaz de reproduzir vegetativamente, o que inclui divisão, propagação e propagação de sementes.
Divisão do mato
A reprodução da catarata por divisão (parsiculação) é um método simples e eficaz.Devido à morte da parte central do sistema radicular e à base fortemente lignificada da parte aérea (caudex), a catarata é dividida em partículas. Partículas separadas têm raízes e caules e são capazes de vida independente. Na maioria das vezes, os arbustos maduros podem ser facilmente subdivididos, o que é realizado em abril-maio. Basicamente, as linhas estão bem estabelecidas, rapidamente se acostumam a um novo local e aceleram o crescimento.
Estacas
O catarro de corte (sarmentação) é uma das melhores formas de reprodução. Esta reprodução é por camadas - ramos entrincheirados que se separaram da planta mãe, brotos que se enraizam nos nós. No processo de propagação, podem participar rizomas e brotos invertidos - turiones. Na primavera, o material de plantio é cortado das partes superiores dos arbustos-mãe. Estacas podem muito bem enraizar, são resistentes a pragas, muito rapidamente formam um sistema radicular no solo, desde abundante rega constante e a chegada de ar quente.
Sementes
A reprodução de catarrhatus (diáspora vegetativa) por sementes é muito popular entre os floristas.Esse tipo de reprodução fornece o maior número de descendentes e seu reassentamento efetivo. A variedade de sementes de catarro é bastante ampla. É melhor escolher sementes grandes, de cor castanha escura, quase pretas e semeá-las em março. As sementes são enterradas no solo por 1-2 cm, os recipientes com sementes semeadas são cobertos com um filme e colocados em um local não iluminado, de modo que dentro de 10 dias eles germinam. Sementes de catarrhatus como um todo bem crescem. Após o aparecimento de 4 mudas, estas folhas são mergulhadas. As mudas, que já cresceram, sem se dividir, movem-se para um lugar permanente, para que o ramo catarral mais, você precisa fixá-lo.
Possíveis problemas, doenças e pragas do catarrhatus, como eliminá-los
A catarata e seu plantio e cuidado não exigem muito tempo, esforço e dinheiro. Entre as vantagens da catarata está a resistência a doenças e pragas. Rega muito copiosa pode causar doenças fúngicas das cataratas, que aparecem como manchas marrons nas folhas. Mas a falta de umidade irá resultar no ataque da sarna e ácaro. Pode ser combatido com inseticidas químicos, por exemplo, "Aktellikom" e "Fosbicida" ou remédios populares: uma mistura de querosene, óleo e álcool.
Evitar o aparecimento da bainha ajudará a aspersão e ventilação regulares das folhas. A falta de luz também pode afetar a catarata: suas hastes começarão a se esticar, o crescimento deficiente e a pouca floração indicam falta de nutrientes no solo; as pontas das folhas também podem secar devido à baixa umidade do ar; o amarelecimento e a torção das folhas é um sinal de rega inadequada; não recebendo a quantidade adequada de luz e umidade, a planta ainda pode descartar os botões.
Observando todos os requisitos para o cuidado da catarata, você receberá uma planta, cuja beleza será admirada e que se encaixará perfeitamente em seu interior.