Pêra desde os tempos antigos era a árvore frutífera mais popular. Este artigo irá ajudá-lo a soltar a pêra da variedade "Elena" sem problemas e desfrutar de seus deliciosos frutos.
- Características da variedade de pêra "Elena"
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Peculiaridades do plantio da variedade de pêra "Elena"
- Quando é melhor plantar
- Como escolher e preparar um lugar para uma pêra "Elena"
- Processo de plantio passo-a-passo
- Características de cuidado para variedades de pera "Elena"
- Como regar uma pêra
- Quando e como se vestir
- Quando e como aparar uma pêra
- Quando coletar e como armazenar a cultura de pêra da variedade 'Elena'
- Estabilidade de variedades de pera "Elena" para doenças e pragas
Características da variedade de pêra "Elena"
Pêra "Elena" é uma variedade de início de inverno. Esta é uma pequena árvore frutífera com uma coroa piramidal. Frutas crescem até 190 g, cor amarelo brilhante. O sabor é doce e azedo e um pouco azedo. Rendimento por árvore - até 40 kg. Esta descrição da variedade de pêra "Elena" irá ajudá-lo a determinar se vale a pena plantar em seu próprio jardim ou não.
Também é importante dizer sobre polinizadores de pêra. Existem várias variedades de árvores frutíferas que precisam ser plantadas na vizinhança de outras variedades. Eles vão polinizá-los.
Pêra "Elena" não precisa de polinizadores. Esta propriedade é chamada auto-fertilização. Assim, esta variedade liga independentemente a fruta.
Vantagens e desvantagens da variedade
Como todas as plantas, a variedade de pêra "Elena" tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- Excelentes qualidades de sabor das frutas;
- Resistência à geada;
- Alto rendimento;
- Resistência a doenças fúngicas;
- Resistência à sarna;
- Aparecimento de frutas;
- Ele é armazenado na geladeira por até quatro meses;
- Maturidade do inverno.
As desvantagens desta variedade são insignificantes:
- Com colheita abundante, os frutos não são unidimensionais;
- Resistência média do inverno.
Peculiaridades do plantio da variedade de pêra "Elena"
Quando é melhor plantar
Pêra "Elena" é plantada no outono ou na primavera. Deve-se ter em mente que o plantio de outono é realizado na primeira quinzena de outubro, antes do início das geadas, e a primavera cai no final de abril, quando as geadas passaram.
Faz sentido esclarecer que, para as regiões do sul do país, o plantio de outono é benéfico, porque no verão quente a muda não pode criar raízes. Nas regiões do norte, é necessário plantar uma pêra na primavera, já que no inverno gelado a planta vai morrer.
Como escolher e preparar um lugar para uma pêra "Elena"
Antes de plantar, escolha um lugar para a pêra. Deve ser ensolarado, mas não abafado, e deve ser levado em conta que o ar saturado com vapor de água terá um efeito ruim na planta e começará a murchar. No jardim, a pêra deve ser plantada no lado sul, ou no sudoeste, ou no lado oeste.
A água subterrânea não deve ter mais de dois metros. Argila solo grosso para a pêra "Elena" não vai caber, pois não tolera o excesso de umidade.
Nós decidimos que ama a pêra, então vamos preparar o local para o plantio.
Começamos a cair no outono, mesmo se decidíssemos plantar uma pêra na primavera.Isto é devido ao fato de que durante o inverno o buraco vai se estabelecer, e após o plantio não será necessário se preocupar com o "encolhimento" do solo.
Se você decidir plantar uma pêra no outono, então você deve preparar o solo uma semana antes do plantio. Profundidade do buraco depende das raízes da muda. Deve ser de 50 cm e a largura de cerca de um metro.
Você também pode cavar um buraco mais profundo. Isso é feito para encher uma cova de 3 cm com solo fértil, que será misturado com húmus, turfa ou superfosfato.
Uma estaca é martelada no centro do poço, já que uma pêra sem uma liga pode ser deformada. O fundo do poço é solto e nas paredes os orifícios são incisos, o que melhora a troca de ar e estimula o crescimento do sistema radicular.
Processo de plantio passo-a-passo
Agora devemos falar sobre o plantio das mudas no buraco.
- É necessário preparar a muda. A árvore é cortada com raízes espessas e poderosas até 12 cm e corta completamente a ponta. Agora que a muda é uma vara reta, coloque-a em um balde de água por uma hora.
- A terra escavada do poço é misturada com cinza em proporções de 1: 1 e diluída com água. Por consistência, a mistura deve parecer com creme de leite muito grosso. Mergulhe as raízes das mudas nesta mistura.
- Terra no fundo do buraco soltar e colocar no fundo de dez ovos crus. Em seguida, preencha o poço com uma mistura de terra e cinzas e polvilhe com o solo seco.
- Nós plantamos uma muda. É importante considerar que o colo da raiz está no nível da camada superior do solo. Você pode colocar uma barra no fundo do poço ou fazer uma marca no pino. Isso ajudará a instalar corretamente a muda sem amortecer o colar da raiz.
- Afinal, enchemos o buraco com a terra para que a árvore fique estável. No perímetro, colocamos uma dúzia de ovos. Depois disso, o buraco é coberto com terra "com um monte". Esta colina vai resolver depois de molhar.
- Fatias do topo são engraxadas com um molho de jardim ou uma mistura de terra e cinzas.
- O tronco é amarrado ao pino, mas não aperta demais.
- Pêra plantada regada com dois baldes de água.
- O círculo próximo do tronco é coberto com turfa, serragem, composto ou papel.
Características de cuidado para variedades de pera "Elena"
Depois de plantar a pereira, a árvore deve ser manuseada adequadamente. Afinal, esta é a garantia de uma boa colheita.
Como regar uma pêra
Como mencionado anteriormente, a árvore ama a umidade, então você deve considerar o sistema de regar a pêra da variedade "Elena". O melhor de tudo - polvilhar. Então a água chega à planta inteira através de numerosos pequenos buracos.
Você também pode fazer uma pequena vala de 12 centímetros ao redor da pêra. A rega deve ser feita várias vezes no verão e na primavera. Com o calor, é necessário regar a pêra com mais frequência.
A principal coisa é lembrar que a árvore precisa de boa rega, mas também não devemos esquecer a robustez do inverno da pêra "Elena". Se a planta não obteve a quantidade certa de umidade no verão e deu uma boa colheita, então a planta está esgotada. Essas árvores são menos resistentes à geada.
Quando e como se vestir
Top dressing é um dos principais passos para a alta fecundidade da pêra "Elena".
Para determinar o que você precisa para alimentar uma árvore, você pode ver sua aparência.
- Se as folhas da pêra parecem subdesenvolvidas, então a planta não tem nitrogênio;
- O envelhecimento deficiente e a menor resistência à geada são um sinal de excesso de nitrogênio;
- Brotos caindo na parte inferior da árvore e atrasando as abas dos brotos de pêra é uma falta de fósforo.
- A cor marrom das folhas e sua secagem rápida são sinais de falta de potássio;
- Se houver manchas nas folhas, o que leva ao desaparecimento dessas áreas, isso é uma falta de cálcio.
A fertilidade e a vitalidade podem ser afetadas pela depleção mesmo do solo mais rico em nutrientes. Para restaurar o uso de diferentes meios, dependendo do tipo de pêra.
Alguns jardineiros contribuem com nutrientes no outono. Isso permite que você prepare a pêra para o inverno e forneça ao solo todos os nutrientes para o inverno.Realize a fertilização do outono após a colheita.
Outros jardineiros fazem fertilizantes na primavera. Este curativo top destina-se à restauração normal da árvore da hibernação no inverno.
Pode se preparar com calma para a estação de crescimento. Também ajuda a melhorar a qualidade da colheita futura.
Para determinar o tipo de fertilizante, os seguintes parâmetros devem ser usados:
- Idade;
- Aparência;
- Época do ano;
- Tipo de solo.
Além disso, não se deve esquecer do curativo foliar. O fertilizante é uma solução de nutrientes. Contém uma solução a 2% de sulfato de potássio.
Uma solução de ureia precisa pulverizar a pêra 10 dias após a floração estar completa.Reaplique depois de duas semanas.
Você pode usar adubação complexa, por exemplo amofos, nitrofos, nitrofosca e nitroammofós.
Além dos macrofertilizantes, é necessário introduzir microfertilizantes. Com a ajuda deles, o solo é enriquecido com ferro, manganês, zinco, etc. Escolha-os com base na composição do solo.
Você pode fazer esterco, que contém fósforo, nitrogênio e potássio.
Quando e como aparar uma pêra
Aparando pêra "Elena" é realizada na primavera, verão e inverno. Este procedimento aumenta a qualidade da fruta, regula a frutificação e o crescimento da árvore, melhora a iluminação das folhas. Poda ajuda a crescer a árvore que você precisa para crescer com um tronco sólido que pode suportar um grande peso da cultura.
Na primavera, a poda é realizada após geadas severas.
Regras de recorte
- Para este procedimento, use um apontador com uma lâmina afiada. Para grandes árvores é necessário levar uma serra. Após o corte, todas as ferramentas de jardinagem são desinfetadas com álcool.
- O tronco central é encurtado em um quarto. Isto irá formar uma forma de pêra em forma de taça no futuro.
- A poda é realizada a uma temperatura de pelo menos 5 ° C .
- Após o procedimento, as seções das fatias são lubrificadas com a seguinte mistura: óleo de linhaça, tinta a óleo, var de jardim e "Runnet".
Existem duas maneiras de aparar. Primeiro: corte na base do ramo. Para garantir que o córtex não esteja inchado, a incisão é feita na parte inferior e, em seguida, o principal gole superior. Isso proporciona uma aceleração no crescimento dos brotos laterais e o despertar dos rins, que estão abaixo das fatias. Antes da poda da primavera, é proibido o uso de fertilizantes nitrogenados.
A poda correta da árvore permitirá que a pêra comece a produzir uma colheita abundante, e todas as seções das fatias crescerão.
A poda de verão é uma pitada peculiar. No verão, os brotos no topo das árvores são removidos.
Agora é importante considerar quando apertar e qual será a reação da pêra:
- Beliscar em junho. Tal poda leva a um atraso no crescimento das brotações, mas isso contribui para novas formações. É importante lembrar que o beliscar tem um efeito ruim na estação de crescimento da pêra, e isso afeta o inverno.
- Beliscar no final do crescimento desvanecimento. Isso melhora o amadurecimento das brotações.
Tal poda é realizada a partir do início de novembro a março, porque nesse momento a árvore está em estado de repouso. Esta poda é realizada com um podador. Ramos fracos, mortos e cruzados são removidos.
Para cortar galhos grandes, você precisa abrir o meio da árvore. A poda de inverno só é necessária se você quiser remover a altura da árvore e remover os ramos espalhados. Para curar mais rapidamente e não congelar no inverno, use um podador estéril e depois de aparar, corte as fatias com um xarope de jardim.
Quando coletar e como armazenar a cultura de pêra da variedade 'Elena'
Muitos jardineiros usam as seguintes características para iniciar a colheita de frutos de pêra:
- Cor da pele;
- Força do apego fetal;
- Cor, sabor e aroma da polpa.
A colheita da pêra "Elena" sobe antes de outubro. Então, a partir deste mês, você pode começar a verificar pêras para amadurecer e colher.
Depois de coletar as peras, elas precisam ser colocadas em um lugar escuro e fresco para amadurecer. Tal local deve ser previamente desinfetado e ventilado.
Nesta sala você precisa observar a temperatura e a umidade ótimas. No inverno, a temperatura deve ser de até 3 ° C e a umidade da sala - 85%.
Umidade excessiva ou alta temperatura levam à rápida decadência das peras. Se a temperatura estiver baixa e o ar estiver seco, as peras enrugarão e perderão a suculência.
As peras devem ser colocadas em caixas especiais, pois o armazenamento no chão leva à deterioração. As caixas devem ser bem ventiladas. No inverno, você precisa preparar prateleiras. Nelas pêras são dispostas com caudas para cima e polvilhadas com aparas.
Peras escaldadas e apodrecidas, remova.
Estabilidade de variedades de pera "Elena" para doenças e pragas
Pêra "Elena" é resistente a várias doenças fúngicas, especialmente sarna ou septoria.
Doenças
- Cancro negro (afecta as folhas e frutos, por vezes a própria crosta, que é uma forma perigosa);
- Podridão de frutas (se manifesta na forma de podridão na fruta, se espalha muito rapidamente).
Pragas
- Pulgões (leva à deformação das folhas e ao rápido desaparecimento delas);
- Traça de pêra (reduz o nível de desenvolvimento de toda a árvore e come carne de pêra a partir do interior);
- Ácaro de pêra (folhas florescem, crack e morrem).
Medidas de controle
- Câncer preto. No início da primavera, gaste branqueando a bast. Pulverize as folhas afetadas com um líquido Bordeaux. Folhas caídas e frutas podres destroem.
- Podridão de frutas. Poda duas vezes com a remoção de galhos murchados e mortos e frutas podres.
- Piolho Verde A pulverização de sabão de solo pode ser usada. 300 g de cinzas são fervidas em 10 litros de água e 40-50 g de sabão são adicionados.
- Traça de frutas de pêra. Desaperte-se em círculos com espaçamento entre fileiras e quase-tronco. Faça isso na primavera e no verão. Você também pode usar armadilhas de feromônio. Poda regular de brotos. Você também pode usar inseticidas.
- Carrapato de pêra. Recolha as folhas caídas e danificadas e queime. Você pode aplicar pulverização - 0,2% Decis e Inta-Vir.
Variedade de pêra "Elena" tem mais qualidades positivas do que negativas. Portanto, se você quiser desfrutar de frutas suculentas mais perto do Ano Novo - ele é criado para você.