Uma flor de petúnia interessante e bonita, embora resistente a todos os tipos de doenças e acostumado a crescer em condições de alta umidade e calor, mas temos um teste real no jardim da frente.
A maioria das pragas e doenças entra no jardim junto com as mudas, então se você quiser cultivar um petun em seu local, você deve saber um pouco sobre os métodos de combater várias doenças e parasitas.
- Métodos para combater as doenças de petúnia
- Oídio
- Mancha marrom
- Podridão branca
- Podridão parda
- Podridão cinzenta
- Perna preta
- Ferrugem tardia
- Como lidar com pragas de petúnia
- Mosca branca
- Ácaros aranha
- Pulgões
- Tripes
- Lesmas
- Prevenção e proteção de petúnias contra pragas e doenças
Métodos para combater as doenças de petúnia
O número de plantas de doenças que um jardineiro pode encontrar não é tão pequeno. Um ponto importante é a prevenção de doenças de petúnia, que depende em grande parte das condições de seu crescimento.
O berço da petúnia é o sul da América, com sua alta umidade e temperatura quente. Portanto, a planta pode não se sentir confortável em nossas latitudes e passar por várias doenças.
No entanto, com a devida atenção do jardineiro, a beleza do sul vai agradá-lo por muitos anos. As doenças desta planta podem ser virais ou bacterianas ou fúngicas.
Oídio
Oídio - doença fúngica, vivendo nas camadas superiores do solo. A causa do desenvolvimento da doença é o ar frio, rega irregular, plantações muito densas, bem como um grande conteúdo de nitrogênio no solo. Muitas vezes, a infecção por oídio ocorre a partir de um número crescente de plantas doentes ou através de água contaminada durante a irrigação. Imediatamente observe o problema - não é fácil.
Inicialmente, o fungo aparece nas folhas mais perto da raiz na forma de uma placa branqueada, mas posteriormente cobre o caule com a gema. O desenvolvimento final da doença é a decadência e a morte da flor.
Para o tratamento do oídio Petúnia precisa remover todas as folhas e brotos danificados. É necessário remover a camada superior do solo, substituindo-a por um solo bem fertilizado.
Além disso, você precisa tratar a planta com o fungicida "Topázio", ou uma preparação similar, certificando-se de que a solução cubra toda a flor.
No futuro, controle a rega e não deixe as plantas engrossarem, o que ajudará a proteger o petún desta doença.
Mancha marrom
O agente causador desta doença é também um fungo que se manifesta como um resultado do aumento da humidade ou devido a danos mecânicos plantas.
Reconhecer a doença é bastante fácil, basta prestar atenção manchas marrons, que muitas vezes tomam uma sombra enferrujada. Nestes pontos aparecem áreas brilhantes, onde logo se formaram esporos de fungos.
As folhas que adoeceram com uma mancha marrom começam a desaparecer e logo morrem completamente. Ao combater manchas marrons, é necessário cortar e destruir as folhas doentes e remover as caídas em tempo hábil.
Para prevenção é necessário processar flores com soluções contendo cobre (o oxicloreto de cobre ou a preparação "Oxihom" é perfeita). O tratamento deve ser realizado com um intervalo de 10 dias.
Podridão branca
A causa raiz da aparência podridão branca é alta umidade em baixas temperaturas. Além disso, a luz verde para o seu desenvolvimento e dar plantações grossas, especialmente em combinação com o solo muito ácido.
A flor é infectada não só por danos, mas também pela absorção do fungo através dos estômatos. Existe uma doença na forma de manchas marrons úmidas e, em condições de alta umidade, pode aparecer um revestimento branco.
As hastes, danificadas pela podridão branca, tornam-se moles e adquirem uma cor clara. No caule e na superfície, formam-se micélios, que logo amadurecem em escleródios.
Brotos que estão acima da parte afetada morrem completamente.Desta forma, a podridão pode afetar todas as partes da flor.
Para lutar com infecção requer escavação completa e saturação do solo com cal. Todas as hastes e folhas danificadas são imediatamente removidas, após o que a planta é tratada com carvão vegetal.
Para conter o desenvolvimento Uma doença pode lançar o solo ao redor da planta com cinzas esmagadas, mas excluir completamente o uso de produtos químicos que podem ser facilmente encontrados em lojas modernas, mas não vale a pena.
Podridão parda
Podridão molhada muitas vezes uma conseqüência de plantio muito profundo, excesso de oxidação do solo e alta umidade. A doença tolera com sucesso baixas temperaturas e pode desenvolver-se a apenas +3 ° C.
Quando contaminado com a podridão molhada, as hastes mais próximas da raiz são cobertas com manchas oleosas e acastanhadas. As folhas estão enrugadas e murchas. Na haste escleródios são formados, cobertos com revestimento de feltro. As plantas podem ficar para trás em crescimento, ficam amarelas e morrem. A infecção pode ultrapassar um petún em qualquer idade.
Quando lutar com a doença é necessário retirar fábricas doentes, e também usar preparações químicas especiais (por exemplo, "Ridomil" ou "Lucro").
Para evitar doenças podem ser tratadas plantas "Fitosporin".
Podridão cinzenta
A baixa temperatura e a espessa sementeira podem levar ao aparecimento de podridão cinzenta Petunia. Além disso, o desenvolvimento da doença é freqüentemente afetado pela falta de luz e excesso de nitrogênio no solo. As hastes com folhas são afetadas através de áreas danificadas abertas, e a infecção da flor ocorre através do pilão.
Há podridão na forma de manchas marrons (lembram uma erupção cutânea), que mais tarde ficam cobertas com uma penugem acinzentada. Com o passar do tempo, as partes afetadas da planta enfraquecem e logo e apodrecem completamente. Se a infecção é muito forte, toda a flor pode morrer.
O desenvolvimento da doença pára quando a temperatura sobe acima de + 25 ° C. Também é necessário a tempo de cortar as áreas danificadas e limpar o solo das folhas em decomposição.
Vai beneficiar a fertilização da planta com fertilizantes com alto teor de potássio e fósforo. Você pode usar as drogas "Skor" ou "Maxim", mas elas não serão muito eficazes para uma infecção forte.
Perna preta
Nos sintomas fungo perna negra A petúnia é muito semelhante à podridão húmida. A doença afeta jovens mudas e se você não tomar quaisquer medidas, você pode perder todo o jardim da Petúnia.
A manifestação da doença é devido à alta densidade de plantios,alta umidade e acidez do solo.
Para prevenir a doença, você precisa de mais tempo para dar prevenção: use um substrato menos pesado com menor teor de nitrogênio; Evite a semeadura densa e plantas moderadamente regadas.
Um bom efeito preventivo contra a perna negra em Petúnia será regar o solo com preparações contendo enxofre.
Ferrugem tardia
Geralmente as manifestações da doença são diagnosticadas com base no tronco. Ela escurece e apodrece gradualmente, após o que a planta começa a desbotar e finalmente morre completamente.
Ferrugem tardia afeta a planta em qualquer idade, cuja causa são noites frias e quantidades abundantes de orvalho.
Processo plantas precisam de drogas "Ridomil" ou "Lucro". O oxicloreto de cobre também funciona bem. Todas estas soluções podem ser usadas não só para tratamento, mas também para prevenção.
Como lidar com pragas de petúnia
Infelizmente, não só várias doenças podem causar problemas ao jardineiro, mas também várias pragas.
A luta contra as pragas de Petúnia não é tão complicada quanto parece à primeira vista,mas a prevenção e o tratamento oportuno de plantas a partir de pulgões, tripes, lesmas, ajudarão você a apreciar as cores floridas e brilhantes de seu jardim da frente.
Mosca branca
Por que a amarela petúnia amarela? Às vezes sob as folhas esconder pequenos musgos brancos, semelhantes a uma mariposa. Eles são chamados de moscas brancas e ao menor toque eles voam para as plantas próximas.
Sintomas presença destas folhas amareladas por pragas e sua subsequente murcha.
Quando lutar É bom usar armadilhas de cola com moscas-brancas, que podem ser usadas não apenas para captura, mas também para monitorar a população de insetos. Se o número de moscas brancas aumentar, ajude meios químicos, como "Aktara" ou "Mospilan".
O inimigo natural da mosca branca são as joaninhas, um pequeno número das quais pode destruir a colônia de pragas em um curto espaço de tempo.
Ácaros aranha
Ácaro aranha muitas vezes invisível ao olho humano e reconhecer a praga Apenas na web sobre as folhas e secreções brancas manchadas.
Tais ácaros podem viajar colônias de plantas para plantas destruindo-os.Na web, manchas brancas crescem, após o que as folhas começam a murchar e, em seguida, cair.
Luta com pragas pode ser um método popular. Para fazer isso, basta fazer uma infusão de um dente medicinal (30 g por 1 litro de água) e pulverizá-lo com uma planta. Como uma solução alternativa para o problema, você pode usar preparações químicas, como: "Neoron" ou "Apollo".
Pulgões
Uma das pragas mais perigosas do jardim - pulgões, que muitas vezes pode ser encontrado em petúnia. A planta pode ser ameaçada por mais de cem espécies desse parasita.
Nas áreas da flor, os afídeos afetados são as gotas de orvalho doce, às quais o fungo eventualmente se junta. Isso leva ao fato de que as folhas começam a perder a forma e os brotos murcham com o tempo.
Dobra a planta, inclusive de várias doenças virais, cujos vendedores são pulgões.
Para lutar com um parasita é melhor atrair seus inimigos naturais: o de olhos dourados e a joaninha. Você pode usar o método químico. Excelentes drogas "Fufanon" e "Aktara".
Tripes
Uma pequena praga marrom de comprimento não excede 1 mm. Na maioria das vezes, os tripes são mantidos por um grupo e podem viver não apenas no interior da folha, mas também no exterior.
Saiba mais sobre a presença do parasita pode ser em tiras secas brancas nas folhas. Botões e flores rapidamente perdem sua forma, e a própria planta se desvanece com o tempo.
Nas primeiras manifestações de pragas, é necessário processo Petúnia com "Spintor-240", ou use inseticidas como "Ankara" ou "Confidor", realizando o tratamento de plantas várias vezes por semana.
Lesmas
Alguns dos parasitas mais inofensivos são considerados lesmas. Sua invasão não leva à decadência e murchamento das plantas.
Você pode reconhecer lesmas pelos buracos característicos deixados por eles em folhas e flores. No entanto, isso é um dano estético, expresso em danos à aparência do jardim da frente.
Livrar-se De tal praga não é difícil, é o suficiente para polvilhar a terra em torno das petúnias com superfosfatos.
Prevenção e proteção de petúnias contra pragas e doenças
Se você ainda decidir plantar uma flor no seu jardim, você deve saber sobre as pragas e doenças da Petúnia.
Para evitar problemas é suficiente aderir a alguma prevenção de doenças de petúnia: use a composição ótima do solo (não pesada e não ácida), observe a distância entre as plantações, regue com água e monitore o nível de nitrogênio no solo. Também é importante não permitir que a umidade fique estagnada no solo.
Observando estas dicas simples, você vai apreciar a beleza do sul florescente.