Clematis - é um arbusto com muito bonitas grandes flores de várias cores. Florescendo continua com Primavera até final do Outono. A planta é caro, por isso muitos jardineiros seria informações úteis sobre como propagar clematis.
- Quando é melhor cortar clematis
- Reprodução Clematis na primavera
- Clematis reprodução no outono
- Clematis reprodução por estacas verdes (primavera)
- Como preparar e processar as estacas
- Requisitos do Substrato
- Como plantar e cuidar de uma cutícula Clematis
- Multiplicação de outono de clematis com estacas lignificadas
- Colheita e processamento de estacas
- Que tipo de solo é necessário para o enraizamento das estacas
- Plantando e cuidando do manuseio
- Como enraizar o corte na água
- Multiplicação de Clematis por camadas
Quando é melhor cortar as clematites
O tempo das mudas de clematis depende da condição das brotações. Os melhores para este método de reprodução são os cortes de uma planta que ainda não começou a florescer, respectivamente, que reteve todas as forças internas. Isso acontece na primavera.Também é possível realizar estacas de outono de clematis, no entanto, a viabilidade das estacas, neste caso, será menor.
Reprodução Clematis na primavera
Muitos jardineiros acreditam que é melhor para a clematite cortar na primavera, quando a planta entra em uma fase de crescimento ativo. Consequentemente, as mudas jovens podem rapidamente criar raízes e se transformar em uma planta independente. Este método é o mais simples e rápido, além disso, o mais confiável. De um arbusto, você pode obter um grande número de mudas e, portanto, futuras clematites. Estes trepadeiras floridas em diferentes partes do seu jardim certamente agradarão aos olhos.
Clematis reprodução no outono
No período de outono clematis arbustos de poda. Esta é uma condição indispensável para o cuidado destas plantas, melhora o seu crescimento e desenvolvimento, afeta favoravelmente o despertar da primavera dos rins. Esta parte dos cuidados com a clematite provoca o pousio no outono: as estacas são colhidas de brotos cortados. Para a planta, esse método é o mais ideal.
Clematis reprodução por estacas verdes (primavera)
É necessário estudar os requisitos básicos para a preparação de mudas, solo e cuidados subseqüentes, a fim de saber como cortar as clematis adequadamente. Para a reprodução da clematis, plantas verdes são escolhidas por plantas que já têm 3 ou 4 anos de idade. Durante a formação de botões em plantas cultivadas (o fim da primavera - o começo do verão) eles começam a cortar.
Como preparar e processar as estacas
Brotos laterais usados principalmente, cultivados após o corte de clematis. Do topo da filmagem não precisa tomar, eles brotam muito pior. É necessário cortar as estacas da parte central da parte aérea, onde não há brotos, certificando-se de que haja 1-2 nós em cada. O corte inferior do corte deve ser feito em um ângulo de 45 ° C, e o corte superior é feito mesmo, 2 cm acima do nó. Corte as folhas pela metade para reduzir a área de evaporação. Estacas verdes devem ser deixadas em um local escuro na água antes do enraizamento.
Requisitos do Substrato
A mistura de turfa e areia é mais adequada para o enraizamento de estacas de clematis no solo.O teor de umidade do substrato deve ser mantido em 20-30%. Para evitar o encharcamento e manter um nível de temperatura estável, O substrato pode ser colocado em duas camadas:
- A camada superior é areia sem impurezas (cerca de 6-8 cm).
- A camada inferior é uma mistura de solo de areia e turfa ou a mesma mistura, mas com a adição de húmus (partes iguais).
Também adequado para mudas de clematis é a mistura do solo de areia de rio de grão grosso e musgo de esfagno esmagado. Esta mistura é boa para o ar e mantém a umidade. Qualquer solo escolhido antes do uso para fins de descontaminação é melhor despejar uma solução de permanganato de potássio (para 10 litros de água, 3-5 g).
Como plantar e cuidar de uma cutícula Clematis
Após a colheita de estacas, é importante entender como plantar adequadamente clematis com estacas. Para plantar é necessário para que o nó das estacas por 1 cm se aprofunde no solo. No futuro, as raízes começarão a crescer a partir desse nó. O substrato ao redor deve ser condensado e regado. A distância entre as estacas deve ser de cerca de 5 cm, no entanto, se você quiser que o caule se desenvolva mais rapidamente em uma planta completa, é melhor plantá-las separadamente umas das outras.As estacas devem ser pulverizadas até 5 vezes por dia, pois para o melhor desenvolvimento na sala com futuras clematis, a umidade deve ser de aproximadamente 90%. Também é necessário ventilar, enquanto a temperatura ideal do ar é de 18 a 20 ° C.
O enraizamento e o crescimento posterior ocorrem após 1,5 a 2 meses.
Multiplicação de outono de clematis com estacas lignificadas
Cultivo de clematis com estacas lenhosas é realizado da mesma forma que os verdes. A única diferença é que as estacas obtidas estão enraizadas nas estufas por causa do clima frio que se aproxima. No entanto, nas estacas de outono de clematis, o enraizamento subseqüente é mais difícil, uma vez que a planta está se preparando para o descanso, o seu crescimento e desenvolvimento é inibido. Portanto, as estacas preparadas são mantidas até a primavera.
Colheita e processamento de estacas
Estacas Odrevesnevshie clematis na poda deve ter 1-2 nós e folhas nas laterais. Normalmente, tomar a parte do meio da parte aérea, cortando-a em estacas de cerca de 10 cm de comprimento A borda inferior do nó deve ser de 2-3 cm de comprimento, a borda superior acima do nó deve ser de 1-2 cm Cortar o talo é necessário em uma inclinação, as folhas devem ser reduzidas pela metade.Para melhor desenvolvimento, as estacas são tratadas com estimulantes de crescimento que são vendidos em lojas especializadas ("Heteroauxin" ou "Kornevin"), usando-as de acordo com as instruções.
Que tipo de solo é necessário para o enraizamento das estacas
Para que a clematis penetre no ar e também mantenha a umidade necessária para o desenvolvimento adequado do sistema radicular, é necessário selecionar a seguinte mistura:
- turfa ou humo - 1 parte;
- areia - 2 partes.
Plantando e cuidando do manuseio
Cada talo de clematis pode ser plantado em um pequeno recipiente separado, que deve ser preenchido com solo preparado e derramado. Os cortes se aprofundam no solo com uma extremidade longa, cortados em ângulo. Neste caso, o nó deve ser coberto pela metade do solo. Além disso, esses recipientes devem ser colocados em uma sala quente, onde a temperatura deve ser mantida a cerca de 25 ° C, ou coberta com um filme. Para garantir o nível de umidade necessário, as estacas são pulverizadas duas vezes por dia. O enraizamento ocorrerá em 1-1,5 meses.
Como enraizar o corte na água
Enraizar as clematis na água pode ser feito usando um recipiente com um gargalo largo. O nível da água deve ser tal que apenas as extremidades das estacas estejam na água. Este nível precisa ser mantido o tempo todo enquanto as raízes são germinadas. As folhas devem ser cortadas ao meio. A luz não deve chegar às estacas, então enrole o recipiente com papel. Raízes crescem 1,5-2 meses à temperatura ambiente. Quando o comprimento deles / delas alcança 4-5 cm, é necessário transplantar as estacas em uma estufa para cultivá-las. Se você mantiver as mudas na água por mais tempo, as raízes crescerão por muito tempo, o que levará ao seu entrelaçamento, e os brotos das mudas secarão.
Multiplicação de Clematis por camadas
Para propagar clematis com a ajuda de camadas, levará mais tempo do que com estacas. A maneira mais fácil é usar camadas horizontais neste caso. As seguintes ações são executadas:
- É necessário cavar uma profundidade do sulco de cerca de 10 cm perto do mato, colocar o tiro nele. Deve ser inclinado com muito cuidado, pois os brotos são bastante frágeis;
- O topo deve ser polvilhado com solo fértil, levemente compactado;
- Em vários lugares é necessário prender o broto com arame ao chão;
- Rega deve ser feito em tempo hábil, a terra não deve secar.