Crisântemos de corte - o método mais produtivo e comprovado de reprodução dessas flores. Ao multiplicar por outros métodos - sementes, dividindo o mato - há uma inevitável perda de características de qualidade da espécie.
Crisântemos das estacas são os mais fortes e mais bonitos, resistentes a doenças e frios, têm uma coroa exuberante e florescem abundantemente. Portanto, a criação de crisântemos por estaquia é preferível - e mais simples e mais confiável.
- Como preparar o solo para estacas
- Estacas de crisântemo na primavera
- Quando você precisa cortar o crisântemo
- Como preparar estacas
- Plantando as estacas no substrato
- Como cuidar do manípulo
- Como cortar o crisântemo no verão
- O melhor momento para propagação de estacas
- Como adquirir e onde plantar o talo
- Cuidado com o manípulo
- Como cortar crisântemos no outono
- Como colher estacas de uma planta
- Plantio das estacas
- Como cuidar de estacas de crisântemos no outono
- Como crescer um crisântemo de um buquê
Como preparar o solo para estacas
Composição ideal - Uma parte é misturada com terra e húmus e duas partes de areia. De cima, uma grande areia (rio) na proporção de 1: 1 com camada de turfa de 3-5 cm é despejada na panela.
Ou pegue em partes iguais terra firme, areia, turfa. Ou misture 2: 1: 1 - terra de relva, folha e areia. A camada de qualquer mistura de terra é 10-12 cm, em cima dele é derramado grande areia (rio) em uma proporção de 1: 1 com camada de turfa de 3-5 cm, você pode simplesmente areia sem turfa.
Para o enraizamento, perlita com areia, areia com musgo esfagno, areia com turfa, areia com vermiculita - 1: 1, também são utilizados.
Reprodução de crisântemos por estacas em casa assume esterilização da mistura de solo preparada. O solo pode ser esterilizado calcinando-se no forno durante 1-1,5 horas, ou mantendo-o sobre o vapor em banho-maria por cerca de quatro horas.
Depois disso, faça uma das preparações nele - Alirin, Fitosporin, Baikal M-1, Gamair. Isto irá impedir o desenvolvimento de organismos patogénicos no solo e ao mesmo tempo alimentá-la com substâncias úteis.
Estacas de crisântemo na primavera
O melhor momento para a propagação é a primavera. Entre março e abril - início de variedades de crisântemos, abril e maio - para o meio e final. Como rapidamente crescer crisântemos de estacas para uma aterrissagem de primavera no chão? É fácil.
Quando você precisa cortar o crisântemo
A partir do meio ou no final de fevereiro, o mato é transferido para uma sala quente e abundantemente regada. É possível, mas não necessário, alimentar a planta com fertilizante orgânico. Um bom crescimento dá nitrato de amônio.
Quando há brotos jovens - aproximadamente, em 8-12 dias, eles podem crescer até 10-12 cm, e então cortar em toda a extensão.
Como preparar estacas
Os topos são quebrados ou cortados completamente, deixando no cânhamo uterino 2-5 folhas - isso é suficiente para retomar o crescimento. Nas próprias estacas, para evitar a sua decomposição, retire as folhas inferiores e corte as superiores em 1/3 de pinça, se houver pequenos botões laterais na parte aérea, elas também são arrancadas e depois plantadas.
Plantando as estacas no substrato
O solo para o plantio deve estar bem umedecido. Profundidade do buraco - não mais de 2 cm, a distância entre os cortes - 5-6 cm, se você plantar três a quatro cortes no recipiente. Você pode plantar uma muda em uma panela pequena ou um copo de plástico.
Como cuidar do manípulo
Se forem variedades médias e tardias e houver clima quente suficiente, os contêineres serão levados para a rua, para o ar fresco, mas colocados sob um dossel para protegê-los da chuva e das rajadas de vento.
Despeje moderada e cuidadosamente, não permitindo a secagem do solo ou o excesso de água. Após 14-16 dias após o enraizamento das estacas, elas podem ser transplantadas para um local permanente.
Variedades precoces, quando o quintal ainda está bastante frio, coberto com um filme para que as caixas com estacas estivessem sob a cúpula. O espaço livre entre os topos dos cortes e o filme é deixado pelo menos 35 cm.
Água suficiente, removendo periodicamente o filme. O principal sinal de enraizamento é o crescimento e surgimento de novas folhas. Após o aparecimento de 5-7 novas folhas, aperte. A segunda vez encurta as folhas superiores ao atingir tiros laterais de 9-10 cm de comprimento.
Por 7-10 dias antes do plantio, as estacas "de filme" devem ser endurecidas.Para fazer isso, eles abrem e tiram na varanda ou varanda, você pode colocar na janela aberta, sem rascunhos, e à noite é melhor se esconder novamente. Plante-os no chão depois que a ameaça de geada passar.
Existe uma maneira de propagar estacas de crisântemo sem germinação preliminar e enraizamento em recipientes. Esta é outra versão dos recortes de crisântemos de primavera - diretamente no chão.
É feito no final da primavera no meio - início de maio e em junho, ou seja, com o clima quente estabelecido. Estacas cortadas de invernados e já deram novos brotos de mato.
Para fazer isso, um novo ramo de crisântemo deve crescer 14-15 cm.Cortá-lo para metade - cerca de 7-8 cm.Planejado imediatamente em uma cama alta, polvilhado com areia e regada.
Top coberto com um filme, a camada de ar entre o topo das estacas e do filme - pelo menos 50 cm.Se o clima estiver quente, em seguida, não é necessário cobrir com polietileno, se ficar mais frio, eles cobrem.
Depois de 15 a 18 dias após o enraizamento, você pode transplantar as mudas para o local alocado permanente.
Como cortar o crisântemo no verão
Estacas de verão são as mais simples, acontece que apenas um ramo de crisântemo preso na terra úmida se acostuma e dá um novo arbusto.
O melhor momento para propagação de estacas
Quase todo o período de verão é adequado para propagação. É aconselhável não levar as brotações a um forte calor, com mau tempo, durante um frio de verão.
Como adquirir e onde plantar o talo
Cortar ou quebrar o arbusto verde jovem, não rígidos topos de hastes de 12-15 cm de comprimento.Eles são plantados imediatamente em sombreado (!) lugar.
Cuidado com o manípulo
Diariamente 2-3 vezes por dia polvilharam as mudas e regaram bastante. Depois de 15 a 21 dias, os caules finalmente criam raízes e começam a crescer. Depois disso, eles são transferidos de uma plotagem de tempo sombreada para uma permanente.
Eles desenterram raízes e, junto com um pedaço de lama, os transplantam para um novo poço. Kustik cresce rapidamente e tem tempo de florescer no outono.
Como cortar crisântemos no outono
Reprodução de crisântemos por estacas no outono é realizada a partir de uma célula rainha preparado para invernada.
Isso é feito desta maneira: o arbusto desbotado é cortado completamente sob a raiz e deixado no chão por 14-15 dias, mantendo-o mesmo antes da primeira geada. Então desenterre e entre em um quarto com temperatura ambiente ou em uma estufa.
Como colher estacas de uma planta
Alguns dias depois, a raiz começará a aparecer perto do mato. Quando eles crescem para 8-10 cm de comprimento, eles são separados.
Plantio das estacas
As aparas rasgadas são colocadas em recipientes ou vasos e são cuidadas, bem como para estacas de "mola".
Como cuidar de estacas de crisântemos no outono
Se você não pousar os cortes entranhados para o meio, o máximo até o final (se o tempo estiver quente) em setembro no campo aberto, então eles são deixados para o inverno na sala.Pode não ser muito adega crua, varanda isolada ou varanda.
Em tais condições, a umidade do solo é monitorada - não deve secar completamente, mas também não regar abundantemente, mas apenas hidratá-lo. Os arbustos cultivados são plantados em um solo permanente já na próxima primavera.
Como crescer um crisântemo de um buquê
Se o vaso já é cortado flores do buquê, então como crescer novas plantas deles? Para fazer isso, cortar os galhos apenas verde, sem sinais de rigidez, atira de 8-10 a 15 cm de comprimento, colocar na água e esperar 7-12 dias até que os galhos são permitidas raízes.
Então, os galhos são arrancados, as folhas inferiores são removidas e plantadas em copos ou panelas. Não plante mudas individuais melhores, mas imediatamente 3-4 em um pote, então em um curto espaço de tempo você obtém um arbustos de crisântemos exuberante, compactamente crescidos.