As uvas são uma das culturas humanas mais antigas e respeitadas. Hoje em dia é uma das plantas de jardim mais comuns. Em primeira mão no cultivo da videira, você pode lidar com um número de suas doenças e pragas. Uma dessas pragas é a sarna.
- Como é uma praga?
- Que mal há dele?
- Os primeiros sinais de derrota
- Prevenção e regras de tecnologia agrícola
- Luta ativa
- Produtos químicos
- Remédios populares
Como é uma praga?
Escudos - pequenos insetos no tamanho de 0,5 a 5 mm, cobertos com um escudo de cera semicircular, menos freqüentemente oblongo. Viva, por via de regra, em fábricas lenhosas. A cor do escudo pode ser diferente, de branco ou cinza a laranja, marrom ou preto, e depende da espécie do inseto.
Existem muitos tipos de escudos e pseudorasites. Jardineiros os unem por similaridade na aparência, comportamento e dano. As fêmeas na balança são maiores que os machos, elas se movem apenas em tenra idade, até que o escudo é formado, e então ficam imóveis na planta.
Que mal há dele?
Os escudos se alimentam de sucos de plantas. fêmea adulta, reunindo aba perde todos os organismos externos, exceto para a tromba. Através dele, suga os sucos vegetais.
Fortemente propagada por essas pragas é retirado dos nutrientes de plantas doador, como resultado, ela enfraquece, retarda o crescimento, ele deixa murchar e frutas. Dano semelhante é feito pelas larvas.
Os primeiros sinais de derrota
O fato de que é hora de lidar com cochonilhas em uvas, dizem escalas marrom, marrom ou esbranquiçadas nas folhas como redondo ou oblongo, muitas vezes acompanhada por um revestimento oleoso. A coloração dessas escamas (escudos de insetos) depende do tipo de praga.
Na maioria das vezes as uvas são incríveis falsificação de acácia, é também uma bainha de avelã: a parte de trás é redonda, marrom ou marrom-avermelhada. Mantém a parte de baixo das folhas das uvas.
O resto das espécies não acertam as uvas com tanta frequência.
- Escudo da Califórnia - o escutelo é branco a princípio, depois fica preto.
- Escudo Marrom - o escudo é acastanhado, é mantido no lado superior das folhas.
- Palm - o escutelo é transparente, esbranquiçado ou acinzentado, vive na parte inferior das folhas.
- Virilha verde-oliva - fortemente convexo, castanho escuro. Mora em caules ou ao longo de veias de folhas.
Prevenção e regras de tecnologia agrícola
O escudo, especialmente os adultos, é muito tenaz, a maioria dos inseticidas não age nele. Portanto, a luta contra a bainha encontrada em seu jardim é ingrata. Para evitar isso, é necessário aderir a uma série de regras.
- No outono e início da primavera, o solo é escavado no jardim, fertilizantes são introduzidos, a poda de galhos e galhos encolhidos é realizada e o crescimento espinhoso é eliminado.
- O musgo e o líquen são arrancados da casca, e as pragas gostam de se esconder embaixo delas.
- Novas mudas devem ser compradas somente em viveiros especializados e, antes de serem plantadas com uma lupa, examiná-las cuidadosamente.
- A praga pode pegar a videira e durante a vacinação. As estacas também devem ser cuidadosamente verificadas.
- Antes de se esconder para o inverno, a videira é limpa da casca velha e tratada com uma solução de sabão de alcatrão.
Luta ativa
Se a sarna ainda for encontrada em uvas, nem todas as medidas para combatê-la serão igualmente eficazes contra insetos em diferentes estágios de desenvolvimento. De larvas e espécimes jovens da bainha, você geralmente pode se livrar de inseticidas ou outros agentes de limpeza de envenenamento, pulverizando ou esfregando as áreas afetadas.
Existem poucos inseticidas nos adultos cobertos pelo escutelo ou nos ovos cobertos por eles. Neste caso, é necessário limpar mecanicamente as áreas afetadas.
Se cochonilhas firmemente capturado algumas partes da videira, como mostrado na foto, e as medidas tomadas para lidar com eles não ajuda, você tem que sacrificar não apenas as folhas e ramos, mas também toda a vinha. Ao longo dos séculos, a história da viticultura foi desenvolvida como um conjunto de métodos folclóricos para combater esse flagelo e muitos produtos químicos eficazes.
Produtos químicos
A indústria química desenvolveu vários medicamentos para combater esses insetos.
- "Almirante" (concentrado de emulsão) - um remédio de mente estreita para a sarna californiana. A substância ativa - pyriproxyfen (juvenoid), causa alterações no desenvolvimento do inseto, afetando suas próximas gerações. Quase seguro para seres humanos e insetos polinizadores. É usado no início da primavera e no verão. Existem restrições quanto ao uso próximo à aquicultura.
- "Aktara" é um inseticida sistêmico com uma ampla gama de efeitos, inclusive contra a bainha. É produzido em grânulos dispersíveis em água ou na forma de um concentrado de suspensão. A substância activa - tiametoxam, funciona tanto no solo (durante a irrigação durante três dias, atingindo o topo das plantas), como durante a pulverização, penetrando diariamente nas folhas. As pragas são de contato entérico, morrem após 24 horas. Aplique no tempo quente e seco. Compatível com outros inseticidas.
- "Aktellik" (concentrado de emulsão) - inseticida não sistêmico de uma ampla gama de efeitos. A substância é pyrimiphos-methyl, o efeito é entérico-contato.Aplique por pulverização. A morte de insetos ocorre dentro de três horas, a ação protetora dura até três semanas.
- "Confidor Extra" (grânulos dispersíveis em água) é um inseticida sistêmico de insetos sugadores e roedores. A substância - imidacloprid, afeta o contato intestinal, é aplicada por pulverização. A proteção dura até 30 dias.
- "Bi-58 Novo" (concentrado de emulsão) - Inseticida sistêmico com uma ampla gama de efeitos. A substância prejudicial é o ácido ditiofosfórico, tem um efeito de contato e intestinal. É aplicado por pulverização, duas vezes. A ação protetora dura até 20 dias.
- "Bona Forte" - um inseticida, usado para lutar com uma sarna, cochonilha, mosca branca. Insetos perecem por várias horas, a proteção dura até três semanas.
Remédios populares
Os remédios populares não são tão eficazes quanto os produtos químicos industriais, não permitem o processamento de grandes vinhedos, mas, ao mesmo tempo, seu uso a um custo mais alto é seguro para você, para as uvas e para o meio ambiente.
Você pode pulverizar as plantas afetadas com solução de sabão de alcatrão (10 g de sabão por 1 litro de água) ou decocção de cinza de madeira (300 g de cinzas por 1 litro de água fervente, ferver por 30 minutos) Para reduzir o dano causado, você pode reduzir a quantidade de rega das uvas, uma vez que essas pragas precisam de umidade para a reprodução.
Em geral, a bainha é uma praga típica de vinhedos e geralmente ocorre com ela. Se estes são pequenos vinhedos em casa ou na dacha, é melhor usar remédios populares. Eles são seguros para os outros, não prejudicam as uvas, mas exigem grande esforço.
No caso de danos críticos às uvas ou processamento de grandes áreas, é melhor usar produtos químicos industriais.