Provavelmente, será difícil encontrar uma flor entre toda a variedade de plantas de interior, que excederá a orquídea por sua atratividade. A orquídea interna tem um caule longo e fino, e no topo há uma flor requintada. Orquídea fascina e fascina com uma variedade de formas e cores. No entanto, a orquídea é muito caprichosa e tem várias dificuldades na enfermagem.
- Como escolher uma orquídea ao comprar
- Condição de raízes e folhas
- Condição do solo
- Idade da planta
- Condições ideais para o cultivo de orquídeas
- Seleção de solo e pote para orquídeas
- Modo de iluminação e temperatura
- Rega e aspersão de orquídeas
- Fertilizante e fertilizante
- Transplante de orquídeas domésticas
- Reprodução de orquídeas em casa
- Fragmento do rizoma
- Lado lateral
- Lâmpadas antigas
- Corte
- Método de semente
- Doenças e formas de combatê-las
- Doenças virais
- Doenças bacterianas
- Doenças fúngicas
Como escolher uma orquídea ao comprar
Tendo decidido nos contentar com uma orquídea, vamos a ela em uma loja de flores. A variedade de lojas de flor modernas é enorme, a variedade dos bens apresentados pode virar uma cabeça.
Condição de raízes e folhas
Um grande papel é desempenhado pela qualidade do sistema radicular. É melhor tomar uma flor com raízes bem desenvolvidas. Se o sistema raiz estiver íntegro, sua cor será acinzentada ou terá um tom verde.
Se as pontas das raízes são verdes brilhantes, a orquídea está em uma fase de crescimento ativo, o que significa que não está sujeita a nenhuma doença. Verificar uma condição de um sistema de raiz simplesmente, com esta finalidade sacuda um pote com uma flor - se não calcanhar e não sair, então está tudo bem com raízes.
Vale a pena não comprar uma flor com uma flor pegajosa ou esbranquiçada. Se a flor tem um tom claramente escurecido de folhas, então ela foi mantida em um local escuro, muito brilhante (matiz amarelo ou vermelho) indica uma superabundância de luz.A orquídea, cujas folhas enroladas em acordeão, cresceram sem a quantidade adequada de umidade, e a presença de manchas e manchas indica a presença de insetos nocivos.
Condição do solo
Para a vida das orquídeas, não é costume usar o solo. É muito pesado, não permite ar e umidade suficientes para o root, então você precisa usar diferentes substratos. O solo para as orquídeas é coletado a partir de aditivos de areia, casca, perlita ou vermiculita, argila granulada, carvão, musgo e cortiça.
Idade da planta
É muito importante aprender a distinguir entre uma planta madura e uma muda jovem. Uma orquídea adulta, que é capaz de florescer e se reproduzir, sempre custa mais do que uma muda, que tem muito tempo para crescer. A muda jovem tem muito pouca folhagem, em comparação com a orquídea já formada.
A muda só florescerá alguns anos depois. Se você quer uma orquídea por causa de sua bela floração, é melhor escolher a flor adulta.
Condições ideais para o cultivo de orquídeas
Levando uma flor para casa, surge uma pergunta razoável: como cuidar de uma orquídea? Orquídea é considerada uma flor muito exigente. Para uma existência confortável, uma orquídea precisa de um primer adequado, iluminação, rega adequada, uma certa umidade, disponibilidade de fertilizantes necessários e transplante oportuno.
Seleção de solo e pote para orquídeas
Como já mencionado, a principal tarefa do solo e do pote de orquídeas - isso está segurando a flor na posição vertical, deixando o ar entrar e mantendo as raízes do excesso de umidade. No papel do solo, utiliza-se um substrato, que inclui uma mistura de fibras naturais, musgo, casca, argila, carvão e areia com vermiculita ou perlita.
Todos esses ingredientes são bem moídos, adicione um pouco de folhas secas e uma pitada de solo do jardim. Graças a esta composição, o substrato retém a quantidade certa de umidade e todas as substâncias úteis.
Como um pote, você pode usar recipientes que podem conter o substrato dentro, por exemplo - o pote de plástico mais comum, no qual existem muitos orifícios para drenar a água.Para não estragar a aparência, pode ser colocado em uma panela de arame, malha ou cesta.
Modo de iluminação e temperatura
A temperatura ideal para o desenvolvimento das orquídeas em casa varia de +18 a +27 graus Celsius durante o dia e de +13 a +24 horas durante a noite. Se o seu apartamento estiver bem aquecido, tente limpar as orquídeas em um local mais fresco à noite.
Mudanças freqüentes de orquídeas para um lugar mais frio à noite ajudarão a flor a se desenvolver mais rápido, e será capaz de liberar um novo pico de flor. Quase todos os tipos de orquídeas podem suportar variações de temperatura, mas com a diminuição da temperatura, reduzem a rega da orquídea e, à medida que a temperatura aumenta, a rega deve ser aumentada.
Quanto à iluminação, deve ser brilhante, ao mesmo tempo difusa. A luz solar direta é prejudicial à flor. Se a planta tiver luz suficiente, irá agradá-lo com a sua floração durante muito tempo.
Rega e aspersão de orquídeas
Não se esqueça da rega e hidratação correctas da orquídea, pois isso determina o seu crescimento e floração com sucesso.Quanto e frequentemente você precisa regar a flor é afetada pela secura e temperatura do ar na sala, a iluminação, o tamanho da panela e em que fase da vegetação está a orquídea.
Acredita-se que a orquídea tolera bem a secagem e, pelo contrário, morre. Se a flor não tiver umidade suficiente, suas folhas vão amarrar e enrugar, e se houver muita umidade, as folhas ficarão amarelas, escurecerão e ficarão úmidas, e as raízes apodrecerão.
Aumentar a quantidade de água necessária durante a fase de crescimento ativo. No período de descanso após a floração, no inverno, quando a luz não é suficiente e se torna mais frio, você precisa encurtar a rega.
Fertilizante e fertilizante
Para a orquídea florescer bem, deve ser constantemente alimentado com um fertilizante equilibrado. Melhor se você comprar um fertilizante de orquídea especial para isso. Siga as instruções para o fertilizante, e sua flor o agradará por muito tempo com a floração dele.
Transplante de orquídeas domésticas
Boa rega e transplante pontual são a chave para um bom crescimento das flores. Mas é importante entender que outro transplante é um enorme estresse para a planta. Após o transplante, a orquídea pode ficar doente por algum tempo, interromper o crescimento das raízes e postergar a floração.
Os produtores de flores experientes recomendam o transplante de uma orquídea uma vez em três anos.O melhor momento para o transplante é no início da primavera, durante o crescimento ativo da flor. Antes de iniciar o transplante, prepare as ferramentas necessárias:
- tesouras de podar
- uma panela grande;
- Substrato para substituição;
- carvão ativado.
- Lembre-se do pote em suas mãos para que o substrato e as raízes se separem do pote. Remova delicadamente do pote.
- Descasque as raízes do substrato antigo.
- Examine as raízes, livre-se de possíveis insetos.
- Remova as raízes deterioradas e secas, bem como a folhagem inferior.
- Deixe as raízes secarem por 8 horas.
- Coloque um pouco de drenagem no vaso desinfetado. Top com orquídea e polvilhe com substrato. O ponto de crescimento deve necessariamente permanecer na superfície.
- Não compacte muito o substrato. Mas note que a orquídea transplantada não deve ficar no vaso.
Reprodução de orquídeas em casa
Se você tem uma orquídea por um longo tempo, você observou todas as condições necessárias para manter as orquídeas em casa, então provavelmente você vai querer crescer um pouco mais de um ramo. Existem várias variantes de reprodução de orquídeas, vamos considerá-las.
Fragmento do rizoma
Esta é uma maneira simples de cultivar uma flor, através da qual você pode cultivar qualquer tipo de orquídea. É necessário escolher um adulto e uma orquídea grande, retirá-lo cuidadosamente da panela e separar o rizoma do solo.
Com uma faca muito afiada, corte o rizoma no número desejado de partes (deixe pelo menos três lâmpadas falsas desenvolvidas em cada parte). Trate as raízes com carvão, semeie nos tanques do hotel e cuide da flor como de costume.
Lado lateral
Algumas espécies de orquídeas ocorrem brotos laterais. Estes são processos separados da planta mãe que se desenvolvem perto dela. Se você quiser propagar uma orquídea com a ajuda de brotos laterais, então dê a devida atenção ao cultivo desses brotos.
A parte lateral da brotação é separada da brotação principal após um bom tratamento e pulverização constante, depois é colocada em uma panela separada e é tratada como uma planta independente.
Lâmpadas antigas
A reprodução por bulbos antigos ocorre após a divisão do rizoma. Depois de ter dividido o rizoma e plantado em vasos separados, a flor começa a crescer.
Na panela, onde há mais lâmpadas velhas, a orquídea vai crescer mais devagar, já que a lâmpada velha não é rim tão desenvolvido, a partir do qual crescerá uma fuga viável e saudável.
Corte
Você pode tentar cultivar uma orquídea com a ajuda de cortes, se for mantida uma certa distância entre os nós desenvolvidos de brotos. Para fazer isso Uma faca afiada estéril em um ângulo cortou a parte aérea.
O carvão é desinfetado com fatias e o talo é plantado em uma panela separada. Por trás do manuseio como uma planta de pleno direito, e depois de um tempo você vai apreciar a aparência de outra orquídea elegante.
Método de semente
Orquídea - flor caprichosa e caprichosa, que permite a reprodução e cuidado em casa, mas o cultivo de orquídeas a partir de sementes em casa é impossível. A principal razão pode ser considerada a possibilidade de cultivar orquídeas exclusivamente no laboratório.
Tudo isso porque, em condições naturais, as sementes das plantas se desenvolvem, recebendo nutrientes com a ajuda da esponja da raiz e do cogumelo, e nas orquídeas o tecido nutriente está simplesmente ausente.
Claro, você pode realizar esse experimento. Se for bem sucedido, você pode contar com segurança com o imenso respeito dos cientistas e alguns prêmios.
Doenças e formas de combatê-las
Orquídeas precisam de cuidados constantes.Cuidados inadequados ou inoportunos podem ser desastrosos para uma orquídea, causando várias doenças. No caso de uma doença de flor, o tratamento pode levar muito tempo, e será bom se o tratamento ajudar
Doenças virais
As doenças virais nas orquídeas são encontradas, em princípio, raramente. Mas Se você notar que as folhas da orquídea estão cobertas com um mosaico, as manchas formam pequenas tiras e círculos, é mais provável que seja uma doença viral. Se a doença do vírus for confirmada, é necessário queimar a flor o mais rápido possível.
Doenças bacterianas
Por causa de doenças bacterianas, as folhas da flor são cobertas com manchas características, semelhantes às bactérias. Os pontos, se não forem tratados, tornam-se úmidos, as folhas ficam macias e ficam amarelas. Tratamento neste caso, apenas um - cortar a área infectada, tratá-lo com iodo e áreas vizinhas.
Doenças fúngicas
Existem vários tipos principais de doenças fúngicas das orquídeas.
Antracnose. Sintoma da doença fúngica é pequena, manchas marrons nas folhas. Com o passar do tempo, se você não tomar medidas, elas se fundem em áreas côncavas pretas sólidas com tons amarelos ou rosa.
A principal causa desta doença é considerada alta umidade e água estagnada no vaso. Cura esta doença é impossível, é necessário completamente cortar as áreas afetadas até um tecido saudável. Coloque o local de corte com cinzas.
Oídio. Se a planta for coberta com um revestimento branco, então tenha certeza - é o oídio. Este fungo leva à secagem e morte da área afetada.
O fungo se desenvolve devido à alta umidade da temperatura do ar. Para tratamento precisa polvilhar uma orquídea solução de enxofre coloidal. Antes da aspersão é necessário regar bem uma flor.
Podridão cinzenta. Manchas marrons que afetam toda a flor são um sintoma de podridão cinzenta. Surge por causa da violação das condições de água e temperatura. Para tratamento use a droga "Imunocitófito".
Como você pode ver, cultivar uma orquídea não é uma tarefa tão simples. Mas esta bela flor vale definitivamente a pena. Não negligencie as recomendações de cuidados, e sua orquídea irá agradá-lo por um longo tempo.