Todos e iniciantes, e um jardineiro experiente, devem plantar pelo menos duas camas de vegetais tão saborosos e úteis como os pepinos. O vegetal contém muitas vitaminas B e C, bem como um número suficiente de minerais, como cálcio, fósforo, potássio, ferro e magnésio. Os pepinos são parte integrante da nossa dieta em forma crua, salgada e simmada. Cultivá-los é bastante simples, mas é necessário estar preparado para surpresas desagradáveis, a saber: a planta é propensa a uma doença tão comum quanto a peronosporose.
- O que é perigoso e de onde vem
- Sinais de aparência
- Prevenção
- Métodos agrotécnicos de luta
- Luta ativa
- Produtos químicos
- Remédios populares
- Variedades Sustentáveis
O que é perigoso e de onde vem
Peronosporoz é uma doença fúngica que afeta as folhas e caules da planta. Oídio pode destruir uma planta no menor tempo ou reduzir significativamente o seu rendimento. O melhor ambiente para esporos nocivos - umidade, para que as plantas comecem a doer mais frequentemente após a chuva ou rega excessiva. Também é importante a temperatura do ar: se à noite, depois da chuva, a coluna do termômetro cair abaixo de 9 graus de calor, as plantas caem automaticamente em um grupo de risco,já que é nesse clima que vários tipos de pseudogrubs da família Peronosporov estão progredindo.
Outra razão para o aparecimento do míldio pode ser um solo muito alcalino. As doenças fúngicas são caracterizadas pelo aumento da resistência do inverno e são capazes de manter sua viabilidade no solo e sementes até os 6 anos.
Sinais de aparência
Você percebe imediatamente que a planta está doente: manchas amarelas ou marrons aparecem no topo da folhagem. Logo a parte inferior da folha é afetada, que é coberta com uma flor violeta-acinzentada. A doença progride incrivelmente rapidamente, as folhas ficam amarelas e secam. Após 4-5 dias, apenas os caules podem permanecer da planta. Naturalmente, isso contribui para um ovário pobre ou retardando o crescimento da fruta. Pepinos afetados por um fungo perdem sabor.
Prevenção
Primeiro de tudo, você deve dar preferência a variedades resistentes a doenças. Ainda é necessário competentemente preocupações para cultivar: as sementes antes da plantação é necessário processar, por exemplo, em uma solução de permanganato de potássio. Plantar variedades precoces para prevenir a ocorrência de esporos de peronosporose antes do amadurecimento da cultura. Especialistas não recomendam plantar pepinos no mesmo lugar todos os anos - mudar a localização das camas a cada temporada, e isso reduzirá o risco de infecção. No final da estação de crescimento, é necessário cortar as hastes com folhas e queimar. Se a cultura é cultivada em condições de estufa, então, além de remover os resíduos da planta, é necessário remover o solo superficial e desinfetar.
Métodos agrotécnicos de luta
Primeiro de tudo, a localização das camas desempenha um papel.É necessário evitar áreas muito úmidas e vizinhança com prédios em locais onde a água pode se acumular, ou gotas podem cair do telhado. É necessário tomar como regra processar sementes antes de plantar. Um dos métodos eficazes é tratar o material de plantio com água quente (50-55 ° C). As sementes são encharcadas por 10-15 minutos, depois você pode proceder ao plantio. É impossível encharcar as plantas, a rega deve ser oportuna, mas moderada. Não negligencie a fertilização regular do solo: se o pepino ingerir nutrientes suficientes, o risco de peronosporose é significativamente reduzido. Prevenção de pulverização de plantas jovens com preparações biológicas é bem-vinda, que são amplamente representados no mercado.
Luta ativa
Se não foi possível evitar a peronosporose dos pepinos, o tratamento imediato deve ser iniciado. O método de luta depende da negligência da doença e de suas preferências. Para derrotar o fungo, em primeiro lugar é necessário retirar os seus focos - partes da fábrica que já se danificam, e imediatamente queimá-los. Depois disso, você pode começar a terapia.
Produtos químicos
Os agentes químicos mais eficazes na luta contra o oídio mildewy são fungicidas. Estas substâncias são usadas tanto para combater o fungo como para o molho de sementes. Numa fase precoce da doença das plantas, são utilizadas soluções a 0,5% da mistura de Borda, Ridomila, Kurzata e Oxychoma.
Polvilhe a planta afetada e o solo ao redor dela. Use preparações similares do oídio em pepinos com cautela, não esquecendo sua alta toxicidade e o perigo de tais medidas de controle para humanos e animais.
Remédios populares
Se você der preferência a métodos populares de combate ao fungo, então, neste caso, há um número incrível de maneiras diferentes. Acredita-se que o refrigerante comum é muito eficaz contra o míldio em pepinos.
Para preparar uma solução terapêutica, você precisa de 30 g de refrigerante, 5 litros de água quente e 5-10 ml de sabão líquido. Os ingredientes são completamente misturados até estarem completamente dissolvidos, depois deixam a mistura arrefecer. Depois disso, polvilhe o solo e as plantas. Para derrotar o fungo, serão necessários pelo menos 3 procedimentos desse tipo. Duas pulverizações são realizadas seguidas, e a terceira é realizada após 7 dias para fixar o resultado.
Para o tratamento de plantas use uma mistura de iodo e leite. Para fazer isso, 10-12 gotas de iodo devem ser dissolvidas em um litro de leite (o conteúdo de gordura não importa) e diluídas com 10 litros de água. Em seguida, pulverize as plantas usando um spray. É capaz de derrotar fungos nocivos e uma solução fraca de permanganato de potássio. 1-2 g da substância são dissolvidos em 10 litros de água e as plantas são pulverizadas.
É possível lutar com o míldio com cinza: é dissolvido com água a ferver. Tome 2 colheres de sopa. substância por 3 litros de água. A mistura resultante é permitida a infusão e, em seguida, filtrar e pulverizar as plantas e o solo.
Você pode preparar um remédio de casca de cebola - a única coisa, será eficaz apenas nos estágios iniciais da doença. 350-400 g de casca despeje 10-12 litros de água, leve para ferver e deixe por 2-3 dias.A presente solução coada é utilizada para pulverizar pepinos. Um adubo amplamente disponível e infinitamente útil - estrume, também ajudará a derrotar a infecção fúngica. Para preparar a mistura tome 3 partes de água e 1 parte do estrume, mexa e deixe por 4-5 dias. Em seguida, a solução final é filtrada, diluída com água e processada com pepinos. Este método não só ajuda a derrotar a doença, mas também alimenta a planta, acrescentando vitalidade a ela.
Variedades Sustentáveis
Devido à contínua seleção de hortaliças, variedades de pepino resistentes ao míldio foram incubadas. Naturalmente, ninguém diz que plantando essas variedades, você nunca verá sinais de peronosporose em suas plantas, mas o risco de infecção é significativamente reduzido.
Deve ser dada preferência aos seguintes pepinos:
- "Golubchik" - resistente à peronosporose, a variedade é caracterizada por bom rendimento, bem como excelente sabor. Os frutos amadurecem aproximadamente no 55º dia após a emergência.
- "Menino com um dedo" - safra amadurece 40 dias após a germinação, ou seja, muito rapidamente. A variedade é resistente a pragas e doenças.
- "Primavera" - variedade, o qual é caracterizado por os rendimentos mais elevados e robustez, e é apreciado pelas suas qualidades gustativas. Os frutos amadurecem no 50º dia após a germinação.
A fim de proteger suas colheitas de infecção fúngica, você deve seguir as regras de tecnologia agrícola e, é claro, sempre estar na atenção e totalmente armado. Se de repente há os primeiros sinais de mofo, você precisa para começar a agir com velocidade relâmpago, e o fato de que ele foi feito, nós entendemos.