Um aroma agradável, despretensão, aparência atraente e uma variedade de aplicações práticas fazem da lavanda uma das plantas mais populares. Para ela, há segredos de cuidado. Quais são as condições necessárias para criar uma planta, para que ela se torne uma decoração real do seu jardim e como cultivar a lavanda a partir das sementes?
- Lavanda: descrição e tipos
- Como escolher um lugar para o cultivo de lavanda
- Regras para o plantio de uma planta perene
- Recursos de cuidado para lavanda
- Como regar a lavanda
- Afrouxamento e cobertura
- Como aparar lavanda
- Reprodução de lavanda
- Corte
- Cultivo de lavanda
Lavanda: descrição e tipos
Lavanda tem uma aparência bastante contida: um caule verde matte, coberto com folhagem, uma flecha de pequenas flores roxas. A altura de uma planta perene é de 20 cm, e o diâmetro de um arbusto de lavanda ordinária não é mais do que 40 cm.
Esta modéstia não pode ser vista imediatamente no jardim, mas se não estiver na aparência, então o cheiro de lavanda será aprendido por todos. O cheiro quente, rico e ligeiramente azedo de lavanda atrai insetos benéficos (abelhas) e jardineiros sofisticados.
Lavanda tem as seguintes propriedades:
- curativo (tem efeito antiinflamatório, acalma, alivia a dor de cabeça)
- decorativo (usado para decorar áreas de jardim e parque)
- cosméticos (aditivo orgânico para produtos de cuidados com a pele e cabelos)
Características do uso de lavanda dependem de suas espécies, que chegam a cerca de 30. A diferença entre elas na cor, o tamanho da inflorescência, a altura do caule e a forma das folhas. Algumas das espécies crescem apenas em certos lugares e a maioria - em todos os continentes e continentes.
Os tipos mais comuns de lavanda são:
Lavanda de folhas estreitasou real. Uma característica deste tipo é a alta resistência à geada e a rápida regeneração. A alfazema é de folhas estreitas e não requer condições especiais para o cultivo e é facilmente adaptada ao solo de qualquer tipo.
Lavanda generalizada tem um aroma mais vívido, e o caule libera não uma, mas três flechas da inflorescência.
Roda dentada de lavanda - decorativo, "anão" com cores brilhantes e folhas prateadas.
Lavanda francesa germina apenas no terreno aberto, o transplante para o pote é contra-indicado. Pequenas flores são quase perdidas no fundo de folhas grandes, o que torna este tipo de lavanda um material ideal para uma sebe.
Lavanda holandesa - Esta é uma espécie híbrida, derivada do cruzamento dos parentes de folhas largas e de folhas estreitas.
Como escolher um lugar para o cultivo de lavanda
Plantando lavanda em seu jardim, você precisa considerar algumas das nuances que afetam diretamente a qualidade da floração e a sobrevivência das plantas em geral.
Lavanda é muito sensível aos ácidos, então o solo de turfa não é adequado para isso. A opção ideal é o solo poroso e solto, com baixa acidez. Mas se em seu site não há possibilidade de criar tais condições para uma planta, como cultivar lavanda? A aplicação regular de cinza de madeira ou cal fará com que o solo fique mais fresco, e com fertilizantes orgânicos saturará o solo com nutrientes.
Terras húmidas ou solos com correntes subjacentes de alto fluxo não são adequados para lavanda. No ambiente úmido, esse arbusto perene desaparece e perece. Mas se não houver outro lugar, então, com a ajuda de camadas de drenagem, é possível baixar o nível de umidade do solo e criar condições favoráveis para o cultivo de arbustos de lavanda.
Com relação à iluminação, a lavanda pode crescer tanto em áreas com sombra quanto ensolaradas. Mas no segundo caso, a lavanda vai agradar-lhe com inflorescências brilhantes e um cheiro picante, e no primeiro - o tipo e aroma da planta será muito fraca.
Regras para o plantio de uma planta perene
Sob condições favoráveis, a lavanda cresce bem e se reproduz facilmente. Os arbustos já formados podem ser plantados na primavera e no outono, a única condição é o tempo ensolarado e rega moderada. No período de outono, a planta relatará sua "prontidão" para o transplante para um tronco solidificado e, na primavera, para brotos inchados.
Antes de plantar lavanda no campo aberto, faça um furo de 5 a 8 cm de profundidade e deixe "cozinhar" sob o filme coberto por cerca de 3 a 4 dias, regando periodicamente o solo.Então, tendo cavado um arbusto com um torrão de terra, retire a parte necessária do arbusto da raiz e coloque-o no poço preparado. Para o período de enraizamento, lavanda deve ser regada com freqüência, mas não exagere.
Recursos de cuidado para lavanda
Lavanda - arbusto despretensioso. Mas isso não significa que você não precise cuidar dele. Uma planta bonita, forte e florida é o resultado de um cuidado adequado.
Como regar a lavanda
Lavanda adora umidade moderada. Regue a lavanda enquanto o solo seca. No verão, a freqüência de irrigação - 2-3 vezes por semana, no período de entressafra será suficiente e uma vez em 1-1,5 semanas.
Afrouxamento e cobertura
É importante monitorar o solo em que a lavanda cresce. Em um solo solto e oxigenado, a planta cresce melhor e produz inflorescências mais bonitas.
A alfazema responde bem à fertilização: absorve rapidamente os fertilizantes e logo entra em crescimento e cor. Para isso, tanto os estimulantes orgânicos quanto os fertilizantes minerais complexos são adequados.
Como aparar lavanda
Os arbustos de alfazema têm uma forma bastante caótica e, para que seu canteiro de flores pareça bem cuidado, de vez em quando é necessário podar a coroa da planta.
As regras de poda dependem do tipo e crescimento do mato, mas existem vários requisitos comuns a todos os tipos de lavanda:
- cortar a inflorescência após a primeira floração;
- Não toque na coluna endurecida da planta e corte apenas a filmagem jovem;
- o comprimento máximo da parte cortada não é mais do que 5 cm.
Reprodução de lavanda
O cultivo de lavanda inclui não apenas o plantio e o aliciamento, mas também a capacidade de propagar adequadamente um arbusto. Que caminhos da reprodução da lavanda existem?
Corte
O corte é um dos métodos mais simples e eficazes de reprodução de arbustos de lavanda. Para ele, você precisa preparar o solo para plantar e colher o material de plantio.
Como estacas, brotos jovens cortados de um arbusto adulto são usados. O comprimento ideal do material de plantio é de 10 cm, assim, os rebentos podem ser cortados em vários pequenos cortes.
O solo pronto para o plantio é uma terra solta e oxigenada, generosamente regada. É em tal solo que você precisa colocar cortes prontos, polvilhe-os com terra e pressione a base.
A melhor época para plantar culturas de jardim no campo aberto - os primeiros meses do verão. No final da temporada, as estacas raízes, e será possível plantá-las em uma flor constante.
Para o período de plantas de enraizamento precisa de uma grande quantidade de umidade, a seca vai destruir até mesmo os cortes mais fortes.
Cultivo de lavanda
A questão de como plantar sementes de lavanda é relevante. Se não houver um arbusto adulto a partir do qual estacas pode ser cortado, a forma como as mudas sementes - a única opção!
Depois de comprar sementes da alfazema precisa endurecer, por isso, eles são colocados em um saco com areia e enviar na geladeira por 1,5-2 meses. Esse procedimento deve ser feito no início de janeiro, para que, até março, as sementes estejam prontas para o plantio no solo.
Na hora do pouso, você precisa preparar panelas ou caixas, enchê-las com o solo até a metade. As sementes e a areia são despejadas no solo e polvilhadas com restos de terra de espessura não superior a 5 cm.
Uma caixa com sementes é coberta com uma película ou vidro e colocada em um lugar escuro por 1,5 semanas. Quando lavanda germinar, o recipiente deve reorganizar em uma temperatura ambiente +15 ... + 22 ° C, à espera dos brotos se tornará forte, arbustos para preparar um pouso no chão.
Lavanda é bem estabelecida, tolera frio e calor. Vai se tornar uma verdadeira decoração de qualquer jardim.