Peônia medicinal (Paeonia officinalis L.) foi assim chamado em 1753 pelo naturalista sueco Karl Linnaeus por causa de sua propriedades curativas. Esta planta com flores brancas, rosa e roxas vem do sul da Europa. A primeira menção do pion pode ser encontrada no 1º c. BC o fundador da botânica do grego, Teofrasto, que chamou a flor de "pionios" (curativa). Na Grécia e em Roma, esta flor foi considerada um símbolo de longevidade e felicidade.
- Pionídeo de substâncias químicas pion
- As propriedades curativas da "rosa camponesa"
- Como preparar uma peônia medicinal
- Preparação de tintura de peônia
- Como fazer decocção de raízes de peônia
- Contra-indicações do uso de medicação píon e efeitos colaterais
Na medicina folclórica, a peônia era chamada de "rosa camponesa", "rosa gotosa". Na Idade Média, estas flores foram decoradas com um altar (em memória da Imaculada Conceição de Maria).
Às vezes, a peônia medicinal é erroneamente chamada de "raiz de Maria".Isso está errado - é sobre duas plantas diferentes. Uma evasão de peônia é chamada de raiz marinada. Esta peônia também é conhecida como planta medicinal graças à sua raiz.
Pionídeo de substâncias químicas pion
Na composição de produtos químicos, todos os tipos de píons são semelhantes, a diferença está no grau de concentração dos elementos básicos. Raízes contêm mais drogas:
- óleos (2% - pinoles);
- ácido salicílico;
- flavonóides;
- alcalóides;
- minerais (magnésio, bismuto, cobre, ferro, estrôncio, cromo, etc.);
- glicosidos;
- salicina;
- açúcar e outros.
As propriedades curativas da "rosa camponesa"
A peônia medicinal encontra seu uso não só na medicina popular. Faz parte de muitos medicamentos modernos. O espectro de ação é amplo - anti-inflamatório, anticonvulsivante, calmante, espasmolítico, diurético, analgésico, etc.
Decocções e tinturas da peônia são usadas para neurastenia, insônia, com o distúrbio dos ciclos menstruais, úlceras, gastrite,doenças catarrais, pneumonia, asma brônquica, urolitíase, hemorróidas, etc.
Propriedades medicinais da ajuda de peônia:
- fortalecer o tom do útero;
- acelerar a fusão da fratura;
- normalizar o sono;
- remover ansiedade e fobias;
- fortalecer os folículos pilosos;
- normalizar o metabolismo;
- melhorar a memória.
Como preparar uma peônia medicinal
O processo de aquisição de matérias-primas medicinais é importante. Peônia pode trazer a vantagem (com a colheita certa), mas o dano (se você se afastar das regras). Prepare pétalas de flores, rizomas e sementes:
- pétalas - É melhor que sua coleção comece no momento de plena floração antes de começar a cair. Após a coleta, as pétalas são secas (uma camada fina na sombra ou no forno 40-50 graus). Armazenar em um recipiente fechado em local escuro e seco por não mais de 3 anos;
- raízes - colhida a qualquer momento, mas melhor após o amadurecimento das sementes ou na primavera. Raízes são lavadas em água fria, cortadas em pequenos pedaços. Comece a secar também à sombra (até o momento em que a raiz começa a se romper ao dobrar).Depois - seque no forno (não mais de 60 graus). Armazene as matérias primas em um lugar protegido da luz e da umidade por não mais de 3 anos;
- sementes - coletar após o amadurecimento, seco e armazenado como pétalas.
A partir das matérias-primas acabadas, são feitas tinturas, decocções e pós.
Preparação de tintura de peônia
Tinturas são feitas de pétalas, rizomas e sementes (secas e frescas), que insistem em soluções de álcool (de 40 a 96%) ou água fervida.
1. Infusões de pétalas:
- 1 colher de chá pétalas secas, um copo de água fria. Despeje, insista em um recipiente fechado (2 horas). Após a filtragem, tome 1 colher de sopa. l. 3 vezes ao dia (coqueluche, asma);
- 1 colher de sopa. l. pétalas frescas, 300 ml de água fria. Despeje, insista em um recipiente fechado por 8 horas. Tome três vezes ao dia (hemorróidas, urolitíase, gota, etc.);
- Descasque as raízes (a infusão menor e mais útil), adicione álcool (70%) na proporção de 1: 4. Insistir 3 semanas (neurastenia, hipocondria, etc.);
- 1 colher de sopa. l. rizomas finamente picados despeje água fervente (0,5 litros), insistem meia hora. Tome 2 colheres de sopa. l. três vezes ao dia (menopausa);
- 2 colheres de sopa. l. rizoma derramar água fervente (dois copos). Insista algumas horas. Limpe e esfregue a pele (dermatite, queda de cabelo, caspa).
- Sementes frescas moer, derramar álcool (40%) 1: 4, insistir por três semanas. Tome quatro vezes ao dia por 1 colher de chá. (gastrite, sangramento uterino).
Como fazer decocção de raízes de peônia
O caldo é fácil de preparar em casa. Decocções são preparadas tanto a partir de raízes frescas, e de matérias-primas secas. Peony medicinal tem boas propriedades medicinais, mas deve-se ter em mente que contra-indicações são possíveis.
- 1/2 colher de chá. rizomas finamente picados, um copo de água. Ferva 10 minutos em um recipiente com uma tampa, insistir 1 hora.Tome três vezes ao dia por 1 colher de sopa. l. (urolitíase, edema, etc.);
- 30 g rizoma para moer em pó, despeje um litro de água, ferver. Tome três vezes ao dia por 100 ml (com epilepsia, gota, etc.) por 30 dias. Após um intervalo de 15 dias, repita o curso;
- 100 g de rizomas picados, 1 litro de água. Cozinhe até o volume ser reduzido em 2 vezes. Tensão e legal. Misture com 100 ml de álcool (96%). Admissão - 40 gotas por dia (gota, hemorragia interna).
Contra-indicações do uso de medicação píon e efeitos colaterais
A peônia medicinal é conhecida por suas propriedades curativas, mas também tem efeitos colaterais e contra-indicações. A planta contém uma pequena quantidade de veneno, por isso, é necessário seguir rigorosamente as receitas ao preparar as infusões e decocções, não exceda a dose.
Você não pode usar esta planta para tratamento:
- crianças menores de 12 anos;
- pacientes com comprometimento grave da função hepática e renal;
- pacientes com intolerância individual.
Se a dosagem não for respeitada, pode haver efeitos colaterais:
- reações alérgicas;
- fraqueza e sonolência;
- abaixamento da pressão sanguínea;
- diarréia;
- náuseas e vômitos.