Muito estranho, mas por alguma razão estamos acostumados a distinguir entre vacas não em raça, mas de fato. Naturalmente, para um criador de gado experiente, o processo pode falar muito, mas para amadores a coloração não será um critério para avaliar a produtividade da vaca.
Portanto, o conhecimento deste belo animal deve começar com a raça a que ele pertence e, depois de estudar todas as características inerentes à raça, tirar conclusões sobre as características de um animal específico.
Portanto, se você tivesse que conhecer as vacas da raça Aberdeen-Angus, teríamos prazer em lhe contar sobre as vantagens e desvantagens que ela tem, e como ela pode ser produtiva sob as condições da manutenção doméstica.
Nós compartilhamos a história de origem e peculiaridades das vacas Aberdeen-Angus
Esta raça de gado tem sido tradicional para a agricultura em sua terra natal - a Escócia inglesa. Mas não é menos comum em outros países e continentes.
Tal popularidade é bem merecida, já que a principal direção de criação deste gado é a carne, embora também seja possível obter pequenas quantidades de leite.Com isso, a raça Aberdeen-Angus é uma das poucas que, graças às peculiaridades de seu organismo, são produtoras de carne de mármore.
Essa boa produtividade foi herdada por esta raça de duas outras raças inglesas de gado com as seguintes características:
- O gado Aberdeen, cuja principal vantagem é um físico muito forte e um crescimento muito rápido de animais jovens. Estas vacas são exclusivamente do tipo carne, que herdou a raça descrita por nós.
- Grandes vacas angusianas, que estão entre as maiores pelas características do tamanho do tronco. Além disso, as vacas Angus são consideradas uma das vacas leiteiras, mas essa característica não foi transferida para a raça Aberdeen-Angus.
Descrição do exterior e outros parâmetros das vacas Aberdeen-Angus
A primeira característica distintiva do aparecimento desta raça é que se refere às espécies grosseiras de gado. Isso significa que os animais, tanto masculinos como femininos, não tem chifres. Isso praticamente complica a vida da raça na natureza, mas não desempenha nenhum papel na manutenção da casa.
O segundo sinal que distingue as vacas Aberdeen-Angus é o seu naipe, representado principalmente em preto. No entanto, representantes com um traje vermelho são freqüentemente encontrados, o que não é um sinal de híbridos ou deterioração nas características dos animais.
Basicamente, essas vacas têm as seguintes características da aparência do tronco:
- O chefe dos representantes da raça, embora pesado, mas pequeno em tamanho. A testa se projeta ligeiramente para a frente e o pescoço é muito estreito. O focinho é curto.
- Suas pernas são muito musculosas, o que é perceptível mesmo a olho nu e, portanto, carnudo. Em altura, eles são curtos, mas fortes e corretamente definidos.
- O corpo é largo o suficiente, profundo e pesado, de modo que os pés dessas vacas têm que carregar uma carga muito pesada. A linha da parte superior do tronco é quase perfeitamente plana.
- O pescoço é quase invisível, pois imediatamente se funde da cabeça com os ombros.
- Muito bem executado nos representantes da raça da cintura e cruz. As pernas são arredondadas, a musculatura está bem desenvolvida e desce até a articulação do jarro.
Devido às características descritas acima, as vacas com boa alimentação ganham formas arredondadas que simplesmente impressionam os músculos.
Desde o pele este gado bastante solto, muito elástico e fino, os músculos são praticamente visíveis através dele.
Vale ressaltar que o esqueleto dos animais é muito fino e, portanto, seu peso em relação ao peso de toda a carcaça pode ser de 15 a 18%.
Em outros parâmetros do torso as vacas Aberdeen-Angus são ainda mais impressionantes:
- A altura dos adultos na cernelha varia de 120 a 150 centímetros (os touros são maiores em tamanho, então eles geralmente são mais altos).
- A largura do peito pode ser de 45 a 65 metros.
- Em maklokah, a largura do tronco é de 50 a 60 centímetros.
- De 135 a 140 centímetros em média, o comprimento do tronco dessas vacas pode flutuar.
Do material acima segue-se que estamos falando de animais muito grandes. Mas por tudo isso, eles são bastante complacentes na natureza, eles nem sequer mostram sinais de agressão (exceto para os touros durante a puberdade).
As vantagens mais importantes da raça Aberdeen-Angus
Como o principal valor dessas vacas é a carne, o principal objetivo de qualquer criador de gado é cultivar essa carne o mais rápido possível.
No caso da raça descrita, não é necessário preocupar-se especialmente com isto, como não só engorda bem, mas também faz isto rapidamente.O mérito de tal característica, sem dúvida, está na estrutura do trato digestivo dos animais e na maneira como os tecidos adiposos são depositados.
O fato é que a gordura não se guarda neles separadamente da carne, em consequência do qual a gordura inteira "Klondikes" pode formar-se.
Nas vacas Aberdeen-Angus Camadas gordas são formadas diretamente nas fibras musculares, resultando em uma carne de mármore tão famosa. Mais detalhes sobre a carne e as peculiaridades de sua acumulação serão descritos abaixo.
É importante que as vacas desta raça possam ter um bom aumento mesmo na ausência de qualquer outro alimento, exceto a grama verde no pasto. Acostumados à vida selvagem, as vacas Aberdeen-Angus são capazes de alimentar até folhas de arbustos. A principal dieta dos animais jovens é naturalmente o leite materno.
Grande mérito da raça descrita está no fato de que seus genes podem transmitir qualidades de carne. Em que, ao cruzar com eles, não só a quantidade, mas também a qualidade da carne obtida como isso aumenta.
Além disso, ao cruzar com outras raças a seus descendentes, as vacas Aberdeen-Angus transmitem sua precocidade (a capacidade de parar rapidamente o crescimento do corpo e começar a ganhar peso ativamente,e também relativamente cedo para entrar na puberdade). A este respeito, a raça é amplamente utilizada na reprodução.
Quais são as características importantes da raça vale a pena conhecer antes de comprá-lo?
Acho que depois de ler as informações sobre a origem da raça, muitos começaram imediatamente a duvidar se é possível mantê-la no território de nosso país. A questão é lógica, mas imediatamente nos informamos que este gado se adapta muito bem ao clima da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.
Claro, isso não significa que eles possam ser levados imediatamente para os subtrópicos e obter uma boa produtividade. Talvez, antes da completa aclimatação, você tenha que esperar pelo surgimento de uma nova geração. Embora, uma opção muito melhor é simplesmente comprar os animais já adaptados às suas condições.
No entanto, não importa em que clima você vai criar essas vacas, em qualquer caso não precisa de galpões. Na verdade, outra vantagem da raça é a capacidade de tolerar facilmente quedas de temperatura do ar muito fortes.
Um papel importante nesta habilidade dos animais é, sem dúvida, desempenhado pela pele de vaca espessa, bem como um bom sistema imunológico. O tamanho grande e a presença de um grande número de camadas de gordura também aquecem os animais em climas frios.
Ao contrário de muitas outras raças de carne de vacas destinadas a caminhadas livres em pastagens, as vacas Aberdeen-Angus também podem representar um tipo combinado de produtividade.
A questão é que as vacas desta raça também são capazes de dar leite, embora a este respeito sejam muito inferiores ao desempenho de outras raças. Udoi neles muito baixo e durante um ano podem fazer só 1300-1700 quilogramas (sem o período a alimentação do bezerro).
As raças têm deficiências e o que são elas?
Embora os músculos das pernas nestas vacas são muito bem desenvolvidos, em relação à massa corporal principal, eles permanecem muito fracos. Portanto, com obesidade excessiva, os animais podem quebrar as pernas ou simplesmente cair sobre eles.
É por causa dessa característica que as vacas da raça Aberdeen-Angus não é recomendado alimentar especialmente. Afinal, se os touros estão autorizados a abate em tenra idade, e isso não é um obstáculo, mesmo a fraqueza das pernas, então admitir a obesidade das vacas não pode em qualquer caso.
É especialmente difícil para os animais fêmeas carregarem seu peso durante a gravidez, e o parto pode ocorrer com complicações.
A aparência vernal e a atratividade da raça também estragam as costas arqueadas tipo carpa do animal e uma cabeça muito pesada. Mas, por outro lado, tais características da constituição do tronco permitem que os animais se adaptem melhor às mais diversas condições ambientais.
A complexidade da criação e o conteúdo da raça descrita também devem incluir a necessidade de grandes áreas para pastagem. Eles são mais adequados para a agricultura ou criação em fazendas de caça.
Características de produtividade de portadores de registro de vacas em carne
Os registradores de vacas desta raça, nós chamamos não em vão, porque eles realmente ocupam o primeiro lugar em sua maturação precoce e em características de carne. Os adultos podem atingir índices de massa muito altos quando atingem a puberdade:
- O peso de uma vaca pode variar de 500 a 550 quilogramas.
- Os touros ganham peso entre 750 e 950 quilos.
Os touros geralmente são enviados para o abate em tenra idade, de modo que a maciez e maciez da carne ainda é preservada.Melhor para isso são animais com idade entre 1,5 a 2 anos. No entanto, note-se que, embora com a idade do animal, a rigidez aparece na carne, apenas acrescenta aos restantes parâmetros.
Experientes provadores para provar a carne são capazes de determinar a idade do animal de onde foi recebida. Ao mesmo tempo, na saída da carcaça, obtemos cerca de 60% de carne pura. Todas as características acima permitem considerar a produtividade da raça como muito alta.
Especificidade da reprodutibilidade de rochas
A primeira inseminação de vacas Aberdeen-Angus já pode ser feita a partir de 14-16 meses, o parto pode ocorrer a cada ano. Acontece frequentemente que, para um parto, a vaca produz dois bezerros de uma só vez.
Apesar do fato de que as vacas são mantidas sob o céu aberto, a mortalidade entre animais jovens é mínima. Isso é facilitado não apenas pelo cuidado da mãe, mas também pela forte imunidade.
Até mesmo o peso dos bezerros recém-nascidos pode variar de 16 a 28 quilos. Ao mesmo tempo, todos que visitam a vaca muito bem manifestam seu instinto materno e praticamente independentemente alimentam os bezerros com o leite até os 8 meses de idade.
Ao mesmo tempo, durante o período da alimentação exclusivamente do consumo do leite, os bezerros ganham aproximadamente 180 quilogramas, embora em geral pelo tempo da ausência da mãe o seu peso normalmente alcance 230 quilogramas.
Este fator também desempenha um papel importante na engorda de animais jovens, contribuindo para um crescimento mais rápido. Com o fornecimento de animais jovens não apenas com leite, mas também com uma boa base de forragem na forma de uma abundância de forragem verde, o ganho médio diário pode ser de 700 a 800 gramas.
Mesmo após o desmame da mãe, os custos da forragem para a obtenção de 1 quilo de crescimento são de apenas 6,5 unidades forrageiras, o que é um indicador muito baixo para o gado.
Como cultivar a melhor carne de mármore: conselhos sobre como manter e alimentar vacas da raça Aberdeen-Angus
Como já mencionamos, a peculiaridade da raça bovina Aberdeen-Angus é que a gordura não é depositada sob a pele, mas entre as fibras musculares. No corte, essa carne parece mármore vermelho, do qual tem o seu nome. Ao mesmo tempo, para todos, a gordura de forma alguma piora a qualidade da carne, e mesmo vice-versa - torna-a verdadeiramente de elite.
Devido às camadas de gordura, a carne torna-se não apenas mais macia, mas também muito mais suculenta, adquirindo assim qualidades únicas de sabor.
A carne de gado Aberdeen-Angus também é recomendada para suportar a maturação ou o envelhecimento. Para isso, é enviado para salas especiais sem rascunhos, onde a temperatura se mantém à beira do congelamento da carne.
Durante este processo simples, a carne não apenas adquire novas qualidades gustativas, mas torna-se ainda mais suave. Isto é devido ao fato de que o tecido conjuntivo sob a influência de enzimas (catalisadores de proteínas) é decomposto, aumentando o sabor específico da carne.
Descrição dos requisitos necessários para o conteúdo e a base de alimentação
Cultivar tal carne em casa não é absolutamente necessário, ou melhor, não precisa, use para engordar vários concentrados. A base forrageira natural do pasto será o melhor e mais nutritivo alimento para os representantes da raça descrita.
Com isso, em campo, as vacas Aberdeen-Angus são mantidas durante todo o ano. Alimento adicional que eles precisam dar apenas no inverno, quando a terra está coberta de neve e os animais não são mais capazes de adquirir seus próprios alimentos de forma independente.
É muito bom que no perímetro das pastagens existam matas arbustivas e florestais naturais, bem como corpos de água. Neste caso, o animal absolutamente nenhum cuidado é necessário e cuidados adicionais.
Mas esta não é a única vantagem deste método de manutenção: acredita-se que com o conteúdo natural das vacas da raça descrita, o sabor da sua carne se torna mais fino e muito mais procurado.
Quais animais são os melhores produtores de carne marmorizada?
Para obter carne de mármore de qualidade, os agricultores de muitos países europeus cultivam exclusivamente touros. No entanto, na terra natal da raça e na Irlanda, a carne desses góbios que foram castrados tão cedo quanto a idade dos bezerros é considerada mais refinada.
Touros castrados são chamados de bois, e é a carne deles que é considerada a melhor no paladar.
O fato é que as fibras musculares de tal animal são muito mais finas que as de um touro normal, o que confere à carne qualidades superiores de sabor. Além disso, a manutenção dos bois permite que eles sejam pastados junto com as vacas e não forcem os proprietários a procurar por pastagens individuais.