Arunkus

Pin
Send
Share
Send

Arunkus é uma planta herbácea da família Rosaceae, que no verão se transforma em um arbusto com belas inflorescências brancas como a neve. Entre os jardineiros, os nomes barba de cabra ou volzhanka também são populares.

Descrição do produto

Esta é uma grande erva perene, capaz de cultivar uma grande massa verde em uma estação. Por isso, nas plantações é percebido como um arbusto monumental. É comum em todo o clima temperado do Hemisfério Norte. O sistema radicular de Aruncus é superficial, altamente ramificado. Ao longo dos anos, as raízes ficam rígidas e crescem fortemente para os lados. Ramos esqueléticos não morrem no inverno, mas perdem folhas. Uma planta com flor pode atingir uma altura de 1-1,5 m, embora os primeiros anos dêem um ligeiro aumento. A largura máxima da bucha é de 1,2 M. As hastes são eretas, fortes. A folhagem é verde brilhante, esculpida, presa às hastes em hastes longas ao longo de todo o comprimento.







No topo dos galhos existem pedúnculos longos (30-60 cm). As inflorescências ramificadas são densamente cobertas por pequenas flores brancas ou cremosas. Em uma planta, flores masculinas e femininas são encontradas. Os primeiros são mais magníficos e espessos, os segundos são localizados com menos frequência e têm uma borda aberta. O tamanho de uma flor é de apenas 3 mm, devido ao perianto proeminente, possui uma tonalidade esverdeada. O período de floração é em junho e início de julho. Neste momento, o jardim está cheio de fortes aromas azedos que atraem insetos. No início do outono, os frutos de um folheto com sementes empoeiradas se formam.

Variedades

Nos jardins do nosso país mais frequentemente do que outros Aruncus dióico, também chamado de comum. Cresce em florestas decíduas e prefere lugares sombreados e úmidos. A planta perene cresce 2 m de altura, possui caules largos, retos e altamente frondosos. O diâmetro do arbusto pode exceder 120 cm. Pequenos folhetos a céu aberto são presos aos pares em um pecíolo longo, semelhante a folhas de samambaia. A panícula ramificada da inflorescência atinge 50 cm de comprimento, as flores são dióicas e os botões masculino e feminino estão localizados em diferentes pedúnculos. A floração ocorre em junho-julho. Em setembro, as sementes amadurecem.

Aruncus dióico

A espécie possui uma variedade Knayfee altamente decorativa. Apresenta folhagem finamente verde brilhante. Pecíolos são longos, caídos. A altura do arbusto não excede 60 cm.

Arunkus Asian com o mesmo crescimento alto, possui folhas mais grossas e mais escuras. As flores são colhidas em complexas panículas brancas como a neve, cuja altura não excede 35 cm e atrai espigas exuberantes e espessas de inflorescências. A floração ocorre em junho e o amadurecimento das sementes termina no início de setembro. A planta é resistente ao gelo e cresce nas regiões do norte.

Arunkus Asian

Os criadores desenvolveram a variedade Fontana, com menos de 55 cm de altura e grandes panículas caídas de flores. A planta adora lugares sombreados e úmidos e fica bem ao largo da costa dos corpos d'água. Floresce em junho e julho.

Arunkus Kamchatka encontrado nas ilhas Kuril e Aleutian, Sakhalin, Kamchatka e Alaska. Cresce em prados entre as florestas próximas à costa do mar ou nas encostas das montanhas, sobe em rochas ou montes rochosos. Dioecious perene 30-150 cm de altura, com raízes grossas e duras. As folhas são verde-escuras, dissecadas duas vezes, pinadas. Placas de folhas são presas em pares a uma haste longa. A panícula da inflorescência é compacta, ligeiramente ramificada, com 20 cm de altura, a floração ocorre em julho e agosto e o amadurecimento das sementes termina no final de setembro. A espécie tem uma subespécie alpina, tem apenas 30 cm de altura.

Arunkus Kamchatka

Arunkus American distribuído do Extremo Oriente para a América do Norte. Os arvoredos perenes atingem uma altura de 80 a 110 cm e se distinguem por um poderoso sistema radicular, que aumenta anualmente de 5 a 8 a 8 cm.A planta produz brotos laterais e cresce ativamente em largura.

Arunkus Etuzifolius ou folhas de salsa é compacto. Seus arbustos esféricos crescem 25 cm de altura. As inflorescências são longas (até 60 cm), brancas como a neve, ramificadas. Assemelham-se a estrelas palmadas resilientes. A floração começa em meados de maio e dura mais de um mês. As sementes de amadurecimento têm uma cor avermelhada, o que aumenta a decoratividade da planta. Cortou finamente a folhagem a céu aberto de cor verde brilhante.

Arunkus Etuzifolius

A espécie possui um híbrido decorativo "Perfeição". Seu tamanho máximo não excede 30 cm e os folhetos são grandes, esculpidos, de cor verde brilhante. As inflorescências são brancas como a neve durante o período de floração e vermelhas quando as sementes amadurecem.

Propagação de sementes

Volzhanka é bem propagado por sementes, mas o processo de prepará-las e colhê-las é difícil. Como as flores são dióicas, nem todos os ovários serão polinizados. Os folhetos mais pequenos contêm sementes empoeiradas. A inflorescência é cuidadosamente cortada em um saco de papel, onde é armazenada até secar e depois arrancada. O plantio é feito no início da primavera em caixas grandes. Nas áreas do sul, você pode semear imediatamente em campo aberto no inverno. Quando dois pares de folhas aparecem nas mudas, eles são mergulhados e plantados para que a distância seja de 10 a 15 cm.Depois de um ano, as plantas jovens são transplantadas para um local permanente, a uma distância suficiente uma da outra.

Todos os transplantes devem ser concluídos nos primeiros dois anos, pois no futuro o rizoma cresce e fica rígido. A floração é esperada aos 3-4 anos de idade.

Propagação vegetativa

Com a propagação vegetativa, a floração ocorre muito mais rapidamente. Os rizomas são divididos no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Para fazer isso, parte das raízes é desenterrada e separada da planta uterina. À medida que as raízes ficam rígidas, uma faca ou machado afiado é útil. Na divisão, 1-2 rins e raízes filiformes devem estar visíveis. O local do corte é polvilhado com cinzas, enxofre ou carvão moído e instilado imediatamente em um novo local para não secar demais. A floração é possível no primeiro ano após o transplante.

Aruncus crescente

Regras de cuidados

Arunkus é uma planta tolerante à sombra, sob o sol brilhante as folhas secam rapidamente e diminuem o crescimento. É pouco exigente para os solos, mas precisa de umedecimento regular. É necessário regar abundantemente e regularmente. Responde bem ao molho orgânico durante a estação de crescimento e floração. Após a morte do solo, parte do fertilizante não é aplicada.

As inflorescências murchas são podadas e, no outono, elas removem a coroa verde, deixando não mais de 5 cm de galhos. Recomenda-se a cobertura do solo com turfa e folhas podres durante o inverno.

Volzhanka é despretensioso, tolera facilmente geadas severas e danos mecânicos. Não tem medo de doenças comuns, mas pode sofrer de pulgões, carrapatos e lagartas. Uma decocção de bardana ou inseticidas (Actellik, Intavir e outros) ajuda a lidar com pragas.

Uso em paisagismo

Arunkus é completamente auto-suficiente, é usado como tênia nos gramados. As plantas anãs são adequadas para o desenho de fronteiras, ao longo das margens dos reservatórios e do território adjacente.

Projeto decorativo

Essas plantas monumentais são usadas em plantações de grupo com árvores e arbustos de coníferas e caducifólias. Arunkus desaparece no início do canteiro, e as anuais brilhantes parecem espetaculares no cenário de uma vegetação brilhante.

As inflorescências vivas cortadas são pouco preservadas, mas são adequadas para secar e decorar composições secas.

Pin
Send
Share
Send