Pisonia - beleza motley em casa

Pin
Send
Share
Send

Pisonia é uma planta ornamental e exuberante que pertence à família Niktaginovy. Sua terra natal são as ilhas da Nova Zelândia e da Austrália, também encontradas nas Maurícias. Em nosso país, é cultivada como planta de casa, formando arbustos delicados e extensos. Os floristas ficam felizes ao notar que cuidar de um pison não é nada complicado, e um visual encantador não deixa ninguém indiferente.

Pisonia

Características botânicas

A flor de pisonia é uma planta perene. A planta possui um poderoso rizoma e brotos de terra alta. Tiros fortemente ramificam a partir da base e rapidamente lignificam, coberto com uma casca áspera marrom escura. A altura de uma planta adulta de interior pode atingir 2 me uma largura de 1 M. No ambiente natural existem espécimes com até 6 m de altura.O crescimento anual é pequeno, geralmente de cerca de 4-5 cm.

As folhas estão localizadas quase ao longo de todo o comprimento do caule. Eles têm uma haste muito curta ou ficam sem ela. Folhetos de forma ovóide ou oval estreitaram-se até a borda. As bordas das folhas são ligeiramente onduladas. O comprimento das folhas pode chegar a 25 cm e a largura, a 10 cm As veias de alívio são claramente visíveis na superfície da folhagem. A vegetação é verde brilhante; também são encontradas variedades variegadas com faixas ou faixas longitudinais brancas.

O período de floração da pisonia cai em junho-julho. Nos galhos jovens, aparecem inflorescências paniculadas frouxas de muitas flores tubulares brancas. As flores são bem pequenas, portanto não atraem tanta atenção quanto as folhas bonitas. No final da floração, pequenos frutos em forma de pequenas vagens com sementes podem ser amarrados. Vale ressaltar que alguns tipos de pisonia têm frutos pegajosos. Eles são capazes de furar não apenas insetos, mas até pequenos pássaros. Para esse recurso, a pisonia na pátria é chamada de planta de pássaro.







No gênero pisonia, 50 espécies são registradas. Todos eles são bastante altos. Para cultivar um arbusto dentro de casa, você precisa usar uma banheira de chão e podar regularmente.

Encontrado com mais frequência na cultura guarda-chuva pisonia. É um arbusto em forma de árvore de até 5 m de altura, com grandes folhas oblongas. As folhas são coletadas em algumas espirais em brotos jovens. A folha tem 20 a 25 cm de comprimento e 5 a 10 cm de largura e possui uma superfície lisa com veios em relevo e bordas levemente onduladas.

Guarda-chuva Pisonia

Os floristas preferem cultivar uma variedade decorativa dessa variedade - pisonia variegata. Seu tamanho não excede 1 m de altura e as folhas são caracterizadas por cores coloridas. Riscas ou listras raramente estão presentes nas folhas. Um padrão irregular e marmorizado é mais comum. Nas folhas verdes jovens, as manchas são brancas. Com o tempo, o branco muda para creme e amarelo.

Variegado de Pythonium

Pisonia é grande É uma árvore de até 20 m de altura e uma casca lisa de cor chocolate cobre o tronco e os galhos. Nos brotos jovens são rosetas de folhas amplamente ovais. As chapas finas, em forma de papel, têm 7 a 25 cm de comprimento e as inflorescências são bastante densas, consistindo de flores branco-rosa bem abertas. O comprimento das vagens cilíndricas é de 1,5 a 2,5 cm.

pisonia grande

Criação de pisonia

A reprodução da pisonia ocorre por sementes e métodos vegetativos. No entanto, a reprodução de sementes é possível apenas no ambiente natural. A pisonia interna é efetivamente propagada por estacas de enraizamento. As estacas são cortadas dos ramos apicais ou da parte central da coroa. Os primeiros distinguem-se pelas melhores propriedades decorativas e os segundos são mais fáceis de adaptar e criar raízes.

Seções com 2-3 entrenós são plantadas em uma mistura úmida de areia e turfa e cobertas com um filme. O enraizamento eficaz requer maior umidade e calor do ar (+ 21 ... +22 ° C). O processo de root leva cerca de 3 semanas. Com o advento das folhas jovens, as mudas podem ser cuidadosamente transplantadas em vasos separados. Agora eles são cultivados como plantas adultas e rapidamente crescem em copas.


Recursos de Cuidados

Pisonia nos cuidados é bastante despretensiosa, adapta-se facilmente ao meio ambiente. É difícil destruir a planta, mas para preservar a beleza, você terá que seguir várias regras para cuidar dela em casa.

Pisonia precisa de uma longa luz do dia e luz difusa. É ideal colocá-lo em uma sala com janelas orientais ou ocidentais. Recomenda-se o sombreamento da luz solar direta ao meio-dia, caso contrário, queimaduras aparecerão nas folhas. Com a falta de luz, os espécimes variados perdem a cor do mármore.

A temperatura ideal do ar para pisonia é de + 18 ... +20 ° C. No verão quente, você terá que arejar a sala com mais frequência, removendo a planta da corrente de ar. Ele não precisa fornecer um período de descanso, mas no inverno o resfriamento é permitido até + 16 ... +18 ° C. No verão, você pode retirar panelas no terraço ou no jardim, é importante escolher um lugar tranquilo, sem correntes de ar.

A rega da pisonia deve ser feita com frequência, mas em pequenas porções. Terra muito molhada pode causar podridão das raízes. A secagem geralmente é dada apenas pela camada superior da terra. Com a falta de umidade, as folhas murcham imediatamente e podem cair.

Pisonia normalmente existe em qualquer umidade. É permitida a pulverização ou lavagem pouco frequente sob um chuveiro quente. O pó não só estraga a aparência estética da planta, mas também interfere no processo respiratório. Após a lavagem, a água não deve se acumular no solo.

Para que a pisonia se desenvolva normalmente, ela precisa ser fertilizada de abril a outubro. Curativos especiais para plantas ornamentais e variadas são adicionados à água duas vezes por mês. A dosagem é calculada de acordo com as instruções.

O sistema radicular da pisonia cresce rapidamente e requer muito espaço, por isso é transplantado uma vez a cada 1-3 anos. Para o plantio, escolha uma panela funda e larga, 5-7 cm maior que a anterior. Para árvores pequenas, banheiras ou caixas de piso são úteis. O fundo do tanque é revestido com uma espessa camada de argila expandida, seixos ou tijolos quebrados. Um pedaço de terra com raízes é colocado sobre a drenagem e o espaço livre é preenchido com novo solo.

Para plantar pisonia, você pode usar o solo universal do jardim com uma reação neutra ou levemente ácida. Você pode fazer sua própria mistura do solo dos seguintes componentes:

  • terra de folha;
  • terra de relva;
  • turfa;
  • húmus decíduo;
  • areia do rio.

Possíveis dificuldades

Com cuidados inadequados, a pisonia pode sofrer de podridão radicular. É necessário transferir a planta para uma sala mais seca e reduzir a rega. O solo é tratado com uma solução fungicida. Às vezes, sinais de bolor aparecem nas folhas e brotos. Lidar com isso ajudará o tratamento com o foundationazol.

Folhas suculentas e tenras de pisonia amam ácaros, insetos, tripes e cochonilhas. Aos primeiros sinais de infecção, é necessário tratar a vegetação com um inseticida eficaz (kalbofos, actélico). O tratamento é repetido após uma semana para evitar reinfecção.

Pin
Send
Share
Send