Poskonnik é uma bela planta que forma arbustos altos e altos no jardim. É indispensável para criar composições de flores perenes, no entanto, os jardineiros domésticos ainda não estão muito familiarizados com a planta. Os botânicos chamam a flor "Eupatorium" (Eupatorium) com o nome de um dos reis antigos - Mithridates Eupator. A planta pertence à família Astrov e é encontrada principalmente nas florestas úmidas e brilhantes da Eurásia, África ou América. Poskonnik atrai com uma flor bonita e longa, que, com os devidos cuidados, irá deliciá-lo com a geada.
Descrição botânica
O rebento é uma planta arbustiva perene com rizoma desenvolvido. Na natureza, as formas anuais gramadas são raras. A altura dos brotos é de 30 cm a 2 m. Nas hastes retas e ligeiramente ramificadas estão as folhas de pecíolo. Eles são montados em frente ou em espiral. A placa da folha alongada assume uma forma lanceolada ou ovóide. Cada folha tem uma forma pinada ou lobada. Pequenos dentes são visíveis nas laterais dos lobos. Na maioria das vezes, a folhagem é pintada em verde escuro. Às vezes, existem veias cor de vinho ou manchas roxas escuras.
A floração começa em agosto e dura até o final do outono. Durante esse período, inflorescências paniculadas densas, consistindo de muitas flores pequenas, florescem no topo dos brotos. O diâmetro de uma "tampa" pode atingir 25 cm e as corolas são rosa, creme, branco ou roxo. Eles consistem em pétalas curtas e arredondadas e um monte de estames longos e filiformes. A floração é acompanhada por um aroma bastante intenso e agradável.
Após a polinização, os frutos amadurecem - aquênios com uma pequena crista. No interior são pequenas sementes alongadas com uma superfície áspera cinza-preta.
Espécies de plantas
No total, existem cerca de 600 variedades na família de poskonnik.
O peito é roxo. Este rizoma perene cresce a uma altura de 1,5 m. Folhas ovais-lanceoladas e pontiagudas são cobertas com uma pequena pilha. Folhetos são pintados na cor verde brilhante. Acima deles, destacam-se espetacularmente as inflorescências corymbose branco-rosa. As flores florescem em meados de julho e duram mais de um mês. A variedade é resistente ao gelo. A popular variedade Little Red cresce até 1 m de altura e forma matas compactas e delgadas. As densas inflorescências cor de rosa borgonha florescem no andar de cima.
A seiva está manchada. A vista é diferenciada por recursos poderosos e um tanto grosseiros. As hastes eretas de até 1,8 m de altura são cobertas com folhas de folhas curtas e com voltas. Placas de folhas verde-escuras ou azuladas são ovóides com uma borda pontiaguda. Os topos das hastes são decorados com inflorescências alongadas e mais soltas. Variedades populares:
- Atropurpureum - flores roxo-rosa florescem em caules de até 2 m de altura;
- Guarda-chuvas grandes - grandes inflorescências rosa-prateadas na Borgonha disparam 1,6-1,8 m de altura;
- Gateway - uma filmagem delgada com cerca de 1,5 m de altura é coroada com inflorescências abobadadas em rosa lilás;
- Riesenschirm - caules quase pretos de 1,5 a 1,8 m de altura com enormes inflorescências roxas.
Cânhamo Uma planta compacta com até 50 cm de altura tem uma haste vertical e ramificada da base. Ao redor da raiz espessada existem processos finos em forma de cordão. Folhas de três ou cinco dedos são presas a pecíolos curtos. Os lóbulos são verdes brilhantes e têm bordas serrilhadas. As inflorescências na forma de cestas densas estão localizadas no topo dos brotos. Prata-rosa flores florescem a partir de meados do verão. Variedades:
- Flora Peno - flores maiores e duplas florescem em brotos de até 1,6 m de altura;
- Variegata - em hastes de 75 cm de altura, há flores e folhas rosa brilhantes com uma borda branca;
- Álbum - o arbusto é coberto com inflorescências brancas.
Sobrancelha enrugada. Um arbusto com uma altura de 75-150 cm ao longo de todo o comprimento é coberto com folhas verdes escuras ovais ou ovóides. Folhetos com bordas serrilhadas são montados em frente. Brotos e folhagem jovem são pintados em tons de marrom. No topo, inflorescências de corimbose com botões brancos florescem. A floração continua de agosto a outubro. Variedades:
- Braunlaub - brotos, brotos e folhas jovens são pintados de marrom-bordô;
- O chocolate é uma variedade resistente ao gelo, com um tom roxo de folhagem e inflorescências brancas como a neve.
Reprodução
Para a propagação do peitoril da janela, são utilizados métodos vegetativos e de sementes. As sementes são pré-semeadas nas mudas. Para melhorar a germinação, recomenda-se a estratificação a frio por um mês. No início de março, o solo é preparado em estufa ou em vasos no parapeito da janela. As sementes são mantidas em uma solução de permanganato de potássio durante o dia e depois distribuídas no solo a uma profundidade de cerca de 5 mm. As culturas são cobertas com um filme, mas diariamente são exibidas e pulverizadas. Os brotos aparecem após 15 a 20 dias, são liberados do abrigo. Quando 4-5 folhas verdadeiras são formadas nas mudas, uma colheita é realizada. Em campo aberto, as mudas são plantadas na segunda quinzena de maio. As mudas de flores são esperadas no terceiro ano de vida.
Os arbustos a partir dos cinco anos de idade podem ser divididos em várias partes. O procedimento é realizado no início da primavera ou no final do outono. Os arbustos são desenterrados e cortados em um rizoma em várias partes, de modo que pelo menos 3 botões permaneçam em cada dividendo. As plantas devem ser plantadas imediatamente no solo e regadas abundantemente.
Mudas de enraizamento realizadas em junho. Use brotos jovens sem flores com 3 folhas. O enraizamento é realizado em solo úmido de turfa arenosa, sob um capuz. Em agosto, mudas são plantadas no jardim. No primeiro inverno, as mudas precisam de abrigo adicional.
Cultivo e cuidado do jardim
Um peitoril de janela despretensioso não exige muito esforço de um jardineiro. No entanto, para alcançar um florescimento abundante, várias regras devem ser seguidas.
Iluminação A planta prefere áreas ensolaradas e abertas. Pode adaptar-se à sombra, mas a floração não será tão longa e magnífica.
Aterragem Você precisa plantar e transplantar os arbustos no início da primavera, até que a planta comece a se desenvolver ativamente. Para um arbusto grande, faça um buraco bastante profundo. A distância entre as plantas deve ser de cerca de 1 M. Antes do plantio, recomenda-se adicionar cinzas, húmus e um pouco de farinha de ossos na cova. As raízes são limpas do solo antigo. A terra é socada e regada abundantemente.
O solo. Poskonnik prefere solos soltos e nutritivos com acidez neutra. Barras e solos argilosos são contra-indicados para ele.
Rega. Poskonnik adora água. Se houver um lago próximo, a planta poderá ser plantada em suas margens. É recomendável regar abundantemente e frequentemente os arbustos. O rizoma é resistente à leve estagnação da água; portanto, não tenha medo de derramar líquido sob os arbustos, mas a planta não tolera a seca. Para que a superfície do solo não seja compacta, ela deverá ser desapertada periodicamente. Você também pode cobrir a terra.
Adubo. Para um crescimento e floração mais ativos, o peitoril da janela precisa ser fertilizado. É conveniente usar complexos minerais. Durante a temporada, o curativo diluído é aplicado três vezes na raiz.
Poda. A poda não é necessária para a poda. Recomenda-se remover inflorescências murchas para evitar a auto-semeadura. Graus altos devem ser amarrados ou plantados ao longo de muros e cercas. Antes do inverno, os brotos são cortados na raiz.
Doenças e pragas. O pântano é resistente a doenças e ataques de parasitas. Apenas ocasionalmente os mineiros resistentes a inseticidas se instalam nele. Você pode se livrar das pragas apenas podando as folhas e os brotos danificados.
Viga de jardim
Os poskonniki são frequentemente usados em plantações em grupo, pois são excelentes tênias. Arvoredos de flores no meio do gramado irão decorar o jardim e atrair insetos de mel. Com a ajuda de variedades altas, você pode criar um plano de fundo para os habitantes mais baixos do canteiro. O peitoril da janela parece espetacular nas proximidades dos golfinhos, rudbeckia, coneflower, cereais ou astilbe.