Pilea é um gênero de plantas perenes e anuais da família Nettle. O habitat natural para ela são as florestas tropicais de quase todo o planeta. As plantas são tão diversas que às vezes é difícil combiná-las com um único nome. São formas gramadas e semi-arbustivas, com folhas em relevo ou variadas. Cuidar de uma serra é bastante simples. Graças às folhas graciosas, toca o ano todo com uma beleza incomum.
Descrição da planta
Pilea é uma cultura tropical cultivada em nossas latitudes dentro de casa. A planta, coberta com uma encantadora folhagem decorativa, cresce até 40 cm de altura. Forma soquetes compactos com hastes ramificadas, retas ou rastejantes. Folhas em pecíolos flexíveis são opostas. Eles têm uma forma redonda, oblonga ou ovóide. Existem variedades nuas ou pubescentes. Dependendo do tipo, o tamanho da folha pode variar bastante. É de 3 mm de diâmetro a 5-10 cm de comprimento. As bordas das folhas são serrilhadas ou sólidas.
No verão, nas axilas das folhas, florescem pequenas flores racemose com pequenas flores indefinidas. Corolas de um tom amarelado, rosa ou verde cremoso atraem pouca atenção. Em dias ensolarados, basta tocar nas flores, enquanto uma pequena nuvem de pólen se eleva no ar. O pólen é transferido para as plantas vizinhas e as poliniza.
Após a polinização, pequenos grupos de sementes amadurecem. Uma característica interessante das piléias é a distribuição de frutos amadurecidos. Eles têm estames longos e estéreis que, sob o peso do feto amadurecido, endireitam e, como uma catapulta, jogam sementes por longas distâncias. Foi registrado o fato da distribuição dos frutos a uma distância de 100 m.
Tipos de Pilea
Pilea é muito diversificada, existem mais de 400 variedades no gênero. Às vezes eles são muito diferentes um do outro. Alguns dos tipos:
Pilea Kadier. Uma elegante planta herbácea é distinguida por um padrão estrito nas folhas oblongas. A placa da folha com bordas serrilhadas é pintada de verde escuro. Na parte central, ao longo das veias, existem pontos esbranquiçados simétricos. O comprimento da folha chega a 10 cm e a uma largura de 4-5 cm, e os brotos finos e flexíveis são densamente cobertos por folhagem brilhante e geralmente penduram. A variedade decorativa "mínimos" é uma cópia em miniatura da serra Kadieu. Ele copia completamente suas formas e cores, mas mais de 2 vezes menos que a forma principal.
Peperia em forma de pêra. Uma planta minúscula tem uma haste ereta densa. Nele, em caules longos, são folhetos arredondados. Em forma, eles se parecem com folhas de nenúfares. A superfície brilhante é visível através de uma rede de veias em relevo. A folhagem é pintada em uma rica cor verde brilhante.
Pilões com folhas pequenas. A planta tem brotos carnudos e eretos, de um tom rosa ou verde. Nos galhos próximos um do outro, existem muitas folhas minúsculas com 3-5 mm de comprimento. As folhas brilhantes e carnudas transmitem luz e têm uma cor verde brilhante. Graças a eles, a planta é muito decorativa e tem uma aparência aberta.
Piléia monolítica. A cobertura do solo perene consiste em brotos rastejantes com pequenas folhas macias de forma arredondada. O diâmetro das folhas verde-prateadas não excede 1 cm, formando um chapéu contínuo e se assemelha a um denso tapete verde.
Pilea Spruce. Perene com brotos de hospedagem cresce 20 cm de altura. Distingue-se pelas lâminas espessas de cor verde clara. As folhas são salpicadas de sulcos ao longo das veias, então parece que há crescimentos de bolhas na folha. Os recessos são sombreados em bordô ou marrom. Os dentes são visíveis ao longo da borda da folha e o final é alongado e pontiagudo.
Reprodução
Pilea pode ser propagado por sementes e estacas. É quase impossível obter sementes maduras em casa e nem sempre é possível obtê-las nas lojas. Germinar as sementes em recipientes com areia e turfa. Eles são aprofundados em 0,5 cm e cobertos com um filme. As entradas aparecem dentro de 3-4 semanas. As plantas são afinadas e, com o advento de 4 folhas reais, mergulham em vasos separados. Para pilas jovens, é especialmente importante manter a alta umidade. Sem ele, eles morrem rapidamente.
Jardineiros amadores são mais propensos a usar o método Cherenkov. Ao longo do ano, você pode cortar as partes de brotos de 5 a 8 cm de comprimento, cada caule deve ter de 2 a 4 pares de folhetos. Enraizá-los na água. Com o advento das primeiras raízes, as plantas são plantadas em solo rico em húmus e com muita areia. As estacas contêm sob uma tampa, mas ventilam regularmente. Quando a flor enraíza bem e começa a brotar, ela é ensinada a crescer sem abrigo por 10 a 12 dias.
Home Care
A Pilea é plantada em vasos pequenos e pequenos, com solo solto e bem drenado. A planta prefere solo neutro ou ligeiramente ácido. Na mistura do solo, é necessário adicionar o solo do turf, o húmus frondoso, a areia e a turfa. Uma camada espessa de drenagem é necessariamente colocada no fundo da panela. O rizoma das piléias não é profundo da superfície, portanto a planta não pode ser aprofundada demais. Um transplante de flores é realizado na primavera, a cada 1-2 anos.
Iluminação Pilea não gosta de cair sob a luz solar direta. Penumbra ou luz difusa é preferida. A flor é colocada no fundo da sala ou nos peitoris das janelas orientais e ocidentais. No verão, os pilões são expostos na rua ou na varanda. Precisa de uma cobertura e proteção contra correntes de ar.
Temperatura A Pilea não tolera bem o calor, o ambiente deve ser moderadamente quente. É aconselhável não aumentar a temperatura perto da planta acima de + 25 ° C. No inverno, recomenda-se um conteúdo fresco a uma temperatura de + 16 ... + 18 ° C.
Umidade. Os Pileas vivem nos trópicos, por isso precisam de alta umidade (65% e acima). Ao mesmo tempo, não é recomendado borrifar a coroa, para não danificar as folhas. Use bandejas com água, argila expandida úmida ou musgo, além de umidificadores. Terra e folhas não devem entrar em contato com a água.
Rega. Entre a rega, a camada superior da terra deve secar. Ao mesmo tempo, as raízes não suportam secas severas. Regue as plantas com água macia e bem purificada. O excesso de líquido deve deixar o solo e o depósito imediatamente.
Adubo. Na primavera e no verão, a mosca está aumentando ativamente sua massa verde e precisa de alimentação regular. Uma solução de fertilizante mineral para plantas decorativas e decíduas é derramada no solo duas vezes por mês. Mesmo no inverno, a cobertura não para completamente. Mensalmente faça meia porção de fertilizante.
Aparar e rejuvenescer. As hastes da piléia crescem rapidamente, enquanto a parte inferior pode ser exposta e perder a atratividade. Para manter a compacidade dos arbustos, eles são aparados regularmente, estimulando assim a formação de brotos laterais. Após 3-4 anos, a serra é rejuvenescida. As estacas estão enraizadas e a planta antiga é destruída.
Possíveis dificuldades
Pilea é sensível a inundações e é facilmente afetado pelo oídio. É necessário seguir rigorosamente as recomendações para molhar e umidificar o ar. Quando uma placa acinzentada aparece nas folhas e no caule, além de um odor podre, são realizados tratamentos de poda e fungicidas.
Dos parasitas, cochonilhas, ácaros e tripes me incomodam mais. Parasitas são destruídos por inseticidas.
Se as folhas das pilas começaram a franzir a testa e a cair, o regime de temperatura na sala é violado. É necessário aumentar ou diminuir a temperatura para + 20 ... + 25 ° C. As folhas ficam pálidas e perdem sua cor manchada em uma luz muito brilhante. Com a falta de luz, as folhas ficam menores e os brotos são muito alongados.