Stapelia é uma planta suculenta perene com brotos carnudos e flores surpreendentemente bonitas. Devido ao formato das flores, semelhante à estrela heterogêneo, é popularmente chamada de "Estrela da Ordem" ou "Estrela do Mar". A planta pertence à família Kutrov. Sua terra natal é o sul e o sudoeste da África, onde a flor vive perto de lagoas e nas florestas nas encostas das montanhas. Como a maioria das suculentas, o estapelo cresce praticamente sem cuidados, por isso é adequado para jardineiros preguiçosos ou ocupados.
Descrição botânica
Stapelia é uma planta perene de tamanho compacto. A altura dos espécimes adultos varia de 10 a 60 cm e possui um sistema radicular superficial pouco desenvolvido. A parte do solo consiste em processos nervurados ramificados com pele lisa. Brotos carnudos curvos são pintados de verde brilhante com manchas amareladas ou rosa e um revestimento ceroso esbranquiçado. Eles têm 4-6 faces de vários graus de severidade, ao longo das quais estão localizadas as saliências de alívio, semelhantes a espinhos curtos e anzol.
Muito interessante é o florescimento da estapelia, que ocorre com mais frequência no verão. Primeiro, formam-se brotos grandes e arejados, do tamanho de um ovo de galinha. Eles estão localizados na parte inferior da filmagem, embora possam estar localizados no topo. Cada flor tem seu próprio pedúnculo caído. Os botões florescem em flores em forma de sino ou planas de cinco pétalas. Seu diâmetro é de 5 a 30 cm e as bases das pétalas carnudas se fundem em um funil central. Muitas vezes, no meio, há um rolo de carne. Em toda a superfície das pétalas ou apenas ao longo da borda, há longas vilosidades glandulares de cor branca ou rosa claro. Coloração de flores pode ser heterogêneo amarelo-bordô, limão ou vermelho-laranja.
As flores são muito incomuns e bonitas, mas ao mesmo tempo exalam um cheiro muito desagradável e fétido. Isso se deve ao fato de os principais polinizadores serem moscas. Somente eles são capazes de alcançar os sacos de pólen. Após a polinização, as sementes amadurecem em caixas de sementes carnudas por muito tempo, o processo pode levar até um ano ou mais.
Tipos populares de rampa de lançamento
Segundo a classificação internacional, existem 56 espécies no gênero stapelia. Muitos deles são muito decorativos devido à forma incomum das flores.
Stapelia de flores grandes. Esta suculenta perene cresce brotos verdes tetraédricos. Muitas vezes eles se ramificam a partir do fundo. Na parte inferior do caule, no verão, forma-se uma flor em um pedúnculo longo e flexível. Suas pétalas lanceoladas lembram uma estrela do mar em forma. O diâmetro da corola atinge 15 a 25 cm e as pétalas de cor púrpura ou bordô são densamente cobertas por longas vilosidades prateadas. A floração dura 2-5 dias. Durante esse período, praticamente não há um aroma desagradável.
Stapelia motley. A planta tem caules verdes brilhantes e carnudos, que em seção formam um círculo quase regular. Dentes enganchados estão localizados ao longo das nervuras alisadas. A altura da filmagem compacta não excede 10 cm No verão, flores multicoloridas brilhantes florescem com um diâmetro de 5 a 8 cm e são pintadas em amarelo ou creme, contra as quais são visíveis manchas marrons ou marrons contrastantes. A corola achatada no centro tem um anel convexo, que é emoldurado por pétalas triangulares. O odor desagradável durante a floração é bastante forte. A planta se adapta facilmente a condições adversas.
Starapelia em forma de estrela. Os rebentos tetraédricos da planta não excedem 20 cm de altura e são cobertos com uma pele esverdeada suave com manchas rosa ou roxo claro. Pequenos dentes estão localizados ao longo das fronteiras. As flores são agrupadas por 1-3 peças na base dos brotos. Eles têm pedicelos longos e finos. Um nimbus aberto em forma de estrela mede de 5 a 8 cm de diâmetro e as pétalas são fortemente dissecadas e torcidas para trás ao longo do eixo longitudinal. As flores têm uma superfície brilhante e irregular. As vilosidades são agrupadas ao longo das margens laterais. A cor da flor consiste em tons de vermelho, laranja e amarelo.
Stapelia ferruginous. A altura desta planta suculenta não excede 15 cm e possui hastes verde-claras com nervuras. Durante a floração, até três flores florescem ao mesmo tempo. Eles estão localizados na base da filmagem em pedúnculos longos e caídos. O diâmetro da flor amarelo-limão não excede 5 cm e sua superfície é coberta por muitas vilosidades rosa pálidas ou esbranquiçadas. Os processos translúcidos terminam com um espessamento no final.
Stapelia gigantesco. A planta possui brotos longos e carnudos com entalhes verticais profundos. Durante a floração, floresce os botões maiores, cujo diâmetro chega a 35 cm, e a peluda flor de cinco pétalas é pintada em um tom amarelo-cremoso com traços sutis de bordô. As bordas das pétalas são muito estreitas e alongadas. Muitas vezes, as pontas são torcidas em espiral. Ao florescer, a planta exala um cheiro intenso de carne podre.
Stapelia dourado roxo. A altura dos rebentos carnudos de cor verde escura não excede 10 cm, as flores florescem na parte superior das hastes e juntam 1 a 3 brotos. O diâmetro da corola é de cerca de 4 cm e lembra uma estrela plana com tentáculos estreitos e altamente dissecados. A superfície das pétalas é coberta com pequenos tubérculos e pintada em verde claro ou amarelado. O centro contrasta com os picos. É densamente coberto com uma pilha rosada e pintado em tons de branco e roxo. O aroma das flores desta variedade é bastante agradável, embora fraco.
Métodos de criação
A reprodução do stapelia é realizada por sementes e estacas. As sementes recém-colhidas e bem amadurecidas são semeadas imediatamente em solo úmido de turfa. Eles são distribuídos na superfície, pressionados e levemente triturados com areia. O tanque é pulverizado diariamente a partir de um frasco de spray. Os primeiros brotos podem ser observados após 22-28 dias. Mudas de 1 a 1,5 cm de altura mergulham em xícaras descartáveis ou em pequenos vasos com solo para suculentas. O próximo transplante é realizado em um ano.
Stapelia é facilmente propagada por estacas. Para fazer isso, corte um processo lateral de 3 a 5 cm de altura na primavera com uma lâmina cuidadosamente limpa.O local de corte das estacas e da planta mãe é triturado com carvão. Antes do plantio, os caules são secos ao ar por um dia e depois enraizados na areia e no solo de turfa. É suficiente empurrar o caule no solo e criar suporte para ele. Após o aparecimento das raízes, a planta é transplantada para uma terra fibrosa leve a partir de uma mistura de grama, solo de folha, carvão e areia de rio.
Plantar e cuidar em casa
Stapelia é uma planta bastante frágil, portanto o transplante deve ser realizado com muito cuidado. Para não quebrar as raízes, eles usam o método de transbordo com a preservação de um coma de terra. O melhor momento para transplantar é a primavera. Execute o procedimento uma vez a cada 1-3 anos. Ao mesmo tempo, brotos secos e velhos podem ser removidos e um arbusto grande pode ser dividido em várias partes.
A panela deve ser rasa, mas larga o suficiente. Na terceira altura, é preenchido com material de drenagem (argila expandida, seixos, fragmentos de tijolo vermelho). O espaço livre entre as raízes e as paredes é preenchido com o solo com uma reação neutra ou levemente ácida. O solo deve conter uma grande quantidade de areia do rio, além de terrenos para grama e um punhado de carvão. Imediatamente após o plantio, a rampa de lançamento deve ser colocada com iluminação difusa. Evite molhar por uma semana. Quando a flor se adapta ao novo solo, elas começam a umedecer o solo com cautela.
A assistência domiciliar à rampa de lançamento não é difícil. Com o local certo, a flor não precisa de atenção excessiva. Se estiver excessivamente protegido, muitas vezes regado e reorganizado de um lugar para outro, pode ficar doente.
Iluminação Stapelia precisa de iluminação intensa e brilhante. Pode ser colocado nos peitoris das janelas sul, oeste e leste, mas no verão pode ser protegido do sol do meio-dia. Excesso de luz e exposição à luz solar direta causam queimaduras. Eles aparecem manchas marrons secas nas folhas. Mesmo o avermelhamento das hastes é o primeiro sinal de um problema. No inverno, as salas do norte podem precisar de iluminação adicional.
Temperatura Na primavera e no verão, a temperatura ideal do ar é + 22 ... + 26 ° C. Você pode levar a flor para a varanda, mas proteja-a cuidadosamente dos rascunhos. Em novembro-fevereiro, é necessário fornecer à planta um período de descanso. Nesse momento, ele deve ser mantido em uma sala bem iluminada e arejada (+ 14 ... + 16 ° C). Arrefecimento abaixo de + 12 ° C não é permitido.
Umidade. Como qualquer planta suculenta, o stapelia tolera bem o ar seco. Ela não precisa de pulverização adicional. Banhos pouco frequentes sob um banho quente são permitidos; no entanto, durante o período de floração, eles devem ser abstidos. Ao nadar, você precisa proteger o solo da baía.
Rega. Stapelia precisa de rega moderada, de modo que entre as irrigações o solo seque pela metade. No outono, quando a temperatura diminui, a rega é menos comum. No inverno, basta derramar quantas colheres de sopa na panela para umedecer levemente o solo.
Adubo. Entre abril e setembro, as estépulas são fertilizadas duas vezes por mês com compostos minerais para cactos. A solução fertilizante é derramada no solo a uma pequena distância das raízes. O complexo deve conter uma quantidade suficiente de potássio, pois aumenta a imunidade da planta. No outono, a cobertura é parada completamente.
Possíveis dificuldades
Com os devidos cuidados, o stapelia não sofre de doenças de plantas. Se o solo for derramado regularmente, pode apodrecer a raiz. Nesse caso, é quase impossível salvar a planta mãe. Você precisa ter tempo para cortar estacas saudáveis e enraizá-las. Os parasitas quase nunca se instalam na rampa de lançamento, assim você não precisa se preocupar com a segurança da flor.
Ao cuidar de uma planta, é necessário prestar atenção à sua aparência. Se as hastes ficarem pálidas e enrugadas, isso indica um compartimento. Brotos finos e alongados indicam falta de fertilizantes e iluminação. Se o período de inatividade estiver incorretamente organizado e houver falta de iluminação, o florescimento poderá não ocorrer.