Para que as árvores do jardim cresçam bem e dêem frutos, elas precisam de cuidadoso cuidado. Uma das técnicas agrotécnicas que você deseja executar regularmente é a lavagem de macieiras. Está incluído no complexo geral de proteção de árvores contra pragas. Este trabalho não é considerado difícil, mas requer algum conhecimento e certas habilidades.
Timing whitewash macieiras
Há um acalorado debate entre os jardineiros sobre o momento desse procedimento. Alguns estão convencidos de que é racional realizá-lo no outono, mas propõem abandonar a primavera - supostamente entope os poros do córtex e causa mais mal do que bem.
Os defensores da cal de primavera argumentam sua escolha dizendo que é capaz de proteger a casca da exposição à luz solar, para salvar pragas, que são ativadas neste exato momento após a hibernação. Ou seja, é a cal de primavera que ajuda a preservar a saúde da árvore dos efeitos adversos do meio ambiente.
Então, quando é realmente branquear as macieiras, para que seja cientificamente correto e traga apenas benefícios, não danos?
Especialistas acreditam que a realização de cal branca na primavera ajuda a proteger a árvore dos efeitos nocivos do sol. Concorde que na primavera o clima é muito instável. Durante o dia, a temperatura ambiente aumenta durante o dia e depois cai abaixo de zero à noite. O tronco de uma árvore com casca escura atrai ativamente a luz do sol. Isso leva ao fato de a casca esquentar durante o dia e à noite ocorre um forte resfriamento. Esse contraste pode fazer com que a casca rache. Se o tronco estiver embranquecido, isso ajudará a refletir os raios, o que salvará a casca da árvore das queimaduras.
A cal branca na primavera também protege contra todos os tipos de pragas que acordam ativamente após um longo sono de inverno. Dependendo da região, o tempo do procedimento varia.
Tabela: datas para o branqueamento de primavera das macieiras
Região | Datas |
Regiões do sul da Rússia | Segunda metade de março |
A faixa do meio da Rússia | Primeira metade de abril |
Noroeste da Rússia | Meados de abril |
E para obter a máxima proteção, ela deve ser realizada de acordo com todas as regras.
Como branquear macieiras na primavera
A lavagem de roupas deve ser feita em clima seco, uma vez que a composição de clareamento deve ter tempo para penetrar na casca.
A coloração é feita com um pincel. Uma opção adequada para esse procedimento é o pincel do pintor.
A composição é distribuída uniformemente por toda a superfície do tronco. As árvores são branqueadas a uma altura que pode ser alcançada - pelo menos 1,5 m As árvores jovens são branqueadas até os primeiros galhos.
Opções para composições para caiar
A composição da lavagem branca deve atender a três requisitos obrigatórios:
- ser o mais branco possível para refletir melhor a luz solar;
- fique na casca por muito tempo e não lave;
- contêm componentes para proteger contra pragas de insetos.
Opções para a cal finalizada da loja
Se você não tem tempo ou deseja cozinhar a lavagem, você pode comprá-la pronta:
- Michurinka é uma cal branca seca para arbustos e árvores, é facilmente diluída em água e possui propriedades bactericidas devido a aditivos especiais;
- tinta de jardim para árvores - projetada para colorir árvores frutíferas e arbustos, ecológica;
- pintar para árvores Aliança - tem um efeito curativo e protege bem dos insetos;
- Bloco de cal com limão e giz - protege contra queimaduras solares e parasitas adicionando sulfato de cobre.
Cozinhar a própria cal
Se não for possível comprar uma cal branca pronta, você pode cozinhá-la. Cal mais frequentemente usada para cal.
Cal (peças, pó de calcário) e cal. Para branquear árvores, use cal reduzida. O procedimento para extinguir o cal rápido não é tão aleatoriamente chamado: quando a água é adicionada, ocorre uma reação violenta na qual o calor é gerado. Portanto, isso deve ser feito com cautela, observando estritamente as regras que ajudarão a evitar queimaduras. Você pode comprar limão pronto ou cozinhá-lo sozinho. A sequência de ações é a seguinte:
- O limão é derramado em um recipiente limpo e profundo.
- Despeje com água fria na proporção de 1: 1.
- Com a interação, uma reação começará, na qual a mistura ferve: assobia e esquenta. O processo de ebulição pode continuar por até uma hora.
- Após a sua conclusão, o conteúdo é agitado suavemente com uma vara de madeira.
A composição da mistura para a lavagem das macieiras na primavera inclui os seguintes componentes:
- 2,5-3 kg de cal abatida (cotão);
- 10 l de água;
- base adesiva - 200-300 g de pasta de farinha.
Jardineiros experientes aconselham a adição de argila à composição clássica de cal (a consistência deve ser semelhante a 20% de creme de leite), sulfato de cobre (500 g) e um pouco de leite - isso torna a solução menos fluida e mais resistente à superfície.
A maneira mais fácil é primeiro misturar os ingredientes secos, adicionar 2-3 kg de argila à mistura, diluir com água no estado desejado e misturar bem.
Cal com tinta à base de água
Ao usar tinta à base de água para caiar árvores, um filme denso se forma no tronco, que não é lavado pelas chuvas.
A principal desvantagem dessa tinta é que ela não respira. Só pode ser usado em árvores maduras. A tinta de emulsão aquosa protege bem do gelo e do sol, mas não dos parasitas. No entanto, o sulfato de cobre não pode ser adicionado a esta tinta, pois nesse caso a tinta escurece e o objetivo principal da coloração não é alcançado.
Vídeo: o melhor para embranquecer macieiras
Preparação preliminar da árvore para caiação
Antes de começar a pintar diretamente o tronco da macieira, é necessário executar os trabalhos preparatórios:
- Para limpar o stamb de velhas cascas mortas, musgos e líquenes, que são a fonte de fungos. Isso pode ser feito com uma espátula de plástico, de preferência após a chuva. Tudo o que foi removido da árvore deve ser queimado.
- Então você precisa ir para o local da escovação futura.
- Depois disso, o barril limpo deve ser desinfetado com uma solução de sulfato de cobre. Isso pode ser feito de forma independente. Para isso, dissolva 100 g da preparação seca em 10 l de água e processe o barril, aguardando a secagem completa.
- Se aparecerem ferimentos durante a remoção da casca velha, é necessário cobrir o local da lesão com var.
Ca de uma velha macieira na primavera
O processo consiste nas seguintes ações:
- Prepare uma solução para a lavagem e deixe fermentar por 2 horas.
- Use luvas para proteger as mãos do contato com a solução.
- As macieiras começam a clarear a partir de seções desprotegidas do tronco.
- Agite a solução regularmente para manter a consistência desejada.
- A solução é aplicada com um pincel em uma camada fina, partindo de 4-5 cm do nível do solo e cerca de 30 cm do ramo inferior da estrutura (em macieiras jovens, apenas o tronco deve ser coberto com cal e, em árvores antigas, os galhos esqueléticos inferiores podem ser pintados). Comece a lavagem por baixo.
- Deixe a primeira camada secar. Mexa a tinta novamente e manche a maçã com uma segunda camada.
Especialmente com cuidado, você deve aplicar uma camada de cal no lado sul.
Como existem muitas macieiras em nosso jardim, além de quase todas elas não serem muito jovens, leva muito tempo para caiá-las. Temos que realizar um pré-tratamento dos troncos e depois a lavagem das roupas. Branqueamos macieiras duas vezes por ano, usando para esse efeito uma solução à base de cal com adição de cola PVA, argila e leite.
Caiação de macieiras jovens na primavera
Entre alguns jardineiros, há uma opinião de que a lavagem de árvores jovens na primavera não é necessária. Os defensores dessa posição argumentam que as macieiras mancham somente depois que a casca fica mais forte e rachaduras se formam nela, nas quais os insetos podem se instalar. Esta é uma opinião errada. Para uma planta frágil, as queimaduras são ainda mais indesejáveis. Portanto, é necessário colorir jovens macieiras em branco, se você quiser mantê-las saudáveis.
Para mudas jovens com menos de dois anos, a lavagem branca com giz é mais adequada, pois o limão pode ferir a delicada casca de uma árvore.
Aqui está uma das receitas universais para "pintar" usando giz:
- água - 2 l;
- giz - 300 g;
- sulfato de cobre - 2 colheres de sopa;
- cola de escritório - 200 g;
- argila - 200 g;
- 20-30 g de carbofos ou uréia.
Todos os componentes são misturados até formar uma massa homogênea e iniciar o tingimento.
Esta composição serve não apenas como medida preventiva contra queimaduras solares e pragas, mas também aumenta a imunidade a várias doenças. Esta é uma das receitas universais. A propósito, no outono também pode ser usado.
A casca de macieira é a sua "pele", requer uma atitude cuidadosa e cuidados. O ambiente afeta diariamente, e esse efeito não é apenas positivo. E, portanto, a lavagem regular regular terá um efeito benéfico sobre o estado das árvores. As macieiras agradarão com uma colheita generosa e ficarão muito menos doentes.