Nolina é uma planta perene com um tronco em forma de garrafa fortemente inchado. Seu habitat é do Texas até as regiões norte do México. Nolina também é chamada de "sidekorney", "tree bottle", "perna de elefante" ou "rabo de cavalo". Anteriormente, o gênero pertencia à família Agave, mas hoje é classificado como um representante da família Asparagus. No ambiente natural, árvores incomuns atingem uma altura de 8 m. Os nolins internos são mais compactos e altamente decorativos. Além disso, eles são bastante despretensiosos nos cuidados.
A aparência da planta
Nolina é uma planta perene suculenta com tronco baixo lignificado. A parte inferior do tronco (caudex) está muito inchada. Destina-se ao acúmulo de umidade, uma vez que as plantas da natureza vivem em regiões com um longo período de seca. Acima do caudex, há um ou mais troncos mais estreitos. As partes lignificadas da planta são cobertas com uma casca marrom clara ou acinzentada. Sob a pele fina, esconde uma suculenta carne verde.
As folhas de nolin estão localizadas na parte superior do tronco, parecendo uma palmeira. Chapas de chapa sólida são de forma linear. Uma superfície dura com veias longitudinais em relevo é pintada de verde escuro. O comprimento das folhas é de 30 a 100 cm e os chapéus são tecidos a partir das folhas em casa. Eles são caracterizados por alta resistência ao desgaste. À medida que crescem, as folhas inferiores secam e morrem, e novas aparecem de cima a partir do centro da saída. Este é um processo natural que não requer cuidados adicionais.
Sob condições naturais, o nolin produz flores. As plantas de interior não florescem. As inflorescências paniculadas se elevam acima da parte principal da folhagem. Consistem em pequenas flores branco-amareladas com um forte aroma agradável. Após a polinização, os cachos de sementes secas com sementes planas arredondadas de cor marrom amadurecem.
Tipos de Nolina
O gênero inclui cerca de 30 espécies de plantas. Em nosso país, apenas alguns deles são encontrados em lojas de flores.
Nolina dobrou (recurvou). A variedade mais comum com um tronco fortemente inflado abaixo. Tal árvore de garrafa no ambiente natural pode atingir 1 m de diâmetro. No topo do tronco fino, há um monte de folhas duras em forma de fita. Na maioria das vezes, eles crescem em um arco, mas podem se contorcer e torcer. A superfície da folhagem é pintada de verde escuro. O comprimento da folha atinge 1 m e a largura é de apenas 1 a 2 cm No verão, uma planta bem cultivada pode produzir inflorescências de panículas cremosas.
Nolin longifolia (longifolia). Uma planta baixa com um tronco de garrafa no topo é coberta com muitas folhas muito estreitas e longas. As folhas inferiores secas não caem imediatamente, mas formam uma exuberante saia de palha ao redor do tronco, coberta com uma casca de cortiça grossa com rachaduras profundas.
Nolina comprimido (estricta). O tronco da planta tem uma forma mais achatada e achatada. Os nolins jovens desta espécie se assemelham a uma lâmpada larga com um monte de verduras longas.
Nolina Lindemeira (Lindheimeriana). Muito bonita planta ornamental. Brotos longos e finos crescem a partir do caudex espessado, sobre o qual floresce um denso feixe de folhas verdes escuras e retorcidas. Montes encaracolados podem atingir a própria terra, apesar do fato de as plantas domésticas atingirem relativamente rapidamente o auge do crescimento humano.
Reprodução
O nolin pode ser propagado por sementes e processos laterais. Antes do plantio, as sementes são embebidas por um dia em um estimulador de crescimento e depois distribuídas na superfície do solo de turfa. Eles são pressionados no chão e levemente polvilhados com terra. O recipiente é coberto com um filme e colocado em um local quente (cerca de + 20 ° C) e bem iluminado. As sessões aparecem dentro de 10 a 15 dias. É muito importante mantê-los em uma sala bem iluminada. Fortes, semelhantes às cebolas pequenas, as plantas são cuidadosamente transplantadas sem mergulhar em vasos separados. Às vezes, pratique o plantio conjunto de 2-3 mudas. Nesse caso, elas crescem e se entrelaçam com as raízes, formando a semelhança de uma única árvore com três troncos.
As estacas de enraizamento são realizadas muito raramente, pois quase nunca se formam. Às vezes, os rins adormecidos acordam no caudex. Como resultado, além do tronco principal, vários processos laterais são formados. Esse processo pode ser separado e enraizado. Corte-o com uma lâmina estéril o mais próximo possível do tronco. Locais de cortes nas estacas e na planta mãe são tratados com carvão moído. As estacas são enraizadas em um recipiente com uma mistura de areia, turfa e vermiculita. Umedeça o solo suavemente e cubra com uma tampa. Mantenha as mudas em uma sala bem iluminada a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. As raízes aparecem com rapidez suficiente, como evidenciado pelas folhas jovens. O nolin enraizado é transplantado para uma panela permanente e a tampa é removida.
Regras para transplantes
Os nolins jovens são transplantados anualmente; para plantas mais velhas, um transplante é suficiente em 3-5 anos. O sistema radicular da planta está nas camadas superiores do solo; portanto, o vaso deve ser selecionado raso, mas largo. Você não pode levar imediatamente um recipiente muito maior, ele deve ser 2-3 cm mais largo que o anterior.
O solo para bokarneya deve ter uma reação neutra ou levemente ácida, estrutura leve e boa permeabilidade ao ar. A mistura pode ser composta por:
- areia de rio (2 partes);
- turfa (1 parte);
- terreno de folha (1 parte);
- húmus foliar (1 parte);
- relva (2 partes).
Nolina prefere um transplante seco, ou seja, uma semana antes e após o procedimento, a planta não é regada. Durante o transplante, parte do antigo coma de terra deve ser removido e as raízes examinadas quanto à podridão. Áreas danificadas são cortadas. O material de drenagem é derramado no fundo da panela e o espaço entre as raízes e as paredes é preenchido com uma mistura composta de solo. Caudex não pode ser enterrado.
Home Care
Não é muito difícil cuidar da nolina, mas a conformidade com certas regras é obrigatória.
Iluminação Nolina precisa de longas horas de luz do dia (12 a 14 horas) e iluminação brilhante. Pelo menos algumas horas por dia, a luz solar direta deve cair sobre ela. Mesmo no peitoril da janela sul, no calor do verão, não aparecem queimaduras nas folhas. As plantas podem ser expostas ao ar fresco, mas você precisa protegê-las cuidadosamente contra correntes de ar e resfriamento noturno repentino.
Temperatura No verão, nolin se sente bem a + 22 ... + 27 ° C. Pode suportar um calor ainda mais intenso. Para o inverno, as plantas recebem um período inativo. Eles são mantidos em uma sala fria com uma temperatura de + 12 ... + 14 ° C. Se você não pode proporcionar um inverno frio, é necessário colocar a flor na sala mais brilhante ou usar phytolamps.
Umidade. Nolina prefere umidade normal ou levemente elevada. Em uma sala com ar seco, especialmente perto de aparelhos de aquecimento, as pontas das folhas podem secar. A pulverização e o banho regulares sob um banho quente ajudarão a lidar com o problema. A água para esses procedimentos deve ser bem purificada, caso contrário, calcário aparecerá nas folhas.
Rega. Molhar a bainha deve ser moderado. O solo entre a rega deve secar metade ou mais. Graças ao fluido acumulado no caudex, a planta pode existir por até um ano sem regar. No outono, a rega é significativamente reduzida. No inverno, você pode ficar sem eles, mas apenas quando a temperatura cai para +10 ... + 15 ° C. Se o solo for derramado regularmente, as raízes sofrerão podridão e será muito difícil salvar até uma planta adulta.
Adubo. Na primavera e no verão, a nolina é fertilizada duas vezes por mês com complexos minerais para suculentas. O fertilizante diluído é derramado no solo a alguma distância do tronco, para que as queimaduras não apareçam. Percebe-se que, com regas e fertilizantes frequentes, a folhagem de nolin se desenvolve melhor. Se você regar a planta com menos frequência e limitar a alimentação, o caudex cresce mais rapidamente.
Possíveis dificuldades
Com os devidos cuidados, o nolin não sofre de doenças de plantas. Seu suco e folhagem dura protegem perfeitamente a flor dos parasitas. Somente em casos raros, a infecção por crostas, tripes e ácaros é possível. É fácil se livrar dos parasitas com a ajuda de inseticidas, banhos regulares e esfregando as folhas.
Alguns erros de cuidados podem ser entendidos pelo aparecimento de nolins. Se o tronco estiver muito extenso, isso indica falta de iluminação. Quando as pontas das folhas secarem, você deve hidratar. Durante o inverno, o tronco pode secar e ficar enrugado. Este é um processo natural, na primavera a planta acumulará umidade e inchará novamente.