Haworthia - suculentas em miniatura para casa

Pin
Send
Share
Send

Haworthia é uma planta suculenta perene da família Asphodel. Suas rosetas com folhas carnudas de uma forma incomum são muito decorativas, então a haworthia ganhou popularidade como planta de casa. O gênero tem uma grande variedade. As plantas individuais são muito diferentes umas das outras; portanto, os jardineiros costumam organizar um jardim em miniatura. Eles usam papoulas haworthia e outras plantas suculentas. O local de nascimento de Haworthia é a África do Sul. Regiões áridas do deserto. A planta pode ser encontrada em colinas arenosas, aterros rochosos e entre matas de grama dura.

Descrição botânica

Haworthia é uma planta suculenta atrofiada. Em ambientes internos, sua altura é de 5 a 15 cm e, na natureza, soquetes velhos podem crescer até 1 m de altura. Além disso, o crescimento anual é muito pequeno e uma planta pode viver até 20 anos. Então é gradualmente substituído por crianças. Rosetas consistem em folhas carnudas alongadas que estão localizadas perto do solo. Somente às vezes haworthia tem um tronco carnudo pronunciado.

A folhagem coberta com pequenos crescimentos verrugosos ou cílios finos e finos tem uma forma de quilha com uma extremidade pontiaguda ou arredondada. As folhas são pintadas de verde claro, verde escuro ou azulado. Variedades variegadas com manchas marrons, avermelhadas ou prateadas são encontradas. Sob uma pele fina, às vezes transparente, um tecido carnudo é escondido. Serve para acumular água. As rosetas Haworthia formam matas ou gramados quase contínuos que podem cobrir toda a superfície do solo.








Mesmo em casa, a haworthia às vezes floresce. No entanto, as flores não podem competir com a folhagem em beleza. Eles florescem em maio-junho em pedúnculos curtos e espessados ​​e são coletados em um pincel. O nimbus cilíndrico tem 6 pétalas fundidas na base. As flores são branco-esverdeadas ou rosadas. Como a floração requer muita força das plantas suculentas e, depois disso, as plantas morrem às vezes, as inflorescências são cortadas no estágio de brotamento.

Tipos de Haworthia

O gênero haworthia possui mais de 150 espécies de plantas. Muitos deles são usados ​​na cultura.

Haworthia listrado (H. fasciata). Uma planta suculenta, muito amada pelos cultivadores de flores, forma uma densa roseta de folhas sem caule, perto do chão. Consiste em folhas grossas e quilhadas com uma borda pontiaguda. O diâmetro desse soquete pode chegar a 15 cm e uma única folha - 5 a 10 cm.A superfície da folha é coberta com nervuras transversais. A superfície verde escura ao longo dos crescimentos é pintada em prata ou verde claro.

Haworthia listrado

Hworthia da pérola (H. margaritifera). A planta herbácea perene cresce folhas ovais carnudas com 7-8 cm de comprimento e até 25 mm de largura. É praticamente desprovido de caule. Folhetos rígidos e pontiagudos são fortemente inflados na parte inferior e estreitados e curvados na parte superior. Crescimentos pontiagudos de cor branco perolado estão localizados ao longo das bordas laterais. Durante o período de floração, produz um pedúnculo de até 60 cm de comprimento com inflorescência racemose de pequenas corolas verde-claras.

Haworthia pearl

Hworthia escafoide (H. cymbiformis). A variedade recebeu esse nome pelo formato das folhas, semelhante a um barco. As folhas verde-azuladas de 4-5 cm de comprimento e 1-1,2 cm de largura formam uma roseta densa com um diâmetro de 8 a 10 cm Na superfície da folha existem janelas com pele transparente. Folhas brilhantes são quase desprovidas de crescimentos verrugas.

Escavóide haworthia

Haworthia Cooper (H. Cooperi). A planta herbácea forma uma roseta densa de folhas carnudas verde-claras com cerca de 25 mm de comprimento. Ao longo das margens das folhas ásperas, há longos cílios. A ponta estreitada é levemente dobrada para trás.

Haworthia Cooper

Hawoltia limonifolia (H. limifolia). Pequenas rosetas simétricas consistem em folhas carnudas e quilhadas, com listras verticais transversais e um final longo e pontudo. A base da folha é bastante expandida. O topo da tomada se assemelha a uma estrela do mar. A variedade Variegata é muito popular. Suas folhas verde-escuras são cobertas com amplas faixas longitudinais de tom dourado.

Hawoltia limonifolia

Haworthia picado (H. truncata). Uma planta suculenta com um diâmetro de até 8 cm consiste em folhas carnudas com uma seção transversal oval ou arredondada. As folhas são dispostas verticalmente uma acima da outra no mesmo plano. Eles têm uma base mais fina e um topo espessado. O corte superior, como se estivesse cortado, termina com uma superfície lisa e dura. A pele é pintada de verde escuro.

Haworthia cortado

Métodos de criação

Em casa, os métodos vegetativos são mais frequentemente usados ​​para propagar a haworthia. A planta forma regularmente rosetas laterais que se desenvolvem bem e criam raízes no mesmo substrato da planta mãe. Um bebê crescido com raízes na primavera é cuidadosamente cortado da planta principal. O local do corte é tratado com carvão moído e a flor é plantada imediatamente em um vaso separado.

Durante a primavera e o verão, são possíveis cortes de haworthia. Para fazer isso, corte uma folha grande e bem desenvolvida na base, trate o corte com fungicida ou cinza e deixe secar ao ar por 2-3 dias. Em seguida, o talo é plantado em uma panela pequena com solo arenoso. Não é necessário cobrir as estacas, caso contrário elas acasalam. A rega durante o período de enraizamento não é realizada de todo ou umedece levemente o solo. O enraizamento ocorre dentro de 3-4 semanas. O caule enraizado é transplantado no solo para uma planta adulta.

Hoje, não é tão difícil conseguir sementes de haworthia em uma loja de flores, para que você possa tentar a propagação de sementes em casa. Note-se que é muito mais complicado e menos eficaz. Além disso, as mudas de características varietais não herdam. Recipientes rasos com solo solto ou areia úmida são preparados para as colheitas. As sementes são distribuídas na superfície e espremidas no chão. O recipiente é coberto com um filme e mantido em local bem iluminado, com uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Quando brotos aparecem, o abrigo pode ser removido. A rega é realizada com muito cuidado. Calor e boa iluminação são essenciais para o sucesso. As mudas de Haworthia se desenvolvem bem devagar, então o primeiro transplante é realizado em alguns meses ou até na próxima primavera.

Características do plantio de uma planta

Haworthia é transplantado durante a primavera. Você precisa pegar um pote um pouco maior que o anterior. A capacidade deve ser ampla, mas não muito profunda. No fundo, é necessário fazer orifícios de drenagem e despejar argila expandida, fragmentos de argila ou outro material de drenagem a um quarto de altura.

Durante o transplante, eles tentam remover parte da terra antiga das raízes, à medida que o solo se torna mais pobre e mais ácido ao longo do tempo. No ambiente natural, a haworthia cresce em solo calcário e pedregoso; portanto, o substrato é composto de solo de jardim universal, cascalho fino, areia de rio, argila e calcário. É útil introduzir uma pequena quantidade de giz e cinza de madeira no chão. Mas os orgânicos não devem ter mais da metade, caso contrário, a Terra se tornará muito ácida. O solo deve estar solto e leve.

Haworthia é plantada para que as folhas e o pescoço da raiz estejam na superfície. Após o plantio, o solo é ligeiramente compactado e regado moderadamente. As plantas adultas são replantadas apenas quando o vaso se torna pequeno para as raízes e elas saem pelos orifícios de drenagem.

Home Care

Se o local é adequado para haworthia, é muito fácil cuidar dele. Essas plantas se adaptaram às condições ambientais adversas e ficarão felizes mesmo com um pouco de atenção.

Iluminação Haworthia precisa de luz brilhante e longas horas de luz do dia. É colocado no peitoril da janela leste ou sul. Dentro de casa, em verões quentes, é necessária proteção contra a luz solar direta. Na primavera e no verão, você pode levar a flor ao ar livre em um local protegido de correntes de ar e chuvas. Em seguida, queimaduras nas folhas não ocorrem.

Temperatura Haworthia é mais adequado para ambientes mais frios do que para calor extremo. A temperatura ideal do ar de março a outubro é de + 15 ... + 25 ° C. No inverno, a planta suculenta precisa de um período adormecido. É retirado para uma sala iluminada com uma temperatura de + 5 ... + 10 ° C. É importante não permitir um resfriamento mais severo, caso contrário as folhas ficam pretas e enrugadas. Para impedir que isso aconteça, é recomendável que você não permita que a Haworthia entre em contato com uma janela fria.

Umidade. A casca densa nas folhas é uma excelente proteção contra a evaporação excessiva da umidade; portanto, a haworthia é econômica no uso de água e não precisa de umidificação adicional. Ao mesmo tempo, você pode banhá-lo periodicamente sob um banho quente. É importante garantir que a água não se acumule nas cavidades das folhas e na base do caule.

Rega. Haworthia é regado com pouca frequência. Entre a irrigação, o solo deve secar de 2 a 4 cm e, durante o resfriamento, a rega é realizada com menos frequência. Excesso de líquido no solo pode causar podridão das raízes. Regue a haworthia com água morna mais próxima da borda da panela, para que a água não entre em contato com as folhas carnudas. Durante o período de descanso, a rega é realizada 1-2 vezes por mês, quando as folhas ficam levemente macias.

Adubo. A planta não precisa de alimentação regular. Somente em solos pobres é fertilizado uma vez por mês durante a primavera e o verão. Use nutrição vegetal com folhas decorativas. Basta usar apenas metade da dose indicada no rótulo de cada vez.

Possíveis dificuldades

Haworthia é suscetível à podridão, o que pode matar rapidamente uma planta inteira. Com o tratamento inadequado de parasitas, sarna e cochonilhas podem aparecer nele. A infecção geralmente ocorre no verão ao ar livre ou em contato com outra planta infectada. Um banho quente (até 45 ° C) e a pulverização com inseticida ("Aktara", "Mospilan", "Aktellik") ajudam contra pragas. Após 7 a 10 dias, o tratamento é repetido para destruir as larvas.

Se você observar atentamente a planta, pela aparência, poderá encontrar erros nos cuidados:

  • folhas avermelhadas ou amareladas - excesso de fertilização;
  • folhas macias enegrecidas - a planta ficou sob a influência de correntes de ar ou baixas temperaturas;
  • filmagem alongada e soquete de folhas soltas - iluminação insuficiente;
  • folhas lentas com pontas secas - falta de água, ar seco.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: SUCULENTAS que PODEM ser CULTIVADAS na SOMBRA (Pode 2024).