As sementes não germinaram, as mudas ficaram fracas e doentes - e agora as mãos de um morador de verão estão caindo. Não desanime, é melhor estudar os principais erros ao cultivar mudas, para não repeti-las no futuro.
Armazenamento inadequado de sementes
Após a compra, é importante observar as condições de armazenamento da semente para que ela não perca a germinação. Como regra, a umidade deve ser de 55 a 60% e a temperatura de até 10 ° C. As sementes não podem ser armazenadas em sacos plásticos, pois podem se tornar mofadas. É melhor usar recipientes de vidro ou sacos de papel.
Falta de preparação do canteiro
A preparação do material de plantio ajudará a cultivar mudas saudáveis. Sementes não processadas, coletadas ou compradas automaticamente, devem ser descontaminadas e germinadas. Para fazer isso, eles são mantidos por algum tempo em um fungicida, solução de manganês, suco de aloe, estimulador de crescimento ou outro medicamento.
Tratamento excessivo de sementes antes da semeadura
Tentar demais também não é necessário. Se as sementes já estiverem processadas, medidas adicionais não melhorarão, mas piorarão sua qualidade. Observe sempre a embalagem das sementes - o produtor indica se elas não precisam de preparação. Além disso, não exagere no uso de estimulantes de crescimento, siga as instruções de uso do medicamento.
Endurecimento de sementes para incubação
O endurecimento das sementes acarreta o risco de perdê-las parcialmente no processo. Portanto, se as mudas ficarem quentes, não será necessário realizar o procedimento - elas ainda não reterão a imunidade do endurecimento.
Outra coisa é se as plantas estarão em um local fresco. Antes de semear, coloque as sementes chocadas em um saco, deixe de molho por 6 a 12 horas e deixe secar por meio dia a uma temperatura de 15 a 20 ° C. Em seguida, leve à geladeira por 12 horas.
Datas de semeadura não cumpridas
É necessário selecionar o momento certo para a semeadura. Se as plantas forem plantadas muito cedo, elas não receberão luz solar suficiente, o que as tornará finas e enfraquecidas. E aqueles plantados tarde demais ficarão para trás no desenvolvimento e não trarão uma colheita. Para não calcular mal, use o calendário de semeadura da sua região.
Solo preparado inadequadamente
Para que as mudas sejam saudáveis e se enraizem em campo aberto, devem ser cultivadas em solo de alta qualidade, com nutrientes e umidade suficientes. Você pode comprar um substrato acabado ou fazer você mesmo.
O solo deve ser desinfetado, solto, contendo substâncias úteis, bem permeáveis à umidade. Você não pode plantar sementes em uma área doente que contenha resíduos industriais, afetados por fungos e microorganismos nocivos.
Tigela de mudas errada
O tanque de mudas é pré-desinfetado para proteger as plantas de doenças. Para o desenvolvimento normal do sistema radicular, escolha não muito grandes, mas ao mesmo tempo recipientes bastante espaçosos com boa drenagem.
Molhar o solo após a semeadura
Um erro devido ao qual a semente não pode crescer por um longo período de tempo ou não pode subir. O fato é que, após a rega, as sementes ficam profundas com o solo com água. Para evitar problemas, regue o chão imediatamente antes do plantio e, se decidir fazê-lo mais tarde, use um frasco de spray.
Mergulho tardio
Depois de um tempo, as mudas ficam lotadas e transplantadas para um recipiente mais espaçoso. Você precisa fazer isso após o aparecimento do segundo folheto real. O principal é não se atrasar com uma palheta, caso contrário, as plantas diminuirão o crescimento e começarão a doer devido à falta de espaço para o desenvolvimento das raízes.
Alimentação incorreta
Mudas, plantadas especialmente em pequenos recipientes, precisam de nutrientes. A cobertura começa alguns dias após um mergulho e é realizada posteriormente a cada semana.
Antes do procedimento, as plantas são irrigadas com água e o produto necessário é usado. Você pode fazer isso sozinho, mas é mais fácil colocá-lo na loja. O principal é não exagerar nos fertilizantes, ler as instruções da embalagem e monitorar as condições da planta.
Incumprimento de medidas preventivas
Para evitar problemas desnecessários com plantas doentes no futuro, execute medidas preventivas para protegê-las de doenças e pragas. Desinfetar o solo com Phytosporin ou Trichodermin, monitorar sua umidade. Para evitar processos de putrefação, o carvão moído pode ser adicionado ao solo.