Não é de admirar que seja o fluxo de água que é chamado entre os processos que você deseja assistir sem parar. Um magnetismo especial está concentrado na superfície da água, atraindo uma pessoa, enfeitiçando-a. Portanto, lagoas no paisagismo desempenham um papel tão grande. Construir e equipar adequadamente um lago - uma arte especial. O design do lago decorativo depende do estilo do jardim em que está localizado. Não se esqueça que o jardim, as estruturas e os edifícios do local, bem como as técnicas de paisagismo utilizadas em seu território, devem estar em harmonia entre si. Existem muitos estilos de jardins diferentes, mas toda essa variedade pode ser dividida condicionalmente em dois grupos: jardins regulares e paisagísticos.
Lagoas em jardins regulares
Jardins regulares têm um layout geometricamente correto enfatizado. Eles são caracterizados pela simetria, que não é tão comum na natureza natural. Exemplos de jardins regulares incluem jardins clássicos italianos, franceses e árabes.
Artigo relacionado: Estilo regular em paisagismo - técnicas de design
Lagoas também são em estilo comum com um jardim. Na maioria das vezes, formas estritas são usadas, sujeitas a todas as regras da geometria. Fontes clássicas, cascatas ideais e canais da forma correta verificada podem se juntar a eles. Uma característica dessas lagoas pode ser considerada no nível do solo ou em uma tigela elevada acima da superfície.
Jardim muçulmano: água como valor
A água nas terras árabes é um recurso muito limitado, que não é tão desperdiçador quanto na Europa. Claro, a água é um valor. Como a maior jóia, ela é colocada em algum tipo de caixão - os lagos nos jardins muçulmanos têm uma bela forma geométrica, são adjacentes a fontes limpas.
A propósito, as fontes, em regra, funcionam devido à gravidade. O reservatório está equipado com um sistema complexo de tubulações que estão sujeitas a um objetivo comum: economia e distribuição competente de água.
Na Rússia, o mais próximo do estilo muçulmano é o popular espanhol-maurício. Para sua implementação não precisa de um grande território. Espaço mínimo suficiente em frente à casa.
Lagoa francesa: natureza conquistada
Um modelo do estilo francês pode ser chamado de Versalhes ou Peterhof Park, se nos voltarmos para os clássicos domésticos. A água nesses parques é emoldurada por formas geométricas estritas. Os contornos sublinhados de lagoas, esculturas magníficas, fontes, cascatas e elegantes fontes de parede são sinais do estilo francês.
Para que esse lago seja apreciado em todo o seu esplendor, é necessário um amplo espaço aberto.
Estilo regular italiano
Um mini-tanque de estilo italiano costuma ser localizado na zona frontal, localizado em frente às entradas principais da casa. No entanto, lagoas também são bem-vindas. Um pequeno lago junto com canais e uma fonte decorará o local e refrescará o ar durante o calor.
Na Rússia, é raro
No auge da popularidade na Europa, lagoas muito rasas com uma forma geométrica ideal. Seu principal objetivo é servir como uma espécie de espelho no jardim, refletindo a realidade circundante na forma de céu e vegetação cuidadosamente selecionada, especialmente para esse reservatório.
Lagoas em estilo paisagístico
O antípode do jardim regular é considerado paisagem, especialmente apreciada pelos nossos compatriotas. A proximidade com a natureza - o habitat natural e a falta de regras vigentes - é o que costumamos incorporar em nossas hortas. O design do lago amado pelos russos geralmente é próximo de sua forma natural.
Artigo no tópico: Estilo paisagístico no design paisagístico e seus recursos
Esses reservatórios podem ser vistos nos estilos japonês e chinês, nos jardins clássicos ingleses, nos jardins de infância alemães da paisagem (Naturegarten). Formas soltas, subordinadas apenas à paisagem natural da região, têm seu próprio charme. Com eles estão riachos balbuciantes, vivendo suas cachoeiras de vidas especiais. O jardim torna-se um canto da natureza bem cuidado, mas natural.
Lago chinês densamente povoado
O jardim chinês, por via de regra, ocupa um vasto território e nele existem vários lagos. Se o jardim de infância é pequeno, o lago corresponde a ele com seu tamanho. Mas a presença de pontes estilizadas de pedra ou madeira através de um reservatório é considerada obrigatória.
As lagoas na China não estão vazias. Não apenas isso, eles são cercados por uma vegetação exuberante, não menos vida ativa ferve tanto no próprio reservatório quanto em sua superfície. A carpa cruciana de prata ou a carpa koi vivem na água, e os patos mandarim podem apelar para a superfície. Mandril agradável no estilo nacional completa o quadro.
Lagoa japonesa de veado assustador
A água não está presente em todos os jardins japoneses, porque a ilha do Japão já tem problemas com a terra. Jardins privados aqui são geralmente pequenos. Um lago de pleno direito neles é substituído por piscinas de pedra com água. Às vezes, há tão pouco espaço que o papel do reservatório no jardim é desempenhado por uma tigela de pedra com água. É chamado Tsukubai e é feito na forma de um barril para lavar as mãos durante a cerimônia do chá. Como regra, o tanque é iluminado com uma lanterna especial.
Na beira do lago japonês, há outro elemento decorativo incrível - shishi odoshi (cervo assustador). Este é um tipo de cano de água de uma haste oca de bambu através da qual a água corre. O objetivo do curso de água é totalmente refletido em seu nome.
Inglaterra: um eco do passado colonial
Os jardins naturais do Extremo Oriente, que atingiram a imaginação dos colonialistas da Inglaterra, encontraram uma personificação peculiar em seus espaços abertos nativos. Foi assim que o projeto paisagístico de lagoas decorativas surgiu e se enraizou na Inglaterra. Foi aqui que esse estilo atingiu seu pico e reconhecimento.
Lagoas inglesas - a personificação da naturalidade, cercada por plantas higrófilas culturais. Normalmente, as lagoas complementam cascatas e cachoeiras coloridas.
Jardim de infância alemão natural
Uma característica distintiva da lagoa alemã é a vegetação em suas margens. Geralmente são plantas silvestres, não de jardim. Lagoas decoradas dessa maneira parecem surpreendentemente atraentes e o mais natural possível.
Estilo avant-garde especial
Conceitualidade e originalidade - é isso que distingue o estilo de vanguarda entre outros. Mas antecipar a previsão da forma da lagoa e seu design no jardim de vanguarda é quase impossível. Tudo depende da visão do designer.
Um especialista pode executar um lago em um estilo natural ou dar-lhe uma forma geométrica estrita. Além disso, a forma da estrutura da água pode ser tão complexa que será difícil até identificá-la como um determinado tipo de massa ou massa de água.