As vantagens das groselhas são amplamente conhecidas: elas rapidamente começam a dar frutos, produzem anualmente um alto rendimento, não se deterioram durante o armazenamento e o transporte. Para o crescimento e o desenvolvimento adequado das plantas, a obtenção de culturas sustentáveis e o aumento da imunidade a doenças, a baga precisa de bons cuidados, incluindo curativos regulares e bem alimentados.
Alimentação de groselhas - uma necessidade vital
A alimentação de groselhas, juntamente com a rega, a poda e o processamento de pragas, faz parte das medidas necessárias para o cuidado das plantas. Este procedimento é realizado por vários tipos de fertilizantes, dependendo da época do ano e tem os seguintes objetivos:
- Aceleração do crescimento e desenvolvimento de arbustos.
- Melhorando o sabor das frutas.
- Aumente o rendimento das culturas.
- Reabastecimento de nutrientes ausentes no solo.
As groselhas pertencem a culturas resistentes à seca, adaptam-se bem ao meio ambiente e crescem bem em vários tipos de solos:
- argila pesada;
- argiloso;
- barro arenoso;
- terra negra;
- arenoso.
O principal é que o solo não é pantanoso, frio e azedo. Isso se deve ao fato de o sistema radicular de groselha não estar no fundo do solo: as raízes principais estão a uma profundidade de 1 m e a maioria das de sucção atinge 0,5-0,6 m, portanto, com umidade excessiva e aeração insuficiente do solo, o sistema radicular dos arbustos é muito afetado. , as plantas ficam doentes e podem morrer.
A reação do solo deve estar na faixa de pH 5,5-6,7. Se esse indicador for inferior a 5,5, ou seja, o solo tiver uma alta acidez, antes do plantio e durante o processo de cultivo de groselhas, cinzas de madeira ou farinha de dolomita serão adicionados periodicamente nas seguintes quantidades:
- cinza de madeira 700-800 g / m2;
- farinha de dolomita 350-400 g / m2.
Vídeo: como cuidar de groselhas
Apesar da despretensiosidade das groselhas, o tamanho e a qualidade das bagas aumentam acentuadamente quando cultivadas em uma área bem iluminada com solo fértil. E com a adição obrigatória de húmus, adubo na cova de plantio e, posteriormente, com cobertura regular com fertilizantes orgânicos e minerais. A planta é muito responsiva à nutrição adicional, mas com seu uso excessivo (especialmente em combinação com rega abundante), os arbustos engrossam, são mais danificados pelos pulgões, amadurecem pior e no inverno. Se, ao plantar uma muda, uma quantidade suficiente de fertilizantes orgânicos e minerais foi introduzida na cova, a cobertura das groselhas começa com três anos de idade.
Todos os componentes nutricionais necessários para o crescimento e desenvolvimento normal das plantas são divididos em dois grupos: macro e microelementos. O primeiro é introduzido em quantidades significativas, o último em doses ultra baixas.
Macronutrientes incluem:
- nitrogênio
- fósforo
- potássio
- cálcio
- magnésio
- enxofre
- ferro.
Oligoelementos:
- boro
- Manganês
- cobre
- zinco
- molibdênio
- iodo.
Todos eles estão contidos em fertilizantes orgânicos e minerais. Distinguir entre fertilizantes minerais simples e complexos. Os simples contêm apenas um elemento da bateria e, dependendo do que estão divididos nos seguintes tipos:
- nitrogênio
- fosfórico
- potassa
- magnésio
- bórico.
Fertilizantes complexos contêm várias baterias.
Vídeo: como fertilizar adequadamente os arbustos de bagas
Os fertilizantes minerais complexos são os mais recomendados para o adubo básico, pois contêm nutrientes em uma proporção ideal e equilibrada, o que afeta favoravelmente o desenvolvimento das plantas. Por exemplo, Ammophos consiste em óxido de fósforo (46%) e nitrogênio (11%). Nitrofoska contém nitrogênio, fósforo e potássio na proporção de 16:16:16. Este curativo é melhor feito na primavera quando soltar a terra depois que a neve derreter.
A partir da experiência da criação de groselhas, sabe-se que, quando cultivadas em solos pesados e densos, os fertilizantes complexos são mais bem utilizados no outono. E para solos leves e soltos, é mais eficaz aplicar esse tipo de cobertura na primavera. Com as chuvas de outono e as águas da primavera, essas substâncias serão gradualmente absorvidas pelo solo e absorvidas pelas plantas.
Fertilizantes complexos com microelementos são especialmente úteis no caso de deficiência de certos minerais no solo, o que pode causar clorose nas folhas de groselhas, subdesenvolvimento de brotos e frutos e enfraquecimento do sistema radicular. Entre outros, o complexo MicroMix se mostrou particularmente bem. Contém oligoelementos na forma quelatada, isto é, os mais acessíveis para absorção pela planta. A composição deste curativo inclui:
- nitrogênio
- óxido de fósforo
- óxido de potássio
- magnésio
- boro
- ferro
- Manganês
- zinco
- cobre
- molibdênio.
Ao alimentar, é necessário observar algumas regras gerais, dependendo do seu tipo:
- Quando a cobertura das raízes, o fertilizante é aplicado nas imediações do sistema radicular da planta (nas ranhuras ao longo de vários arbustos ou ao redor do perímetro do círculo do tronco).
- Ao pulverizar durante a alimentação foliar, a concentração da solução de fertilizante não deve exceder 1%, caso contrário, poderão aparecer queimaduras nas folhas. Além disso, os fertilizantes devem ter boa solubilidade na água.
Nutrição sazonal de groselha
A composição de fertilizantes para groselhas depende diretamente do período (estação) de seu uso. Se na primavera os arbustos de baga precisam receber o máximo de força possível para o crescimento e desenvolvimento de folhas, brotos, inchaço dos brotos e o aparecimento de botões de flores (estação de crescimento), então, no verão (período de frutificação), ajudamos os arbustos a amarrar frutas e maturá-las com o uso adequado. No outono, pelo contrário, as plantas devem se preparar para o descanso no inverno; é o momento de amadurecer a madeira e colocar os brotos de frutas do próximo ano. Dependendo dos períodos de desenvolvimento da groselha, os fertilizantes necessários são usados.
Na primavera
Na primavera, geralmente são feitos dois curativos superiores:
- Antes da brotação (março a abril).
- Antes da floração (maio).
Durante esse período, esses tipos de fertilizantes são usados:
- Orgânico:
- estrume podre;
- compostagem
- excrementos de pássaros fermentados.
- Mineral (com predominância de fertilizantes contendo nitrogênio):
- uréia
- nitrato de amônio;
- sulfato de amônio;
- superfosfato;
- nitrato de potássio;
- sulfato de potássio.
A primeira alimentação precoce permite que os arbustos saiam rapidamente do período de dormência no inverno e iniciem o processo de vegetação, ou seja, o desenvolvimento das brotações e o crescimento da massa verde das folhas. Os fertilizantes orgânicos contêm nitrogênio em sua forma natural, por isso é mais facilmente absorvido pelas plantas.
- No início da primavera, após o descongelamento da terra, o estrume ou composto apodrecido é espalhado entre os arbustos de groselha (de acordo com a projeção da coroa) ou ao longo da borda de uma fileira de arbustos de bagas.
- A camada orgânica é polvilhada com uréia, superfosfato e sal de potássio por cima (consumo de fertilizantes - veja a tabela na seção “Fertilizando com fertilizantes minerais”).
- Depois disso, o solo é tratado com cuidado: sob os arbustos, afrouxando a uma profundidade de 7 a 10 cm, entre os arbustos - escavação profunda (na baioneta de uma pá).
- A superfície do solo é coberta com turfa ou terra solta.
Os fertilizantes nitrogenados são absorvidos lentamente e suas ações são suficientes para toda a estação.
A segunda vez que as groselhas são fertilizadas em maio, para acelerar a floração e melhorar a fixação dos frutos. A mistura nutricional inclui:
- matéria orgânica (5 kg de estrume apodrecido ou composto por 1 arbusto);
- adubo mineral complexo com teor de azoto (Kemira, Nitrofoska, Ammophos), em conformidade com as instruções.
Esse curativo superior, como o primeiro, é introduzido no solo, após o qual os arbustos devem ser abundantemente regados e a superfície da terra coberta com palha. Durante a brotação e brotamento das raízes, o adubo foliar de plantas com sulfato de amônio ou uréia por pulverização é muito eficaz. Este tratamento de brotos de flores tem um efeito benéfico na postura dos ovários de frutas e no aumento da produção de groselhas.
Durante a floração, a cobertura foliar não pode ser feita para não destruir insetos polinizadores.
No verão
Depois que a groselha floresce, o próximo período de sua vida chega - frutos e maturação. Ao mesmo tempo, ocorre o crescimento e o rápido desenvolvimento das raízes de sucção da planta. Em junho-julho, é realizado o terceiro curativo da baga. Ajuda as groselhas a entrar no período de frutificação, melhora o sabor e aumenta o tamanho das bagas. A fertilização também fortalece o estado geral dos arbustos e aumenta a resistência a doenças e pragas.
Como fertilizantes no verão são usados:
- Mineral:
- fosfórico (superfosfato simples);
- potassa (sulfato de potássio).
- Produtos orgânicos (lama que serve para alimentar rapidamente groselhas).
Para que todas as substâncias úteis dos fertilizantes sejam melhor absorvidas pelas plantas, é aconselhável se vestir após a rega.
Preparação de orgânicos a partir de estrume:
- Carregue 1-2 baldes de esterco fresco em um tanque de água de 200 litros e adicione 0,5 baldes de composto.
- Cubra bem e deixe por 8-10 dias para fermentação.
- Misture 1 litro de esterco com um balde de água.
A lama pronta é derramada no sulco do círculo próximo ao tronco, coberta de turfa ou húmus seco por cima. O procedimento pode ser realizado 2 vezes por mês, antes que a fruta amadureça. A alimentação é realizada apenas com a presença de potássio, fósforo e preparações complexas com oligoelementos.
O final de junho - meados de julho é o momento de encher bagas de groselha, quando, com a umidade ideal do solo e do ar, influxo de calor suficiente, é formado o peso máximo das bagas. Portanto, neste momento é especialmente importante manter o regime de rega correto, que é realizado agora. A propósito, a primeira vez que regou 10-15 dias após a floração. Então - durante o período de enchimento de frutas. O próximo - duas semanas antes da colheita, o que afeta significativamente o aumento no tamanho das bagas. Mas após a colheita, com a falta de umidade, ela é repetida. Observo que, ao regar, a eficácia dos fertilizantes minerais aumenta. O consumo máximo de umidade ocorre na camada superior do solo, portanto, é necessário melhorar o suprimento e a nutrição de água diretamente na área onde está localizada a principal massa de raízes (ao longo da zona de projeção do mato, a uma profundidade de 30 cm).
V.S. Ilyin, médico. Ciências, Chelyabinsk
Revista Gardens of Russia, 7 de julho de 2011
Outono
No processo de floração, fixação e amadurecimento, as groselhas gastam muita energia. Do solo, consome fósforo e potássio, outros elementos importantes para o mesmo, como resultado do esgotamento da terra sob os arbustos. Portanto, no outono é necessário compensar as substâncias ausentes. Durante esse período, é realizada a quarta e última cobertura. É muito importante para as groselhas. A fertilização adequada do solo após a colheita das bagas permite que as plantas depositem os brotos da colheita do próximo ano e fortaleçam a imunidade para uma boa resistência a doenças e um inverno bem-sucedido.
No final de setembro a outubro, após a colheita, o seguinte trabalho deve ser realizado:
- Remova ervas daninhas.
- Coletar e queimar folhas caídas e galhos secos.
- Faça a irrigação com recarga de água (3 baldes de água sob 1 arbusto).
Em seguida, é realizada a escavação do solo com fertilizante no outono. Como na primavera, o cultivo profundo é feito de acordo com a projeção da coroa e ao longo da borda de uma fileira de arbustos de groselha.
- Húmus ou composto está espalhado no solo preparado.
- O superfosfato e o sal de potássio são adicionados a partir de cima (consumo de fertilizantes - consulte a tabela na seção "Adubação com fertilizantes minerais"). Também é útil adicionar cinzas de madeira.
- Após a fertilização, o solo é completamente afrouxado e coberto.
Os fertilizantes nitrogenados não devem ser aplicados durante a cobertura do outono, pois isso provoca aumento no crescimento das brotações e não permite que a madeira do mato amadureça completamente antes do inverno, o que leva à morte das plantas.
Vídeo: alimentando groselhas no outono
A composição de fertilizantes para fertilização
Os fertilizantes nitrogenados e minerais fosfóricos podem ser não apenas "químicos" (nitrato de amônio, uréia, amofos, superfosfato), mas também ser feitos de produtos naturais, ou seja, minerais orgânicos.
Os pensos minerais orgânicos incluem:
- humatos - fertilizantes nitrogenados em grânulos obtidos com base em esterco processado e excremento de aves;
- fertilizantes nitrogenados sob a forma de farinha de ossos de chifres e cascos de gado;
- fertilizantes de fósforo da farinha de sangue e ossos do gado, bem como farinha de ossos de peixe.
Vídeo: visão geral dos fertilizantes
A prática de alimentar groselhas mostra que, ao mesmo tempo, fertilizantes orgânicos e minerais devem ser usados estritamente de acordo com as recomendações nas instruções. Há várias substâncias incompatíveis entre si. Como resultado, podem começar reações químicas que fazem com que o fertilizante se torne inutilizável.
Tabela: compatibilidade de vários tipos de fertilizantes
Ver fertilizantes | Nitrogênio | Fosfórico | Potassa | Orgânico | |||||||
Nitrato de amônio | Uréia (uréia) | Sulfato de amônio | Nitrato de Sódio | Nitrato de cálcio | Superfosfato simples | Superfosfato dobrar | Cloreto de potássio | Sulfato de potássio | Estrume (húmus) | Cinzas de madeira | |
Amoníaco salitre | + | + | + | + | + | - | |||||
Uréia (uréia) | + | + | + | + | + | + | - | ||||
Sulfato amônio | + | - | |||||||||
Sódio salitre | + | + | + | + | - | ||||||
Cálcio salitre | + | + | + | - | - | + | + | - | |||
Superfosfato simples | - | ||||||||||
Superfosfato dobrar | - | ||||||||||
Cloreto potássio | + | + | + | + | |||||||
Sulfato potássio | + | + | + | + | + | + | + | + |
Alimentação de groselhas com fertilizantes minerais
O uso de fertilizantes minerais para alimentar plantas saudáveis é ditado pelos requisitos da tecnologia agrícola conduzida com competência. Mas, às vezes, com um cuidado insuficiente dos arbustos, eles mostram sintomas de falta de certos nutrientes. É fácil determinar pelos seguintes sinais:
- Deficiência de nitrogênio:
- crescimento lento de arbustos;
- fraco desenvolvimento de brotos;
- cor opaca da folha;
- um pequeno número de inflorescências.
- Quantidade insuficiente de fósforo:
- floração tardia;
- derramamento de ovários;
- descoloração das folhas de verde para vermelho;
- rolamento fraco.
- Falta de potássio:
- brotos secos e quebradiços;
- amarelecimento e derramamento de folhas;
- trituração de frutas.
Nesse caso, são utilizadas as composições complexas Mikrovit e Tsitovit, que contêm as substâncias quelantes necessárias para a nutrição das plantas e têm algumas características:
- não lave das folhas e brotos;
- bem solúveis em água, eles podem ser usados para pulverização;
- completamente absorvido pelas plantas;
- possuem maior atividade de influência nas áreas problemáticas dos arbustos.
Vídeo: revisão de fertilizantes fósforo-potássio
Os requisitos de alimentação para plantas de diferentes idades são diferentes. Os arbustos jovens (até três anos) precisam de menos nutrientes do que aqueles que entram nos frutos (4-6 anos) e nas plantas (a partir dos sete anos). Com a transição de uma fase de crescimento para a seguinte, a quantidade de fertilizante para alimentação dobra.
Tabela: cobertura de raízes e foliares de groselhas
Período de aplicação de fertilizantes | Cobertura de raiz (por 1 m²) | Molho foliar (por 1 arbusto) | |
orgânico | mineral | ||
A primeira alimentação - início da primavera, antes da brotação | Húmus ou composto: 5 kg para soltar o solo | A mistura:
| - |
O segundo molho superior - antes da floração | Nitrofoska (20 g) | Sulfato de amônio (20 g por 10 l de água) ou uréia (30 g por 10 l de água) | |
Terceira alimentação - ovário e maturação | Lodo: no sulco do círculo próximo ao tronco | A mistura:
| |
A quarta alimentação - no outono após a colheita | Húmus ou composto: 8 kg para soltar o solo | A mistura:
| - |
Fertilizante de Groselha com Cinza
A cinza de madeira é um fertilizante mineral-orgânico muito valioso e benéfico para as plantas. Este produto é obtido queimando restos de plantas lenhosas após podar árvores e arbustos e limpando o jardim. As cinzas de qualidade especialmente boa são formadas ao queimar resíduos de árvores frutíferas, arbustos e videiras.
O fertilizante possui uma estrutura fragmentada (pedaços de carvão) e pó (cinzas), em sua composição contém sais de potássio, enxofre, fósforo e zinco, de forma conveniente para a assimilação pelas plantas. Graças à aplicação desse curativo, o sabor e o tamanho das groselhas são aprimorados e a resistência das plantas a doenças fúngicas e pragas aumenta. O fertilizante, quando aplicado ao solo, melhora suas características de qualidade, reduzindo a acidez do solo e aumentando sua respirabilidade. Por esse motivo, o uso de cinzas é muito eficaz em solos densos e pesados.
Vídeo: como aplicar cinzas de madeira
Como cobertura, são utilizadas cinzas de madeira:
- quando aplicado diretamente no chão;
- quando mulching o solo;
- para pulverização e polinização de arbustos.
É útil combinar a rega de groselhas com uma infusão de cinzas com umidade normal. Existem várias maneiras de preparar infusões de cinza de madeira:
- Latas de três litros de cinzas despejam um balde de água morna e insistem 2 dias no calor. Dilua a solução com água 1:10, use para irrigação no círculo do tronco.
- 1 kg de cinzas com pedaços de cinzas despeje 10 litros de água fria, insista por semana. A infusão resultante pode ser pulverizada com arbustos.
- A infusão principal (uterina) é preparada fervendo uma lata de litro de cinza de madeira em 10 litros de água por 10 a 20 minutos. A solução arrefecida é diluída com água: 1 litro por balde de água.
Alimentação de groselhas na primavera com remédios populares
Para fertilizar as groselhas, juntamente com os minerais prontos, são frequentemente usados curativos "folclóricos" ecológicos:
- Ervas recém cortadas, despeje um balde de água e insista por uma semana. Drene a infusão e dilua com água na proporção de 1:10. Despeje o arbusto com a solução resultante no círculo do tronco. Para pulverizar, dilua 1:20 com água.
- 1 colher de chá diluir o creme de leite em 1 litro de soro de leite. Separadamente em 1 litro de água, mexa 1 colher de sopa. eu querida. Combine as duas misturas e adicione 10 g de fermento de pão. Adicione água a 10 litros. No calor, fermentar a solução por uma semana, após coar, diluir na proporção de 0,5 l por 10 l de água. Use para o tratamento de raízes.
- Molho quente, usado no início da primavera. Casca de batata (jarra de litro) despeje água fervente em um balde, cubra com um pano quente e deixe esfriar a 50 ° C. Adicione 1 xícara de cinza de madeira e despeje uma solução quente sobre o arbusto de groselha no círculo do tronco. Bem estimula os processos de crescimento de brotos e despertar dos rins.
Para um crescimento e desenvolvimento completos, para obter colheitas sustentáveis e regulares, as groselhas precisam muito pouco: cuidados cuidadosos, rega e cobertura regulares e controle de doenças. O jardineiro verá o resultado de seus trabalhos na trama - fragrância de flores da primavera, vegetação luxuriante de brotos no verão e arbustos repletos de frutas maduras e saborosas no outono.