As uvas há muito deixam de ser uma cultura que é cultivada apenas em regiões quentes. O trabalho bem-sucedido dos criadores pode expandir significativamente a área de sua distribuição. Variedade de mesa russo cedo - uvas resistentes ao inverno e resistentes a doenças de amadurecimento precoce.
Descrição de uvas russo cedo
A variedade foi criada no Instituto de Pesquisa da Rússia para Viticultura e Vinificação, em homenagem a Ya.I. Potapenko em Novocherkassk. Foi obtido através do cruzamento das variedades Michurinets e Chasla resistentes ao gelo comNorte.
O russo antigo é o pai da variedade de mesas de Vortorg.
Galeria de fotos: pais e descendentes da variedade russa precoce
- Grau Michurinets é resistente a doenças
- A variedade de mesa inicial Vostorg foi obtida como resultado da hibridação da variedade russa Early
- Chasselas Grapes North - uma variedade de amadurecimento precoce
No início da Rússia - uvas de mesa com bagas muito doces, por seu sabor levemente caramelo, as uvas receberam um nome do meio - Docinho. É resistente ao gelo o suficiente para cultivá-lo sem abrigo na Ucrânia, onde amadurece no final de julho - início de agosto.
A variedade é frutífera, em uma sessão 2-3 inflorescências são formadas. De um arbusto você pode remover até 25 kg de bagas.
Uma estação de crescimento curta torna essa variedade promissora para o cultivo em regiões com verões curtos. Uma boa colheita de frutas pode ser obtida no norte da Bielorrússia, na região do Volga e na região de Moscou.
Características da classe
Como resultado da seleção, essa variedade manteve as qualidades positivas de seus pais e possui as seguintes características:
- período de maturação precoce - 105-115 dias;
- resistência ao gelo até -25 ° C;
- resistência relativa ao oídio, oídio, podridão cinzenta;
- arbustos médios e altos;
- autopolinização;
- um cacho de tamanho médio em forma de cone, solto, pesa 200-400 g;
- a baga é redonda, tamanho médio - 21x23 mm, peso 3-5 g;
- a cor da baga é rosa escuro, a pele é fina;
- teor de açúcar - 17-21%;
- acidez - 6-7 g / l;
- o sabor é avaliado em 9 pontos em 10.
Bagas totalmente maduras são açucaradas, não para todos. Alguns jardineiros preferem colher frutos levemente maduros.
Vídeo: introdução da variedade Russian Early
Características do plantio e cultivo
Esta variedade é despretensiosa, resistente e relativamente resistente a doenças comuns da uva. Não requer normalização obrigatória e é capaz de tolerar uma colheita grande.
Aterragem
Você pode plantar uvas no início da primavera e no outono. Esta uva está acima do crescimento médio, por isso precisa ser alocada espaço suficiente para o desenvolvimento, cerca de 12 m2. Antes do pouso, é importante escolher um local ensolarado adequado e preparar um buraco:
- Cavar um buraco de tamanho adequado (largura, profundidade e comprimento deve ser de 80 cm).
- Encha-o com camadas: areia (1 balde), húmus (2 baldes), a camada superior de terra dos leitos (5 baldes). Adicione um pouco de cinza. Mexa e repita o processo de camadas até que o poço esteja cheio.
- Inserir um tubo de plástico no orifício do lado, com orifícios perfurados com um diâmetro de 5 cm, através dos quais será possível regar as uvas. Você também pode instalar o tubo sem orifícios na camada de drenagem do poço.
- Molhe o buraco. Terra assenta, adicione o solo.
- Após 2 semanas, o poço se estabilizará até o fim, o local de pouso estará pronto.
A maior colheita de uva pode ser obtida se você a cultivar em uma grande formação e plantá-la perto de um mirante ou arco.
As uvas são pouco exigentes para o solo, mas se desenvolvem melhor em solo preto. Não é recomendável plantá-lo em áreas úmidas com águas subterrâneas próximas.
Aparar, formação de arbustos
As formas de uvas em arco e em árvore são preferíveis se, na região de crescimento no inverno, a temperatura não cair abaixo da cifra declarada de -25 ° C, e o Russian Early puder ser cultivado em forma sem cobertura. Em áreas com condições mais severas, você deve escolher uma forma adequada para abrigo durante o inverno e para cultivo em estufa. Nesse caso, a colheita não será tão grande, mas estável.
Vídeo: dicas de uva em bom estado
Rega e alimentação
Esta uva é regada e alimentada de acordo com o esquema usual:
- regar regularmente arbustos jovens; os velhos precisam de rega se o solo estiver muito seco;
- a água durante a irrigação deve ser fornecida diretamente às raízes da planta; para isso, ao plantar, um tubo de rega especial é instalado no poço.
As uvas precisam ser alimentadas, apesar de a variedade ser considerada despretensiosa. Na primavera, antes do início da floração, principalmente fertilizantes complexos minerais contendo muito nitrogênio, potássio e fósforo são introduzidos sob o arbusto. Durante o período de maturação, os arbustos são alimentados com potássio e fósforo. A última vez que se alimentam no final do outono, antes de se abrigar no inverno com minerais complexos. Além disso, uma vez a cada 2-3 anos, fertilizantes orgânicos são aplicados (composto, esterco).
Tratamento de doenças e pragas
Essa variedade tem uma resistência relativamente alta a doenças. Nas regiões sul, a probabilidade de danos aos frutos por oídio é alta.
Oidium, ou oídio, afeta suculentas bagas grandes de uvas, esta doença fúngica trazida com mudas da América.
O desenvolvimento do fungo é facilitado por uma primavera quente e úmida. Nos arbustos de uva negligenciados que não são podados anualmente, ele se sente à vontade. Em invernos rigorosos, a praga congela.
Para combater as bagas de oídio, usamos as seguintes medidas preventivas:
- Cortamos brotos secos no outono e no início da primavera, cortamos o mato. Queimamos todos os restos.
- Ao regar as uvas, evitamos molhar as folhas e a madeira.
- No início da primavera e outono, após a colheita, pulverizamos a planta com preparações contendo cobre (pico de Abiga, Horus, sulfato de cobre). Diluímos o sulfato de cobre à taxa de 10 g de pó por 10 l de água. Outras preparações são diluídas de acordo com as instruções anexadas a elas.
- Durante o florescimento e amadurecimento das bagas, usamos substâncias seguras - refrigerantes e cinzas. Dissolvemos as cinzas de acordo com o esquema: 1 kg de cinzas + 10 l de água, insistimos 5 dias. Para refrigerantes, usamos outras proporções: 3 colheres de sopa. colheres de sopa de refrigerante + 3 litros de água. Em soluções, adicione sabão líquido para melhor aderência às folhas e cachos, 2 colheres de sopa é suficiente. colheres para 5 litros de infusão.
É fácil preparar um sabão líquido a partir de um sabão em pó ralado.
Se a planta estiver doente, tratamos com uma solução de enxofre, 100 g por 10 litros de água. O enxofre mata o fungo, o processamento é realizado a uma temperatura acima de 18 ° C. Bagas afetadas pelo fungo não podem ser consumidas; eles precisam ser queimados.
Outra praga de uva comum - coceira - também pode ameaçar sua videira. Um zoon ou carrapato de uva perfura a parte inferior da folha e lança sua saliva, que contém enzimas que causam deformação da placa da folha.
As folhas estão doentes, secas, caem. A falta de massa foliar afeta negativamente a colheita. Se você não combater o carrapato, as bagas também podem sofrer e se tornar inadequadas para comer. A propagação da coceira contribui para a alta umidade ou, inversamente, o clima seco e quente. As folhas inferiores são afetadas primeiro.
Medidas preventivas:
- escavação obrigatória do solo sob o mato;
- pulverização com uma solução de cal a 5% no outono;
- pulverização com Nitrafen antes da brotação.
Se um carrapato se instalou na planta, cortamos as folhas afetadas e as queimamos. Se isso não ajudar a eliminar a coceira, usamos inseticidas - Fufanon, Actellik. Processamos a planta 2-4 vezes com um intervalo semanal. Pulverize o mais tardar um mês antes da colheita.
Preparações de inverno
As plantas jovens precisam de abrigo nos primeiros 2-3 anos. Quanto maior a idade das uvas e mais poderoso seu tronco, melhor ela tolera geadas; não pode ser removido da treliça em áreas onde as condições não exigem abrigo obrigatório da planta.
Com uma queda acentuada de temperatura, a casca das mangas de uvas dessa variedade não racha. Você pode tentar cultivar uvas em forma de arco e cobri-las durante o inverno.
Vídeo: como cobrir uvas em arco
Luta vespa
Bagas doces com pele fina e delicada atraem vespas. Se você não lida com esses insetos predadores, pode perder completamente a colheita.
Medidas preventivas:
- remova os ninhos dos velhos vespas;
- cobrimos com tampas as extremidades abertas da cerca e da treliça nas quais as vespas gostam de se instalar;
- arrume os discos com uma isca contendo ácido bórico: coloque 10 g de pó em um copo de geléia; como isca, você também pode usar frutos maduros de pera temperados com ácido bórico;
- fechar os cachos com sacos de tule velho ou material não tecido fino, o tamanho do saco deve ser suficiente para que o cacho caiba livremente nele, por exemplo, 35x25 cm.
Galeria de fotos: Protegendo cachos de vespas
- As sacolas não apenas protegem os cachos das vespas, mas também protegem as bagas da luz solar excessiva
- Costuramos um saco de tule e colocamos um monte nele
- O saco também pode ser feito de uma esponja de plástico para lavar a louça
Comentários de Grade
Meu russo cedo já tem 26 anos! E não vou excluí-lo ... é apenas o primeiro que acompanha o ritmo - mesmo antes do Korinka russo. É muito doce e pode ser arrancado com uma cor rosa, fica pendurado por um longo tempo, até o gelo, a polpa é bastante geléia - não líquida.
Valentina N. (Cazaquistão, Petropavlovsk)//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=60&t=1213&start=60
Doce, até enjoativo, mas não tem gosto ... Um cacho pequeno, uma baga pequena, baixa produtividade, com uma grande força de crescimento. Pode-se dizer satisfatório, uma boa polinização (para as minhas condições). Sempre boa vinha amadurecendo. Você pode obter uma segunda colheita com segurança em enteados, eles amam vespas, mas nem sempre têm tempo. Essa variedade, na minha opinião, é para mais regiões do norte e residentes amadores de verão, não pode ser morta por sobrecarga, perdoa quase todos os erros ...
Vladimir (região de Saratov)//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2465&page=5Teor de açúcar das bagas 18 brix. Não doente, não rachou, as vespas não atraíram.
... cortei 8 a 12 olhos, este ano todos os olhos foram inflorescências, mas nas duas primeiras sessões os clusters são muito pequenos, portanto, uma poda curta para o russo cedo não é recomendada.
Vasiliev V.V. (região de Belgorod)//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2465&page=4
Eu acrescentaria que é preciso muito espaço (metros ... 10 a 12 quadrados). Na treliça, a colheita é pequena, existem muitos pequenos grupos. É necessário me abrigar (eu tenho uma capa fria). Vou traduzi-lo em uma garagem, haverá muito sol e espaço.
Alex17 (Kiev)//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2465&page=2
RUSSO CEDO este ano é muito proveitoso. Hoje, o teor de açúcar do suco é de cerca de 20%, um sabor doce muito agradável. As desvantagens deste ano em minha região incluem o aumento da desigualdade de frutos maduros em comparação com as estações anteriores. Mas, em geral, a variedade mostrou novamente seu caráter estável e agradou uma família de kg de uvas bonitas. Se você alimentá-lo bem, ele distribui videiras tão grandes que você precisa de muito espaço. Mas não basta ... Temos que controlar o crescimento e o desenvolvimento, apesar de tais maneiras. Por outro lado, madeira potente permite sobreviver bem a invernos rigorosos ... Mas ainda não consegui obter grandes cachos de uvas.
Alexandre (Zelenogrado)//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2465&page=2
... As desvantagens do russo no início (na minha opinião!): Aparência fora do mercado, pequenas, como regra, cacho, bagas de tamanho médio, alta sensibilidade à sobrecarga fácil, sabor simples, carne líquida, variedade de vespas favorita. Há duas vantagens óbvias: alta estabilidade complexa e maturidade precoce.
Poskonin Vladimir Vladimirovich (Krasnodar)//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2465
... sem qualquer tratamento químico, produz frutos frutuosamente no lado sul da casa. O poder de crescimento está acima da média, sobrecarregado com a safra .... Um arbusto normalizado pela safra até o final de julho fornece cachos maduros. Com cuidado medíocre, tira 40 a 50 kg ... Este ano também não abrigou. Antes das geadas de 30 graus, ele cobriu trepadeiras de estopa na treliça da barraca.
kirpo (região de Vinnytsia)//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2465
O russo antigo é uma variedade de uva confiável para cultivo nas regiões central e nordeste da Federação Russa, Ucrânia e Bielorrússia. Esta cultivar despretensiosa, agradável com colheitas altas e precoces de bagas doces, pode ser recomendada para iniciantes por desenvolver a habilidade de cultivar uvas.