Tendo aparecido pela primeira vez em domínio público, reparar framboesas imediatamente se tornou uma sensação real. Por algum tempo, os jardineiros simplesmente se esqueceram das variedades "clássicas". Mas a experiência de seu cultivo mostrou rapidamente que essas framboesas são inerentes não apenas às virtudes sólidas. E colheitas abundantes só são possíveis com a tecnologia agrícola competente, porque as variedades de reparo são muito mais exigentes no cuidado do que as comuns. Portanto, você precisa se familiarizar com todas as nuances com antecedência e selecionar a variedade razoavelmente, considerando não apenas o tamanho e o sabor dos frutos.
Como apareceu o reparo das framboesas?
Inerente a algumas variedades de framboesas, a propriedade de remontância significa a capacidade de frutificação contínua a longo prazo. As variedades comuns produzem colheitas em apenas 2-3 semanas, e as variedades de reparo produzem frutos desde os primeiros dias de agosto até a temperatura cair abaixo de 0sobreC. Se a poda radical não for realizada, duas culturas podem ser colhidas completamente. Talvez isso se deva ao fato de os frutos estarem amarrados não apenas em brotos de inverno, mas também em plantas anuais. Na prática, é comum notar que as primeiras frutas de verão não são particularmente doces e um pouco secas, e a segunda colheita em um clima temperado e mais severo simplesmente não tem tempo para amadurecer antes da geada.
Vídeo: uma ou duas colheitas de framboesas remont
Na Rússia, os jardineiros encontraram framboesas remont relativamente recentemente, apenas 20 a 30 anos atrás. Mas na Europa e nos EUA, as variedades com as características correspondentes são conhecidas há mais de dois séculos. Os botânicos notaram que no final do verão as flores floresciam em brotos separados. Tais variedades surgiram no sul da Rússia. O criador mais famoso I.V. Michurin até criou a variedade Progress. Quando cultivado em um clima adequado, ele trouxe uma pequena colheita nos galhos deste ano, na primeira década de setembro.
Um trabalho sério sobre o cultivo da reparação de variedades de framboesa na URSS começou relativamente recentemente, nos anos 70 do século XX. O professor I.V. Kazakov fez uma contribuição muito significativa para isso. A seleção foi realizada principalmente na região de Bryansk. A primeira conquista foi a série de verão da Índia. Atualmente, não são cruzadas apenas várias variedades de framboesas vermelhas (comuns). A ênfase está na hibridação interespecífica envolvendo framboesas pretas, perfumadas, espinheiro, maravilhosa, amora e princesa.
As variedades modernas são auto-férteis, são caracterizadas pela formação de ovários de frutas ao longo de todo o comprimento, e não apenas no topo dos brotos. Muitos acreditam que o sabor e o aroma de bagas grandes (pesando 3-6 g) são mais saturados, mas essa é uma opinião exclusivamente subjetiva. A produtividade durante a temporada pode atingir 5-6 kg por arbusto. No entanto, é necessário fornecer às plantas o calor e o nível de iluminação de que precisam, plantá-las em solo fértil, alimentar e regar regularmente, de acordo com a necessidade do arbusto.
Vídeo: o aparecimento de framboesas remont e suas diferenças em relação às variedades comuns
As melhores variedades
Variedades de framboesas remont criadas por criadores nacionais e estrangeiros são apresentadas em viveiros e lojas especializadas em uma variedade bastante ampla. Mas, ao comprar, você precisa considerar imediatamente que da melhor maneira que essa cultura se manifesta a oeste dos Urais. Em regiões com climas continentais mais severos, as variedades dessa categoria têm poucas vantagens sobre as comuns. Objetivamente, talvez, você possa citar apenas a apresentabilidade e o sabor das bagas, a falta de necessidade de mexer na formação de arbustos, boa resistência ao gelo e maior imunidade.
Damasco
O registro estadual é recomendado para cultivo na região Central. O arbusto não é particularmente poderoso, espalhando-se levemente. Os ramos são um pouco maçantes. Os espigões estão concentrados no terço inferior dos brotos.
O peso médio da baga é de cerca de 3 G. A polpa é macia, doce, com uma acidez levemente perceptível. O aroma é suave. O sabor ganhou uma estimativa de 4,5 pontos (um máximo possível de cinco). O amadurecimento em massa dos frutos começa após 15 de agosto. Obtenha cerca de 3 kg do mato.
Verão indiano 2
A versão “corrigida e suplementada” do verão indiano é o primeiro reparo de framboesa produzido na URSS. Os “pais” superam a melhor imunidade, com frutos grandes e a presença de aroma pronunciado. O registro estadual é recomendado para cultivo na região Central. O arbusto cresce para 1,5 m, é bastante poderoso, com propagação média. Os brotos são retos, densamente pontilhados com pontas afiadas de cima para baixo. As raízes não congelam mesmo em invernos rigorosos e com neve.
O peso médio da baga é de 3,6 g, o comprimento é de 2 a 2,5 cm e a polpa é muito macia e aromática, agridoce e levemente azeda. Seu sabor não é significativamente afetado pelo clima durante o verão. Mesmo com fortes chuvas, não se torna aguado. As sementes são pequenas, quase não sentidas. Avaliação de sabor - 4 pontos. A colheita começa na segunda década de agosto. Cada planta adulta traz até 3 kg de frutas.
Hércules
Um dos mais amados entre os jardineiros da Rússia e das antigas repúblicas soviéticas são as variedades reparadoras. É cultivada não apenas para consumo pessoal, mas também em escala industrial. Oficialmente recomendado para desembarque na região Central. Quando cultivadas em condições de déficit de calor e luz, o volume da colheita diminui acentuadamente, as bagas tornam-se quase sem sabor. O arbusto cresce para 1,5-2 m, se espalhando levemente. As fotos são diretas, poderosas. Pontas rígidas de comprimento médio as cobrem de cima para baixo. Nada mal, ao contrário da maioria das variedades de reparo, ele sofre de um déficit de umidade e de uma abundância de chuvas.
As bagas são extremamente grandes (aproximadamente 6,8 g, amostras individuais - 10-12 g cada). Retire cerca de 4,5 kg do mato. A polpa é de densidade média, aromática, com um sabor agridoce refrescante. Este último tem uma pontuação de 4 pontos. Mas a experiência dos jardineiros indica que ela é fortemente influenciada pelo clima e pela qualidade do substrato. As bagas estão localizadas principalmente na metade superior da parte aérea, mas são bem cobertas com folhas. Isso protege a colheita dos pássaros.
Se antes da primeira geada, as bagas de framboesas Hércules não têm tempo para amadurecer, os galhos com frutas são cortados e colocados na água. Eles vão terminar em casa.
Eurásia
Não possui restrições quanto à região de cultivo. O arbusto tem 1,3-1,6 m de altura, um shtambovy (mais parecido com uma pequena árvore). As fotos são diretas, poderosas. Os espinhos cobrem principalmente a metade inferior do galho, mas acima deles também há bastante. Ele tolera a seca muito bem, mas não o calor. Comparado a outras variedades de reparo, é mais frequentemente atacado por doenças e pragas.
O peso da baga é de cerca de 3,6 a 4,6 g. A polpa é de densidade média, completamente sem aroma, o sabor não é ruim, agridoce. Drupas individuais estão firmemente presas. Pontuação de degustação - 3,9 pontos. As frutas são adequadas para transporte de longa distância e colheita mecanizada. A colheita, que não é típica das framboesas remont, amadurece em massa. Sua coleção ocorre da última década de agosto a 15 de setembro. Retire cerca de 2,5 kg do mato.
Cúpulas douradas
Está incluído no Registro Estadual da Região Central. Resistência ao gelo até -22 ° C. O mato cresce entre 1,3 e 1,5 m, forma brotamentos básicos e brotos de substituição. A planta é de propagação média, os brotos são um pouco de níquel. Pontas finas e não particularmente difíceis são localizadas não com muita frequência, mas ao longo de todo o comprimento dos galhos.
Nas framboesas maduras, a pele é amarela dourada, em maduras - laranja-damasco. O peso médio é de 3,8 G. A polpa é muito macia, doce, com acidez quase imperceptível. Em comparação com outras variedades reparadoras, possui quase metade da vitamina C. Uma planta adulta traz 2 kg de frutas ou mais.
Como em qualquer framboesa amarela, as Cúpulas Douradas são caracterizadas por altos níveis de licopeno e beta-caroteno. Ainda assim, essas bagas têm muito menos probabilidade de causar alergias. Eles podem ser incluídos na dieta, mesmo para crianças pequenas e mulheres grávidas.
Polka
Como o nome indica, a variedade é criada na Polônia. Ele rapidamente ganhou popularidade não apenas em sua terra natal, mas em toda a Europa, onde agora é a variedade mais comum cultivada em escala industrial. É considerado quase um padrão de gosto. A altura do arbusto de propagação intermediária é de 1,5-1,8 m.
É caracterizada pela alta resistência ao frio da própria planta. A frutificação continua mesmo quando a temperatura cai para -2 ° C. Mas as raízes para o inverno precisam necessariamente de abrigo. Em geral, este é um ponto fraco do mato, que também é predisposto ao câncer bacteriano, a podridão das raízes. Praticamente não há espinhos. Não tolera calor acima de 35 ° C e luz solar direta.
As bagas são muito apresentáveis, pesando cerca de 4,5 g e são colhidas em pincéis de 6 a 8 peças, facilmente separadas do caule, amadurecendo, não caem do mato. Drupe pequeno, firmemente ligado. A polpa é densa, mas muito suculenta. O sabor é classificado ao máximo. Produtividade - até 4,5 kg por arbusto. Na Rússia, as primeiras frutas amadurecem nos junções de julho e agosto e as removem até outubro. As bagas toleram bem o transporte e o congelamento.
Diamond
Ele tem um melhor desempenho na região central. O arbusto é de tamanho médio, mas amplo. Sua altura não excede 1,5 m e os brotos das raízes são formados muito pouco. Os galhos frequentemente se dobram sob o peso da colheita; treliça ou outro suporte será necessário. Os picos são poucos, localizados na base dos brotos. Ele tolera bem o calor, a seca - pior. Quando plantada na sombra, a produtividade diminui drasticamente.
O peso médio do fruto é de 4,1 g e as sementes são grandes. A polpa é macia, doce, com uma acidez levemente perceptível. Quase sem aroma. O sabor é avaliado em 4 pontos. Frutas são adequadas para o transporte. O rendimento médio é de 2,5 a 4 kg por arbusto.
Pinguim
Frutas em uma das primeiras variedades de reparo. O registro estadual não estabeleceu restrições sobre a região de cultivo. O arbusto cresce para 1,2-1,5 m, padrão. Os espinhos são macios, ligeiramente curvados, cobrindo os galhos ao longo de todo o comprimento. Não tolera a seca e aquece bem. Ele não gosta de geadas - se você não cortar os brotos durante o inverno, eles congelarão acima do nível da neve.
Bagas com peso entre 4,2 e 6,5 g O teor de vitamina C é quase recorde - 62 mg por 100 g A polpa é de densidade média, notavelmente azeda e inodora. O sabor é avaliado em 3,7 pontos. Mas melhora significativamente quando cultivada em condições ideais e com tecnologia agrícola competente. Produtividade - até 3,5 kg por arbusto.
Arbustos de framboesas O pinguim geralmente é cultivado não apenas para frutificação. Eles são amplamente utilizados para fins decorativos - são elegantes, de crescimento lento e compactos. Folhas verdes escuras contrastam efetivamente com bagas brilhantes.
Colar de rubi
É permitido o cultivo em qualquer região da Federação Russa. O arbusto não é particularmente extenso, atinge 1,5 m de comprimento. Os ramos são um pouco maçantes. Os picos não são localizados com muita frequência, os pontos disparam ao longo de todo o comprimento. Ele não gosta de calor e seca. Resistência ao gelo até -25 ° C.
O peso médio da baga é de 4,2-5,6 g, amostras individuais de até 8 g.A polpa é macia, aromática, doce, com acidez pronunciada. O sabor é estimado em 3,8 pontos. Produtividade - 2,5 kg por arbusto ou mais.
Plantio de framboesas remontantes e procedimentos preparatórios
Framboesas de reparo são muito exigentes em condições de crescimento. Portanto, é escolhido um local para que os arbustos necessariamente recebam calor e luz solar suficientes. Deve-se ter em mente que algumas variedades não toleram luz solar direta - as bagas são “assadas”. O local deve ser protegido do vento - rajadas e correntes de ar interrompem o amadurecimento das frutas. Você pode, por exemplo, plantar framboesas ao longo da parede, cercar ou criar "asas" de plantas altas (milho, girassol).
O equilíbrio ácido-base do solo para as framboesas remont é apenas neutro. Ao preparar os leitos, a farinha de dolomita, as cascas de ovos esmagadas em pó são adicionadas ao solo ácido e as migalhas de turfa e agulhas são adicionadas ao solo alcalino. O substrato é necessário leve e solto, mas ao mesmo tempo nutritivo. A melhor opção é chernozem ou solo argiloso, terra cinza. As deficiências como substrato podem ser levemente niveladas adicionando argila na forma de pó ao solo arenoso e areia no solo argiloso e turfoso.
Os melhores antecessores das framboesas remont são os sideratos (mostarda, phacelia, ervilhaca, tremoço). Então, pelo menos 1,5 meses antes do plantio, os verdes podem ser cortados e incorporados ao solo, este é um fertilizante natural que contém nitrogênio. Eles não se encaixam na cultura do jardim, onde antes eram cultivados batatas, tomates, pimentões e morangos - eles esgotam muito o solo. A framboesa é transferida para um novo local a cada 12 a 15 anos.
As framboesas reparadoras adoram a umidade, mas em princípio não toleram a estagnação da água nas raízes. Se na área em que a construção do jardim estiver planejada, a água subterrânea se aproximar da superfície a menos de um metro, será necessário procurar outro local ou construir um monte com uma altura de meio metro ou mais.
A qualidade das mudas é a chave para uma colheita abundante no futuro. As plantas saudáveis têm um sistema radicular fibroso desenvolvido com um comprimento de 20 cm e um rebento principal com uma espessura de pelo menos 5 mm. Altura - 20-25 cm, não mais. Espécimes crescidos são piores e menos propensos a criar raízes em um novo local. A madeira sob a casca é esverdeada. O motivo de se recusar a comprar é a presença no tronco de menos de dois rins, crescimentos suspeitos e lignificados nas raízes (pode ser um câncer bacteriano), casca escamosa, manchas nele.
As plantas podem ser plantadas no final da primavera e no outono, mas o período mais favorável é considerado a última década de setembro ou o início de outubro. Em seguida, os primeiros frutos maduros podem ser saboreados no próximo verão. Em áreas com clima subtropical, o procedimento pode ser adiado até os últimos dias de outubro.
Os arbustos, na maioria das variedades, são bastante compactos, e não extensos; brotos basais são formados com relutância. Portanto, ao pousar entre eles, deixe 0,7-0,8 m com um espaçamento entre linhas de cerca de um metro. Assim, se houver mais de uma muda, cavar um buraco separado para cada uma delas é impraticável. As framboesas reparadoras são plantadas em trincheiras, mantendo o intervalo necessário. Existem outras maneiras - a chamada cortina (colocação de mudas em grupos de 2-3 peças com um intervalo de 0,5-0,7 m) e um triângulo (arbustos são colocados nos seus picos, comprimento lateral - 0,4-0,5 m).
Você precisa cavar uma vala de 3 a 4 semanas antes do desembarque ou mesmo no outono, se estiver planejando um procedimento na primavera. Sua profundidade é de 40 a 45 cm. Para cada medidor de corrida, são adicionados 10-12 l de húmus ou composto apodrecido, 150-180 g de superfosfato comum e 100-120 g de sulfato de potássio. Ou substitua os curativos minerais individuais por um produto complexo no qual fósforo e potássio são aproximadamente o dobro do nitrogênio (150 g). E para os amantes da agricultura natural, a cinza de madeira peneirada (3-3,5 xícaras) é adequada.
O plantio direto de framboesas remontantes em um local permanente não apresenta diferenças radicais do mesmo evento para outros arbustos. Para facilitar a adaptação das mudas ao novo ambiente, cerca de um dia antes do plantio, as raízes são embebidas em uma solução de qualquer bioestimulante. Tanto remédios comprados (Epin, Kornevin, humato de potássio) quanto remédios populares (água de mel, suco de aloe, ácido succínico) são adequados. No processo, é necessário monitorar a posição do colo da raiz - ele não deve estar profundamente enterrado no chão, a menos que seja arenoso. Quando plantado adequadamente, ele está localizado alguns centímetros acima da superfície da terra. Após o plantio, as mudas são abundantemente regadas e adormecem na área basal da cobertura morta. Isso ajudará a reter a umidade do solo e economizará muito tempo do jardineiro para remover ervas daninhas.
Propagação da cultura
A maioria das variedades de framboesas remont são extremamente relutantes em formar brotos basais. Por um lado, isso é uma vantagem, porque os arbustos não se "arrastam" pelo site. Mas esse recurso complica seriamente o procedimento de reprodução. Portanto, na maioria das vezes, para esse fim, use estacas lignificadas.
Colheita de material no outono. Quando as folhas caem, brotos anuais com uma espessura de pelo menos 2-3 mm são cortados em pedaços de 20 a 25 cm de comprimento. Eles podem ser plantados imediatamente no solo ou autorizados a passar o inverno no porão ou na adega.
No primeiro caso, as estacas são plantadas horizontalmente em húmus ou composto apodrecido a uma profundidade não superior a 10 cm. As plantações são abundantemente regadas, apertadas com material respirável (spunbond, lutrasil) e cobertas com miolo de turfa (espessura mínima de 8 a 12 cm). Após a primeira forte nevasca, a cama também é coberta de neve.
A segunda opção - "aterrissagem" de framboesas no inverno em recipientes. As estacas são embrulhadas com papel ou pano macio, colocadas em vasos ou caixas de volume adequado e cobertas com turfa ou areia úmida. No início da primavera, eles são transferidos para a casa, as fatias são atualizadas e colocadas em um recipiente de água, adicionando qualquer bioestimulante. Tampa superior com um saco plástico. A água é trocada diariamente. As raízes crescem em algum lugar em um mês, após outras 3-4 semanas as plantas podem ser plantadas imediatamente em um local permanente ou em uma estufa. Neste último caso, eles são transferidos para o campo aberto em meados de setembro.
Eles usam estacas verdes para propagação de variedades especialmente raras e / ou valiosas de framboesas remont. Corte de material de plantio no final da primavera ou no início do verão - essas mudas recebem mais nutrientes. Eles devem necessariamente ter 2-3 folhas, a altura não é superior a 10-15 cm.
Secções inferiores por 16 a 18 horas são mergulhadas em uma solução de ácido indolilbutírico ou heteroauxina. Em seguida, as estacas em um ângulo de 45 ° com um intervalo de 10 a 15 cm são plantadas em uma estufa em uma mistura de solo comum, turfa e areia (2: 1: 1). A umidade interna é mantida em pelo menos 80% e uma temperatura de pelo menos 22 ° C. Molhe frequentemente, à medida que o solo superficial seca. No terreno aberto transferido no outono.
Como mostra a prática, arbustos de framboesas remont aos 4-5 anos de idade dão mais brotos de raiz. Assim que os "filhotes" crescem de 7 a 10 cm de altura, eles são desenterrados, as raízes são cuidadosamente separadas da planta mãe com uma faca afiada e desinfetada e transferidas para um novo local. Nas duas primeiras semanas após o transplante, os arbustos precisam de rega diária. Para proteger da luz solar direta, uma cobertura de qualquer material de cobertura branca é construída sobre eles.
Você pode usar para reprodução e pedaços de raízes com 10 a 12 cm de comprimento e 2-3 mm de espessura. No outono, elas são plantadas a uma profundidade de 6 a 8 cm, e brotações aparecem na próxima primavera, e as mudas são transferidas para um local permanente em setembro. Outra opção é gerenciá-los em casa.
Vídeo: métodos de criação de framboesas para reparo
Cuidados com as plantas
A obtenção do volume declarado da colheita de bagas de framboesa das variedades de reparo declaradas pelos criadores é realista exclusivamente com a tecnologia agrícola competente. O jardineiro leva muito mais tempo e energia para ele do que para cuidar de variedades comuns de cultura.
Reparar framboesas é uma cultura que ama a umidade. O jardim é regado pelo menos uma vez por semana, no calor - a cada dois dias ou mesmo diariamente. Acima de tudo, os arbustos precisam de umidade durante a formação ativa da massa verde, imediatamente antes da abertura dos brotos e durante o período de maturação dos frutos. No outono, se estiver quente e escasso na precipitação, é necessário realizar a irrigação por carregamento de água. Ajuda as raízes ao inverno sem se prejudicar.
O solo deve estar saturado com umidade a uma profundidade de pelo menos 35-40 cm (aproximadamente 20 l / m²). O melhor método é a irrigação por gotejamento. Se, para criar um sistema desse tipo, não há possibilidade técnica, molhe ao longo dos sulcos longitudinais nos corredores. Despejar água sob as raízes é indesejável - elas estão localizadas perto o suficiente da superfície, para serem facilmente expostas e secar. A água deve ser aquecida a uma temperatura de 22 a 25 ° C.
A irrigação por gotejamento é um sistema de tubos rígidos e mangueiras flexíveis conectados a um tanque de água localizado a uma altitude de 1,5 a 2 m acima do nível do solo, o que permite "endereçar" o fornecimento de água para a área basal das plantas sem danificar o solo. E se você também instalar uma bomba especial com um temporizador, o processo geralmente ocorrerá sem a participação de um jardineiro. A água é fornecida na forma de gotas separadas ou correntes finas. Depende da instalação de conta-gotas ou aspersores.
Este método é muito adequado para a reparação higrófila de framboesas, porque nem todos têm a oportunidade de viver permanentemente na horta. Além dos benefícios indiscutíveis para as plantas, esse sistema permite economizar tempo, esforço e água (40-70%). Vai durar muito tempo, a pressão nos tubos não afeta a eficiência de seu trabalho, mesmo a pressão mais fraca é suficiente. Além disso, o relevo do site não importa. A presença de uma encosta, saliências e assim por diante não impedirá a organização da irrigação por gotejamento.
O fluxo de água precisamente para as raízes dos arbustos de framboesa contribui para o fato de que o sistema radicular se torna mais desenvolvido, mais raízes fibrosas são formadas. Isso, por sua vez, fornece melhor absorção de nutrientes do solo. A água que flui através dos tubos tem tempo para aquecer até a temperatura ideal. Muito frio muitas vezes provoca o desenvolvimento de podridão radicular em framboesas. As gotas não caem nas folhas, portanto, a rega pode ser feita a qualquer momento. Consequentemente, após a cobertura foliar, os nutrientes não são lavados. E ao cultivar framboesas em uma área ensolarada, elas podem desempenhar o papel de lentes que causam queimaduras. As mesmas gotas frequentemente contribuem para o desenvolvimento de doenças fúngicas. A imunidade da maioria das variedades de framboesas remont é muito boa, mas ainda não vale o risco.
A experiência dos jardineiros indica que, ao usar esse sistema, o rendimento das culturas, incluindo as framboesas remont, aumenta em 20-40% em comparação com a aspersão ou a rega convencional de um regador, irrigação ao longo de sulcos e corredores. E a área limitada da área molhada impede efetivamente o crescimento de ervas daninhas.
Zelo demais com a rega também não vale a pena. Muitas variedades reparadoras não toleram muito bem a seca, mas o alagamento que causa a podridão das raízes é simplesmente fatal para elas.
Vídeo: Sistema de irrigação por gotejamento DIY
O amadurecimento de grandes quantidades de bagas grandes requer nutrientes em quantidades maiores. Se tudo o que for necessário foi adicionado ao solo durante o plantio, isso é suficiente por dois anos. A cobertura é retomada na terceira primavera após a transferência das mudas para o jardim.
As framboesas reparadas respondem extremamente bem aos fertilizantes orgânicos naturais. Assim que o solo é derretido o suficiente, o solo na cama é afrouxado, enquanto, ao mesmo tempo, cobre o húmus ou o composto (5-7 l por metro linear). Após cerca de duas semanas, o afrouxamento é repetido, desta vez aplicando fertilizantes minerais com um teor de nitrogênio (12-15 g / m²).
Durante a estação de crescimento ativo, as framboesas remont são fertilizadas mensalmente com infusão de folhas de urtiga ou dente de leão, excrementos de frango e esterco de vaca. A taxa de consumo do produto é de até 5 l / m². Depende da idade do mato. Os frutos maduros precisam de potássio e fósforo. Portanto, desde meados de julho, uma colher de sopa de sulfato de potássio e superfosfato foi adicionada a esse curativo.
Você pode alternar orgânicos com fertilizantes complexos para arbustos de bagas. Então a necessidade desse aditivo desaparece. No final da frutificação, as cinzas são adicionadas às raízes.
Vídeo: dicas para cuidar de framboesas de manutenção
Em relação ao cultivo, existem duas maneiras. A maneira mais fácil é reduzir todos os brotos para o estado de "tocos" de três ou cinco centímetros, mas, na próxima temporada, você ficará sem uma colheita precoce. A vantagem deste método não está apenas na sua simplicidade, mas também no fato de, juntamente com brotos cortados, patógenos depositados por ovos de insetos. Para preparar framboesas remont após essa poda para o inverno, basta preencher “cânhamo” com uma camada de cobertura de 10 a 15 cm de espessura.
Outra opção é deixar 10 a 15 dos mais fortes e mais desenvolvidos por 1 m² dos brotos desta temporada e cortar os restantes até a raiz. Deve-se lembrar que nem todas as variedades têm a resistência ao frio necessária para uma determinada região. Enquanto as raízes na maioria das vezes sem problemas toleram o congelamento do solo a -25-30 ° C. Se possível, brotos abandonados são dobrados ao solo e fixados, são foliados com galhos ou folhas de abeto, cobertos com agril, lutrasil e spanbond. Quando a neve cai, um monte de neve é construído sobre a cama. Na primavera, os galhos congelados são cortados em um rim vivo, localizado acima de tudo.
Vídeo: maneiras de cortar framboesas remont arbusto
Doenças comuns e métodos de controle
A maioria das variedades modernas de framboesas remont se distinguem por uma resistência muito boa a doenças características da cultura. Eles são significativamente menos comuns do que as variedades convencionais por insetos. Por conseguinte, para a proteção das framboesas, medidas preventivas simples costumam ser suficientes.
Os fungos não sobrevivem ao tratamento com compostos de cobre. Portanto, com antracnose, septoria, oídio, ferrugem, manchas roxas e ulcerativas, todos os tipos de podridão são combatidos com fungicidas. Podem ser produtos antigos que comprovaram sua eficácia (líquido de Bordeaux, sulfato de cobre) e os mais recentes biofungicidas (Strobi, Abiga-Peak, Bayleton, Fitosporin-M). Os arbustos e o solo são tratados nas gemas no estágio "cone verde", imediatamente após a floração e 12 a 15 dias após a colheita inteira.
A situação com doenças virais (clorose, folhas encaracoladas, micoplasmose, nanismo) e bacterianas (câncer de raiz) é um pouco mais complicada. Os meios para o seu tratamento ainda não foram desenvolvidos. Provavelmente, eles não matam arbustos de framboesa, mas o rendimento, como a qualidade da fruta, cairá drasticamente. A melhor prevenção nesse caso é o cuidado de enfermagem competente. As plantas onde a maioria dos brotos são afetados pela infecção não precisam se arrepender, são arrancadas e queimadas para que as doenças não se espalhem mais. O solo é desinfetado derramando uma solução roxa grossa de permanganato de potássio.
Das pragas, os pulgões das folhas, os nematóides da vesícula, os gorgulhos da morango-framboesa, as moscas da framboesa, os besouros da framboesa são os mais perigosos para a reparação das framboesas. Muitos deles não toleram aromas fortes saturados. Ao lado do jardim, é útil plantar verduras picantes, flores com um aroma característico (lavanda, calêndula, calêndula). Contra insetos voadores, a fita adesiva para pegar moscas ou armadilhas caseiras - recipientes cheios de xarope de açúcar diluído, mel, geléia, ajudam muito. O solo do jardim é polvilhado com giz ou cinza esmagados. E as plantas são pulverizadas a cada 12 a 15 dias com a infusão de cebola ou alho, casca de tomate e casca de frutas cítricas.
Nos raros casos em que a infecção não pode ser evitada, remédios populares são usados para controlar pragas (uma solução de bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio, enxofre coloidal, mostarda em pó, vinagre ou amônia diluída em água). Alguns tratamentos são suficientes quando o problema é descoberto não muito tarde. Nos ataques de muitos indivíduos, os arbustos de framboesa são pulverizados com inseticidas universais (Actellik, Komandor, Mospilan, Iskra-Bio, Almirante).
Gardeners comentários
Recomenda-se que as framboesas de reparo sejam cortadas no outono ao nível do solo. No próximo ano, as framboesas darão brotos que irão deliciar você com uma colheita.
Hop-55//www.forumhouse.ru/threads/124983/
Também cortei minhas framboesas remont no outono. Não no início, quando a colheita principal é de framboesas. Eu tenho até meados de outubro as framboesas amadurecem. Mas no final de outubro, quando as bagas ainda estão lá, mas já ácidas, azedas, cortei galhos. Pode ser cortado na primavera. Não há muita diferença. Uma reforma produz tanto quanto o tempo permite. Folhas na neve com bagas, se não forem podadas. No ano passado, até 15 de outubro, ainda coletado. Então ela cortou. Se eles morassem no país o tempo todo, talvez mais tarde eles o cortassem.
Natalia Fedorovna//www.forumhouse.ru/threads/124983/
Tenho arbustos de framboesas remontantes ainda jovens, então tiro apenas a segunda colheita. No final do outono, cortei ao nível do solo. Das filmagens que cresceram no ano seguinte, recebo uma colheita no final de agosto ou setembro. Este método evita o aparecimento de doenças e pragas. Quando crescer e endurecer, cortarei uma parte e deixarei uma parte para obter frutificação contínua. Embora eu tenha lido em algum lugar que, cortando completamente, eles também conseguem coletar duas colheitas. Entre as fileiras eu tenho 1 m, entre os arbustos - 0,5 m. Embora existam recomendações para plantar com menos frequência: 1,5 me 0,7 m, respectivamente. Mas conhecendo meu solo, plantei assim. Até agora, apenas arbustos foram encontrados em meu lugar. No futuro, quando eles forem fechados em uma fileira, pretendo fazer uma cobertura de todos os corredores. Afinal, framboesas adoram umidade. Em geral, eu gosto de cultivar framboesas mais do que simples. Até pequenos arbustos são cobertos com uma colheita até o final do outono.
Sem//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2455&page=2
Pode ser obtido a partir de framboesas remont e duas culturas.Mas será necessário ter em mente que a soma dessas duas culturas será aproximadamente igual a um outono (com um ciclo de crescimento de um ano), esforços adicionais serão adicionados para preservar os rebentos abandonados no inverno e para protegê-los de grandes pragas e doenças na primeira metade do verão. E a colheita (primeiro) de verão de framboesas remont a gosto ainda é inferior às framboesas comuns. Se isso não incomodar, você pode tentar e a vida será mostrada. Minhas framboesas remont são cultivadas apenas em um ciclo de um ano, para uma colheita de outono (livre de besouros e doenças), principalmente para a colheita do inverno.
Kolosovo//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2455&page=2
Eu cresci várias variedades de reparação e framboesas comuns. A reparação das framboesas dá frutos nos rebentos do primeiro ano de crescimento e começa a dar frutos em meados de agosto e antes das geadas. O sabor é melhor na primeira metade do período de frutificação e, no final, o sabor se torna mais sobremesa. De qualquer forma, eu tenho. Mas as framboesas comuns dão frutos nos brotos do segundo ano de crescimento e existem diferentes períodos de maturação. Cortei as framboesas durante as geadas e as deixei de 3 a 5 cm acima do solo, o que é bom porque você também remove todas as pragas do inverno. Para o experimento, deixei parte dos brotos de framboesa remont, encurtando-os para 60 cm no ano seguinte e notei que eles começaram a dar frutos mais cedo e os frutos eram mais doces.
Esquadrão de tomate//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=25061&st=100
Plantei framboesas de reparo para mim e para venda. Quando os arbustos cresceram, no outono eu os cortei até a raiz. No ano seguinte, novos brotos cresceram, que começaram a dar frutos em agosto. Os vizinhos que não cortaram todas as framboesas receberam uma colheita nos galhos do ano passado, mas eu cantei a colheita. Portanto, acredito que a poda de outono sob a raiz é uma espada de dois gumes. Evitando doenças e pragas, mas perdendo a colheita precoce, que é mais facilmente obtida no mercado.
Motrya//forum.fermeri.com.ua/viewtopic.php?f=23&p=89823
No ano passado, compramos uma framboesa de reparo, imediatamente a encerramos com ardósia com meio metro de profundidade e cresce lindamente. E ela fica comigo o dia todo ao sol, onde posso encontrar sombra parcial em seu campo, um dossel ou algo assim, para fazer?
Kationa82//fermernew.by/topic/431-sekrety-remontantnoi-maliny/
Na minha prática, a framboesa reparada sob a macieira parece muito mais chique do que ao sol. Eu explico isso nos últimos anos secos, era necessário regar adicionalmente.
Elena//fermernew.by/topic/431-sekrety-remontantnoi-maliny/
Lembro, lembro como preparei a trincheira. A esposa tirou o cérebro inteiro com esta framboesa de reparo. Eu cavei uma vala, estrume lá - bem, acho que é tudo. Mas não, voltei para a floresta em busca de tocos podres, eles também estavam lá na trincheira, mais folhas caíram e assim por diante. Mas, honestamente, havia muitas e grandes bagas. E no inverno ela disse que eu cortei tudo cerca de 10 cm do chão.
Avô//fermernew.by/topic/431-sekrety-remontantnoi-maliny/
No centro da Rússia, para acelerar o início do crescimento das brotações e obter rendimentos mais altos no início da primavera a partir dos plantios de framboesas remont, você pode tirar a neve e jogar um filme preto ou outro material de cobertura no solo. Sob esse abrigo e a ação da luz solar, o solo derrete e aquece muito mais rapidamente, a vegetação da planta começa 1-2 semanas antes. Essas semanas no outono resultarão em um aumento no rendimento de bagas de até 300-500 g por metro quadrado. Uso esse método de ano para ano e, graças a ele, a baga nos arbustos não aparece a partir de agosto, mas a partir do início de julho.
Kravsvetlana//www.pticevody.ru/t4507-topic
Sujeitas a cuidados adequados e em um clima adequado, as framboesas remont, de fato, produzem uma safra maior do que a comum, frutificando uma vez por estação. Mas aqui depende muito do jardineiro. Existem variedades de cultura suficientes que os criadores criaram para que todos encontrem uma que seja ideal para ele. A tecnologia agrícola inclui principalmente rega e fertilização, eliminando a necessidade de um arbusto.