Escolhendo entre estilo ecológico e jardim natural, alguns ficam parados. Parece que eles são absolutamente idênticos e são determinados pelos mesmos princípios. De fato, ambos os nomes significam o mesmo estilo e são aplicáveis ao jardim natural, no qual as condições naturais de floresta e campo da flora e fauna são recriadas.
A natureza é uma excelente paisagista! Essa idéia passa pelo leitmotiv principal no estilo de jardim natural. Floresta, prado ou savana pode se tornar o protótipo do eco-jardim com suas próprias características.
As principais características do estilo natural:
- Preservação da paisagem natural.
- Design natural. A intervenção humana não deve ser sentida.
- A criação ou uso de reservatórios naturais em que existem peixes e outros habitantes aquáticos.
- Gramados com flores silvestres ou grama do prado.
- Se possível, a rejeição de quaisquer cercas. Se você ainda precisar deles, é melhor usar sebes.
- Madeira flutuante, árvores velhas caídas e tocos podres como decoração.
- A fusão suave de áreas de jardins, que podem ser várias, umas com as outras sem limites claros.
- Alimentadores para pássaros e pequenos habitantes da floresta (esquilos e esquilos), se houver, vivem nas proximidades.
- Pedaços de pedra em torno dos quais crescem flores e ervas.
O ecoestilo no projeto da paisagem é complementado por pequenas formas arquitetônicas feitas de materiais naturais. Móveis de madeira áspera - mesas sólidas, bancos feitos de tábuas e assentos de vime - ficarão bem na zona doméstica. Galpões e gazebos, entrelaçados com plantas de tecelagem ou cobertos com galhos finos, são indispensáveis em áreas de lazer.
Os caminhos do jardim estão alinhados com árvores cortadas por serra, polvilhadas com casca de madeira ou cascalho. Pontes através de um riacho murmurante ou borbulhante são feitas de galhos, tábuas e troncos. Na área de churrasco, uma churrasqueira ou lareira é projetada a partir de pedras para simular uma parada na natureza.
Decorando o site, você pode criar slides alpinos com obstáculos e plantas que vivem em solo rochoso. Esculturas de madeira se encaixam bem na paisagem. Um balanço de madeira e redes na área de recreação também terá uma aparência orgânica em um estilo ecológico natural.
Jardins ecológicos são geralmente feitos de madeira ou pedra, e suas paredes são cobertas por vegetação. Muitas vezes, o paisagismo vertical de trepadeiras é usado para esses fins. Ivy, uvas de menina, trepadeira e trepadeiras parecem espetaculares nas paredes da casa, gazebos e outras estruturas. Às vezes, uma fina camada de terra é derramada sobre o telhado dos dosséis e musgos e grama baixa são plantados nela.
Naturalmente, todos os tipos de plantas são a principal decoração da paisagem no estilo do jardim natural. Podem ser árvores coníferas e decíduas, arbustos, samambaias, flores e gramíneas.
Para o projeto da paisagem, é melhor escolher plantas locais. Por exemplo, em nossa zona climática, bétula, cinza de montanha, carvalho, bordo, álamo, tília, avelã, zimbro, uva selvagem, abeto e pinheiro parecem especialmente bons em jardins naturais.
Também é possível colocar frutas e bagas, como groselhas, groselhas, framboesas ou madressilva, e plantar morangos aromáticos da floresta no mini-jardim.
Particularmente popular entre as plantas e flores perenes são as astilbe altas, samambaias de várias espécies, sinos, margaridas, margaridas, tremoços, botões de ouro e cereais. Valeriana, sálvia, orégano, banana, erva de São João e hortelã e muitas outras ervas medicinais também são hóspedes frequentes em jardins ecológicos.
O estilo natural paisagístico é adequado para quase todos os relevos, pois não é necessário nivelar o terreno e limpá-lo de obstáculos, tocos e pedras. Barrancos e lagos cristalinos se encaixam harmoniosamente no jardim ecológico, trazendo ao proprietário paz e tranquilidade da proximidade com a natureza.