Sofia é uma beldade de uva da Ucrânia. A história do cultivo, possíveis problemas e soluções

Pin
Send
Share
Send

Os produtores de uva costumam apresentar altos rendimentos, bom gosto e aparência bonita às variedades. Tais qualidades são combinadas em uvas da seleção ucraniana Sofia.

História do cultivo de uvas Sofia

Sofia produziu a forma híbrida de uvas relativamente recentemente, cerca de 8 a 10 anos atrás, pelo criador amador ucraniano V. Zagorulko. No trabalho sobre um novo híbrido, o autor usou variedades de uva Arcadia e Radish Kishmish. O resultado foi uma uva de mesa antiga, que rapidamente ganhou popularidade entre os vinicultores ucranianos devido ao seu alto rendimento e excelente comercialização. Nas regiões sul e central da Rússia, onde os invernos não são muito gelados, Sofia também é cultivada amplamente. Graças à bela folhagem, que adquire uma agradável cor amarela no outono, Sofia às vezes é usada também para fins decorativos.

Uvas Sofia nas condições de Cherkassk - vídeo

Descrição da nota

Sofia pertence aos híbridos de mesa e possui um período de maturação muito precoce (período de crescimento de 100 a 115 dias).

As plantas são caracterizadas por um forte crescimento. A videira é forte, de cor marrom brilhante, amadurece uniformemente em quase 100%. As folhas que florescem no topo dos brotos são pintadas em uma cor verde escura profunda, não há pubescência. A forma das folhas é redonda, o contorno é ligeiramente dissecado, a superfície pode ficar levemente ondulada. No outono, eles ficam verde-amarelo.

Sofia floresce o mesmo sexo - feminino. Eles percebem quase todo o pólen, embora as uvas Arcadia sejam consideradas o melhor polinizador. Alguns viticultores, para melhorar a fixação das frutas, realizam a polinização artificial com a ajuda do sopro.

Os pincéis de Sofia se distinguem por tamanhos grandes, estrutura densa e tamanho sólido de bagas

Os cachos são formados muito grandes (800-1200 g, às vezes até 3 kg), de forma cônica. A estrutura do pincel é muito densa; portanto, às vezes é necessário afiná-los para evitar o apodrecimento das bagas.

As bagas ovóides são muito grandes (até 2,8-3,6 cm de comprimento e 2,0-2,1 cm de largura), sua massa chega a 15 G. Na aparência, as bagas são semelhantes à variedade parental Arkady. A pele rosada é bastante densa, mas quando comida quase não é sentida. Uma polpa muito suculenta e carnuda, com um agradável sabor doce e cheiro de noz-moscada, oculta sob a pele. Muitas bagas não têm sementes, mas nas maiores existem 1-2 sementes, e mesmo essas geralmente são macias e rudimentares devido à presença de passas entre os "pais".

Descrição da variedade Sofia em vídeo

Características das uvas Sofia

Muitos viticultores estão tentando incluir Sofia em suas coleções devido às muitas vantagens dessa variedade:

  • culturas regulares precoces e abundantes;
  • falta de bagas descascadas;
  • excelente apresentação e bom gosto;
  • resistência ao calor curto e à seca (com um longo período quente do cacho, você precisa cobrir com folhas);
  • formação rápida do sistema radicular nas mudas e alta porcentagem de sobrevivência das mudas;
  • aumento da resistência a doenças fúngicas;
  • resistência relativa ao transporte, importante no cultivo de uvas para venda.

As desvantagens da variedade:

  • cuidados exigentes;
  • flores do mesmo sexo;
  • aumento da densidade do cacho, causando a necessidade de desbaste;
  • quebrando bagas na chuva;
  • derramamento de bagas com superexposição no mato;
  • baixa resistência ao gelo (até -21 sobreC)

Regras de desembarque e cuidados

Sofia pertence a variedades que requerem bons cuidados, por isso é melhor levar cultivadores experientes para o seu cultivo.

A chave para o sucesso no crescimento é o ajuste correto.

Plantando uvas Sofia

Geralmente, não há problemas com o plantio do híbrido Sofia, uma vez que as mudas estão perfeitamente enraizadas e o sistema radicular está crescendo rapidamente.

Você pode propagar as uvas enxertando no padrão, mas como estoque você deve escolher uma variedade de forte crescimento; caso contrário, a planta enxertada pode se mostrar fraca.

Para inoculação, a parte inferior do cabo é cortada com uma cunha e inserida em um estoque dividido

Para a autopreparação de mudas, estacas bem preparadas (amadurecidas, com 4-5 brotos) devem ser colocadas em uma jarra de água no início de fevereiro. É possível enraizar estacas em solo úmido, leve e nutritivo.

Uma "barba" de raízes brancas aparece nas estacas cultivadas em água

O plantio de mudas em local permanente pode ser realizado no final da primavera (última década de abril - início de maio) e no outono (setembro). Considerando que a resistência ao gelo de Sofia não é muito alta, é melhor plantá-lo na primavera, para que as mudas possam se enraizar no novo local com o início do tempo frio.

2-3 semanas antes do plantio, é preparado um poço de 0,7-0,8 m de tamanho (o diâmetro e a profundidade são os mesmos). Uma camada de drenagem (tijolo quebrado, cascalho) é colocada no fundo do poço, depois o húmus é misturado com solo fértil e o superfosfato (25-30 g) é derramado no poço até a metade da profundidade. A mistura de nutrientes é coberta com uma fina camada de solo e deixa o poço se levantar, para que o solo assente.

Uma camada de cascalho no fundo do poço fornecerá uma drenagem de alta qualidade e evitará a estagnação da umidade

Raízes de mudas antes do plantio podem ser tratadas com um estimulador de crescimento. Se você usar mudas compradas, suas raízes devem ser cortadas um pouco antes do plantio e deixe de molho por 12-24 horas em água.

Ao pousar, você precisa ter cuidado para não quebrar as raízes jovens e brancas. Depois de adormecer com a terra e compactar cuidadosamente o solo, não se esqueça de regar as mudas com 2-3 baldes de água morna.

Plantando uvas - vídeo

Regras de crescimento

Ao cultivar Sofia, não se deve esquecer algumas características deste híbrido. Por exemplo, secar o solo afeta negativamente a colheita. No entanto, o tempo chuvoso e muito úmido também leva a uma diminuição no rendimento. A rega deve ser regular, mas não abundante.

Muitos produtores insuficientemente experientes cometem um erro (como o autor dessas linhas), acreditando que o sistema radicular das uvas é bastante longo e você dificilmente pode regá-lo. De fato, se um jardim está localizado perto das uvas, geralmente o mato extrai a umidade necessária de lá. Se a distância até as culturas irrigadas mais próximas exceder 5-6 m, o arbusto ficará atrofiado e você poderá esquecer a frutificação.

Normalmente, as uvas são regadas 4-5 vezes durante o verão: quando os botões se abrem, antes da floração, quando o ovário cresce, após a colheita e no final do outono) em clima seco. A quantidade de água para irrigação deve ser de 50 a 60 litros por arbusto, para a irrigação pré-inverno - 120 litros. A água é introduzida nas trincheiras, cortadas a meio metro do caule.

Regar uvas em vídeo

A melhor opção é o fornecimento de água de gotejamento, que permite manter um nível moderado constante de umidade do solo.

Além da rega, as plantas de uva precisam de cobertura. Nesta questão, Sofia também tem suas próprias preferências - é prejudicial ao excesso de compostos nitrogenados. Portanto, é melhor usar principalmente fertilizantes de fosfato de potássio. A cobertura é geralmente combinada com a rega. Além dos fertilizantes minerais, também é necessário adicionar matéria orgânica (que, aliás, contém a quantidade de nitrogênio necessária para as uvas). O estrume pode ser produzido em água ou aplicado como uma espessa camada de cobertura morta, que retém a umidade do solo e nutre as raízes. Não coloque a camada de adubo mulching a menos de 5-6 cm do caule!

Alimentação de uvas - vídeo

Devido à grande força do crescimento, a Sofia precisa ser formada e aparada regularmente. Videiras podadas na primavera e no outono. A poda de brotos de frutificação na primavera deve ser curta - para 4-8 olhos.

Você pode formar um arbusto em forma de leque em treliças de linha única, pode usar treliças com viseira ou arcos.

Variedades de uvas vigorosas reproduzem perfeitamente em um alto arco

No outono, as uvas devem ser preparadas para o inverno. Sua resistência ao gelo é insuficiente para o inverno sem abrigo. Portanto, as trepadeiras devem ser desamarradas da treliça, cortadas as brotações extras, amarradas e abaixadas no chão. Você pode aquecer as plantas com palha, juncos, oleado ou apenas terra.

As videiras abaixadas no chão precisam ser amarradas com palha - isso protegerá a planta da geada

Protegendo as uvas Sofia de doenças e pragas

A estabilidade das doenças fúngicas declaradas pelo autor do híbrido Sofia é bastante alta - 3,5 ... 4 pontos. No entanto, a prevenção de mofo e oídio é necessária se você deseja obter uma colheita garantida. Os fungicidas mais adequados são o TILT-250 e o Ridomil, embora você possa usar a mistura Bordeaux ou o caldo calcário (ISO).

Processamento preventivo de uvas - vídeo

Bagas doces invariavelmente atraem pássaros e vespas. Os pássaros podem se assustar pendurando longas tiras de papel alumínio (ou outros materiais semelhantes, de preferência brilhantes e farfalhantes) na vinha. Uma malha esticada ao redor da vinha também ajuda.

É mais difícil se livrar das vespas. É necessário destruir os ninhos à medida que são descobertos, processar as uvas com inseticidas (essa não é a melhor opção, pois o processamento deve ser interrompido quando as bagas amadurecem, quando as vespas se tornam mais ativas). A melhor maneira de se proteger contra vespas e pássaros é cobrir cada pincel com um saco de pano leve.

Fechar cada pincel com uma sacola em um vinhedo grande é um trabalho árduo, mas a colheita não sofrerá!

Colheita, armazenamento e uso de culturas

A colheita de Sofia começa a amadurecer na primeira década de agosto e nas regiões sul da Rússia atinge a maturidade técnica no final da segunda década. As escovas precisam ser cortadas e não quebradas, deixando uma “perna” de 5 a 6 cm de comprimento.

Sofia tolera bem o transporte, graças à pele densa. Só é necessário colocar as escovas em um recipiente raso o mais firmemente possível para que elas não “sacudam” ao longo da estrada.

Você pode armazenar a colheita por 3-4 semanas em uma geladeira ou em um quarto escuro e fresco. Sendo uma variedade de mesa, a Sofia é adequada tanto para o consumo fresco quanto para a fabricação de suco, compota, passas.

O suco de uva é uma das bebidas mais deliciosas e saudáveis.

Comentários de viticultores

Sofia também plantou apenas no ano passado uma muda de Zagorulko. Portanto, não há nada a dizer. Só posso acrescentar que suas mudas daquelas plantadas no outono (Sofia, Ivanna, Líbia) são as melhores agora em crescimento. Além disso, o crescimento neles foi muito longo e eu os reduzi durante o pouso. Mas ele não jogou fora os restos, mas os colocou no porão para o resto das estacas. E na primavera desses restos (!) No parapeito da janela, recebi várias mudas verdes. Respeito pela qualidade do material de plantio.

Vitaliy, Uzhhorod

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=485

A variedade Sofia deu a segunda frutificação dos arbustos. A variedade merece as melhores características das variedades de mesa em todos os aspectos. Embora os arbustos estivessem um pouco sobrecarregados, a videira tinha 10-12 mm. amadurecido no outono todo o comprimento das moedas. Os clusters foram removidos à medida que amadureceram e estavam em boa demanda no mercado. Quando totalmente maduros, adquiriram uma cor ligeiramente rosa. Alguns clusters atingiram 2,5 kg. seletivamente, os clusters começaram a ser removidos de 15 a 30 de agosto. Cidade de Dnepr, que fica no rio Dnieper. Praticamente não há rega. Não haverá problemas com a polinização em sua vinha.

Gaiduk Ivan, Ukarina

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=485&page=2

No ano passado, Sofia me deu a primeira colheita. Estou muito satisfeito. O sabor é chique com um toque de noz-moscada. O tamanho da baga é 1,5 vezes maior que o Arcadia, aglomerados de até 1 kg. Vobschem mercadoria incrível. Este ano, as inflorescências foram jogadas fora duas vezes maiores que no ano passado e, se o tempo não falhar durante a floração, a colheita será excelente. Derramando bagas que eu não tinha. A densidade dos aglomerados nos dois arbustos que crescem em mim acabou sendo diferente. Um arbusto dava um cacho friável e o outro, moderadamente denso. A consistência das bagas e transportabilidade é aproximadamente a mesma que em Arcádia.

Vladimir Shpak, região de Poltava

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=485

Sophia Também posso acrescentar que seus botões substitutos são frutíferos, os brotos foram mortos pela geada no companheiro, eles foram substituídos por flores, além disso, as grandes. Eu também encontrei em estacas depois de plantar em copos em flores substitutas. Grande Crescimento

Roman S., Krivoy Rog

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=485

Sofia não é a variedade de uva mais fácil de cultivar. Iniciantes não devem iniciar seu cultivo. Mas nas mãos de um viticultor experiente, arbustos poderosos trarão uma colheita abundante de pincéis grandes e apertados de um agradável tom de âmbar-rosa.

Pin
Send
Share
Send