Morangos ao longo da temporada requerem maior atenção do jardineiro. Rega, cultivo, remoção de ervas daninhas - esta é apenas uma pequena lista de trabalhos obrigatórios em uma plantação de morangos. Felizmente, a tecnologia moderna nos deu agrofibra, graças à qual ficou muito mais fácil processar morangos.
Por que plantar morangos em agrofibra
Agrofibra - um material não tecido moderno, disponível em branco e preto e com densidades diferentes. A agrofibra branca, também chamada de spandbond, é usada como material de cobertura para estufas e, dependendo de sua espessura, pode proteger plantas até 9 graus abaixo de zero. A agrofibra preta é usada como material de cobertura morta, passa perfeitamente o ar e a umidade, mas não permite que a luz do sol penetre no solo, graças a isso as ervas daninhas não crescem sob ele.
A agrofibra preta é escolhida para o plantio de morangos, no entanto, aqui você também precisa ter cuidado, já que este material será usado por pelo menos 3 anos, você deve ler definitivamente as características e propriedades do material adquirido. Um fio-de-fibra preto comum é muito semelhante à agrofibra, porém é menos durável e não possui filtros UV e, portanto, após alguns meses, pode se tornar inútil. A agrofibra de alta qualidade é produzida por empresas como Agrin, Agroteks e Plant-Proteks.
Galeria de fotos - as melhores empresas produtoras de agrofibras com filtros UV
- Agrotex é produzido na Rússia, o material passa perfeitamente na água com cobertura
- O material de cobertura vegetal Plant-Protex é fabricado na Polônia e possui boa proteção UV.
- O material de cobertura preta da Agrin possui estabilização UV de 4%
Vantagens de plantar morangos na agrofibra:
- as ervas daninhas não crescem - não há necessidade de remover ervas daninhas;
- a baga não se suja com a terra, pois fica em material preto;
- o bigode não enraíza e não engrossa a cama;
- o chão congela menos;
- a agrofibra retém a umidade, portanto rega com menos frequência;
- na primavera, essa cama aquece mais rapidamente.
Contras ao plantar morangos em agrofibra:
- custos de compra, transporte e deposição na cama;
- grandes problemas com a reprodução dos necessários arbustos de morango, pois é necessário inventar caixas ou vasos para enraizar o bigode;
- não há como afrouxar a cama se o solo estiver muito compactado;
- mais difícil de molhar.
Galeria de fotos - Prós e contras da Agrofibre
- Se houver necessidade de torcer o bigode, isso se tornará um problema real na fibra aglomerada, pois é necessário colocar caixas e copos
- A rega de morangos em fibra de fibra é melhor através de fitas de irrigação por gotejamento, o que aumenta o custo dos leitos
- Em agrofibra, os morangos estão sempre limpos, secos, não apodrecem
- O Agrofibre não permite luz, as ervas daninhas não crescem e os bigodes de morango não enraizam
Como plantar morangos em agrofibra
Para plantar morangos, você precisa escolher um local ensolarado e sem vento, de preferência sem inclinação e água subterrânea próxima.
Os morangos gostam muito de comer e, se você pode alimentar a planta a qualquer momento em canteiros comuns, então com fibras de fibra isso será muito mais difícil, então você precisa reabastecer o jardim por pelo menos três anos.
Muitas vezes, essa cama é feita levemente elevada acima do solo, no entanto, em regiões com verões muito quentes, isso não deve ser feito.
Etapas de plantar morangos em agrofibra
- Para cada metro quadrado de solo, você precisa fazer 3-4 baldes de composto ou húmus, cavar cuidadosamente e fazer camas. A largura das camas depende da largura da fibra de fibra; além disso, convém escolher a baga sem pisar na cama.
- Coloque a fibra sobre a cama, observando a parte superior e inferior, para isso, despeje um pouco de água na tela esticada e veja se ela passa pelo tecido. Se passar, então este é o topo.
- A passagem entre os canteiros, se desejado, também pode ser fechada com fibra de fibra, mas você também pode deixá-lo vazio e cobrir com palha no futuro. Então a água será melhor para entrar no solo.
- Nas bordas das camas, você precisa pressionar agrofibras com suportes, tijolos ou polvilhar com terra. Se a agrofibra também estiver entre as camas, então tábuas largas podem ser colocadas nessa passagem.
- No jardim resultante, marcamos um local para slots, onde plantaremos mudas de morango. A distância entre as mudas pode variar dependendo da variedade. Para arbustos grandes e extensos, deixe 50 cm entre as plantas, por médio - 30-40 cm.
- Fazemos ranhuras na fibra agricola na forma de uma cruz, dobramos os cantos para dentro. O buraco deve ter cerca de 5-7 cm.
- Plantamos morangos nas fendas, você também pode adicionar fertilizantes minerais a cada poço. Certifique-se de garantir que o coração do morango esteja no nível do solo e que as raízes não estejam dobradas.
- Nós derramamos uma cama de um regador com um filtro.
Vídeo - plantando morangos em agrofibra
Plantio de morangos em agrofibra com irrigação por gotejamento
Para simplificar ainda mais seus cuidados com o plantio de morangos, você pode realizar a irrigação por gotejamento, para que a umidade seja adicionada a cada arbusto.
A fita de irrigação por gotejamento pode ser colocada sob a fibra de fibra e deixada na superfície. Em regiões com invernos amenos e quentes, sem temperaturas congelantes, é melhor esconder a fita de irrigação por gotejamento sob agrofibra. Se a água nos conta-gotas congelar, a fita será danificada; na maioria das vezes, ela é colocada sobre a fibra de fibra, para que no outono possa ser colocada em uma sala quente para armazenamento.
Ao colocar as fitas de irrigação por gotejamento no canteiro, é necessário calcular com precisão onde exatamente os arbustos de morango estarão localizados precisamente nessas fileiras e a fita é colocada.
Ao colocar a fita, os conta-gotas devem olhar para cima para evitar obstruir o solo.
Após colocar as fitas, a cama é coberta com agrofibra, tentando não puxar, mas desenrolá-la para não mover as fitas. Corte o tecido também com muito cuidado para não danificar a fita de gotejamento. Além disso, você pode verificar se está virado e quão próximo está do furo. Mais aterrissagens ocorrem como de costume.
No caso de a fita de irrigação por gotejamento ser colocada em fibra de fibra, não há problemas especiais com sua instalação, basta colocá-la o mais próximo possível das plantas.
O regime de plantio de morangos em fibra de fibra
Na maioria das vezes, esse método de plantio é usado para o cultivo comercial de morangos, para obter produtos de alta qualidade e minimizar custos. A área ocupada por morangos é estimada em vários centésimos a um hectare. E muitos trabalhos são realizados mecanicamente, por trator. Portanto, a largura dos leitos também é feita levando em consideração o processamento de tais máquinas.
Nos jardins comuns, a largura das camas depende apenas da preferência pessoal de cada jardineiro. Alguém gosta de camas individuais de 50 cm de largura, enquanto outras gostam de camas amplas de 100 cm com duas ou três fileiras de morangos.
Galeria de fotos - padrões de plantio de morango
- Camas em 3 filas com um corredor largo
- Esquemas convenientes de plantio de morango para jardins
- Cama levantada de duas linhas com passagens largas
- Diferentes padrões de plantio de morango
- Cama baixa com corredor de palha
Vídeo - plantando morangos em agrofibra preta no jardim
Vídeo - erros ao pousar em agrofibra
Comentários
Quero dizer que você pode fazer uma cobertura do solo com uma cobertura, se levar em conta o seguinte: 1. O material deve ser preto 2. Substâncias estabilizadoras de luz devem estar presentes 3. O material deve ser denso mícron 120, de preferência em duas camadas. 4. Enterre o material apenas ao redor do perímetro e, no meio, é melhor pressioná-lo com tábuas, tijolos ou sacos de terra. 5. Observando inchaço na superfície dos canteiros (existem ervas daninhas muito prejudiciais), é necessário levantar o material e remover a erva daninha ou pressionar com um tijolo. Se você cumprir todas essas regras, seu material durará de 3 a 5 anos. E todo esse tempo a maconha será mínima.
An2-nightwolf//otzovik.com/review_732788.html
Temos no país uma cama bastante longa com morangos, por ser uma planta pequena, ela cresce rapidamente com ervas daninhas. Durante a estação, derramamos nosso jardim quatro vezes e, no outono, não havia vestígios dessa remoção de ervas daninhas. E este ano eu decidi livrar minha família desse problema. A tecnologia para usar o material é a seguinte: primeiro desenterramos a cama, depois fertilizamos, depois a cobrimos com material de cobertura, fixamos o material nas bordas. Para os morangos de julho, foi utilizado material sem furos. Depois de fixar o material na cama, usando uma régua e giz de cera, anotei os locais para fazer furos. A distância entre os morangos entre os arbustos deve ficar em torno de 30 cm. Em seguida, cortei orifícios redondos. Em nossa cama, temos três fileiras de morangos dispostos em um padrão quadriculado. A largura das camas é de 90 cm e, em seguida, foram plantados bigodes de morango nesses buracos. O que procurar ao comprar. Preciso comprar material com furos? Fazer furos não demorou muito tempo e, em seguida, faço-o uma vez em alguns anos. Para uma cama de oito metros de comprimento, fazer buracos não demorava mais que meia hora. Portanto, se você planeja plantar apenas um ou vários canteiros com esse material, a presença de furos não é importante. Se você planeja plantar um campo inteiro, é claro que é melhor escolher um material com furos. E mais uma nuance sobre buracos. A distância entre os orifícios cortados é de 30 cm. É bom se você planeja morangos com esse material, mas se deseja plantar outra safra com ele, a distância entre as plantas deve ser diferente, então você definitivamente precisa comprar material sem orifícios. Além disso, como observei acima, esse processo não levará muito tempo. A espessura do material. Este também é um critério de seleção importante. Quanto mais espesso for o seu material de cobertura, mais ele durará. Portanto, também vale a pena prestar atenção. Mas lembre-se de que estou escrevendo sobre minha experiência no uso desse material no noroeste do nosso país, como ele se comportará em um clima mais quente - eu não sei. Se você mora em uma região com um clima mais quente, aconselho você a experimentá-lo em uma pequena seção do jardim, experimentar com diferentes espessuras e determinar experimentalmente qual é o mais adequado para você. Isso se deve ao fato de o solo sob o material de cobertura esquentar mais fortemente e se o clima estiver quente, é preciso ver como as plantas responderão ao aquecimento adicional.
ElenaP55555//otzovik.com/review_5604249.html
Meu marido e eu decidimos plantar morangos para que a palha não entope a grama, eles depositam a agrofibra dessa empresa, é comparativamente mais barata que outras empresas, mas não difere em qualidade ... A colheita foi incrível, já faz um ano e parece que foi plantada ontem, umidade e umidade. o ar entra perfeitamente. Em geral, quem está pensando em qual empresa comprar agrofibra, posso dizer definitivamente Agreen !!!
alyonavahenko//otzovik.com/review_5305213.html
O desembarque em agrofibra ajuda os jardineiros a resolver vários problemas ao mesmo tempo: um bigode não cria raízes, as ervas daninhas não passam, o solo permanece úmido por um longo tempo e aquece mais rapidamente na primavera. Mas o custo do arranjo dos leitos aumenta: a compra de fibras, se necessário, a instalação de fitas de irrigação por gotejamento.