Como podar framboesas na primavera: quando começar, como podar e por que a treliça de framboesa

Pin
Send
Share
Send

Na primavera, você pode realizar todos os tipos de corte: sanitário, desbaste, modelagem e transferência para ramificação. Mas é melhor remover as hastes descongeladas velhas da queda ou imediatamente após a frutificação. Se isso não foi feito na última temporada, na primavera haverá o dobro de trabalho na framboesa.

A poda adequada é a chave para uma boa colheita.

A poda de primavera é uma obrigação para as framboesas. Seu objetivo é remover todas as hastes secas, congeladas e fracas. Como resultado, a framboesa será mais soprada pelo vento e iluminada pelo sol. Os brotos fortes e viáveis ​​que restam nos arbustos receberão mais suco, ficarão menos doentes e trarão mais bagas grandes e doces.

As framboesas respondem aos bons cuidados com frutificação abundante

Na primavera, apenas framboesas comuns são cortadas, o que dá frutos nos brotos que cresceram no ano passado. Nas framboesas remontantes (frutificação em brotações bienais e anuais), todas as hastes são cortadas no nível do solo no outono.

Quando começar a poda

A coisa mais difícil na poda de framboesas é não confundir os velhos caules inviáveis ​​com os jovens e não cortar o excesso. Na primavera, todos os brotos são lignificados, o que os faz parecer iguais. Portanto, recomenda-se limpar galhos velhos descongelados imediatamente após a colheita, quando eles ainda têm arbustos de bagas vazios, e os brotos anuais têm caules verdes e não são cobertos com casca. Se o momento for perdido e a primavera chegar, não haverá lugar para adiar.

No verão, após a frutificação (esquerda), os rebentos antigos são facilmente distinguidos pela presença de casca; na primavera (à direita) todos os brotos já estão alinhados, é difícil encontrar velhos entre eles

Como podar framboesas na primavera

Comece a aparar madeira morta antes de iniciar o fluxo de seiva, até que os botões se abram. As hastes velhas podem ser distinguidas esfoliando a casca rachada. Além disso, eles diferem dos jovens em um tom ligeiramente diferente - eles podem ser mais claros ou, inversamente, mais escuros. Mas o sinal mais seguro é a fragilidade, que já sobreviveu aos dois anos de idade, eles quebram facilmente. Se você tentar quebrar a parte jovem, ela dobrará, enquanto a antiga não se dobrará na base, mas começará com uma trituração. Mas é melhor cortar cuidadosamente tais hastes perto do chão. Se eles se agarrarem aos jovens vizinhos, corte-os em vários pedaços.

Nas lojas de ferragens, você pode encontrar luvas especiais para trabalhar com plantas espinhosas: rosas, framboesas, groselhas.

O próximo passo é reduzir os brotos para madeira saudável. Tudo é mais simples aqui: espere as folhas aparecerem; geralmente nos brotos, os brotos não florescem, o que significa que no verão passado eles não amadureceram e congelaram no inverno. Esses topos precisam ser cortados na folha mais próxima ou em uma altura conveniente para você. Algumas variedades produzem brotos muito altos, que são dobrados por um arco no verão, criando uma grande sombra. Ao encurtar todos os brotos da primavera, por exemplo, até o nível do peito, você estimulará o crescimento de galhos laterais, e eles também terão bagas. Como resultado, as framboesas serão baixas, mas exuberantes e mais produtivas.

O topo da parte aérea com botões fechados precisa ser cortado

Depois de aparar os rebentos antigos e os topos congelados, inspecione a framboesa pelo lado. Existem duas maneiras tradicionais de cultivar framboesas:

  1. Bush - framboesas em uma fileira cresce arbustos, a distância entre eles é de 70-100 cm, cada um com 5-7 brotos.
  2. Fita - os brotos ficam em uma linha, com intervalos entre 10 e 15 cm e até 30 cm, se as hastes forem ramificadas.

À esquerda - framboesas plantadas com arbustos (vários brotos saem de uma raiz), à direita - plantio de fita (os brotos são organizados em uma linha)

Nos dois casos, a distância entre essas linhas é de 1,5 a 2 metros. Determine qual padrão é mais fácil de levar para o desembarque e faça o desbaste apropriado. Ao mesmo tempo, tente remover os brotos mais fracos: finos, curtos, curvos, com manchas nas hastes, com o menor número de brotos que foram abertos. Esse desbaste pode ser realizado antes de aparar os topos, mas não até que os botões se abram. Após o aparecimento das folhas, é mais fácil navegar - você não removerá brotos fortes e viáveis, em vez de brotos secos e doentes. Além disso, esta não será a sua primeira poda de framboesa para a estação, você vai bater com a mão seca e fina da maneira mais correta e precisa possível.

Vídeo: segredos de poda de framboesa primavera

Por que treliça de framboesa

Quando sua framboesa, como resultado do corte, assume uma aparência cultural, tudo o que resta é amarrar os brotos. Qualquer variedade precisa de uma liga, mesmo que sua descrição indique que esse procedimento é opcional. E se você reduziu os rebentos, eles permanecem retos, ainda precisam ser fixados na treliça. Na primavera, as hastes parecem compactas e fortes, mas no verão elas crescem com folhagem, galhos e começam a ser cobertas com bagas. Sob o peso de tudo isso, com a ajuda de chuvas e ventos, brotos, mesmo os curtos, dobram-se no chão e alguns se deitam. Amarrar essas framboesas sem danificar as folhas e os galhos das frutas será difícil.

Além disso, na treliça, os brotos de framboesa são distribuídos uniformemente, não se obscurecem, para que todos fiquem bem iluminados e aquecidos pelo sol, e as flores sejam facilmente acessíveis aos polinizadores. Portanto, a liga também afeta a produtividade. Portanto, imediatamente após a poda, enquanto os caules ainda não estão cobertos de vegetação, construa uma treliça e amarre as framboesas.

Um jardim, a mesma variedade de framboesa: na treliça (esquerda) e sem liga (direita) - a diferença de rendimento é claramente visível

Como amarrar framboesas

O tipo mais simples de treliça são dois suportes (no início e no final de uma linha) e um fio ou fio de polipropileno esticado entre eles. É mais fácil usar tubos de metal ou reforço grosso como suporte. As colunas de madeira entre a vegetação parecem mais bonitas e mais apropriadas, mas têm vida curta. Se as fileiras de framboesas forem longas, os suportes deverão ser instalados a cada 3-5 metros.

A treliça consiste em suportes e um fio esticado em diferentes níveis

Dispositivo de treliça:

  1. Prepare suportes com uma altura de 1,5 a 2 metros; conduzir cada um no chão em 0,5 m.
  2. Entre os suportes em 2-3 camadas, puxe o fio ou fio. O nível inferior deve estar localizado a cerca de 50 cm do solo, o segundo e o terceiro - a cada meio metro um do outro. Com esse esquema, você pode amarrar brotos de diferentes alturas.

Vídeo: Treliça de Framboesa

O fio ou barbante pode ser puxado em uma única linha ou torcido em torno de uma coluna e esticado na direção oposta. Na segunda versão, os tiros são enrolados entre dois fios e fixos.

O fio é esticado em duas fileiras, entre os arbustos interceptados por suportes

Com este esquema, os brotos não são fixados estritamente, eles podem se curvar um ao outro e obscurecer. Amarre cada caule no lugar. Para fazer isso, é mais fácil usar pedaços de arame em uma casca macia. Os brotos lignificados de framboesas não crescerão mais em espessura, para que você possa amarrá-los com mais força.

Os brotos são fixados na treliça com pedaços de arame macio.

A liga da treliça parece demorada, mas será fácil cuidar das framboesas durante todo o verão: rega, capina, afrouxamento e colheita.

Ao podar framboesas, você planeja seu rendimento. O principal é não cortar brotos fortes e promissores, mas você não pode deixar muitos desnecessários. Cada caule deve receber nutrição suficiente das raízes, ser bem iluminado pelo sol e ventilar.

Pin
Send
Share
Send