Azálea resistente ao gelo - uma variedade de uva de mesa precoce, adequada mesmo para iniciantes

Pin
Send
Share
Send

As uvas de azaléia não estão entre as obras-primas insuperáveis: esta é uma das variedades de mesa dignas de uvas muito antigas. Devido à sua alta resistência ao gelo e pouco exigente às condições de cultivo, ocupa um lugar forte na lista de variedades cultivadas em cabanas de verão e na forma de cultura industrial.

História do cultivo de uvas Azalea

Atualmente, o boom continua, associado ao avanço das uvas para o norte, naquelas regiões onde anteriormente era impossível o cultivo dessas bagas ensolaradas. Isso causou uma série de pesquisas científicas destinadas a criar novas formas híbridas de uvas com alta resistência ao gelo. Especialmente populares foram as variedades de mesa, o que é, é claro, devido ao fato de que um estilo de vida saudável está na moda e que bons vinhos se tornaram disponíveis nas redes de varejo. Uvas frescas no mercado ainda são muito caras, e todo verão residente tenta mimar-se com bagas de sua própria trama.

Isso não quer dizer que a aparência das bagas de azaléia seja notável, mas para variedades muito precoces isso não é a principal coisa

A criação de novas formas híbridas é realizada não apenas por institutos especializados, mas também por entusiastas amadores, entre os quais existem vários personagens muito famosos em nosso país. Um deles é Vasily Ulyanovich Kapelyushny.

Vasily Ulyanovich era um engenheiro mecânico, um trabalhador da estrada de profissão. Ele trabalhou na construção de ferrovias e depois em várias empresas de Rostov, por exemplo, Rostselmash. Envolvido em viticultura desde 1969. Finalmente, tornou-se viticultor no final do século 20, quando uma vinha de 300 arbustos de uvas foi colocada nas terras livres da região de Aksai. Ele imediatamente recusou as variedades de vinho Kapelushny e começou a lidar apenas com cantinas. Desde 1991, V. U. Kapelyushny chefiou a fazenda "Hope", que é baseada nas variedades Talismã, Nadezhda Aksayskaya, Vostorg, Augustin, Original, Kodryanka e outros. A fazenda cultiva mudas de castas resistentes à praga mais perigosa - a filoxera.

Em meados da década de 90, sob a orientação metodológica de I. A. Kostrikin e em colaboração com VNIIViV im. Ya. I. Potapenko V. U. Kapelyushny realizou os primeiros cruzamentos de variedades de uvas resistentes entre si. Os primeiros híbridos de sucesso foram o Conde de Monte Cristo, Carmesim, Melina. A maioria dos híbridos criados é baseada no cruzamento de castas conhecidas, como o Talismã, Arcádia, Passas Radiantes, etc.

A azálea foi obtida por polinização das uvas vermelhas Vostorg com uma mistura de pólen das variedades Nadezhda Aksayskaya e Tayfi. O cruzamento resultou em uma planta com uma videira forte coberta com lindas frutas. A azálea é uma uva de mesa madura precoce.

Atualmente, a Azalea pode ser encontrada em muitos jardineiros e viticultores profissionais: a alta resistência ao gelo levou à disseminação dessa variedade em todo o país. Com o cuidado adequado das uvas Azalea, seus proprietários recebem altos rendimentos de bagas bonitas e grandes, adequadas não apenas ao consumo pessoal, mas também à venda.

Descrição da nota

Os arbustos próprios das uvas Azalea, ou seja, os arbustos obtidos a partir de estacas de enraizamento dessa variedade, têm força de crescimento médio. Durante a estação de crescimento, a videira pode produzir até dois metros de crescimento. A forma do mato com crescimento natural é descrita como choro, alastrando. A variedade é caracterizada pelo bom enraizamento das estacas e pelo rápido desenvolvimento de um poderoso sistema radicular, bem como pelo amadurecimento precoce e quase completo dos brotos. No entanto, muitos especialistas aconselham plantá-lo em arbustos de variedades altas de uva.

Poucos residentes de verão estão envolvidos em enxertos, mas no caso de Azalea, isso seria útil

A resistência à geada do casquilho é alta: note-se que após geadas até -25 sobreCom o Azalea, ele mantém totalmente um rendimento estável e oferece bagas com aparência, sabor e quantidades invariáveis.

Ao crescer na zona central do nosso país, não é necessário abrigar plantas para o inverno, mas, como se costuma dizer, "vale a pena soprar na água". Invernos muito gelados agora são raros, mas acontecem. Portanto, não vale a pena considerar a remoção de trepadeiras das treliças e o abrigo fácil para o inverno.

A resistência ao oídio, podridão cinzenta e oídio em várias fontes é estimada em 2 a 3,5 pontos, ou seja, a resistência a doenças da variedade é superior à média. Há uma opinião interessante de que "devido à rápida maturação do mato, os fungos não acompanham seu crescimento". É claro que você pode sorrir dessa maneira de fazer a pergunta, mas o fato é que a pulverização é necessária apenas em épocas desfavoráveis ​​à cultura da uva: 1-2 tratamentos preventivos são recomendados.

A frutificação começa 2-3 anos após o plantio de uma muda anual em um local permanente. A flor de Azalea é bissexual, o que é uma vantagem indubitável para os residentes de verão com pequenos tamanhos de local: não é necessário plantar um segundo arbusto de qualquer tipo para fins de polinização das flores. A azálea é uma das formas híbridas de um período de amadurecimento muito precoce: desde o início do florescimento até o amadurecimento das primeiras bagas, passam pouco mais de três meses e, após 3,5 meses, ou seja, no meio - no final de agosto, chega a hora da colheita em massa, cuja quantidade total é suficiente alto.

Os aglomerados de azáleas crescem em tamanhos grandes. Sua forma é mais próxima da cônica. Em média, a massa de cada cluster não atinge um pouco de 1 kg, mas alguns representantes crescem para 1,2 a 1,5 kg. A crista é pequena; a embalagem de bagas em um cacho é moderadamente frouxa. A irrigação é mínima, ou seja, bagas pequenas e indefinidas praticamente não são encontradas.

Os cachos toleram bem o transporte de longa distância; portanto, o Azalea é frequentemente cultivado em grandes empresas agrícolas.

As bagas são grandes, multicoloridas, mas com base na cor rosa, o formato das bagas não é bem redondo, é bastante ovóide, mas o alongamento é pequeno. A relação comprimento / diâmetro não é superior a 10%, com um tamanho médio de cerca de 2,5 cm, a massa de bagas é de 10 a 14 g e a polpa é suculenta, carnuda, crocante, com um sabor usual de uva. As bagas são muito doces: o teor de açúcar chega a 23% e os ácidos - apenas 5-6 g / l. Nesse caso, o sabor não pode ser chamado de açucarado. A pele fina é quase invisível ao comer frutas.

As bagas são capazes de permanecer nos arbustos por um longo tempo sem perda de altas qualidades comerciais: sabor e aparência. A variedade praticamente não é estragada por vespas e outros insetos voadores. Quebrar bagas em condições de alta umidade não é típico para esta variedade. O uso de frutas é universal: eles podem ser consumidos frescos, preparar suco, usado em outros tipos de espaços em branco. Todas as propriedades notadas da variedade de uva Azalea a tornam atraente tanto para o cultivo de chalés de verão quanto para fazendas envolvidas em viticultura para fins comerciais.

Vídeo: Colheita de uvas Azalea nos arbustos

Características das uvas Azalea

Com base na descrição acima da forma híbrida das uvas Azalea, devemos tentar fornecer suas características gerais, resumindo as vantagens e desvantagens. Nesse caso, a lista de vantagens será maior, mas também há desvantagens. Portanto, entre as vantagens óbvias das azáleas estão:

  • bom gosto de frutas;
  • aparência de mercadoria;
  • a uniformidade do tamanho das bagas, a ausência de “descascamento” nos cachos: praticamente não há bagas pequenas;
  • preservação a longo prazo da colheita, inclusive não colhida, mas permanecendo nos arbustos;
  • boa transportabilidade dos cachos: a aparência e o sabor das bagas não sofrem durante o transporte longo;
  • amadurecimento muito precoce: de acordo com algumas revisões, a variedade pode ser considerada até sobrenatural;
  • produtividade bastante alta;
  • flores bissexuais: a azálea não requer a presença nos vizinhos de outra variedade de uva que serve como polinizador;
  • resistência à alta umidade: falta de craqueamento de bagas durante a estação chuvosa;
  • alta resistência ao gelo, que permite arbustos em invernos comuns na faixa do meio sem abrigo;
  • resistência ao oídio e oídio.

No entanto, a resistência geral a doenças e pragas por fungos é bastante média. E se o mofo e a filoxera são realmente muito pouco afetados por essa variedade, outras doenças são perigosas para ela e para a maioria das plantas de uva.

Existem muito poucas falhas óbvias da variedade Azalea. Os especialistas em desvantagens consideram:

  • aparência não muito espetacular de bagas (bem, isso, é claro, não é para todos);
  • falta de resistência a muitas doenças;
  • a necessidade de afinamento das inflorescências para evitar sobrecarregar a bucha;
  • força de crescimento não muito grande do mato, forçando o uso de vacinas contra a azálea em outras variedades, a fim de aumentar a formação e a produtividade da parte aérea.

Apesar dessas deficiências, deve-se reconhecer que a Azalea é uma das variedades tradicionais de uva cultivadas em casas de campo de verão e em fazendas de grande escala. A variedade não é muito caprichosa, possui alta resistência ao gelo, é capaz de crescer nas regiões sul e na faixa do meio e em áreas com clima severo. O amadurecimento precoce da colheita a torna atraente e comercialmente.

Características do plantio e cultivo

Especialistas e aqueles que já plantaram Azalea em sua região, acreditam que cuidar dessa variedade é muito simples. Se considerarmos as características de seu plantio e cultivo em comparação com outras variedades, deve-se reconhecer que elas são praticamente inexistentes. A azálea é a variedade de uva moderna mais comum, caracterizada por um período de amadurecimento precoce e alta resistência à geada dos arbustos e comercialização da cultura. Apesar de a variedade ser bem propagada pelas estacas, os especialistas aconselham plantá-la em porta-enxertos vigorosos. Como resultado dessa abordagem, os arbustos se tornam mais poderosos, o rendimento e a qualidade das bagas aumentam. Sem considerar os meandros da enxertia, como poucas pessoas plantam uvas em cabanas de verão, vamos nos concentrar em como plantar e cultivar mudas prontas.

A autonomia da Azaléia atrai os moradores de verão pelo fato de que, com o pequeno tamanho da parcela, você não consegue pensar no fato de precisar plantar várias variedades de uvas diferentes. Os polinizadores não são necessários para este híbrido, e a quantidade de colheita é suficiente para uma família comum comum. A ingestão precoce de frutas e sua boa preservação permitem que você tenha vitaminas frescas por vários meses, a partir de agosto. Mas se você ainda deseja plantar outras variedades, a Azalea não exige que elas estejam longe dela: basta uma distância de 2 metros.

Ao plantar um grande número de arbustos, você pode até fazer um "muro" deles, plantando a cada 2 metros, mas no país haverá um arbusto de azálea suficiente

Como todas as variedades de uvas, ela precisa de muito sol, portanto o local no local deve ser o mais iluminado, mas protegido dos efeitos dos ventos do norte. A variedade cresce em qualquer tipo de solo, mas a quantidade de fertilizante deve ser suficiente, o que significa que, muito antes do plantio, a área selecionada deve ser desenterrada com a adição de esterco, cinzas e fertilizantes minerais. Ao cavar uma pá em uma baioneta, não são necessárias doses muito grandes de fertilizantes: 1 m2 basta adicionar 1-2 baldes de orgânicos, um pote de litro de cinzas e 50 gramas de nitroammophoska. Mas os fertilizantes devem reabastecer bem o poço de aterrissagem, que deve ser cavado pelo menos um mês antes do plantio. E como o horário de pouso ideal é o final de abril, eles abrem um buraco no outono.

O tamanho do poço para a azálea é padrão, de 70 a 80 cm em todas as dimensões. Em solos pesados, consistindo principalmente de argila, a drenagem deve ser colocada no poço, que é uma camada de tijolo ou cascalho quebrado de 15 a 20 cm de espessura. Em outros tipos de solos, a camada pode ser menor e não é necessária a drenagem do solo arenoso. Em áreas áridas, um tubo vertical deve ser colocado no poço, que se estende para fora para fornecer água às raízes através dele nos primeiros 2-3 anos de vida do arbusto. Uma camada de 20 cm de solo fertilizado deve ser derramada sobre a camada de drenagem: é preparada a partir da camada fértil, misturando-a com uma grande quantidade de húmus, cinzas e fertilizantes minerais. E apenas solo fértil puro é derramado acima, no qual as uvas são plantadas. Plantado profundamente, deixando um ou dois botões acima do solo. Após a compactação do solo e a boa rega, o poço é coberto com qualquer material adequado.

O tubo no poço é necessário para que a água da irrigação flua diretamente para a zona de nutrição das raízes

Os cuidados com as plantas consistem em rega, cobertura oportuna, poda hábil e - em regiões frias - abrigo fácil para o inverno. As necessidades de rega são suficientes, mas não são freqüentes, especialmente a Azalea precisa delas durante o derramamento intensivo de frutas e, 3 semanas antes da colheita, elas devem ser interrompidas. A rega é realizada cerca de uma vez por mês, à noite, aquecida diariamente ao sol com água.

Na fertilização, os fertilizantes nitrogenados não devem ser abusados: o nitrogênio é entregue às uvas na forma de orgânicos, enterrando húmus perto dos arbustos no início da primavera ou no final do outono. Mas você pode fazer muita cinza de madeira sob os arbustos, especialmente durante a estação de crescimento. É conveniente combinar a cobertura com a rega, mas a cobertura foliar pulverizando a folhagem com soluções fracas de fertilizantes complexos pode ser feita independentemente da rega, mas sempre à noite: antes da floração e imediatamente após sua conclusão. Capinar e soltar arbustos adultos não é muito importante, mas soltar em solos pesados ​​é bem-vindo. A cobertura do solo ao redor dos arbustos simplifica drasticamente essa tarefa.

A azálea tem maior resistência a doenças fúngicas, mas também precisa de pulverização preventiva periódica de mofo, oídio e podridão cinzenta. É mais fácil no início da primavera, depois de abrir os arbustos, tratá-los com uma solução de sulfato de ferro e, quando aparecerem sinais de doença no verão, com líquido de Bordeaux. Os pesticidas mais recentes devem ser usados ​​apenas em casos graves e não durante o crescimento de bagas.

Sulfato de ferro - um protetor confiável da vinha contra doenças fúngicas

A poda de arbustos é uma obrigação. A poda na primavera deve ser mínima, com a remoção de brotos secos e obviamente em excesso. A formação do mato é realizada durante todo o verão e consiste em romper os brotos e inflorescências mais jovens, enquanto eles ainda são muito pequenos e verdes. Com o rastreamento do verão, a poda no outono será fácil. Neste momento, os rebentos são encurtados, cortando áreas verdes, bem como os rebentos extras que cresceram até cair. Para Azalea, recomenda-se podar a videira por 6-8 olhos.

Após a poda de outono no norte, as trepadeiras são removidas da treliça e cobertas com materiais leves, ramos de abeto ou pinheiro de maneira ideal. Se é necessário fazer isso na faixa do meio, cada proprietário decide por si mesmo: a variedade pode suportar geadas de até 25 graus, mas há mais! Os arbustos devem ser libertados do abrigo por volta do final de março, com o início dos primeiros dias quentes.

Gardeners comentários

Em fóruns especializados, as críticas sobre a variedade são poucas, e mesmo essas nem sempre são elogiosas, o que mais uma vez enfatiza que essa variedade é muito boa, mas não pode ser atribuída a uma excelente.

A GF Azalea, em nossa região, dá frutos pelo segundo ano, a forma é resistente a doenças.Em casos extremos, eu nem vi sinais com tratamentos preventivos padrão de toda a vinha. Videira amadurecendo cedo e ao longo de todo o comprimento. Uvas GF Azalea amadurece na área ou um pouco mais cedo GF Arcadia: cerca de 10 de agosto no Kuban Berries 8-10 gramas de verde com uma rosa rosa e placa de primavera.Aconteceu que eu não comecei a clarear os cachos por causa do calor e a cor das bagas quase não mudou nem depois de um mês.As bagas expostas aos raios do sol eram agradáveis ​​em amarelo quente com um rosa. Mas os cachos eram pequenos no mato, embora os brotos fossem poderosos. No começo eu fiquei chateado: talvez eu fosse o culpado por alguma coisa, não terminei ... Mas quando na Exposição em agosto de 2010 próximo Kapelyushny V.U. Vi o mesmo tamanho - acalmei-me ... O sabor das bagas é muito doce, com polpa líquida e pele densa, que preservou perfeitamente toda essa safra de vespas.

Fursa Irina Ivanovna

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3698

Nesta temporada, Azalea praticamente não manchou ... Uma pequena rosa cor de rosa ao lado ... e é isso. Eu não vim tentar, estou esperando o amadurecimento. :? Hoje havia visitantes na vinha e entre eles havia um fã de Azalea, onde ele arrancou uma baga para testar. Até os ossos são marrons! O açúcar é alto, não há moscatel ou passas no paladar. O que decepciona é a carne é um pouco líquida. Os cachos são pequenos (o arbusto é cortado no outono para o crescimento) e a baga não é grande, cerca de 10 g. Eu não vi nenhuma doença, o arbusto é limpo, mas forte crescimento fraco (alimentado para abate!) Uma alegria, muito cedo!

Liplyavka Elena Petrovna

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?p=43268

Eu tenho Azalea, a força de crescimento é bastante modesta, embora as mudas ainda sejam bonitas. Os cachos são pequenos, as bagas têm cerca de 10 g (+ -). Eu quase não peguei a cor rosa novamente, nem tentei a baga. Muito doce, eu gostaria de pingar um pouco de acidez. O osso é marrom. Mas a apresentação não é, a sensação é verde. A pele é densa, acentua ao comer. A carne é líquida ... Não há queixas sobre estabilidade

Elena Petrovna

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3698

A variedade de uva Azalea não é difícil de cuidar: na maior parte do nosso país, os arbustos nem precisam ser cobertos para o inverno. O amadurecimento precoce de deliciosas bagas nos permite considerar a Azalea como uma das variedades promissoras para fins pessoais e à venda. Arbustos compactos que não requerem polinizadores, resistentes ao gelo e à maioria das doenças, caracterizam a variedade como muito promissora para o cultivo em áreas suburbanas.

Pin
Send
Share
Send