Couve-flor é considerada um valioso produto dietético. A vitamina C é o dobro do repolho branco. Também possui uma quantidade significativa de vitaminas do grupo B e PP. Este é um vegetal maduro precoce. Dependendo da variedade, a cabeça é formada após 70-120 dias após a semeadura. Em princípio, as variedades precoces podem ser cultivadas semeando diretamente as sementes diretamente no campo aberto. Mas, para obter a colheita mais rápida possível, e especialmente para as variedades mais valiosas, mais tarde, o método das mudas é sempre usado.
Preparação do solo
Dezenas de diferentes receitas de preparação do solo são usadas para mudas de couve-flor. As composições são misturadas dos seguintes componentes em várias combinações e proporções:
- Terra do jardim.
- Terra do Sod.
- A camada superior da terra da floresta.
- Húmus totalmente maduro de estrume ou composto.
- Turfa.
- Areia em uma quantidade não superior a 10%.
Você também pode usar o solo pronto nas lojas.
Os principais requisitos: o solo deve ser suficientemente arejado e permeável à umidade, ou seja, solto e não deve ficar grudado quando molhado. Além disso, o solo deve ser suficientemente nutritivo e fértil. A adição de cinzas de madeira a uma taxa não superior a 0,5 litros por 10 litros de solo melhorará significativamente a qualidade de qualquer mistura.
Fanatismo especial na preparação do terreno não vale a pena. Uma planta em recipientes para mudas não cresce muito e, em um pequeno estado, não precisa de tanta nutrição quanto uma planta adulta. As mudas podem ser um pouco piores que o solo do jardim em um local permanente. Então a planta tolera o estresse do transplante mais facilmente e se desenvolve melhor.
É melhor se o solo em caixas ou sacos hibernar na rua em estado congelado. A geada mata pragas, os cristais de gelo rasgam pedaços de solo e, após o degelo, o solo fica mais solto.
Tara
As mudas podem ser cultivadas de duas maneiras, com colheita (transplante intermediário em um recipiente maior ou estufa) e sem ela.
Ao crescer com palhetas, caixas de qualquer área adequada de diferentes materiais são usadas. Mas caixas de madeira são preferíveis. O solo respira melhor neles, o excesso de água sempre sai e não há condições para acidificação e decadência. As caixas plásticas herméticas devem ter aberturas no fundo para a água escorrer durante o transbordamento; é mais difícil manter um regime de umidade ideal nelas. Ou seja, as mudas em uma caixa de madeira podem ser regadas com excesso e, em caixas seladas, existe o risco de encher ou encher demais.
Nas caixas, você pode plantar compactamente um grande número de mudas, economizando uma área quente e brilhante que é escassa na estação fria.
Mas se você precisar de uma pequena quantidade de mudas, poderá plantar cada semente em um recipiente separado: copos, panelas ou embalagens cortadas para laticínios com capacidade de 0,2 a 0,5 l. A capacidade de 0,5 litros não é necessária para encher completamente, volume suficiente de cerca de 0,3 litros. Embora as mudas normais possam ser cultivadas em volumes ainda menores, em recipientes de cassetes. Para crescer sem colheita, o volume mínimo de células deve ser de pelo menos 0,1 l. Um volume tão pequeno é suficiente para nutrição e desenvolvimento das raízes, mas é inconveniente porque a terra seca muito rapidamente. É necessário monitorar de perto a umidade e a água do solo com mais frequência. Além disso, em um pequeno volume, uma planta com mais de 50 dias fica lotada e ninguém pode prever como o frio prolongado pode acontecer em qualquer ano. Em qualquer recipiente, recomenda-se um transplante com idade entre 50 e 55 dias, mas em recipientes grandes em caso de geadas prolongadas na rua, as mudas podem ser mantidas quentes e por até 60 dias.
Tempo de pouso
A primeira vez no plantio de sementes para mudas nas regiões frias do noroeste e da região de Moscou é de 10 a 15 de março. Nas regiões mais quentes, na Rússia Central e mais perto do Kuban, pode ser plantada mais cedo por 7 a 10 dias, e nas mais frias, nos Urais e na Sibéria, pelo mesmo período depois.
Mas na mesma região, de acordo com as condições de cada ano, a primavera pode se desenvolver de maneiras completamente diferentes. Portanto, ao determinar o tempo de semeadura, é mais confiável aplicar esse cálculo: as mudas são plantadas em campo aberto com 50 a 55 dias de idade. Ou seja, mudas plantadas com sementes em 10 de março, é hora de plantar no solo de 30 de abril a 5 de maio. O clima geralmente fica do lado de fora neste momento, os moradores de cada região sabem melhor.
Você pode reduzir o período de cultivo de mudas para 30 dias, se a essa altura a rua tiver calor constante e clima adequado para o plantio de mudas. O principal é que, antes de plantar, a planta forma um sistema de raízes ramificadas, um caule forte e 5 folhas verdadeiras.
No caso de geada, as mudas podem ser adiadas por até 60 dias, mas as mudas com mais de 55 dias tornam a raiz pior.
A couve-flor é uma planta resistente ao frio. Desenvolve-se bem em 15-18 graus. Mudas endurecidas podem suportar congelamento de curto prazo até - 3-4. Intacto quando congelado - 1-2 sem abrigo morre.
Uma planta adulta pode tolerar geadas de até - 2.
Mas as datas de plantio no início de março são necessárias apenas para obter a colheita mais precoce possível, no final de junho - início de julho. E para o transporte de couve-flor em crescimento, até o outono, as mudas podem ser plantadas em várias passagens, até o final de abril ou até meados de maio em regiões frias.
Desde meados de maio, o repolho pode ser plantado diretamente no solo na maioria das regiões central e sul. Então, mesmo as variedades tardias, com um período de maturação de 120 dias a partir da semeadura, terão tempo para crescer até meados de setembro. Nas regiões mais setentrionais, as variedades precoces com um período de maturação de 80 dias após a semeadura terão tempo para amadurecer.
Preparação de sementes
Sementes não tratadas germinam por mais tempo e podem ser infectadas com microflora patogênica. Portanto, recomenda-se processar as sementes antes do plantio. Existem duas maneiras de preparar sementes.
Maneira simplificada
Esmagar três dentes de alho, despeje 50 g de água fervente. A solução de trabalho não deve ser mais quente que 50 graus (mal tolera um dedo). As sementes são embebidas por 30 minutos. Então eles são secos e estão prontos para o plantio.
Mas jardineiros especialmente diligentes vão mais longe.
Caminho completo
- As sementes são embebidas por 15 minutos. em água a ferver pura de 50 graus.
- Seca em um pedaço de papel ou pano.
- Coloque por 24 horas em uma solução nutritiva de diammofos ou nitrofos (1 colher de chá por 1 litro de água).
- As sementes são lavadas e secas novamente.
- Eles são colocados na geladeira a uma temperatura de 0 + 2 graus por 2-3 dias para estratificação (endurecimento).
Na água quente a 50-55 graus, patógenos de doenças bacterianas, virais e fúngicas (se elas estivessem nas sementes) morrem; portanto, as sementes após esse tratamento podem ser consideradas desinfetadas.
Mas a uma temperatura superior a 60 graus, as sementes podem morrer e a 40 graus não haverá desinfecção. Portanto, é garantido descontaminar as sementes por imersão por 30 minutos em uma solução rosa de permanganato de potássio ou em uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio.
Plantando sementes
A profundidade de colocação das sementes no solo é de cerca de 1 cm. A distância entre as fileiras na caixa é de cerca de 5 cm. Entre as sementes na fileira deve ser de 1,5 a 2,5 cm, mas é difícil alcançar essa precisão manualmente na prática. Além disso, nem todas as sementes podem brotar, portanto, o intervalo na linha é diferente. E se as plantas não estiverem visivelmente espessadas demais (mais de 2 plantas por 1 cm), elas não serão desbastadas. Enquanto forem pequenos, terão espaço suficiente para comer antes do mergulho. Em abril, será possível mergulhar em estufas sem aquecimento ou no abrigo de filmes mais simples do jardim.
Cuidados com Mudas
À temperatura ambiente e em solo quente, as sementes germinam por 3-5 dias.
E então chega o momento crucial. Assim que brotam na forma de um laço, os recipientes com mudas são levados para um local fresco. A uma temperatura de 5-8 graus, é resfriado por 4-5 horas por 4-6 dias. A uma temperatura de 12 a 15 graus - até 8 a 10 horas, e a essa temperatura, as mudas já podem ser cultivadas até ficar prontas sem voltar a um local quente. Sem esfriar, as mudas se esticarão muito rapidamente, literalmente em questão de dias e até horas, principalmente com falta de luz. Essa extensão anormal do caule permanecerá por todo o período de crescimento das plantas. Uma planta alongada pode formar uma boa fruta, mas o tronco da planta (toco) será excessivamente longo e poderá cair sob o peso da cabeça. De qualquer forma, esse é um desenvolvimento anormal.
A temperatura ambiente de 23 a 27 graus é excessivamente alta para mudas de repolho. No entanto, se as mudas crescerem em uma sala, após o resfriamento, ela poderá continuar a crescer lá.
Além da temperatura muito alta, as mudas podem ser estendidas por mais duas razões:
- Falta de luz solar na ausência de iluminação artificial.
- Desembarques muito espessa nas gavetas e atraso na coleta.
Rega
A frequência da irrigação é determinada no local. Secar mais rapidamente:
- Solo solto e turfoso, sem argila.
- Solo em recipientes com uma fina camada de 5-7 cm.
- Solo em tanques sob luz solar direta.
A luz solar direta pode prejudicar as mudas, principalmente a primeira, após um longo tempo nublado com uma idade jovem. Portanto, se as mudas murcharem mesmo após a rega, as janelas serão temporariamente cobertas com papel ou material translúcido não tecido. Depois que as mudas se acostumam ao sol, essa medida não é necessária.
A rega é realizada com água parada quente com frequência e quantidade suficientes para manter o solo constantemente em estado úmido. O excesso de enchimento em um recipiente selado é repleto de apodrecimento das raízes e morte da planta.
O repolho, ao contrário da erva-moura, pode ser regado sob a raiz e na folhagem. Mas sob a luz do sol é impossível regar a folhagem, pois as gotas de água na folhagem com um certo foco podem funcionar como lentes de lupa e causar queimaduras.
Top vestir
Com o crescimento obviamente normal das plantas, não é necessário vestir-se, especialmente quando se usa um solo fértil. As misturas de turfa empobrecidas podem não dar às mudas uma quantidade suficiente de nutrição, o que será visto pela aparência anêmica pálida e pelo crescimento fraco. Em seguida, a cada 7 dias, 2-3 vezes alimenta a infusão de cinzas de madeira (1 colher de sopa por 1 litro de água, deixe por 2-3 dias). Nas cinzas, existe um conjunto completo de substâncias necessárias para qualquer planta. exceto nitrogênio. Adubo nitrogenado separadamente (3-4 g por 1 litro de água). 1-2 vezes durante todo o período de cultivo de mudas. O excesso de cobertura com nitrogênio levará ao fato de que as mudas crescerão uma poderosa massa verde. A planta terá uma boa apresentação, mas após o transplante em campo aberto, o sistema radicular que ainda não enraizou não será capaz de fornecer imediatamente uma massa de nutrição imediata e algumas das folhas inferiores necessariamente secarão.
Escolha
Início do mergulho cerca de 21 dias após a germinação. A essa altura, a planta forma até três folhas verdadeiras. Nas regiões centrais, as condições climáticas permitem mergulhar a couve-flor de 1 a 5 de abril em estufas sem aquecimento ou sob abrigos de filmes no jardim. No entanto, esta é uma linha do tempo arriscada. Uma planta que se enraizou sob o filme pode suportar geadas de curto prazo para menos 5. Apenas plantada - para menos 2. Portanto, em estufas sem aquecimento, deve ser fornecido aquecimento de emergência em caso de geada - um fogão a lenha simples, aquecedor elétrico ou outras fontes de calor.
E, no caso de geadas, os abrigos de baixa película nas hortas são cobertos com qualquer material improvisado - rebatidas, sintepon, roupas velhas, palha, a segunda e terceira camada de filme, material não tecido.
As propriedades de economia de calor do filme e do material não tecido são tais que uma camada desses materiais protege contra 2 graus de geada. Consequentemente, três camadas podem economizar de geadas de 6 graus.
As mudas de mergulho já exigem mais área de comida do que havia nas gavetas. Mas não muito, porque antes de aterrissar em um local permanente, ela não cresce por muito tempo, não mais que 25 a 30 dias. E este não é um adulto, mas uma planta pequena. 180-210 plantas podem ser colocadas em 1 m² da área fechada. Este é o intervalo entre linhas de 7-8 cm e 5-6 cm entre plantas.
Sob uma palheta, você pode usar o solo do jardim de boa qualidade - solto e fértil.
Mudas em um recipiente separado não requerem colheita. Alguns dias antes da aterrissagem, ele precisará ser temperado e acostumado às condições de espaço aberto, vento e sol direto.
Primeiro, as mudas são levadas para fora por várias horas e observam como ela se comporta. A folha deve estar seca e o solo úmido. Endurecendo-se em tempo nublado, quente e silencioso, qualquer muda pode facilmente tolerar. Mudas absolutamente endurecidas sob condições climáticas severas ao sol e ao vento podem queimar em questão de minutos. Portanto, quando os primeiros sinais de murcha aparecem, ela é trazida de volta, e o endurecimento continua com sombra e calmaria. As mudas que estão na rua por 4-5 horas já estão significativamente adaptadas, não são tão macias e não requerem tanta atenção quanto nas primeiras horas.
Plantio de mudas
As mudas prontas com 50 a 55 dias de idade formam cerca de 5 folhas verdadeiras.
A couve-flor é mais exigente na qualidade do solo do que o repolho branco. Ela precisa de fertilizante orgânico. solo fértil com uma camada permeável do piso para que a água não fique estagnada após fortes chuvas. Isso pode causar deterioração da raiz.
É melhor plantar em tempo nublado, para que as mudas não desbotem, como plantar ao sol e criar raízes facilmente.
Os antecessores da couve-flor não devem estar relacionados ao crucífero, mas plantem depois de batatas, ervas, legumes ou pepinos. Plantado de acordo com o esquema de 60 cm entre linhas e 30 cm entre plantas seguidas, ou 70 cm entre linhas e 20 cm entre plantas.
Os orgânicos são introduzidos no outono na forma de estrume - 50-60 kg por 10 m² ou na primavera na forma de húmus - 30-40 kg por 10 m².
O cuidado com a couve-flor consiste nos métodos usuais - capina, afrouxamento, rega e cobertura. Além disso, antes da formação da cabeça, a planta deve crescer uma grande massa verde, só então pode dar uma colheita completa. Portanto, a couve-flor é exigente na rega e na cobertura, mesmo antes do início do ovário fetal.
Doença de mudas de couve-flor
A couve-flor, como todas as plantas cultivadas, é suscetível a doenças de três tipos principais:
- Fungo.
- Bacteriano.
- Viral.
No entanto, a maioria desses problemas afeta a planta já em campo aberto e raramente toca as mudas em um espaço isolado e limpo desses patógenos, onde eles podem chegar às mudas através de sementes não contaminadas e com o solo. É impossível diagnosticar os tipos dessas doenças sem olhar e recomendar meios de controle. Cada caso requer um diagnóstico preciso e o uso de medicamentos especialmente recomendados para esse problema, de acordo com as instruções de uso. Mas existem regras gerais para ajuda. No caso dos primeiros problemas, você deve imediatamente:
- Pare de regar temporariamente, seque a folha e seque o solo com um ventilador, aquecedor, lâmpadas infravermelhas ou transfira as mudas para um local seco, ensolarado e ventilado.
- Processe mudas com uma solução de peróxido de hidrogênio a 0,3% (um frasco de 100g de farmácia de peróxido a 3% por 1 litro de água).
- Folhagem em pó e solo com cinza de madeira, independentemente do tratamento com peróxido - antes, depois, juntos ou em vez de peróxido. Ash seca o lençol.
A maioria dos patógenos se desenvolve rapidamente em uma planta úmida e não será capaz de sobreviver em uma solução de peróxido de hidrogênio e cinzas secas. Portanto, se os patógenos não tiverem tempo para penetrar profundamente na planta, a doença irá parar.
Mas o peróxido de hidrogênio pode ser eficaz contra bactérias e vírus patogênicos. E contra problemas fúngicos, são usados medicamentos contendo cobre e fungicidas sistêmicos.
Hoje, mais de 30 tipos de vários fungicidas são oferecidos no mercado para aplicação em massa.
Além disso, os problemas com as mudas podem ocorrer em condições precárias de crescimento:
- Temperatura inadequada, abaixo de 10 e acima de 25.
- Preenchimento insuficiente ou estouro.
- Molhar com água fria imediatamente da torneira.
- Espessamento.
- Crescimento na sombra, uma constante falta de iluminação.
- Solo criticamente inadequado.
- Curativo excessivo.
Preparo o solo desde o outono com base na turfa adquirida e no húmus de 2 a 3 anos, com a adição (no outono) de farinha de dolomita. A taxa de sobrevivência da coleta é excelente, e o repolho nem percebe o desembarque em residência permanente de copos individuais no estágio de 5 a 6 folhas. Depois de torcer para uma residência permanente, borrifo cinzas nas camas (com folga) e, antes de amarrar, introduzo macro e microfertilizante complexos para repolho nas camas). Entre eles, os microelementos têm necessariamente boro e molibdênio. Quando você corta a cabeça, se o toco sem vazio estiver no corte, o boro estava com moderação. Caso contrário, a cabeça nem amarrará, ou ficará feia e florescerá rapidamente. Com uma deficiência de molibdênio, as folhas jovens são finas e longas como caudas, e também haverá problemas com a amarração.
Grant, Minsk
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=257&start=135
Desde o início: 1. Venho preparando o jardim desde o outono. O repolho C. ama o solo oleoso e neutro. Portanto, se o solo for ácido, é necessário adicionar cal. 2. Sementes. As primeiras variedades holandesas que se dão bem com o calor. O nome ainda não foi decidido. 3. A chave para uma boa colheita é uma boa muda com um sistema radicular bem desenvolvido. Vou semear em março em cassetes. Eles dão perfeitamente a oportunidade de cultivar apenas uma muda dessas. As mudas devem ser temperadas, não cobertas com 5-6 folhas de cor verde escuro. 4. Aterragem o mais cedo possível. Plante em solo denso, não cave a cama. Planta ao nível do solo. Só planto em terra seca, água e cobertura morta. Mudas de cassetes criam raízes bem e não ficam doentes, mesmo no clima mais quente.
Alekcan9ra, Moscow region
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=257&start=135
Comprei sementes de Gavrish na minha loja. Algumas sementes são da Holanda, outras são dos japoneses. No ano passado, Gavrish não enganou com híbridos, um bom repolho cresceu.
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=25&t=257&start=180
Masleno São Petersburgo.
Vídeo: plantando mudas de couve-flor em uma estufa
Couve-flor é um produto amador. Mas existem dezenas de maneiras de cozinhá-lo, incluindo os antigos - na forma fervida, com farinha de rosca e manteiga. Também é frito com ovos, em conserva e enlatados, cozidos, utilizados na preparação dos primeiros pratos quentes. Portanto, todos podem escolher sua receita favorita, e a couve-flor se beneficiará, porque é um produto alimentar muito valioso. Especialmente o seu, fresco, com proprietários conhecidos das condições de cultivo e processamento.