As uvas são uma cultura termofílica. Mas os habitantes das regiões do norte de nosso país têm a oportunidade de cultivar grandes e doces agrupamentos em sua parcela. Criadores criaram variedades resistentes ao gelo, uma das quais é a Beleza do Norte.
Como foi obtida a casta Krasa Severa: uma breve história
A beleza do norte (outro nome é Olga) é cultivada por viticultores russos há várias décadas. A variedade foi incluída no Registro Estadual de Realizações de Seleção em 1994, embora essa uva esteja em testes de variedade estaduais desde 1977. A variedade foi criada especificamente para as regiões do norte. E até agora, a Beleza do Norte é considerada uma das melhores em termos de resistência ao gelo e despretensiosidade.
A variedade híbrida foi obtida através do cruzamento das uvas rosa Zarya Severa e Taifi por especialistas do Laboratório Genético Central I.V. Michurin. Cônjuges I.M. Filippenko e I.L. Shtin deu a ele o nome Olga em homenagem a sua filha, e mais tarde recebeu um nome do meio - Krasa Severa.
Principais propriedades e recursos
Krasa Severa é uma variedade de uva de mesa (embora alguns artesãos produzam um bom vinho caseiro) e pertence às primeiras variedades da cultura (a estação de crescimento é de apenas 110 dias). Clusters soltos e bastante grandes têm uma forma cônica. O peso de uma escova de uva é em média 250 g.
As bagas são grandes, ovais ou redondas. A polpa é suculenta, o sabor é agradável, levemente azedo, com uma leve acidez. A casca da fruta é colorida em um tom amarelo-esverdeado, mas com plena maturidade, as bagas ficam brancas com um tom levemente rosado.
O amadurecimento das uvas ocorre no final de agosto. A variedade é resistente ao gelo e pode suportar temperaturas de inverno de até -26 ° C, e com um bom abrigo não congela nem mesmo a -30 ° C.
Tabela: Vantagens e desvantagens das variedades
Prós | Contras |
Alta produtividade (até 12 kg por bucha). | Exposição a pragas de insetos, vespas e pássaros. |
Sabor agradável e com uma ligeira acidez. | |
Estação de crescimento curta (média de 110 dias). | |
Boa transportabilidade e vida útil longa das bagas. | Fraca resistência a doenças (oídio, oídio). |
Alta resistência ao gelo. | |
Bagas não racham sob condições de alta umidade. |
Características do plantio de mudas de uva
Embora a Beleza do Norte seja adequada para o cultivo em áreas com condições climáticas desfavoráveis para esta cultura do sul, para cultivar uma excelente colheita de uva, você deve escolher o local certo para plantá-la e plantar a vinha de acordo com todas as regras.
Escolhendo o melhor lugar
O local de desembarque da Beleza do Norte deve estar ensolarado e protegido dos ventos. Além disso, ao escolher um local, você deve considerar o seguinte:
- as uvas não toleram nem mesmo o sombreamento temporário. Em tais condições, o período de maturação das bagas aumenta, a qualidade dos cachos se deteriora, a imunidade da planta diminui, o que aumenta o risco de danos a doenças fúngicas;
- você não pode plantar em uma planície, porque o ar é mais frio aqui, o que causa danos à videira;
- não é recomendável plantar uvas nas encostas do norte, nem nas estradas, pois o solo compactado é mais suscetível ao congelamento;
- linhas de uvas devem ser organizadas de norte a sul. Portanto, eles são totalmente iluminados, por um lado, de manhã e depois do almoço, por outro.
Preparamos um poço para o pouso
As videiras devem ser protegidas contra congelamento. Para isso, aconselhamos os cultivadores experientes a plantar a cultura em trincheiras com 30 a 40 cm de profundidade.
Instrução:
- Primeiro, eles cavam uma vala, e nela existem buracos de 80x80 cm de tamanho.
- Pranchas ou pedaços de ardósia são instalados nas laterais.
- A drenagem de cascalho é colocada no fundo, sobre a qual é colocada uma camada de galhos e lascas de madeira.
- O húmus é misto (2-3 baldes), fertilizantes de fósforo-potássio (300 g), 1/2 baldes de cinza de madeira. Despeje a mistura no ralo e pise.
- Uma camada de terra é derramada sobre os fertilizantes.
Plantamos mudas de uva
Datas de plantio de uvas - de 1 a 10 de junho. Durante esse período, a ameaça de geada passa e as mudas se enraízam bem.
- Raízes livres da embalagem e endireite-as.
- A terra é sacudida e uma muda é colocada no poço de plantio.
- Os vazios são cobertos de terra, de modo que 30 a 40 cm permanecem nas bordas da vala, e o caule é completamente coberto de terra. Nesse caso, ele dará raízes adicionais, que fornecerão a nutrição necessária para o mato. Bata levemente o solo.
- Após o plantio, as mudas devem ser abundantemente regadas (aproximadamente 15 a 20 litros de água por planta). À medida que a videira cresce, amarram e cortam os enteados acima da primeira ou da segunda folha.
Para poder cuidar da videira com facilidade, instale imediatamente a treliça. Para fazer isso, nas laterais da vala, eles cavam em pilares e puxam 3-4 linhas de arame, às quais a videira é posteriormente amarrada.
As nuances do cuidado com a casta Krasa Severa
Nos primeiros três anos após o plantio, o jardineiro precisa prestar atenção especial à formação das vinhas e à proteção das uvas contra a geada.
Poda
Normalmente, a videira é recomendada para formar um fã. Para formar as chamadas mangas, permitindo que as uvas aumentem a oferta de madeira perene, elas agem da seguinte forma:
- No primeiro ano, restam os 2 rebentos mais fortes e todos os enteados são cortados.
- No outono, a parte superior desses brotos é cortada em 30 a 40 cm.
- No próximo ano, restam 4 brotos, cortando os enteados.
- As mangas são amarradas ao fio de treliça em um ângulo não superior a 45sobre.
- Em agosto, a cunhagem é realizada. Como regra, mais da metade da parte da uva não amadurece, portanto essa parte deve ser reduzida. É cortado sobre o fio de treliça superior, cerca de 18 a 22 folhetos. Este procedimento será suficiente para formar uma boa colheita e obter grandes aglomerados.
- Em outubro, é realizada a poda final: todas as folhas restantes na videira são removidas e brotos verdes são removidos.
As vantagens de uma formação de fãs são óbvias. Os arbustos de videira são acesos dos dois lados; é conveniente colocar as trepadeiras em trincheiras para o inverno. Os galhos de frutas dão uma excelente colheita de frutos maduros e o arbusto pode dar frutos de 10 a 15 anos. Após esse período, você pode simplesmente formar novas mangas, e as uvas continuarão a proporcionar aos seus proprietários uma excelente colheita.
Alimentação e rega
As uvas precisam de rega abundante na primeira metade do verão, enquanto é necessário umedecer todo o solo das plantações. O procedimento é realizado pela manhã ou à noite após o pôr do sol, tentando impedir que gotas caiam nas folhas (isso pode causar queimaduras).
A cobertura de uvas requer raiz e raiz extra. Momento e fertilizantes para cobertura de raízes:
- No início da primavera (após a remoção do abrigo). 50 g de nitrogênio, 40 g de fósforo, 30 g de fertilizantes à base de potássio são adicionados aos sulcos cavados sob a mata, polvilhe com terra.
- 1,5 semanas antes da floração. Uma solução de fezes de frango (diluída com água na proporção de 1: 2) é diluída com água 5 vezes, adicionando 20 g de superfosfato e 15 g de sal de potássio (por 10 l da mistura). No mato você precisa de 1-2 baldes. Imediatamente após este procedimento, as uvas devem ser regadas abundantemente.
- O período em que as bagas atingiram o tamanho de uma ervilha. Molho superior, semelhante ao segundo, mas em uma concentração muito menor.
- O período de maturação das bagas é de 50 g de fertilizantes com potássio e fósforo por arbusto.
A cobertura foliar ocorre:
- na primavera, antes da floração;
- após a formação do ovário;
- no início do amadurecimento da baga;
- 10-15 dias após o anterior.
Para cobertura foliar, adubos complexos são usados com a adição de oligoelementos. É melhor comprar misturas prontas (Aquarin, Novofert, Kemira) e agir de acordo com as instruções.
A variedade Krasa Severa é propensa ao oídio (oídio) e oídio (míldio); portanto, recomenda-se realizar sistematicamente a pulverização preventiva com Topázio, Tiovit Jet ou Ordan. Faça uma solução de acordo com as recomendações do fabricante e processe oportunamente os casquilhos.
Preparações de inverno
A colheita da Beleza do Norte deve ser removida antes de meados de setembro, depois remova todos os brotos da treliça e faça a poda preliminar, removendo todos os galhos fracos e pequenos. No início ou meados de outubro, a poda final é realizada. Eles removem todas as folhas e limpam completamente o solo de todos os detritos da planta. Videiras cortadas são amarradas em cachos. Em seguida, eles e seu solo são pulverizados com uma solução a 3% de sulfato de ferro e imediatamente, enquanto os brotos ainda estão úmidos, polvilhados com cinzas de madeira (vitríolos e cinzas destroem esporos de fungos).
Na trincheira e ao lado da planta havia iscas com veneno para ratos, que são muito atraídos pelas vinhas no inverno.
Pacotes amarrados são cuidadosamente colocados em uma vala e cobertos com lapnik, tábuas, pedaços de papelão e pedaços de linóleo. Em uma caixa tão quente, as videiras da Beleza do Norte suportarão geadas perfeitamente.
Vídeo: características do cultivo de uvas na Sibéria
Gardeners comentários
Boa nota, qual é o assunto? É que a maioria dos arbustos transplantados "em idade" "fica sentada" por um tempo e só começa a crescer ativamente por 2-3 anos. Como regra, isso ocorre devido a aterrissagem inadequada e, na maioria das vezes - com poda curta e insuficiente durante o transplante. Em geral, ao plantar / replantar, o arbusto deve ser cortado em 2 a 4 brotos, isso é um axioma, mas poucas pessoas fazem isso!
SeRiToYoH//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t10077-100.html
Aparentemente, mesmo assim, essa é uma daquelas variedades que exigem um estoque de madeira perene.
Wolodia//vinograd.belarusforum.net/t27-topic
Durante três anos, ela não deu frutos comigo. Absolutamente. Este ano ele estava indo para o fim. Mas jogou um monte de inflorescências. Vou demorar um pouco com o machado.
serge47//vinograd.belarusforum.net/t27-topic
Krasa Severa é considerada uma das melhores variedades para cultivo em áreas com condições climáticas adversas. As uvas distinguem-se pela excelente resistência ao gelo - a videira não congela a baixa temperatura e, com bom abrigo, tolera fortes geadas siberianas. Os frutos desta variedade têm uma carne suculenta e um sabor agradável.