Gladíolo é uma das flores mais bonitas e está incluído no top 5 plantas, o mais comumente usado para o corte. Este é um gênero de plantas tuberosas pertencentes à família da íris. Existem cerca de 200 espécies e mais de 5 mil variedades. Uma flor nativa da África, do Mediterrâneo, da Europa Central e da Ásia. Em como plantar gladíolos na primavera em nossas latitudes, contaremos em detalhes abaixo.
- Seleção de cormos
- A melhor época para plantar no campo aberto
- É necessário cultivar bulbos e como fazê-lo?
- Como aterrar adequadamente os gladíolos
Seleção de cormos
Apesar do fato de que os gladíolos podem ser plantadas em três maneiras: sementes, tubérculos e rebentos, é o último método é o mais conveniente. Sucesso plantando flores depende da escolha correta de tubérculos.
Para começar, cada lâmpada é necessário examinar com cuidado e filtrar as manchas suspeitas danificados, doentes, podres, mofado, tendo.Preste atenção no tamanho da lâmpada e no seu fundo. Se for muito pequeno, isso indica que o tubérculo ainda não está maduro.
A lâmpada deve medir não menos que 5-7 cm, quanto mais, melhor.
A melhor época para plantar no campo aberto
A melhor época para o plantio de gladíolos na primavera em campo aberto será o período entre o final de abril e o início de maio. A principal coisa é que o solo aquece até 8-10 cm de profundidade até um mínimo de +8 ° С. Esta recomendação é desejável de observar, uma vez que o plantio dos bulbos a uma temperatura mais baixa levará ao desenvolvimento do sistema radicular será lento, e não será capaz de fornecer nutrição normal à parte do solo da planta.
É necessário cultivar bulbos e como fazê-lo?
O surgimento de bulbos antes do plantio é um procedimento desejável, mas não obrigatório. Tubérculos germinados são caracterizados por um rápido crescimento e melhor floração.
O tempo de germinação dos cormos depende do clima que prevalece na zona onde são plantados. Então, no meio da banda, isso pode ser feito desde o começo de março.
As lâmpadas são colocadas em um local quente, onde a luz solar não penetra.
Dois dias antes do plantio, os tubérculos devem ser espalhados em um guardanapo molhado para germinação. Isto permitirá colocar nos bulbos de chão que já têm pequenas raízes.
Como aterrar adequadamente os gladíolos
Neste parágrafo, queremos compartilhar com você como plantar gladíolos na primavera, tendo-se familiarizado com as regras, recomendações e conselhos.
Além disso lâmpadas de preparação e tempo de atendimento recomendado para o plantio, fatores importantes que devem ser considerados antes do gladíolo da terra, são:
- a escolha de um local de acordo com as preferências da planta para iluminação;
- preparação do solo para o plantio.
Já que os gladíolos são da África quente e do Mediterrâneo quente, eles leve e termofílico. Portanto, em busca de um lugar para pousar, você precisa escolher uma área bem iluminada em que cai a sombra das árvores e outras culturas mais altas.
Flores de solo como férteis. O ideal para o plantio será solo arenoso argiloso ou argiloso. Na ausência de tal, deverá ser preparado com antecedência. Em solos pesados com uma grande mistura de argila ou turfa, as flores não crescem. Eles também se recusam a viver em terra ácida, porque preferem uma reação levemente ácida, próxima do neutro (pH = 6,5-6,8). Para reduzir a acidez, você precisa adicionar sob a escavação na farinha moída de lima, casca de ovo ou dolomita. Será suficiente para 150-200 g por metro quadrado.
Se o solo contém argila em excesso, então dilua-o com areia, e no outono cavando adicione cal e húmus. O húmus fresco pode ser feito, no entanto, é indesejável, uma vez que pode provocar um crescimento excessivo da folhagem e uma fraca floração. No solo arenoso, a argila é adicionada com o húmus e o composto apodrece.
Na primavera, antes de plantar flores, o solo deve ser suplementado com os elementos necessários para o crescimento e desenvolvimento normal da planta: fósforo, nitrogênio e potássio. Acrescenta:
- Nitrato de amónio (15 g / 1 metro quadrado);
- superfosfato (15 g / 1 metro quadrado);
- Sulfato de potássio (30 g / 1 m2).
No chão, você precisa fazer buracos. Seu tamanho dependerá do tamanho das lâmpadas. As covas devem ser iguais a quatro diâmetros do material de plantio. Assim, as maiores lâmpadas precisarão ser aprofundadas em cerca de 10-15 cm, pequenas - por 8-10.
Demasiado aprofundar os tubérculos não é necessário, porque neste caso eles vão florescer mais tarde e dar um número menor de filhos. Se você não colocá-los muito fundo, a amarração será adicionada às atividades de cuidado. Além disso, os bulbos pouco plantados são mais propensos a serem afetados.
As lacunas entre os poços também são feitas dependendo do tamanho dos tubérculos. Quanto maiores forem, o espaçamento deve ser maior. No entanto, em qualquer caso, os poços não precisam estar localizados a menos de 10 cm de distância. A largura das linhas deve ser de 20 a 25 cm.
O gladíolo pode ser plantado de outra maneira - em uma vala. No recesso as lâmpadas também se desdobram de acordo com o diâmetro e a uma distância de 10 a 20 cm uma da outra.
Antes de plantar o material nos furos, o solo deve ser bem regado. Também é desejável tratar com a droga "Phytosporin". No fundo há drenagem: areia de rio ou musgo-esfagno, camada de 2 cm.
Os tubérculos precisam ser limpos das balanças de cobertura. No caso de lugares ligeiramente podres serem formados, eles devem ser cortados com uma faca afiada.
Além disso, as lâmpadas podem ser colocadas em solução de alho por duas horas. É preparado de cinco a seis pedaços de dentículos, que são preenchidos com água quente. Para desinfecção, os bulbos são tratados com uma solução de permanganato de potássio imediatamente antes do plantio. É preparado a partir de 0,5 g de permanganato de potássio, dissolvido em um litro de água morna. Lâmpadas segurá-lo por 30 minutos.
Aqueles que preferem trabalhar com produtos químicos, o material de plantio antes do plantio pode ser tratado em uma solução da droga "Carbophos".
Depois que os tubérculos são colocados nos buracos ou na vala, eles polvilham com terra solta. Você também precisa cobrir o plantio com turfa. Mulching vai economizar a umidade necessária no solo. Até o momento em que há brotos, o gladioli é melhor não beber água. Os germes devem aparecer depois de duas ou três semanas.