Espargos: características do cultivo de mudas e outros métodos de reprodução

Pin
Send
Share
Send

Os espargos são uma planta herbácea perene da família dos espargos. Desde os tempos antigos, a cultura era cultivada como remédio e, um pouco depois, brotos tenros começaram a ser consumidos. Este delicioso vegetal há muito tempo se destina à nobreza, tão suave e agradável seu sabor. É possível que seja por isso que os espargos foram apelidados de realeza.

Espargos Descrição

O valor do aspargo reside não apenas no conteúdo de um grande número de vitaminas e macro e microelementos úteis, mas também no fato de ser uma cultura vegetal precoce. Os brotos jovens de aspargos são os primeiros a aparecer em nossos jardins, e isso geralmente acontece já em abril. Brotos de maturação de leite têm gosto de ervilhas verdes. O aspargo é cozido, assado, cozido no vapor ou adicionado a saladas - é bom em qualquer forma.

No início da primavera, os brotos de aspargos aparecem pela primeira vez nas camas

Além dos benefícios práticos, o aspargo também é uma planta decorativa. Arbustos altos com folhas fortemente dissecadas lembram árvores de Natal e às vezes são plantados por jardineiros, não em canteiros especiais, mas em canteiros de flores. Os floristas usam belas panículas de aspargos ao compor buquês - os verdes de céu aberto combinam bem com as flores e mantêm uma aparência renovada por um longo tempo.

Plantado em um canteiro entre as flores, o aspargo aviva a composição

À venda, há brotos de aspargos de flores verdes, brancas e bordô. O ponto não está nas variedades, como pode parecer, mas no momento da coleta e nos métodos de cultivo. Se o aspargo cresce em uma cama normal, temos brotos verdes. A fim de cultivar brotos brancos ou roxos, o aspargo bate, privando-o da luz solar, mas no primeiro caso, o fazem imediatamente e no segundo quando os brotos são levemente estendidos e ficam verdes.

Usando vários métodos de cultivo, você pode obter brotos de aspargos de cores diferentes

Métodos de cultivo

Os espargos geralmente são cultivados a partir de sementes - nesse caso, a primeira colheita pode ser obtida no terceiro ano. Ao plantar mudas prontas ou camadas de raízes, os termos são significativamente reduzidos e os primeiros brotos aparecerão na próxima primavera.

Semeando sementes para mudas

Antes da semeadura, as sementes de aspargos são embebidas por dois dias em uma solução de Epin ou outro bioestimulante. Dada a rigidez das sementes, essa medida não será supérflua. Você pode começar a semear no final de março ou em abril. O solo para aspargos deve ser leve e respirável. Você pode usar o solo das mudas adicionando areia e vermiculita a uma proporção de 5: 1: 1. Em vez de vermiculita, um substrato de coco é frequentemente usado.

Semeando em um recipiente:

  1. Encha o recipiente de aterrissagem com solo preparado e levemente compacto.
  2. Espalhe as sementes na superfície a uma distância de 3-4 cm uma da outra.
  3. Polvilhe as sementes com uma camada de solo não superior a 1 cm e aperte suavemente.
  4. Umedeça o solo com um frasco de spray.
  5. Cubra o recipiente com papel alumínio e coloque em um local quente e brilhante.

As principais condições de germinação são calor e umidade. A condensação se acumulará no filme, então você precisa ventilar o recipiente com sementes todos os dias. À temperatura do ar não inferior a 25sobreCom brotos aparecem em cerca de um mês e meio.

Seis semanas após a semeadura, brotos de aspargos a céu aberto aparecem

Plantio de mudas em campo aberto

Para os espargos, escolha um local ensolarado e inafundável, com solos férteis e leves. Em solos pobres, pré-composto ou estrume (por 1m2 apenas um balde) e fertilizantes minerais complexos. Se o solo no local for pesado, argila e areia são adicionadas para escavação. É desejável que todas essas atividades sejam realizadas no outono.

Se você planeja plantar mudas de aspargos no outono, em vez de fertilizantes minerais complexos, são introduzidas misturas de fósforo-potássio ou nutrientes com a marca "queda". O fato é que o nitrogênio contido nos fertilizantes complexos estimula o crescimento das mudas e, no outono, é indesejável. Nesse momento, os brotos devem amadurecer e o sistema radicular deve ser fortalecido, para que você precise de fósforo e potássio.

Você pode plantar mudas em campo aberto a partir da segunda quinzena de junho. A essa altura, o solo tem tempo para se aquecer e a possibilidade de geadas de retorno é improvável. A área desoxidada fertilizada é bem desenterrada, removendo pedaços de solo e raízes de ervas daninhas.

Os arbustos de aspargos crescidos estão prontos para o plantio em campo aberto

É mais conveniente plantar mudas em trincheiras com profundidade de pelo menos 30 cm. Os espargos crescem em um só lugar há cerca de 20 anos, crescendo ao mesmo tempo em altura e largura. Portanto, se no futuro não se pretender transplantar plantas cultivadas, as mudas estarão localizadas a 35-40 cm uma da outra. A distância entre as linhas é de 1 m ou mais.

Regras de desembarque:

  1. Montes de terra fértil são despejados na vala escavada.
  2. As raízes das mudas são espalhadas na colina, de modo que são direcionadas para baixo, sem dobras. As raízes longas encurtam, deixando 4-5 cm.
  3. Polvilhe as raízes com o solo e esprema um pouco.
  4. Eles derramam uma vala com água e cobrem a plantação com turfa ou serragem podre.

Semeando em campo aberto na primavera

Os espargos também podem ser cultivados por semeadura direta em campo aberto. O canteiro é plantado da mesma maneira que no plantio de mudas, mas, em vez de trincheiras, os sulcos são feitos com profundidade de 4-5 cm. No final de maio, as sementes são embebidas para uma germinação rápida e confiável por um dia em um bioestimulador. A semeadura é realizada em uma cama preparada, colocando as sementes em sulcos. Se houver muitas sementes, é aconselhável plantá-las mais densamente, pois nem todas irão brotar, e as extras poderão ser cortadas posteriormente com tesoura. Polvilhe sulcos com uma pequena camada de solo, compacta e água. Depois que a água é absorvida, aplique mulch na cama. As sementes de aspargos brotam por um longo tempo, por isso é aconselhável cobrir o canteiro com agrofibra - isso evitará a perda de umidade e acelerará o surgimento de mudas.

Vídeo: semear aspargos para mudas

Reprodução dividindo o mato

A maneira mais fácil é multiplicar os aspargos, dividindo o mato. Esse procedimento pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono e até no verão, se não houver calor forte. A bucha escavada é dividida em partes para que cada divisão tenha um broto. Isso geralmente é feito com as mãos ou, se não funcionar, use uma faca afiada. Plantas separadas são plantadas em trincheiras da mesma maneira que mudas obtidas a partir de sementes - ao mesmo tempo e da mesma maneira.

Um método preferido para propagar espargos é dividir o mato

Pelo mesmo princípio, o aspargo é propagado dividindo o rizoma. Isso geralmente é feito na primavera, antes do crescimento de novos rebentos. Cavar uma raiz e dividir em partes para que cada um tivesse um rim. Dividens são plantados da maneira descrita - em trincheiras nas colinas.

Porções de rizomas de espargos plantadas em uma colina

Espargos ao ar livre

As plantas plantadas precisam ser umedecidas, principalmente no início. Quando as mudas se enraízam e ficam mais fortes, a rega pode ser reduzida, mas a secagem da terra não deve ser permitida. A cobertura morta ajudará a manter o solo úmido. Além disso, a área de cobertura morta não precisa ser afrouxada e a remoção de ervas daninhas é puramente simbólica por natureza - para remover as lâminas de grama rastejadas individuais.

No primeiro ano antes do outono, é indesejável cortar brotos de aspargos para não interferir no desenvolvimento completo do mato. Os primeiros brotos comestíveis em pequenas quantidades aparecerão na próxima primavera e já no terceiro ano você poderá colher.

Se você não cortar brotos de aspargos no ano de plantio, no próximo verão serão belos arbustos adultos

Alimentação

Se durante o plantio de aspargos a cama foi bem fertilizada, no primeiro ano não é necessário vestir-se. As plantas jovens começam a se alimentar a partir do segundo ano. No início da primavera, misturas secas de nitrogênio, fósforo e potássio são espalhadas entre as plantas na forma seca e o solo é bem solto. Então, até meados do verão, a cada duas semanas eles são alimentados com fertilizante verde ou infusão de verbasco. No final do verão, eles são fertilizados com fertilizante mineral de outono, que pode ser aplicado seco ou preparado como uma solução aquosa de acordo com as instruções.

Preparando a planta para o inverno

Para proteger o aspargo do congelamento, o canteiro deve estar adequadamente preparado para o inverno. No outono, todas as hastes da planta são cortadas e isso deve ser feito antes da geada. Então as plantas batem - quanto mais rigoroso o inverno, mais alta a colina deve ser. Polvilhe a crista com turfa ou composto.

Plantei meus primeiros espargos há cerca de 20 anos. Não tínhamos Internet na época e eu, como jardineiro iniciante, não sabia nada sobre essa planta. Vi as sementes de algo novo à venda e comprei. Há um mínimo de informações na bolsa - eu só descobri que brotos comestíveis aparecerão no segundo terceiro ano. Ela plantou sementes imediatamente no jardim, sem truques - uma linha, e é isso. Durante muito tempo, nenhuma muda apareceu e consegui esquecer com segurança que tinha essas sementes. Mais perto do meio do verão, vi uma fileira de árvores de Natal delgadas de cor verde suave e comecei a pensar que poderia ser - eu nunca tinha visto brotos de aspargos antes. Lembrei-me de quando os arbustos cresciam, e ao mesmo tempo ficou claro com o que as avós verdes estão fazendo buquês simples de seus gladíolos. No outono, os arbustos cresceram e já tinham cerca de um metro de altura, brotos de 5-6 cada. No outono, cortei toda a vegetação e, no inverno, meus aspargos foram deixados sem amontoar e aquecer. Nenhuma geada teve efeito sobre minhas plantas e, na primavera, arrancamos os primeiros brotos. A primeira vez que experimentei essa planta em meu próprio jardim, antes nem conhecia o sabor. Verduras agradáveis ​​e macias - não preparamos pratos, apenas comemos brotos frescos e levemente doces, como ervilhas verdes. Desde então, o aspargo não foi traduzido em nosso jardim e esta é a primeira planta que coletamos na primavera.

O cultivo de aspargos não requer conhecimentos especiais e não causa dificuldades, mesmo para iniciantes. O único problema está aguardando a colheita. É mais comum plantarmos sementes na primavera e conseguirmos nossos vegetais no verão. Os espargos devem ser cultivados por três anos, mas não precisam ser plantados anualmente. Com um cuidado mínimo, a planta irá encantar os olhos e enriquecer o cardápio do proprietário por muitos anos. Essa é a vantagem de uma cultura perene.

Pin
Send
Share
Send