Abóboras no jardim são plantadas com mudas e sementes. Obviamente, se possível, prefira a opção de semente, pois é muito mais simples. Mas a estação de crescimento na maioria das variedades é tão longa que apenas no sul você quase sempre pode ficar sem mudas. Na faixa do meio, nem sempre é possível plantar sementes no jardim; portanto, você deve plantar as sementes em vasos e cultivar mudas e depois transferi-las para o campo aberto.
Seleção e preparação de solo e tanques para desembarque
Em qualquer idade, a abóbora é extremamente dolorosa para transplantar, portanto, semear em uma caixa comum é muito arriscado: será praticamente impossível extrair mudas dela sem danificar o sistema radicular. Portanto, a semeadura deve ser realizada exclusivamente em xícaras separadas; é ainda mais correto dizer potes, pois essa capacidade deve ter pelo menos um litro. De fato, durante o mês em que as mudas permanecerão no vaso, elas crescem na forma de um arbusto muito sólido e suas raízes ocupam todo o volume fornecido a elas.
Você pode usar óculos de baixo de produtos lácteos para isso apenas como último recurso: mesmo deles é difícil extrair plantas sem danos. É melhor levar potes reutilizáveis com fundo retrátil, e o melhor são os potes de turfa de tamanho máximo. Copos de papel caseiros também são uma opção, pois o papel pode ser facilmente arrancado ao plantar plantas em um canteiro. Se você ousar semear em uma caixa comum, as mudas devem estar livres: o padrão de semeadura não é mais espesso que 15 x 15 cm.
Se o solo for comprado em uma loja, você deverá escolher universal (para todos os tipos de vegetais) ou um destinado a pepinos, a palavra "abóbora" na embalagem é muito rara. Mas não é difícil preparar a mistura do solo, se houver ingredientes adequados. A melhor composição é turfa, húmus e serragem (quase completamente apodrecida) na proporção de 2: 1: 1. Você pode adicionar um copo de cinza de madeira ou uma colher de sopa de azofoska a um balde dessa mistura e depois misturar bem.
As mudas de abóbora raramente adoecem, mas se houver dúvidas sobre o bem-estar dos componentes utilizados no solo, ela deve ser desinfetada uma semana antes da semeadura, bem regada com uma solução rosa de permanganato de potássio.
Enchendo os vasos com a mistura obtida, é preciso deixá-lo por um tempo: é bem possível que as mudas tenham tempo para se esticar um pouco (você precisa de um olho e um olho para isso!), E então você terá que adicionar solo aos vasos.
Seleção e preparação de sementes
Em lojas especializadas, você pode escolher sementes de qualquer variedade de abóbora, mas deve-se dar preferência à zoneada. Por exemplo, as mais deliciosas abóboras de noz-moscada na faixa do meio são difíceis de cultivar, geralmente têm uma estação de crescimento muito longa. Quase todas as grandes empresas agora vendem sementes prontas para a semeadura. E, pelo menos, semeando sementes de abóbora em casa para mudas, há pouco sentido em processá-las de alguma forma: não há necessidade de acelerar a germinação, há tempo e, do ponto de vista da ausência de doenças, as sementes compradas agora podem ser confiáveis.
Mas a abóbora é mais frequentemente plantada com suas sementes, da colheita anterior, e isso tem sua própria lógica: coletar sementes é muito fácil, elas na verdade não custam nada, são bem armazenadas e todas as variedades tradicionais são muito boas, então os residentes de verão raramente lidam com a variedade. Mas as sementes coletadas independentemente para a semeadura devem ser preparadas.
Primeiro de tudo, você precisa saber que as sementes podem ser colhidas apenas de abóboras que estão completamente maduras no leito: somente a polpa amadurece durante o armazenamento. A abóbora para a coleta de sementes deve ser saudável, normal para o tamanho da variedade. É melhor deixá-la deitar-se por um mês após a coleta em condições ambiente e só depois lavar, esfregar e cortar para extrair as sementes. Você não deve esperar mais: em algum momento, as sementes começam a germinar já dentro da fruta.
É fácil extrair as sementes, após as quais são lavadas da polpa com água à temperatura ambiente e secas, descartando imediatamente o inapto. Armazene em sacos de papel em temperatura ambiente e com baixa umidade constante. A germinação de sementes de abóbora é alta por 6-9 anos, e as melhores sementes para semear são de três a quatro anos. Antes da semeadura, eles são inspecionados e selecionados pelos maiores. Em caso de dúvida, verifique com antecedência se há germinação da maneira usual.
Além da calibração, a preparação de sementes para semeadura pode incluir:
- desinfecção em solução escura de permanganato de potássio por meia hora;
- aquecimento de duas horas na água a uma temperatura de (50 ± 2) sobreC;
- germinação em um pano úmido até que as primeiras caudas apareçam;
- endurecimento na geladeira por três dias ou exposição variável durante esse período a temperaturas frias e ambientes com uma frequência de 12 horas;
- tratamento com soluções fertilizantes (tome 2 colheres de sopa de cinza e 0,5 g de ácido bórico, sulfato de cobre e sulfato de zinco por litro de água) por 6-7 horas;
- tratamento com bioestimulantes (0,5 g de ácido succínico ou salicílico em 1 l de água) pelo mesmo tempo.
A necessidade de cada uma dessas operações pode ser contestada; talvez o jardineiro escolha os estágios que considere necessários. Mas se você plantar as sementes corretamente, elas certamente brotarão, as abóboras crescerão e produzirão uma colheita. Verificado por anos de experimentação.
Plantio de sementes para mudas
As sementes são semeadas em vasos preenchidos com a mistura do solo a uma profundidade de 3-4 cm e são colocadas 2-3 sementes em cada vaso, colocando-as a uma distância de 2-3 cm uma da outra. Se a rega preliminar do solo é necessária ou se é mais fácil fazê-lo após o enterro das sementes, não é importante. É aconselhável cobrir os vasos com as culturas com vidro ou filme transparente e colocar em local quente (com temperatura de 20 a 30 sobreC)
Para o surgimento de mudas, a luz não é muito necessária, mas é importante não perder o momento em que os primeiros brotos aparecem do chão: eles crescem literalmente "diante dos nossos olhos" e, se não estiverem bem iluminados, se estenderão no primeiro dia. Além disso, nos primeiros 3-4 dias, é necessário baixar a temperatura para pelo menos 16-18 sobreC. Nesse sentido, eles preferem cultivar mudas de abóbora em estufas ou estufas ensolaradas, a menos que estejam próximas à casa e possam ser monitoradas em tempo hábil.
Poucos dias após o surgimento das mudas, fica claro qual delas é a mais forte. Eles são deixados, e o restante é cuidadosamente cortado com uma tesoura: é melhor não puxar para não perturbar as raízes dos espécimes restantes nos vasos.
Datas de mudas
Quando chega a hora de plantar abóbora para as mudas, não é difícil calcular, mas devemos levar em conta que só podemos confiar em observações de longo prazo e não precisamos fazê-lo por um ano. As mudas são plantadas em campo aberto quase ao mesmo tempo que o tomate, ou seja, quando a ameaça de geada desaparece. Na faixa do meio, esses são os últimos dias de maio ou o começo do verão.
A essa altura, as mudas devem ter 30 a 35 dias de idade, não são mais necessárias: crescerão mais. Adicionando uma semana ao surgimento de mudas, concluímos que a semeadura deve ser feita no final de abril. Isto é para o centro da Rússia. Consequentemente, nas regiões norte e na maioria dos Urais e na Sibéria, o prazo aproxima-se de meados de maio e no sul - algumas semanas na direção oposta. Embora, é claro, no sul, poucas pessoas plantem abóboras através de mudas, exceto talvez as últimas variedades maduras.
Vídeo: plantando sementes de abóbora para mudas
Cuidados com Mudas
Para cultivar mudas, ela precisa criar condições de boa luz e calor: nos primeiros três a quatro dias ela é mantida fresca e, em seguida, é desejável uma temperatura de cerca de 22 dias por dia. sobreC e noite - não inferior a 12 sobreC. A maneira mais fácil de criar essas condições é em uma estufa e, no apartamento de mudas, você precisa destacar o peitoril da janela mais iluminado. Durante a estadia em vasos, as mudas devem crescer de 20 a 25 cm, mas, ao mesmo tempo, têm um caule muito curto e grosso, determinado pelos primeiros dias de sua vida.
Se os primeiros dias não foram muito corretos, e depois de uma semana as mudas são uma visão miserável (folhetos frágeis em uma haste longa e fina), você pode tentar salvá-la. Para fazer isso, a parte do caule, que se estende do solo até as folhas do cotilédone (joelho submucoso), é dobrada em um anel ou espiral, pressionada suavemente ao solo e coberta com solo fresco até as folhas.
Rega
A rega é realizada com água morna (25-30 sobreC), enquanto o excesso de umidade é inaceitável. A secagem excessiva do solo em vasos e sua inundação são igualmente prejudiciais. O excesso de umidade aumenta o risco de desenhar mudas e também causa várias doenças fúngicas. Em solo seco, as plantas murcham e param de crescer.
É difícil sugerir um regime de rega: a frequência e a quantidade de água dependem de muitos fatores; o próprio proprietário pode determinar facilmente o cronograma. Mas é mais conveniente e útil regar no final da tarde: antes do pôr do sol, as plantas assimilarão a parcela necessária da água recebida, e o restante será distribuído sobre quem a terra é e - excesso - terá tempo para evaporar.
Top vestir
Enquanto em vasos, mudas de abóbora são alimentadas duas vezes. A primeira vez que isso é feito uma semana ou meia após o surgimento de mudas, a segunda vez - depois de mais 10 dias. Em princípio, se o solo contém húmus bom, as mudas podem ficar sem fertilizar. Mas a desaceleração do seu crescimento e o alongamento na ausência de outras indicações indicam a necessidade de ajudá-la com a nutrição.
A maneira mais fácil de alimentar mudas com compostos especiais para cabaças. Na sua ausência, tomam azofoska (1,5 g por litro de água) ou infusão de verbasco. Obviamente, em casa, os proprietários escolherão a primeira opção, mas na estufa, o verbasco é mais confiável. Para fazer isso, é insistido por 1 dia em água na proporção de 1:10, diluído por mais 5 vezes e regado levemente as mudas em vasos com a solução nutritiva obtida.
Você precisa de uma colheita de mudas de abóbora
Uma colheita de mudas de abóbora no sentido clássico da palavra é inaceitável. Ao colher, por exemplo, as mudas de tomate são removidas da caixa, aperte-as na raiz central e transplantadas em copos separados ou em uma caixa maior. Para abóboras, essa operação é fatal. O menor dano às raízes, se não destruir as plantas, não será necessário esperar uma boa colheita delas.
Em um caso extremo, se as mudas ficarem muito amontoadas em um vaso ou se a semeadura for realizada em uma caixa comum, ela deverá ser removida com muito cuidado com um pedaço de terra sem perturbar o sistema radicular e transplantada para um novo local. Depois disso, é muito bom derramar água morna e limpá-la em sombra parcial por alguns dias.
Doenças de mudas de abóbora e proteção contra elas
Mudas de abóbora muito raramente sofrem de doenças, isso só acontece se os patógenos tiverem sido introduzidos no solo ou nas sementes. No caso de tecnologia agrícola adequada, as próprias mudas enfrentam possíveis problemas. Em geral, as doenças das mudas são iguais às doenças das plantas adultas, sendo as seguintes as mais frequentemente encontradas.
- A bacteriose se manifesta por manchas marrons nas folhas e brotos, uma exacerbação da doença contribui para mudanças bruscas de temperatura e aumento da umidade do solo e do ar. Ao cultivar mudas em uma caixa comum, as amostras doentes estão sujeitas a destruição incondicional. Vasos com plantas doentes devem ser isolados e tentar tratar mudas: nos estágios iniciais, a pulverização com líquido de Bordeaux pode ajudar.
- A podridão das raízes afeta principalmente as plantas mais fracas, também ocorre no caso de alta umidade e temperaturas variáveis. As raízes e brotos ficam marrons, depois escurecem e param de crescer. O afrouxamento periódico do solo e a exclusão de rega excessiva com água fria quase garantem a ausência da doença, mas, no caso de sua ocorrência, é melhor destruir as plantas afetadas e pulverizar as demais com líquido Bordeaux, adicionando-o à zona das raízes e limpando cuidadosamente o solo ao redor das plantas.
- Oídio - o flagelo de todas as culturas de abóbora, se manifesta na forma de um revestimento em pó branco, primeiro nas folhas e depois nos brotos. A doença contribui para a falta de umidade, juntamente com um excesso de nutrição nitrogenada. As folhas mais doentes devem ser cortadas e as plantas pulverizadas com preparações coloidais de enxofre.
- Mosaico amarelo - uma doença viral, manifestada primeiro pelas rugas das folhas, depois pelo aparecimento de manchas coloridas nelas. Depois disso, as folhas enrolam e secam. O tratamento é muito complicado. Para começar, você pode pulverizar as mudas com preparações com iodo, mas provavelmente você terá que se despedir dele.
Plantio de mudas de abóbora em campo aberto
Pronto para o plantio de mudas deve ter cerca de um mês de idade, ter pelo menos 20 cm de altura, com duas ou três folhas verdes grandes e um caule curto mas grosso.
Você não pode manter as mudas em vasos por mais de 35 dias, elas começarão a nykat, murcharão e exigirão apenas um transplante! Portanto, nos últimos dias da primavera ou nos primeiros verões na faixa do meio, é hora de reassentar as mudas no jardim.
Buracos de abóbora são preparados onde os cílios têm algo a que se agarrar; caso contrário, a abóbora precisará alocar muito espaço. Mesmo no caso de transferência de cílios para treliça, entre os furos não deve haver menos de um metro, e o esquema ideal para plantar abóboras é de 2 x 1 m. Os furos mais corretos fazem isso.
- Nos locais designados, eles cavam buracos no volume de um balde e meio, despejam um balde de húmus, uma lata de meio litro de cinzas, enchem-no com o solo que foi removido para o topo, misturam-se bem e despejam-no em um balde de água morna.
- Nas bordas do buraco, coloque os lados do relvado, tábuas ou turfa até uma altura de 25 cm.
- Cubra os poços com um filme plástico denso, polvilhe as bordas com o solo e deixe a mistura do solo amadurecer e aquecer por vários dias.
Somente depois disso, no centro do buraco, um buraco é cortado no filme ao longo do diâmetro da panela de turfa, um pequeno buraco é cavado em seu volume, outro balde de água morna é derramado e é permitido mergulhar. Então eles plantam um "vaso de mudas" na lama e regam bem. Boas mudas são plantadas sem aprofundamento, crescidas demais e alongadas nas folhas do cotilédone.
O filme é deixado no local até o tempo estar realmente quente. Se, nos primeiros dias após o plantio, for possível um resfriamento forte, as mudas serão cobertas com materiais não tecidos. A rega é feita uma vez a cada dois dias até que as mudas fiquem mais fortes e cresçam.
Vídeo: plantando mudas de abóbora ao ar livre
Cuidados adicionais com as mudas
Cuidar de uma abóbora em campo aberto para um jardineiro experiente é fundamental, e um iniciante pode lidar facilmente. Basicamente, é apenas rega e alimentação. Afinal, as ervas daninhas da abóbora logo aprenderão a se afogar, e afrouxar o solo só é possível a princípio, até que os arbustos cresçam. As plantas adultas em condições climáticas normais são regadas conforme necessário: elas próprias sinalizam falta de umidade por folhas murchas. Nas regiões áridas, no entanto, é preciso regar bastante. Mas o alagamento é inaceitável: é pior do que secar.
É desejável regar à noite, para que a água se aqueça ao sol durante o dia. A rega durante a floração e o crescimento intensivo de frutos é especialmente importante.Assim que o crescimento diminui e as abóboras começam a amadurecer, a rega é bastante reduzida. As plantas sentirão falta da umidade que suas raízes poderosas encontrarão nas profundezas.
Se os orifícios de plantio foram bem fertilizados, as abóboras precisam ser alimentadas não mais que duas vezes: a primeira - cerca de três semanas após o transplante, e a segunda - logo após a floração. É melhor derramar a solução nutritiva em pequenas valas feitas com uma enxada ao longo das bordas do antigo buraco de aterrissagem. Adubar com fertilizante mineral complexo (cerca de 15 g por planta) ou com infusão de verbasco (um balde de verbasco é derramado em água, insistido por um dia e depois diluído 5 vezes). Este balde deve ser suficiente para 6-8 arbustos. Periodicamente, o solo ao redor dos arbustos é polvilhado com cinzas de madeira.
Quando o caule principal cresce a um metro e meio, aperte-o, o que possibilita o crescimento de brotações laterais, nas quais os frutos serão amarrados. Não deixe mais que três brotos e, portanto, não mais que três abóboras por planta. Os brotos em vários lugares estão presos ao chão, dando a oportunidade de aparecer raízes adicionais. Se as abóboras não forem erguidas nos suportes, então, embaixo das frutas, coloque tábuas para evitar que as cáries entrem em contato com o solo.
A abóbora nas regiões do sul pode ser cultivada semeando no jardim e, nas regiões do centro e norte do país, as mudas são frequentemente pré-preparadas. Isso é relativamente fácil, mas problemático. Mas garantir os produtos da maioria das variedades, independentemente dos caprichos do clima: afinal, a principal coisa é que a abóbora deve ter meses de verão suficientes para amadurecer.