Dogwood crescente nos subúrbios

Pin
Send
Share
Send

Dogwood é uma planta rara para os jardins da região de Moscou. Os jardineiros não confiam demais na árvore do sul, mas essa atitude é errônea. Dogwood lida com invernos gelados, é despretensioso ao sair e é um pouco suscetível a doenças. Mas, para que essa árvore se torne uma decoração do site, você precisa escolher a variedade certa.

Descrição e características do dogwood

O dogwood selvagem é encontrado nas florestas montanhosas do Cáucaso e na Crimeia, nas florestas ensolaradas da Central, Sul da Europa e América do Norte. Na parte asiática do globo, a planta é comum no Japão, China e Ásia Menor.

Na língua turca, o nome soa como "kyzyl" e literalmente significa "vermelho", que coincide com a cor dos frutos maduros.

Existem muitas lendas e sinais associados ao dogwood. No Oriente, a planta é chamada de "baga shaitan", e os cristãos acreditam que a Santa Cruz é feita de madeira de cachorro.

De acordo com o sinal, quanto mais bagas de galhos em galhos, mais frio o inverno será

Características Dogwood

Dogwood comum é uma árvore de folha caduca ou arbusto de várias hastes. Em condições naturais, espécimes semelhantes a árvores crescem 5-7 m de altura. Em um ambiente favorável, existem árvores de 10 m de altura e os galhos estão espalhados horizontalmente. A casca tem uma cor cinza escuro. As folhas crescem uma em frente à outra, com um comprimento de 8 cm, e a superfície da folha é decorada com 3-5 pares de veias arqueadas. A parte superior da placa da folha é brilhante, verde brilhante, a parte inferior é mais clara. Flores bissexuais, coletadas em inflorescências-guarda-chuvas de 15 a 20 peças. A floração ocorre em abril a uma temperatura de 8 a 12 sobreC, antes que as folhas apareçam.

Dogwood nos subúrbios floresce no início de abril por 10-15 dias

Dogwood é uma drupa que difere em tamanho e forma. As bagas são ovais longas ou curtas, em forma de pêra ou arredondadas. Em média, o fruto pesa 2-6 g. A superfície do feto é frequentemente lisa, às vezes tuberosa. A cor é representada por todos os tons de vermelho, mas há amarelo, roxo escuro ou preto. O osso oval é alongado.

Nas variedades modernas de dogwood, a coloração não se limita ao vermelho tradicional

A polpa suculenta carnuda representa 68-88% da massa fetal. O sabor é agridoce, lembra uma rosa selvagem e, após as bagas, sente-se uma leve adstringência na boca. Dogwood vive em um só lugar há mais de 100 anos. A planta cresce rapidamente, mas se cultivada a partir de sementes, a aparência do fruto é esperada em 7 anos, e o rendimento aumenta com a idade. Árvores de doze anos trazem de 25 a 30 kg de frutas vermelhas e de 25 a 100 kg. E com 50 anos de idade, uma colheita de 150 kg amadurece no cornel. Das fruteiras do sul, o cornel é o mais resistente à geada. Os casos foram registrados quando as árvores resistiram a frio abaixo de 35sobreC. Perigosos para o cornel não são geadas, mas degelos de inverno e geadas de primavera. A planta não tem tempo para restaurar o nível de resistência do inverno. Além disso, reduz o rendimento de chuva e neblina durante a floração.

Geadas de retorno de primavera virar árvore falhar

Dogwood é auto-infértil, então você precisa comprar algumas mudas. Se não houver espaço suficiente para a colocação normal das plantas, inocule um ramo de outra variedade na copa da planta. A planta tolera facilmente períodos de seca devido às raízes desenvolvidas. A raiz vertical vai 1 m de profundidade na terra, e a parte fibrosa fica mais alta, 20-60 cm abaixo da superfície do solo. Dogwood é altamente imune; nenhuma doença específica foi identificada.

Dogwood crescente nos subúrbios

Apesar do termofílico, o dogwood cresce e produz frutos há muitos anos nos subúrbios. A planta apareceu no Jardim Botânico Principal da Academia Russa de Ciências, em 1950, então o bosque de cornel tem 50 árvores com até 3 m de altura. Mas jardineiros incrédulos não arriscam plantar cornel nos jardins, duvidando de sua capacidade de sobreviver às condições difíceis do inverno. E em vão, porque o dogwood é uma planta exigente que pode sobreviver sob geadas de trinta graus. Mesmo que a planta sofra no inverno, na primavera ela se recuperará facilmente, pois fornece muitos processos radiculares.

Dogwood é fácil de cuidar, o que permitirá que até um jardineiro iniciante experimente cultivar frutos do sul.

Vídeo: regras de cultivo de dogwood

Recursos de aterrissagem Dogwood

Para que o dogwood possa se adaptar rapidamente, eles podem suportar o momento do plantio e escolher cuidadosamente um local para a planta.

Datas de desembarque de Dogwood

É preferível plantar dogwood no final de setembro - início de outubro. Se os termos são determinados por sinais populares, vale a pena iniciar o procedimento assim que a folhagem cair do álamo. Você não pode atrasar o plantio, as mudas criam raízes por 3 semanas e a geada é fatal. O plantio no outono permitirá:

  • obter um material de plantio forte a um preço acessível;
  • simplificar o enraizamento de uma árvore em um novo local em terra úmida. Na primavera, o dogwood adquirirá uma massa de raízes que ajudarão a planta a crescer rapidamente;
  • economize tempo e energia. A árvore é regada uma vez, o restante será completado pelas chuvas e pelo clima relativamente ameno da região de Moscou.

Na primavera, com o plantio de dogwood, vale a pena apressar-se, porque o período da vegetação começa rapidamente. Você precisa plantar a planta antes que as primeiras flores apareçam e somente no solo aquecido.

Seleção de solo e local para plantio

Para o dogwood, uma área iluminada na parte sul ou sudoeste do jardim é adequada com uma leve sombra, pois na natureza a planta vive em florestas esparsas e leves. A penumbra leve é ​​importante para as plantações jovens. Com o tempo, o dogwood cresce e se espalha, então a árvore fica a uma distância de 3 a 5 m dos limites do local. Além disso, o dogwood é plantado no lado sotavento de edifícios ou cercas. Seções lisas são adequadas para o pouso, mas também é permitida uma leve inclinação de 5 a 10 graus. Bairro com árvores frutíferas não prejudica o dogwood, mas você não pode plantar uma planta embaixo de uma noz - ela não cria raízes. Em relação aos solos, o cornel é pouco exigente, crescerá mesmo em áreas de argila pesada com alta acidez. Mas a qualidade da colheita e o desenvolvimento da árvore em tais condições sofrerão. Dogwood é adequado para solos leves com aeração e nutrientes, moderadamente intensivos em umidade. Uma fração de argila e limão deve ser adicionada ao solo para reter água.

O dogwood não cresce em áreas úmidas onde o nível da água subterrânea está acima de 1 m da superfície.

Como regra, o dogwood é plantado ao longo das bordas do local para que a sombra da densa coroa não cubra outras plantas do sol

Seleção de mudas

Somente uma muda forte e saudável é capaz de dar crescimento; portanto, ao comprar material de plantio, você deve avaliar a árvore de acordo com os seguintes critérios:

  • raízes com ramos laterais elásticos de 25 a 30 cm, sem sinais de doença;
  • diâmetro do tronco não inferior a 2 cm, a casca é lisa, sem danos. Sob a casca é madeira verde fresca. Se for marrom, a muda não é viável;
  • idade das plântulas 1-2 anos. A altura da árvore é de 1,2 a 1,6 m, em torno do tronco, de 3 a 5 ramos.

Os botões de flores já são formados em mudas de dois anos de idade e a planta está pronta para florescer no próximo ano após o plantio.

Você precisa comprar mudas no outono, então a planta vai enraizar e na primavera vai dar raízes fortes

Preparando o poço para o pouso

É extremamente importante cultivar o solo e preparar adequadamente o poço de plantio, uma vez que o dogwood em um local cresce mais do que em outras culturas frutíferas. Para o plantio do outono, o trabalho preparatório começa na primavera. A área selecionada é liberada de detritos de plantas, as ervas daninhas perenes são removidas. O solo ácido é o cal e, para melhorar a qualidade da terra, composto ou adubo de 5 kg por 1 m2. Depois disso, a superfície é nivelada e desgastada para reter a umidade. No verão, eles começam a preparar o poço de aterrissagem.

Uma cova de dogwood é preparada no verão para que o fertilizante seja misturado com o solo

Criação passo a passo de um poço de aterrissagem

Não é difícil fazer um buraco de aterrissagem se você seguir as seguintes regras:

  1. Cavar um recesso de 80x80 cm Se o solo estiver propenso a um acúmulo excessivo de umidade, faça um pouco mais fundo e faça uma drenagem no fundo (tijolos quebrados ou pedras trituradas).
  2. Coloque um suporte de estacas de 80 a 100 cm de altura no fundo intocado do poço. Coloque-o no lado onde o vento sopra.
  3. Ao cavar, coloque a camada fértil superior em uma direção e o solo suba de uma profundidade - na outra. Adicione matéria orgânica e fertilizantes minerais ao solo fértil:
  • húmus ou estrume - 1 balde;
  • superfosfato - 200 g;
  • nitrato de amônio - 50 g;
  • madeira cinza - um frasco de meio litro.

Dar ao solo a estrutura desejada em um buraco cheio é derramar um balde de água.

Dogwood landing

Antes do plantio, a árvore é cuidadosamente inspecionada, os galhos danificados são removidos. Se as raízes secarem, elas são mergulhadas em água por 1-2 horas para reviver e, em seguida, por 10 a 15 minutos, são colocadas em uma massa de barro. O processo de aterrissagem em um poço é simples:

  1. Construa um monte de solo no centro do poço.
  2. Em um estrado, coloque uma muda, espalhando suavemente as raízes amarradas.
  3. Encha com terra e aperte. Após o plantio, o colo da raiz deve subir 5 cm acima do solo.
  4. Amarre a muda ao suporte. Ao plantar no outono, com cuidado para não danificar o ovário, remova a folhagem dos galhos.
  5. Organize um círculo de rega ao redor das mudas e despeje água na proporção de 30-40 litros por planta.
  6. Quando a água é absorvida, aplique mulch na área do tronco.

Dogwood deve ser plantado com cuidado, pois as raízes fibrosas podem ser danificadas.

Vídeo: processo de aterrissagem de dogwood

Dogwood Care

O dogwood exigente vai crescer até um jardineiro iniciante.

Rega

As raízes do dogwood são capazes de receber umidade do solo, mesmo com raras precipitações. Apesar da capacidade do dogwood tolerar períodos secos, a planta responde à irrigação. As árvores maduras são mais resistentes à escassez de água do que as árvores jovens, mas ao frutificar, um déficit de umidade resultará na secagem das bagas. Os rins na ausência de água não são depositados. Em uma planta com sede, as folhas são dobradas em um barco para reduzir a evaporação. A rega regular é exigida por árvores jovens e imaturas na primeira estação de crescimento após o plantio. Dogwood deve ser regada com água limpa e aquecida ao sol. A taxa de consumo de água para uma árvore será de 2 baldes embaixo de uma árvore 1 ou 2 vezes por semana. Para evitar a perda desnecessária de umidade, após a rega, é necessário usar cobertura morta.

Dogwood é sensível ao alagamento do solo. As chuvas da primavera em Moscou devem ser consideradas ao elaborar um cronograma de rega.

Molho Dogwood

Quanto à aplicação de cobertura, as opiniões dos jardineiros são diferentes. Alguns acreditam que o cornel cresce e dá frutos sem fertilizar. As outras partes, pelo contrário, indicam uma melhoria na qualidade da colheita e no desenvolvimento da árvore após a adição de matéria orgânica ao solo. Seja como for, o dogwood reage à cobertura, mineral e orgânica. Dependendo da estação, diferentes tipos de fertilizantes são escolhidos:

  • no início da estação de crescimento e durante o processo de crescimento, é melhor usar compostos de nitrogênio-fósforo - 40-50 g por planta;
  • no verão, é usada uma solução de fezes de frango, diluindo o fertilizante com água em uma quantidade de 1 a 10;
  • mais perto do outono, eles alimentam 10-12 g de potássio por árvore;
  • na primavera ou no outono, o húmus ou estrume apodrecido é introduzido usando matéria orgânica como cobertura morta ou para escavação. Por 1 m2 2-3 kg é suficiente;
  • no outono antes da escavação, a cinza é adicionada ao solo.

Em solos ácidos, não se esqueça da cal, pois o cornel exige cálcio para dar frutos.

Poda de árvores

Dogwood é cortado no início da primavera, tomando cuidado para não danificar a casca fina. A formação da coroa é realizada nos primeiros anos após o plantio. Primeiro, um shtamb é feito com uma altura de 50 a 70 cm, removendo os brotos a partir do nível de aterrissagem. De 5 a 7 brotos fortes são deixados como ramos esqueléticos. A coroa é formada na forma de uma elegante pirâmide oval ou compacta.

Cornel coroa é formada oval ou piramidal para o rápido crescimento de ramos e frutos maduros

No futuro, os jardineiros monitoram a limpeza da zona padrão, removem galhos quebrados ou secos a tempo, às vezes realizando podas de desbaste. Rejuvenesça a árvore 15 a 20 anos após o plantio.

Dogwood pode ser formado sem problemas, tornando-se uma decoração do site. Para fazer isso, eles prendem os galhos esqueléticos aos pinos na direção desejada e, em seguida, instalam as treliças e os processos de filmagem ao longo deles.

Cuidados com o tronco

O processo envolve capinar o espaço próximo do cano. No dia seguinte à rega, o solo é afrouxado para impedir a formação de uma crosta terrestre que impede as trocas gasosas normais. A cobertura morta também não é negligenciada, o que combina as funções de alimentar e preservar a umidade nas raízes, além de impedir o crescimento de ervas daninhas.

Preparação de Dogwood para o inverno

Apesar da resistência à geada, o dogwood jovem com raízes imaturas deve ser protegido no inverno. Após a queda das folhas, vale a pena remover as folhas caídas e uma camada de cobertura morta antiga. Para aquecer a superfície das raízes absorventes, uma camada de estrume ou húmus é colocada a uma altura de 20 cm, coletando um monte ao redor do caule. As mudas de corniso para o inverno são cobertas com material de revestimento não tecido. Demissão, lutrasil ou agrofibra servem.

O inverno na região de Moscou é moderadamente frio, com cobertura de neve constante. Se um monte de neve for formado ao redor do dogwood, isso servirá como uma proteção natural para as raízes.

Este material de cobertura é respirável, mas protege a planta do gelo.

Doenças e Pragas

Dogwood forte extremamente raramente sofre de doenças e pragas. Mas um jardineiro atento deve verificar periodicamente as condições do tronco, galhos e folhas, para não perder o estágio inicial de uma infecção em desenvolvimento ou o aparecimento de insetos.

Tabela: Controles de doenças e insetos

Doenças e
pragas
SintomasMedidas de controlePrevenção
OídioPode ser reconhecido pelo revestimento em pó branco nas folhas. As chapas dobram e param de crescer.Os fungicidas, por exemplo, Topázio, ajudarão a lidar com a doença. Na fase inicial, vale a pena processar
sai com uma solução de refrigerante (60 g) e sabão antibacteriano
(30 g) por balde de água.
Coleta e recozimento de folhas caídas, no outono, afrouxando a terra debaixo de uma árvore. Você não pode superalimentar o dogwood com nitrogênio.
Mancha de folhasPequenas manchas marrom-avermelhadas espalham-se gradualmente ao longo da superfície da folha, interferindo na fotossíntese. O fungo através das rachaduras no córtex entra no tronco, onde danifica o câmbio.No combate à infecção por fungos, são utilizadas preparações contendo cobre.A doença geralmente ocorre devido à umidade excessiva do solo, portanto
estouro é desastroso. O fluido de Bordeaux também é usado contra o fungo.
MultifloriumA borboleta coloca na superfície da folha 100-200 ovos cada, a partir da qual lagartas de cor marrom-acinzentada aparecem com listras amarelas e tubérculos nas costas. Lagartas comem pratos de folhas e fazem ninhos em brotos jovens.Lagartas podem ser controladas com a ajuda da vegetação parisiense.Os ninhos da Caterpillar são montados e destruídos manualmente.

Galeria de fotos: doenças e pragas de dogwood

Variedades populares de dogwood para os subúrbios

Graças ao trabalho de criação, surgiram muitas variedades de dogwood que crescem na região de Moscou. São árvores com maturação precoce e média, que se encaixam nas condições climáticas específicas da área. As mudas trazidas do sul não se enraizarão sob as novas condições, mas as variedades de zonas produzirão colheitas:

  1. Nastya. A planta é de tamanho médio, a coroa não é muito grossa. Casca casca de cor cinza, casca. O broto das folhas é verde-acinzentado, floral - amarelo-acinzentado, com blush de framboesa. O tamanho das folhas é médio a grande. As placas são ligeiramente alongadas, com um ligeiro afiamento. A superfície verde escura é fosca, enrugada, ligeiramente pubescente. A folha é côncava, semelhante a um barco. Os frutos são de cor vermelha, a massa média de drupas é de 5 G. A polpa é vermelha, meio grosseira, doce e azeda. O rendimento médio de 104 kg / ha.A variedade é apreciada pelo seu amadurecimento rápido. Frutos de propósito universal. A árvore resiste a doenças e pragas.
  2. Marca Coral. Planta de tamanho médio, frutas ovais, como ameixa cereja. A variedade é de frutos grandes, o peso da baga é de 5,5 a 6,5 ​​g e a cor drupa é laranja-rosa. O sabor da variedade é doce e mais parecido com cereja do que dogwood. O osso é facilmente separado da polpa suculenta. Frutos maduros caem, por isso é melhor não puxar com a colheita. A variedade está pronta para a colheita de 15 a 20 de agosto. De uma árvore de 15 anos de idade, até 35 kg da colheita são colhidos. Bagas são universais na aplicação.
  3. Vydubetskiy. A planta é alta, tem até 4 m. Os frutos em forma de pêra oval pesam entre 6,5 e 7,5 g e a pele é fina, brilhante e pintada de vermelho escuro. No estágio de maturação total, as bagas adquirem um tom granado. Polpa agridoce, suculenta e macia de consistência densa. Frutos maduros não se desfazem, o que facilita a colheita. A variedade é famosa por sua produtividade - até 50 kg por árvore, a fecundidade da fruta, não é danificada durante o transporte. Resistência ao gelo até -25 sobreC.
  4. Firefly. Árvore de até 2,5 m de altura e Crohn de 3 m de diâmetro, oval. Frutas pesando 7-7,7 g, em forma de garrafa com um pescoço espessado. A cor da fruta madura é vermelho-preto. Prove a carne doce e azeda densa, aromática. Dogwood amadurece na última semana de agosto ou início de setembro. Frutos maduros não se desfazem. Os frutos estão estagnados; após a colheita, 4 semanas não são deformadas. Observa-se frutificação anual, em uma árvore de 15 anos, até 60 kg de frutos maduros por estação são adequados para processamento e congelamento.
  5. Lukyanovsky. Uma árvore de três metros com uma linda coroa arredondada de espessura média. As frutas são unidimensionais, em forma de pêra, pesando 5 g. Durante todo o período de maturação, a pele vermelha escura fica preta. A polpa perto do osso clareia. A consistência é densa, mas suave. A produtividade aumenta com a idade, 10 a 25 kg são removidos de uma árvore de 10 anos e 45 a 60 kg de árvores de 15 a 20 anos. A colheita amadurece na primeira década de agosto. Bagas rasgadas antes do previsto amadurecem, transporte sem problemas. A variedade é valorizada para facilitar o atendimento, a capacidade de tolerar períodos gelados e secos. Bagas para uso universal.
  6. Eugene. Os frutos são ovais, grandes e brilhantes. A massa de baga é de 6 a 8 g e uma pele fina, porém densa, é pintada na cor vermelho escuro, que se torna preta madura em drupas maduras. A polpa tem um sabor vermelho escuro, macio, doce e azedo, fica facilmente atrás do osso. Os frutos são de maturação média, a colheita está pronta para a colheita na terceira década de agosto. A variedade é famosa pelas colheitas anuais, uma árvore de 15 anos traz de 40 a 50 kg de bagas. As frutas são armazenadas na geladeira por até cinco semanas. A variedade é escolhida para resistência à seca e ao gelo.
  7. Elegante. As frutas são alongadas, levemente achatadas. Peso até 9 g: a pele é brilhante, pintada em cor de cereja-bordô, próxima ao preto, uma sombra. A carne vermelha escura é densa, separada do osso, o sabor é adocicado com uma ligeira acidez. Frutificação estável, produção de árvores - até 45 kg. A variedade é caracterizada por transportabilidade e alta resistência a doenças; não foram registrados casos de danos por vírus e fungos. A árvore suporta geadas até -25 sobreC.

Galeria de fotos: variedades zoneadas para a região de Moscou

Variedades de dogwood resistentes ao inverno

Graças ao trabalho dos criadores, o dogwood sobrevive e dá frutos em regiões com invernos severos. As seguintes variedades são derivadas para o clima frio perto de Moscou:

  1. Elena. Frutos unidimensionais redondos e ovais, com peso de 5 a 8 g A superfície da baga é coberta com uma casca fina e brilhante de cor vermelho escuro. A polpa separada do osso é de cor vermelha, macia e suculenta. O sabor é dominado pela doçura, o teor de açúcar atinge 7,7%. A colheita de uma árvore é colhida no início - no final de agosto. As frutas devem ser removidas a tempo, pois as frutas tendem a se desprender. O rendimento anual, com indicadores de 22-42 kg, a variedade é resistente a doenças. As fotos podem suportar temperaturas de até -35 sobreCom e sem problemas transportados. Variedade Elena é útil fresco, mas também adequado para a colheita.
  2. Nikolka. Os frutos estão prontos para a colheita no final de julho - início de agosto. As bagas são unidimensionais, alongadas e ovais, com leve assimetria, pesando de 5 a 8 g e os frutos maduros são vermelhos escuros. A carne uniformemente colorida é macia e suculenta, com uma textura densa, aromática. O sabor é doce, com uma ligeira acidez. Uma árvore adulta dá 35 kg de bagas. A variedade é resistente a doenças, pode suportar trinta graus de geada. Bagas para uso universal.
  3. Vyshgorodsky. Uma variedade de maturação precoce, amadurece no início de agosto. As bagas são alongadas, arredondadas, pesando de 4 a 6 g, a pele é brilhante, vermelha escura, a polpa é densa e suculenta. O sabor é saturado, agridoce. Produtividade 35-42 kg por árvore. As frutas são transportáveis, armazenadas por muito tempo, não perdem propriedades úteis após o processamento. A resistência a doenças é alta, os brotos toleram facilmente as geadas.
  4. Granadeiro Valorizado para o amadurecimento precoce das bagas - no início ou meados de agosto. Os frutos de alongamento redondo, pesando 5-9 g, são cobertos com uma pele vermelha brilhante. A polpa tem uma densidade média, o sabor é agridoce. A produtividade é estável, 45 kg de bagas são colhidas de uma árvore. A variedade é bem armazenada e transportada. A imunidade é alta, a árvore é resistente ao inverno. As frutas são usadas tanto na preparação quanto na forma fresca.

Galeria de fotos: variedades que não têm medo de geada

Dogwood Growing Reviews

No ano passado, na região de Moscou, plantei 3 peças. Sim, eles devem ser plantados pelo menos 2 peças. Temos quando o cornel está florescendo; se não houver abelhas no momento, não haverá colheita (como meu avô me disse, de quem tirei mudas).

Mubariz

//www.forumdacha.ru/forum/viewtopic.php?t=4114

Nas montanhas, ninguém se importa com ele e a árvore produz frutos excelentes. É bastante resistente na faixa do meio, não congelou nem no inverno de 2005-2006. A principal desvantagem é a floração muito precoce (primeira década de abril). Você só precisa realizar a poda sanitária de vez em quando, espero que não precise explicar o que é. Frutas, é claro, não como no sul, mas as bagas estão amadurecendo. Eu nunca tentei atrasar a floração (e como você pode atrasá-la?), Mas a cobri com lutrasil grosso e geado das geadas, felizmente, o tamanho do arbusto permite.

AndreyV

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=17618

Meu dogwood cresce há 7 anos. Um arbusto do tamanho de um arbusto de groselha nos invernos rigorosos passados, congelou, mas cresceu novamente, nunca floresceu, o arbusto em si é bonito, bonito, denso e não cobre as folhas por um longo tempo. Cresce mais para o lado do que para cima.

Irina

//www.flowersweb.info/forum/forum3/topic88940/messages/

Nos subúrbios cresce e amadurece bem. Não há problemas.

Ivan Tishin

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=694&page=107

Dogwood é uma raridade nos subúrbios. É verdade que no ano passado eles viram em um jardim apenas um arbusto gigante de 3 metros de altura. Então, eu estava neste local em setembro e as frutas ainda não ganharam massa, embora o verão passado tenha sido muito quente. Devemos perguntar ao proprietário se ele teve tempo de amadurecer ou não.

tamara

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1817

Dogwood é uma baga útil, fácil de cultivar em um jardim perto de Moscou. Com um cuidado mínimo no outono, a árvore delicia-se com a colheita de frutas com um sabor inesquecível.

Pin
Send
Share
Send