Quando chega a hora de pavimentar os caminhos, na maioria das vezes nas áreas suburbanas eles usam lajes de pavimentação. É muito mais estético do que concreto ou asfalto, e não tem força inferior a eles. A maneira mais fácil é contratar artesãos que possuam tecnologia de estilo, mas se não houver como pagar cerca de 10 por metro quadrado, você pode treinar novamente durante as férias como um skid e colocá-lo por conta própria. O principal é observar a tecnologia, que não é tão complicada, encontrar as ferramentas necessárias e decidir sobre o “travesseiro” no qual você colocará o material de acabamento. Pode ser criado a partir de uma mistura de areia e cimento, cascalho e concreto. Considere em que casos as lajes de pavimentação são assentadas sobre uma base de concreto e quais nuances devem ser levadas em consideração durante a instalação e operação.
A base de concreto é uma área plana derramada e resfriada sobre a qual serão colocadas lajes de pavimentação. Esse método fornece muito mais resistência ao revestimento do que uma almofada de areia e cimento, por isso é usado em locais onde equipamentos pesados ou tráfego frequente exercem pressão sobre o ladrilho. Além disso, é muito mais fácil alinhar todos os ladrilhos em um nível se o fundo não for uma mistura móvel, mas uma base sólida. Ele não encolherá durante o processo de endurecimento, não haverá falhas e outros problemas associados a violações de baixa qualidade. Portanto, os proprietários que não possuem experiência em construção, mas que decidem fazer trilhas por conta própria, dessa forma, a colocação simplificarão o alinhamento do revestimento em um plano.
E, no entanto, a colocação de lajes de pavimento em concreto é pouco usada, porque essa tecnologia tem suas próprias nuances associadas à remoção de umidade da superfície do ladrilho. No método convencional de cimento-areia, a precipitação sai da base absorvente para o solo e não causa nenhum dano ao revestimento. Se o concreto for derramado, a água que vaza sob as pedras do pavimento não pode se aprofundar, pois a base monolítica simplesmente não o deixa passar. Como resultado, ele fica preso entre a base e o ladrilho, nas costuras entre ladrilhos, e assim que as geadas atingem, ele começa a se expandir, empurrando o revestimento para cima. Como consequência disso, as pedras do pavimento podem inchar em alguns lugares, se dividir nas bordas, etc.
Portanto, ao despejar uma base de concreto, é dada especial atenção ao descarte de água: crie réguas, aponte receptores de umidade, coloque pedras de pavimentação com uma inclinação em uma determinada direção, etc.
Se tudo estiver organizado corretamente, as faixas criadas serão muito mais duráveis do que em um travesseiro de areia e cimento. Você pode definir os padrões de fantasia mais complexos com a definição horizontal perfeita da superfície.
Preparação do local para obras
O primeiro passo é quebrar o local que será pavimentado: eles dirigem em estacas e colocam as chamadas marcas vermelhas. Com esse termo, os construtores designam um segmento bem esticado que descreve os limites da altura futura do seu site. Eles pegam barbante comum, amarram-no aos pinos na altura em que o ladrilho vai terminar. Não se esqueça de fazer a inclinação da rosca a 5 graus em relação ao local de futuras entradas de água.
Em seguida, verifique quantos centímetros de espaço livre da linha ao chão. Se tiver menos de trinta anos - remova todos os desnecessários com uma pá e leve-os para um carrinho de mão, para não interferir. Solo fértil pode ser derramado diretamente no jardim ou em locais onde são planejados canteiros.
A borda da calha de terra acabada deve ser imediatamente reforçada com bordas. Alguns mestres colocam meio-fio após despejar concreto, mas, neste caso, será necessário proteger a borda do local do solo em ruínas, ou seja, colocar a cofragem. Portanto, para construtores de ponte inexperientes, a primeira opção é preferível.
Se uma borda for usada, cuja altura é de 50 cm, então:
- cavar uma vala mais 30 cm para o interior;
- adormecer com uma camada de pedra britada (cerca de 10 cm);
- colocar uma argamassa de cimento (pelo menos 1,5 cm);
- um meio-fio é colocado sobre ele, de modo que a borda superior após a assentamento fique 2-3 cm mais baixa que a borda das pavimentadoras. Isso é necessário para que o meio-fio não retenha água no local, mas ajuda a desviá-lo.
A uma altura mais baixa do meio-fio, a profundidade da vala é reduzida em conformidade.
O processo tecnológico de derramar concreto
Um dia após a calçada, o vazamento de concreto pode começar. Se você criar uma plataforma na qual o equipamento passará, especialmente de tamanho grande, a base de concreto deverá ser reforçada. Para isso, são adequados acessórios (com no máximo uma dúzia de espessura), tricotados com uma malhagem de 15 a 20 cm. Se os trilhos são exclusivamente para pedestres, não é necessário reforçar.
Para que a umidade que atravessou as lajes do concreto vaze ainda mais, em vez de permanecer no interior, crie orifícios de drenagem especiais. Para fazer isso, use um tubo de amianto, cortando-o em pedaços, com uma altura de 15 a 20 cm (a altura deve coincidir com a altura da camada de concreto, que será preenchida). Pedaços de amianto são dispostos em todo o território, com a expectativa de um por metro quadrado. Depois de derramar concreto, eles não são removidos. Você pode criar furos a partir de tábuas na forma de quadrados, mas depois que o concreto estiver assentado, a árvore terá que ser removida.
Agora estamos preparando concreto comum usando cimento grau 150-200. Encha-o com uma camada de 15 cm - se não houver reforço, 20 cm - se o reforço for colocado. Se uma grande área é derramada, a cada três metros é necessário criar a chamada costura de temperatura. É necessário para evitar rachaduras na base no inverno. A costura é mais fácil pressionando as placas no concreto com uma borda com meio centímetro de espessura. Após a colagem, eles são removidos e os vazios são preenchidos com um preenchimento elástico. A parte superior da costura é revestida com concreto para nivelar com o restante da superfície.
Depois de um dia, a cofragem de madeira é retirada dos orifícios de drenagem e preenchida com a pequena borda do concreto com cascalho pequeno.
Criando um travesseiro de areia e cimento
A ordem do trabalho aqui é esta:
- Peneire a areia, misture com cimento 6: 1 (mais fácil em uma betoneira);
- Enchemos o local com uma camada de até 10 cm (levando em consideração a espessura das pedras de pavimentação), ou seja, a espessura da almofada + a espessura do ladrilho devem se estender além da marca vermelha em cerca de 2 cm (envoltório retrátil).
- Adulteramos uma placa vibratória ou um toptuha (um tronco no qual uma tábua larga é pregada por baixo e um guidão é estofado por cima).
- Verifique a tensão das marcas vermelhas para que haja uma inclinação. A propósito, lembre-se de que os pinos são melhores para colocar com mais frequência, porque mesmo um fio muito apertado dá uma queda de 1 mm por metro.
- Colocamos faróis no local (tubos com um diâmetro de 20 mm). Eles devem ser pressionados firmemente ao travesseiro para que, desde a renda até o farol, permaneça uma distância igual à espessura do seu ladrilho + 1 cm por selo. A distância entre os faróis é um pouco menor que o comprimento da sua regra.
- Então seguimos a regra e apertamos, concentrando-nos nos faróis, no excesso de almofadas de cimento-areia para obter uma superfície perfeitamente plana.
- Tiramos os primeiros faróis, onde você começa a colocar ladrilhos (não dá para pisar no travesseiro!), Enche os sulcos com a mesma mistura e começa a colocar os ladrilhos em uma base de concreto.
É assim que tudo parece:
Colocando truques: como fazer sem uma placa vibratória?
Se você concluiu todas as etapas anteriores de boa fé, será fácil colocar pedras de pavimentação. As telhas não são dispostas de ponta a ponta, mas com costuras de cerca de 5 mm. Eles não permitirão que os ladrilhos quebrem quando o revestimento "caminhar" devido a temperaturas extremas e umidade.
Comece a colocar do meio-fio. Geralmente eles se movem ao longo das marcas de cima para baixo, na direção em que a água fluirá.
Nivele a superfície de cada ladrilho tocando com um martelo (martelo de borracha) e verificando o nível horizontal. No futuro, você precisará pressionar toda a superfície com uma placa vibratória para que os ladrilhos fiquem exatamente ao longo dos fios esticados, mas se não estiver lá, use imediatamente uma ampla guarnição da placa ao assentar. É colocado sobre vários ladrilhos e batido com um martelo na altura desejada.
As juntas de ladrilhos podem ser preenchidas com a mesma mistura a partir da qual você criou o travesseiro ou com areia fina. A primeira opção cria um revestimento monolítico, que passa a umidade mais fracamente para dentro. Além disso, grama e musgo brotam com menos frequência nas costuras. Mas se você usar esse azulejo no inverno com veículos pesados, as costuras e as bordas do azulejo poderão rachar, pois não há calor. Qualquer material, incluindo pedras de pavimentação, se expande a baixas temperaturas. E não há autorização para essa expansão. Há forte pressão nas juntas e, se nesse momento algo pesado passar através do revestimento, o concreto poderá não suportar a carga.
Costuras cobertas de areia preservam perfeitamente a integridade do revestimento, mas através delas os sedimentos caem instantaneamente sob o ladrilho. Portanto, a descarga da água deve ser realizada no nível mais alto.
Para preencher as articulações com uma mistura ou areia, use uma vassoura comum. A composição é espalhada na superfície do revestimento e gentilmente varrida pelas costuras, e o excesso é removido.
O site está pronto. É aconselhável não andar por três dias, para que o travesseiro nutra a umidade da terra e endureça. É melhor colocar uma placa ou madeira compensada, para não mover as bordas dos ladrilhos sob pressão do corpo.