A casa de campo é a principal fonte de vitaminas para os residentes urbanos; portanto, assim que a neve derrete, eles "voam" para criar estufas, estufas e mudas de plantas. A estação termina novamente com neve, mas no final do outono. E o mais ofensivo, quando o trabalho investido é destruído por geadas inesperadas, mudanças repentinas nas temperaturas da primavera. Anteriormente, eles tentaram salvar árvores floridas com a ajuda de fogueiras, mas hoje os proprietários engenhosos descobriram que um aquecedor a gás para casas de campo luta perfeitamente com o frio. Obviamente, não foi inventado especificamente para o aquecimento de mudas ou árvores. Dispositivos infravermelhos foram criados para os visitantes abrirem cafés, para que possam ser detidos por mais tempo nas mesas. A temporada desses estabelecimentos é curta, e os aquecedores tornaram possível estendê-lo e, assim, aumentar os lucros.
E somente mais tarde, os práticos moradores do verão “lançaram um olhar” para o aquecedor de rua, observando quantos problemas podem ser resolvidos no local com a ajuda de uma novidade no infravermelho.
O que pode ser aquecido com esse aquecedor?
- Árvores jovens, se ocorrer uma geada inesperada à noite.
- Mudas em estufa ou estufa não aquecida, se o calor da primavera alternar com temperaturas noturnas negativas.
- Culturas amantes do calor, com um longo período de maturação, exigindo clima quente até o início de setembro. Mas em nossas latitudes já em agosto, as noites ficam muito frias e as melancias, melões e berinjelas não têm tempo para amadurecer. Portanto, à noite, perto do jardim, eles colocam um aquecedor a gás portátil.
- Patinhos comprados, galinhas, etc., se tiverem alguns dias de idade.
- Caminho de azulejos, varanda, degraus no inverno, se estiverem gelados. O aquecedor derrete instantaneamente o gelo, devido a quais lesões. Além disso, esse método é mais suave para revestir do que quebrar gelo com um pé de cabra e com uma pá.
- A área de recreação no local, a varanda, o mirante, se os proprietários queriam sentar em uma companhia amigável ao ar livre, mas a temperatura não é feliz.
As esferas do uso de um aquecedor a gás no país são tão vastas que cada proprietário pode adicionar mais alguns exemplos a esta lista.
Por que o gás é melhor que o elétrico?
Além do gás, também podem ser encontrados à venda aquecedores elétricos de infravermelho. Mas para os residentes de verão são os sistemas de gás que são mais lucrativos. Eles são móveis e facilmente transportados para os cantos mais remotos do site, enquanto os elétricos estão "amarrados" à rede e, se você precisar usá-los longe da fonte de energia, precisará comprar um enorme cabo de extensão e puxar os fios por toda a casa de campo. Leva muito tempo (especialmente enrolando!). E se houver uma queda de energia, você não poderá conectá-lo.
Além disso, o gás é mais barato que a eletricidade a um preço, e um cilindro sempre pode ser reabastecido em um posto de gasolina. O aquecedor a gás tem outra vantagem, pois pode acompanhar os proprietários, mesmo quando viaja ou em férias fora da casa. Os homens se reuniram para pescar na manhã chuvosa, colocaram um aquecedor perto deles - e os pegaram com conforto.
Projeto da unidade e princípio de operação
Para que o aquecedor infravermelho a gás funcione, um cilindro de gás está localizado em sua parte inferior. Tais sistemas operam com gás liquefeito: propano ou butano. Idealmente, vale a pena procurar um modelo que possa funcionar nos dois tipos, porque o propano mostra alta eficiência de aquecimento na primavera e no outono, quando as temperaturas são próximas de zero ou mais baixas, e butano no verão.
A vantagem dos raios infravermelhos é que eles não gastam energia no aquecimento do ar, mas agem de acordo com o método solar: aquecem objetos e pessoas. Isso aquece assim que o aparelho é ligado.
Não são necessárias correspondências para acender o aquecedor, porque o sistema acende de acordo com o princípio de um isqueiro de cozinha convencional - ignição piezo. Você pressiona o botão no estojo - uma faísca é cortada, acendendo o gás. O fogo começa a aquecer uma grade especial e, quando aquece até o nível desejado, começa a emitir radiação infravermelha. Os raios são refletidos no refletor interno e "voam" para a rua, aquecendo uma determinada área e todos os que nela estão.
Forma: piramidal ou luminária de chão?
Aquecedores a gás podem ser encontrados à venda de duas formas. O primeiro é tradicional, originalmente inventado, parece uma luminária de chão comum com uma tampa em forma de cone e uma perna alongada. Mas se nas lâmpadas de assoalho a base se assemelha a um círculo, então nos aquecedores parece mais um pedestal alto. Neste rack de base está escondido o "coração do sistema" - um cilindro de 25/30 litros. Essa quantidade de gás é suficiente por um dia se o dispositivo estiver ligado e desligado. Mas em operação contínua, aquecedores a gás raramente são usados. Como regra, por algumas horas ou à noite. Se você instalar um dispositivo para aquecimento noturno de uma estufa ou mudas de flores, o combustível será suficiente por cerca de quatro noites. Se você usa pessoas em repouso para se aquecer, por cerca de seis a sete noites.
A segunda forma apareceu mais tarde. É mais elegante e parece uma pirâmide. Em um dispositivo piramidal, os raios infravermelhos são distribuídos de maneira diferente. Se nas lâmpadas de assoalho elas são direcionadas de cima para baixo, o calor é fornecido na forma de uma coluna que começa perto do solo e sobe cerca de 1,5 m. o fogo está em um bulbo de vidro alongado e é distribuído uniformemente sobre a altura de todo o vidro. Porém, mesmo com forte aquecimento do balão, não há risco de queimadura, porque do lado de fora todo o aquecedor é fechado com uma grade especial. Também protege a caixa de vidro de impactos acidentais, quedas, etc.
Dicas para escolher um modelo específico
Se você precisar comprar um modelo de gás, preste atenção nos seguintes pontos:
- O dispositivo possui rodas? Os aquecedores são bastante pesados e, se você precisar levá-los longe, é mais fácil puxar sobre rodas do que com suas próprias mãos.
- Qual é o nível de segurança? Pergunte aos vendedores se este modelo está equipado com um sistema de desligamento automático de gás, caso o vento sopre a chama. Uma boa adição será a função de desligar a alimentação no caso de queda acidental do dispositivo ou forte inclinação.
- Como o refletor é organizado? O refletor determina a área para a qual os raios infravermelhos se propagam. E quanto maior o seu diâmetro, maior o raio da zona que está sob radiação quente. Procure os aquecedores nos quais um refletor secional não é um todo. Se esse elemento se deteriorar repentinamente, você não precisará comprá-lo inteiro, mas precisará substituir apenas a seção quebrada.
- Qual é a potência do dispositivo? Quanto maior a área que você planeja aquecer, mais poderoso o dispositivo deve ser. A prática mostrou que os residentes de verão escolhem aquecedores cuja potência = 12 kW. Sua força é suficiente para o aquecimento normal de um círculo com um diâmetro de 6 metros. Sistemas menos potentes para as necessidades das ruas são desvantajosos, enquanto os mais potentes consomem muito gás, embora a área de eficiência e aquecimento não seja muito diferente de 12 kW.
- Conveniência de ajuste. Existem dois tipos de ajuste nos aquecedores: fixo (para suprimento de gás forte e fraco) e suave (o morador do verão pode ajustar o nível necessário, levando em conta a temperatura ambiente). A segunda opção, é claro, é mais rentável.
Com todas as suas vantagens, esses dispositivos são capazes de aumentar a temperatura em cerca de 10 graus e, mesmo assim, se a rua for +10 ou mais. Quanto mais baixa a temperatura do ar, mais fraco é o nível de calor. Mas se você usar aquecedores a gás para instalações residenciais, sua eficiência será maior, mas a qualidade do ar será pior (produtos de combustão entram na sala!). Tais sistemas não são recomendados para uso prolongado em salas pequenas.