Para um bom crescimento e desenvolvimento de árvores frutíferas, incluindo amoreiras, a poda é necessária de tempos em tempos. Familiarize-se com os principais motivos e as instruções passo a passo para formar uma coroa para fins decorativos, antienvelhecimento e sanitários.
Causas e regras para podar amoreiras
É possível criar uma mini versão do parque inglês no site? O que fazer se a produtividade cair acentuadamente? Essas e outras questões são resolvidas cortando a coroa.
Quando e por que a poda é feita:
- Para rejuvenescer a árvore e aumentar sua produtividade. Os jardineiros podam uma planta se a qualidade e a quantidade da colheita diminuem visivelmente (por exemplo, os frutos caem no chão antes de amadurecerem, há poucas bagas ou ficam pequenas etc.). A remoção de ramos inférteis desnecessários "descarregará" o sistema radicular, o que significa que a amoreira libera novos brotos frutíferos e direciona os nutrientes para a formação dos frutos. Além disso, a redução do número de galhos facilitará a polinização das flores, o que afetará o aumento da produtividade (isso é mais verdadeiro para as árvores jovens).
- A fim de prevenir doenças. Uma copa de árvore excessivamente espessa pode provocar o desenvolvimento de um fungo (oídio, manchas marrons), que também afeta outras culturas. O afinamento regular da coroa permitirá que os galhos recebam a quantidade necessária de luz solar, além de evitar ou reduzir significativamente o contato de galhos saudáveis com os doentes.
- Ao formar uma coroa. A coroa corretamente formada fornecerá à amoreira as condições mais favoráveis para o desenvolvimento e a vida. O corte é usado não apenas para fins práticos, mas também para fins decorativos.
Existem várias regras, observando quais, o jardineiro salvará a árvore de ferimentos e danos durante os procedimentos:
- Lembre-se de que o objetivo do corte afeta o tempo que leva. É melhor realizar o sanitário no outono e, rejuvenescendo ou formando, é desejável adiar até a primavera.
- Se você deseja encurtar a sessão, na qual há um rim, o corte deve ser feito em um ângulo de 50sobre 0,5-1 cm mais alto que ela.
- Se você remover o galho inteiro, posicione a lâmina exatamente perpendicular à superfície para obter um corte suave.
- Use ferramentas especiais. Um cisalhamento de poda é adequado para cortar brotos finos, não mais grossos que 2,7 cm, para trabalhar com galhos mais grossos (de 2,5 a 3,5 cm de diâmetro) ou brotos localizados em locais de difícil acesso - um desimpedidor, e se você precisar remover mais galhos maiores, use uma serra de jardim. Observe que é impossível substituí-lo por carpintaria comum, pois a lâmina da ferramenta do jardineiro foi projetada para não ferir a árvore durante o trabalho.
Certifique-se de higienizar as ferramentas de jardim após o uso com álcool purificado ou fogo, para evitar a transmissão de infecções de uma árvore para outra.
Poda de árvore formativa
Escolha um método de corte com base em seus objetivos. Com a devida paciência e zelo, o resultado será o mesmo que nas ilustrações das fotos.
Simples (para aumentar o rendimento)
Se você não busca a amoreira como decoração do local, mas deseja obter uma colheita de qualidade, basta formar a copa da árvore.
Comece imediatamente após o plantio de uma muda no chão. O procedimento de formação da coroa, como regra, aplica-se apenas a mudas de um e dois anos de idade. Como outras árvores frutíferas, para a amoreira, esse procedimento leva vários anos.
Tabela: formação das copas das árvores por ano
Idade do assento permanente | Primeiro ano | Segundo ano | Terceiro ano | Quarto e anos subsequentes |
Mudas anuais | Descrição: por via de regra, o tiro não tem processos laterais. Atividades de corte:
| Descrição: a parte aérea tem fortes ramos laterais. Atividades de corte:
| A amoreira consiste em uma parte central (tronco) e vários ramos formadores de coroas (esqueléticos). Uma árvore de três anos de idade é considerada adulta, portanto, não é necessário formar poda. | Se necessário, é realizada a poda sanitária, na qual as partes não viáveis da árvore são removidas. |
Mudas de dois anos | Descrição: A parte aérea tem fortes ramos laterais. Atividades de corte:
| Uma árvore de três anos de idade não precisa de poda, é suficiente sanitária (se necessário). | Verifique se há galhos e brotos não viáveis e se livre deles em tempo hábil | Mantenha sua amoreira em boa forma com medidas sanitárias |
A altura ideal da amoreira depende da região em que cresce. Nas regiões sul, é necessário aparar o tronco para que não ultrapasse 3 m - primeiro, é mais conveniente a colheita e, segundo, a árvore não gasta energia em crescimento adicional, mas os direciona para a formação de frutos. Os moradores das latitudes do norte não precisam disso: em clima frio, a planta não cresce mais que 2 m.
Decorativo (para beleza)
Existem várias maneiras de moldar esteticamente a coroa de amoreira. Nesse caso, iniciar eventos também é melhor com mudas com menos de dois anos.
Magnífica coroa esférica de uma amoreira
- Faça um shtamb, cortando todos os brotos laterais a uma altura de 1-1,5 m.
- Encurte o tiro central para 2-4 m, levando em consideração a altura da haste. Uma vez a cada 2 anos, deve ser reduzido para 1/3.
- Os galhos laterais são processados de acordo com o seguinte esquema: corte os galhos mais baixos 1/3 do comprimento, mais perto do centro 1/4, enquanto os brotos mais longos devem permanecer no meio. Encurte os galhos na parte superior em 1/3, no meio - em 1/4. O principal é que todos os rebentos no mesmo nível devem ter o mesmo comprimento e não abaular a coroa.
Poda de vassoura para jardinagem
- Faça um shtamb encurtando todos os galhos laterais para uma altura de 1-1,5 m.
- Escolha 3-4 das fotos mais fortes, crescendo horizontalmente no mesmo nível (ângulo de divergência - cerca de 120sobre) e corte-os no quarto rim, contando a partir do tronco.
- Iguale o condutor central ao ramo esquelético superior. Isso pode ser feito não imediatamente, mas em 1-2 anos após a poda principal - nesse caso, o tronco da amoreira ficará melhor.
- Nos anos subseqüentes, remova todos os galhos dos brotos laterais que crescem dentro da coroa.
Características da poda de ervas daninhas de amoreira
Se você plantou amoreira chorosa, poderá formar sua coroa de qualquer comprimento, até o chão, o mais importante, realizar procedimentos formativos a tempo e aparar os brotos crescidos em tempo hábil. Observe que o comprimento ideal desses rebentos é de aproximadamente 30 cm.
Como no caso de variedades comuns, mudas com menos de dois anos são adequadas para formar uma coroa.
- Consiga um shtamb de até 1,5 m removendo todos os brotos laterais.
- Corte os brotos anuais pendurados localizados acima do terceiro ou quarto rim, contando a partir do tronco. O rim restante deve estar voltado para fora.
- No segundo e terceiro anos, as brotações anuais recém-formadas cortam o quinto ou sexto rim, contando a partir do tronco. Como no caso anterior, o rim remanescente da borda deve crescer para fora.
- No quarto e nos anos seguintes, apare as ramificações. Continue este procedimento até que a coroa do comprimento desejado cresça.
Se você comprar uma muda de amoreira com mais de 5 a 6 anos de idade no berçário, a coroa já estará formada (isso se aplica tanto ao comum quanto ao decorativo). Você só precisa realizar podas sanitárias periodicamente.
Como moldar um arbusto
Se você deseja obter um arbusto limpo, é aconselhável escolher mudas nas quais já existem brotos. Para uma planta anual sem brotos, é melhor adiar o evento até o próximo ano, para que os galhos cresçam durante o verão.
Tabela: regras de poda de arbustos
Primeiro ano | Segundo ano | Terceiro ano | |
Atividades de formação |
|
| O arbusto é considerado totalmente formado (consiste em 4-8 ramos esqueléticos). É necessário excluir:
|
No futuro, os cuidados são reduzidos à poda sanitária (remoção de brotos horizontais, galhos crescendo perto do chão e encurtamento de brotos muito longos para 30 cm).
Poda sazonal de amoreira
A poda sazonal de amoras é recomendada duas vezes por ano - na primavera e no outono. Neste momento, a árvore está em repouso ou imersa nela, portanto esse procedimento será o menos traumático.
Procedimentos de outono
O recorte é realizado após a queda da coroa e a temperatura não deve ser inferior a -10sobreC, caso contrário, as seções não curarão bem. O algoritmo é o seguinte:
- Examine a árvore e corte todos os galhos doentes, secos e retorcidos, e também remova os brotos que crescem dentro da coroa.
- Se a amoreira formou uma planta horizontal (plantas jovens cultivadas ao lado de uma árvore adulta), remova-a também.
- Brasão grandes seções (atingindo mais de 1 cm de diâmetro) com variedades de jardim ou tintas à base de óleo de secagem.
A poda sanitária deve ser realizada 1 vez em vários anos. Se a sua amoreira se distingue pela rápida formação de novos brotos (como regra, isso se aplica a árvores que crescem nas regiões sul), esses eventos são realizados uma vez a cada 3-4 anos. Se a formação de brotos for moderada, característica da zona média e das regiões frias do norte, esse período poderá ser dobrado. Remova galhos doentes e secos, conforme necessário.
Vídeo: características da poda de outono
Cuidados com a primavera
É melhor aparar durante o período de descanso completo da amoreira - do final de fevereiro ao início de março. Se você não puder concluir os procedimentos no momento, esse período poderá ser estendido no caso mais extremo até meados de abril. Neste momento, na amoreira, o rápido fluxo de seiva não começa e os brotos não abrem, portanto o tratamento será o menos indolor. Como no outono, a poda de primavera deve ser realizada a uma temperatura não inferior a -10sobreC. Não esqueça que, na primavera, as atividades geralmente são realizadas para formar e rejuvenescer a árvore.
Vídeo: trabalhando com a coroa na primavera
Tratamentos antienvelhecimento para madeira velha
- Primeiro afine a coroa. Para fazer isso, corte todos os galhos doentes e também remova os galhos que crescem verticalmente, dentro da coroa, agarrados um ao outro.
- Corte os brotos de quarta e quinta ordem. Como regra geral, são de baixo rendimento, mas podem arrastar nutrientes para si e interferir no desenvolvimento de ramos produtivos.
- Brasão grandes seções com variedades de jardim ou vernizes à base de óleo.
Para não se livrar imediatamente de um grande número de ramos, é aconselhável realizar a poda antienvelhecimento em várias etapas. No primeiro ano - os ramos mais antigos e mais doentes, no segundo - cresce desconfortavelmente etc., continuando até a amoreira adquirir a aparência necessária.
Resumindo, podemos dizer que a amoreira de poda não apresenta dificuldades, e mesmo um iniciante pode lidar completamente com esse procedimento. Seguindo todas as recomendações, você definitivamente obterá uma árvore bonita e saudável e grandes rendimentos não o farão esperar.