Cherry Tyutchevka: variedade resistente ao frio com deliciosas frutas

Pin
Send
Share
Send

Cherry Tyutchevka - um representante de variedades desenvolvidas especificamente para a banda do meio. Ela tolera facilmente geadas e praticamente não fica doente. Mas, ao mesmo tempo, a variedade é caracterizada por abundantes produções de deliciosas frutas, quase tão boas quanto suas contrapartes do sul.

Descrição de cerejas Tyutchevka

Tyutchevka foi obtido cruzando as variedades de cereja doce 3-36 e Red Dense no Instituto de Pesquisa de Lupin de toda a Rússia (Bryansk). Neste instituto, existe um departamento de fruticultura que lida com a seleção de arbustos e árvores frutíferas. Lá, no final do século passado, uma nova variedade de cerejas apareceu como resultado do trabalho do criador M.V. Kanshina. Em 2001, Tyutchevka foi registrado no Registro Estadual da Federação Russa e recomendado para cultivo na região Central.

Características da planta

As cerejas da variedade Tyutchevka crescem na forma de uma árvore de altura média com uma rara coroa em forma redonda. Os rebentos são grossos, duráveis, de cor acastanhada. As folhas são ovais, grandes, sem pubescência, localizadas em pecíolos curtos. Os primeiros frutos aparecem no quinto ano após o plantio de uma árvore; as culturas crescidas são observadas aos dez anos de idade ou mais. A frutificação principal é nos ramos do buquê. As inflorescências consistem em quatro flores com estames longos e pistilos. Esta cereja floresce não antes de meados de maio e os frutos amadurecem tarde: no final de julho ou em agosto.

A variedade é quase auto-fértil: sem polinizadores, a colheita é insignificante. Polinizadores podem ser quaisquer cerejeiras florescendo ao mesmo tempo. As melhores variedades a esse respeito são Ovstuzhenka, Raditsa, Iput, Bryanskaya rosa. No cultivo industrial, o rendimento médio é de cerca de 100 kg / ha, o máximo registrado é de 275 kg / ha. Nos domicílios particulares, cerca de 2 baldes são coletados de uma árvore, o máximo descrito é de 40 kg.

A frutificação normal, segundo os jardineiros, deve durar cerca de 20 anos, o que, por razões óbvias, ainda não foi confirmado.

A variedade é resistente ao inverno, tolera facilmente geadas de até -25 sobreC, nos invernos mais severos na faixa do meio (a -35 sobreC) congelado até 20% dos rins. Retorne as geadas durante a floração com a diminuição da temperatura para -5 sobreCerca de 70% das flores são mortas com. A tolerância à dor é avaliada como alta, mas para doenças como coccomicose e cleasterosporiose - apenas média.

Descrição da fruta

As cerejas Tyutchevka se distinguem por belos frutos de tamanho superior à média (cerca de 23 mm de diâmetro, peso 5-7 g), de formato amplamente arredondado, sua cor é vermelha escura com pontos. A polpa é densa, carnuda, vermelha, o suco de cereja é pintado em uma cor vermelha clara. As frutas estão em caules de tamanho médio. O osso é de tamanho médio, oval, não se separa muito bem da polpa do feto. Os frutos do pedúnculo saem facilmente, sem perda de suco.

Os frutos de Tyutchevka são grandes, bonitos, amadurecendo amigavelmente

As frutas são doces (teor de açúcar de cerca de 11%, acidez de 0,4%), aromáticas, com pontuação de 4,9 em 5 pontos. Facilmente transportado por longas distâncias, valorizado pelos agricultores que vendem cerejas. Para uma boa transportabilidade, os frutos devem ser removidos com os caules. Em estações especialmente chuvosas, elas tendem a rachar.

O objetivo da colheita é universal. As frutas são usadas frescas, o excesso é congelado, permitido para processamento: compotas, compotas e outras são colhidas.

Vantagens e desvantagens da variedade

Tyutchevka é uma variedade relativamente jovem, embora, é claro, há 17 anos já tenha conseguido mostrar todas as suas qualidades positivas e descobrir algumas deficiências. Como principais vantagens da variedade, os jardineiros observam:

  • alto rendimento estável;
  • apresentação espetacular e excelente sabor de frutas;
  • boa mobilidade das culturas;
  • despretensiosidade às condições de cultivo;
  • alta resistência ao gelo e resistência a doenças.

Entre as desvantagens relativas estão o craqueamento de frutas em alta umidade e a necessidade de polinizadores.

Plantio de variedades de cerejas Tyutchevka

A tecnologia agrícola das cerejas da variedade Tyutchevka é praticamente diferente da de outras variedades destinadas ao cultivo em um clima relativamente frio da faixa do meio. Isso se aplica ao plantio de uma árvore e ao cuidado dela.

Tempo de pouso

A variedade Tyutchevka é destinada à região Central, onde eles tentam plantar qualquer fruto de caroço na primavera: o plantio de outono é repleto de possíveis congelamentos de mudas que ainda não enraizaram completamente. No entanto, mudas com um sistema radicular fechado podem ser plantadas no outono, mas o final da primavera ou mesmo o início do verão é muito mais preferível para elas.

O plantio de Tyutchevka na primavera, no caso de mudas com raízes nuas, pode ser realizado em um tempo muito limitado. O solo já deve descongelar completamente e os brotos das mudas não devem florescer, eles só podem inchar. A ameaça de geada severa no momento do pouso deve passar. Normalmente, essa situação na faixa intermediária se desenvolve no início ou meados de abril.

Seleção do site

Embora a variedade Tyutchevka seja resistente à geada, no verão, para obter rendimentos completos de bagas doces, a árvore deve ser bem iluminada pela luz solar e protegida dos ventos penetrantes, especialmente do norte. Bem, se houver uma suave encosta sul. Como proteção contra ventos, cercas altas, muros de casas e até outras árvores frutíferas "funcionam" bem.

Prefere-se plantar cerejas na faixa do meio perto de cercas, protegendo-as dos ventos.

O melhor solo é o barro de areia respirável ou o barro com uma reação neutra e um alto teor de nutrientes, em nenhum caso pantanoso e não inundado pelas águas subterrâneas. Às vezes, para plantar cerejas, um pequeno monte é construído especialmente, derramando solo fértil. Se houver tempo, e mais ainda, se o local estiver repleto de ervas daninhas perenes, ele será pré-escavado com uma pequena quantidade de húmus (meio balde por 1 m2), escolhendo cuidadosamente rizomas de plantas daninhas.

Preparação do poço de aterrissagem

É muito difícil cavar buracos na primavera, então você precisa fazer isso a partir do outono, a qualquer momento. As dimensões do caroço da cerejeira são 80-90 cm de comprimento e largura, 50-60 cm de profundidade. Chega e 50 cm, mas se o solo for pesado, cave mais fundo e coloque 10-12 cm de cascalho ou tijolo quebrado no fundo como uma camada de drenagem. A preparação do poço de aterrissagem para Tyutchevka não é incomum: a camada inferior é jogada fora, e a camada superior é misturada com fertilizantes e retornada ao poço.

Os fertilizantes durante o plantio são 2 baldes de húmus e um par de bons punhados de cinza de madeira. Em solos pobres, você pode adicionar imediatamente 100 g de superfosfato; outros fertilizantes minerais serão necessários posteriormente para a fertilização. No caso de solos excessivamente ácidos, um pouco de giz ou limão cortado deve ser adicionado: a uma jarra de litro. Ao plantar várias árvores entre elas, deixe uma distância de pelo menos 4 metros.

Em grandes jardins, as cerejas são plantadas em fileiras, onde ficam 3 a 4 metros entre as árvores

Processo de pouso

É melhor tomar uma árvore de dois anos como plântula: as crianças de três anos têm raízes um pouco piores e, a partir de um galho de um ano, levará mais um ano para colher. É importante que a casca e os galhos como um todo sejam saudáveis ​​e as raízes sejam desenvolvidas e flexíveis. A técnica de plantar cerejas Tyutchevka é a mesma da maioria das árvores frutíferas.

  1. Se houver danos nas raízes de uma muda, elas são cortadas em um local saudável, após o qual as raízes na água ficam embebidas por pelo menos algumas horas e, de preferência, por um dia. Imediatamente antes de descer para a cova de plantio, as raízes são mergulhadas em uma mistura, composta de quantidades iguais de argila e verbasco e água suficiente para a consistência do creme de leite.

    O revestimento de argila nas raízes acelera a cicatrização de mudas

  2. Tendo retirado os furos e a quantidade necessária de solo, eles formam um monte, próximo ao qual é empurrada uma estaca forte de altura suficiente (pelo menos 80 cm acima do solo).

    A estaca é selecionada para atingir o primeiro ramo lateral da muda

  3. Depois de instalar uma muda no monte, eles selecionam a altura para que o colo da raiz fique vários centímetros acima do nível do solo (no futuro, ele mal deve espiar no chão). Espalhando as raízes, encha-as gradualmente com o solo, compactando-o periodicamente.

    Depende da posição do pescoço da raiz, se a árvore enraíza e dá frutos normalmente

  4. Amarre o tronco da muda na estaca com o “oito” usando uma corda macia ou uma tira de polietileno denso. Despeje delicadamente 2-3 baldes de água sob as mudas.
  5. Se necessário, adicione solo, forme rolos nas bordas do poço para irrigação subsequente, regue um pouco mais as mudas e aplique uma camada de 2-3 cm no solo com turfa, húmus ou serragem.

    A água é frequentemente derramada de um balde, mas é melhor usar um regador para que a umidade seja mais uniforme

  6. Corte a muda para que a parte acima do solo atenda à capacidade das raízes de alimentá-la: a altura da criança de dois anos após o plantio não deve exceder 1 m, o comprimento dos galhos laterais é de 50 cm.

Nas primeiras semanas após o plantio, uma muda é regada sistematicamente: em clima seco e possivelmente em dias alternados. O solo no círculo próximo ao caule deve estar constantemente úmido. Uma boa cobertura pode reduzir significativamente a frequência da rega.

Cuidado da árvore

Quando uma muda enraíza, precisa de menos rega. A intensidade da irrigação depende do clima, mas você não pode secar o solo durante o crescimento de novas brotações, bem como durante o carregamento de bagas. O inverno também é necessário. Podem ser necessários até 10 baldes de água para uma árvore adulta, mas também é impossível transbordar, especialmente durante o amadurecimento da colheita. Cherry Tyutchevka sofre de umidade excessiva, respondendo com rachaduras descontroladas da fruta, resultando em uma queda acentuada no rendimento. Portanto, se chuvas fortes começarem de 2 a 3 semanas antes da colheita, o círculo do tronco deverá ser coberto com filme plástico.

A cobertura começa no terceiro ano após o plantio. Uma vez a cada 2-3 anos, as cerejas são alimentadas com esterco ou fezes de frango. É melhor dar lixo na forma diluída (1:10); o estrume apodrecido a seco pode ser enterrado superficialmente ao longo da periferia da coroa. Baldes suficientes de esterco e, consequentemente, meio balde de lixo, traga-os logo antes da floração.

Todos os anos, no início da primavera, eles dão cobertura com nitrogênio com fertilizantes minerais. A uréia é melhor utilizada (25-30 g por 1m2 círculo do tronco). Se a uréia estiver espalhada sobre o solo descongelado, ela atrairá a zona radicular quando derreter. Em caso de aplicação posterior, a enxada deve ser fechada com um fertilizante superficial. Em agosto, a cereja doce é alimentada da mesma maneira com sulfato de potássio (na mesma dose) e superfosfato (duas vezes mais). Periodicamente, o círculo do tronco próximo é polvilhado com uma fina camada de cinza de madeira. As ervas daninhas ao redor da árvore são sistematicamente destruídas ao longo de sua vida.

Uréia (uréia) - um dos fertilizantes minerais mais seguros

Se a árvore foi cortada corretamente durante o plantio, não demorou muito tempo para abordá-la com uma tesoura. As cerejas que crescem em climas rigorosos geralmente tentam não podar desnecessariamente. Na primavera e no outono, apenas os galhos quebrados e secos são cortados, cobrindo cuidadosamente as feridas com var. Tyutchevka não é propenso a espessamento, portanto, a poda de raios raramente é realizada. Mas os crescimentos jovens em árvores adultas após a colheita são levemente encurtados anualmente.

Abrigos para o inverno requerem apenas árvores jovens nos primeiros 2-3 anos. Após a rega abundante no inverno, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de serragem ou lascas de turfa, e galhos de abetos coníferos são colocados no topo. Tendo dirigido o número necessário de pinos, a própria árvore, juntamente com a coroa, é envolvida durante o inverno com material não tecido ou material de cobertura. Quando a neve aparece, eles a jogam no círculo próximo ao tronco, formando um monte de neve.

Mudas jovens para o inverno se transformam em uma espécie de casulo, mas mesmo o abrigo respirável deve ser removido a tempo após o inverno

Com o advento da primavera, você não deve se atrasar para remover o abrigo, para que a árvore não grite!

As árvores Tyutchevka adultas toleram facilmente os invernos comuns e, se as pontas dos galhos congelarem levemente, elas se recuperam rapidamente. No caso de congelamento severo, que é extremamente raro, fragmentos mortos na primavera devem ser cortados.

Vídeo: o cultivo de cerejas na faixa do meio

Doenças e Pragas

Tyutchevka está muito raramente doente e, com a tecnologia agrícola adequada, não chega a preparações sérias. As medidas preventivas usuais são suficientes: para varrer e queimar as folhas após a queda das folhas, limpe a casca e cavar a área. Muitos jardineiros não negligenciam a pulverização preventiva de árvores com preparações contendo cobre no início da primavera. Na maioria das vezes eles usam 1% de líquido Bordeaux.

Entre as doenças da cereja doce, às quais se deve prestar atenção, no caso de Tyutchevka, apenas são chamadas coccomicose e cleasterosporiose. A coccomicose é uma doença fúngica perigosa. No final da primavera, manchas acastanhadas de até 2 mm de tamanho nas folhas da árvore infectada e após um mês sem tratamento, elas se fundem em grandes manchas contínuas. Almofadas sujas - colônias de fungos - aparecem na parte inferior da folha. As folhas caem antes do tempo.

A coccomicose não pode ser subestimada: manchas nas folhas acabam destruindo-as e a árvore enfraquece bastante

A doença geralmente se espalha para outras partes da planta, como resultado da qual a árvore enfraquece e pode morrer. A coccomicose é tratada primeiro (na primavera) com a mesma mistura de Bordeaux, mas com 3% e, se isso não ajudar, são usados ​​medicamentos especiais: Horus, Skor etc. durante toda a temporada.

A Kleasterosporiose (mancha do buraco) também tem uma natureza fúngica, começa de maneira semelhante à coccomicose, mas subsequentemente os buracos se formam no lugar das manchas. As medidas de prevenção e tratamento são as mesmas da coccomicose.

Com a cleasterosporiose, as folhas são cortadas e tudo termina muito mal

Quase não há pragas nas cerejas Tyutchevka, exceto a onipresente mosca da cereja. Frutos “vermes” são o resultado de sua atividade e “vermes” são as larvas de uma mosca. As atividades agrícolas convencionais reduzem significativamente o risco de sua ocorrência. E eles tentam combater a mosca sem produtos químicos, pegando-a com iscas: kvass ou compota em potes pendurados. Se a mosca for muito prolífica, você precisará usar inseticidas: para variedades tardias de cerejas, que incluem Tyutchevka, a pulverização é possível mesmo imediatamente após a floração.

A mosca é bastante bonita, mas os traços de sua atividade são completamente desagradáveis ​​para o jardineiro

A lista de medicamentos ativos é ampla, mas os jardineiros estão tentando usar os mais modernos, e muitos deles são perigosos para os seres humanos. Portanto, é obrigatório o cumprimento estrito das instruções ao trabalhar, por exemplo, com Actellik ou Confidor.

Pode visitar Tyutchevka e pulgões cereja. Uma variedade de pulgões são familiares aos jardineiros. Este é preto, com até 3 mm de tamanho, suga sucos de brotos e folhas jovens. Especialmente perigoso na primeira metade do verão. Como em outros pulgões, eles tentam combatê-lo com métodos populares (infusões de sabugueiro, absinto, alho etc.), mas com uma invasão em massa, eles usam os mesmos inseticidas da mosca da cereja.

Como qualquer pulgão, a cereja vive em colônias inteiras

Comentários de Grade

Este ano, Tyutchevka invernou bem, floresceu e amarrou. O congelamento foi uma vez, mas então agarrei todas as árvores, serrei galhos grandes. Ela se recuperou rapidamente.

Olgunya

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=253&start=1530

Muito trabalho com cerejas foi realizado nos últimos anos por M.V. Kanshina e A.A. Astakhov, criadores do Instituto de Pesquisa Científica All-Russian de Lupin, perto de Bryansk. Com base em mais de 40 das amostras mais resistentes selecionadas por eles, eles criaram novas variedades.O "exame" mais severo para eles foram dois invernos rigorosos que se seguiram um ao outro em 1995-1996 e 1996-1997. Ficamos no teste Bryanskaya rosa, Iput, Tyutchevka.

Ku!

//floralworld.ru/forum/index.php?topic=17912.0

Chermashnaya, Tyutchevka, Iput, Revna, Lyubimitsa Astakhova ... na resistência do inverno, aproximadamente todos são do mesmo nível.

Jardineiro62

//www.forumhouse.ru/threads/33545/page-23

Cherry Tyutchevka é considerada uma das melhores variedades para a faixa do meio. Combina excelentes qualidades de frutas e despretensiosidade às condições de cultivo, versatilidade de uso e alta resistência ao gelo. Tyutchevka é merecidamente muito popular entre os jardineiros.

Pin
Send
Share
Send