Como cultivar uma cerejeira a partir de uma pedra

Pin
Send
Share
Send

O cultivo de cerejas a partir de sementes não permite manter de forma confiável as características das variedades. Portanto, os jardineiros preferem métodos vegetativos: eles separam a parte aérea, as mudas e a planta. Mas às vezes a propagação de sementes é indispensável. Por exemplo, você precisa obter uma planta que esteja bem adaptada às condições locais, criar um bonsai ou obter uma variedade rara e outros métodos de reprodução não estão disponíveis.

Como plantar a cereja de uma pedra: instrução passo a passo com uma foto

O processo de cultivo de uma das frutas mais delicadas do jardim russo a partir de sementes envolve os seguintes passos simples:

  1. Selecione as frutas mais maduras, bonitas e grandes.
  2. Retire a polpa da polpa, lave com água e depois uma solução rosa de permanganato de potássio, seque em local sombreado. Na foto abaixo, os ossos são limpos de polpa usando um dispositivo simples - um ejetor de ossos. As amantes estão bem familiarizadas com ele, que preferem colher geleia de cereja sem sementes.

    É mais conveniente extrair as sementes e manter as frutas o mais inteiras possível com a ajuda de um empurrador de pedras

  3. Misture os ossos com areia molhada, coloque em local fresco. Aqui eles estarão localizados do final de agosto a outubro.

    Atenção! Na maioria das vezes, apenas a construção de areia está disponível para os moradores da cidade, mas é indesejável usá-la. Difere do rio na ausência da friabilidade necessária, permeabilidade à água e ao ar. Quando umedecido, ele fica grudado, bloqueando o acesso ao ar. Em tais areias, há uma alta probabilidade de deterioração. Areia grossa do rio deve ser retirada. Também é chamado de quartzo.

    Areia de rio ou quartzo é o melhor substrato para armazenar sementes

  4. Em outubro, semeie no chão cavando 3 cm de profundidade.
  5. Durante o inverno, os ossos são naturalmente estratificados.
  6. As fotos aparecerão na primavera.

Este método tem suas desvantagens - é difícil controlar o processo. Este método não é adequado para quem tem apenas algumas sementes de um tipo particularmente valioso de cereja. Além disso, não é adequado se a região tiver invernos gelados e instáveis, com fraca cobertura de neve - no entanto, a cultura da cereja é bastante tenra. Algumas cerejas, por exemplo, a variedade Troitskaya, se reproduzem bem semeando na Sibéria. Mas, nesses casos, estamos falando de sementes obtidas de uma árvore já adaptada às difíceis condições da região.

Portanto, você pode salvar os caroços de cereja até dezembro e estratificar artificialmente. Durante o armazenamento, observe a umidade e temperatura necessárias - até 20 ° C. Os ossos devem ser inspecionados periodicamente quanto a danos e mofo. Você pode misturá-los não apenas com areia, mas também com turfa, musgo e serragem - qualquer material solto, a principal coisa é que os ossos não secam e, ao mesmo tempo, não são úmidos. Obviamente, é ideal plantar frutas de caroço imediatamente após serem comidas, mas isso nem sempre é possível. É importante não os exagerar - esse é um dos motivos mais comuns de as sementes não germinarem. Basta secar levemente os ossos e colocá-los imediatamente no substrato desejado. Manter os ossos secos não é recomendado - eles brotam pior. Existe uma coisa - amadurecimento pós-colheita de sementes. Ossos de cerejeira, como muitas culturas que precisam suportar um longo inverno, também têm a capacidade de amadurecer, portanto, semear sementes secas antes do inverno é um erro.

O Moss Sphagnum cresce em todos os lugares em florestas mistas e coníferas, mas você pode comprá-lo

As instruções para o cultivo de caroços de cereja para quem deseja controlar o processo são assim:

  1. Pegue as sementes das cerejas congeladas destinadas ao degelo no início de março ou simplesmente armazene as sementes na geladeira até esse momento. Assim, os ossos já serão estratificados.
  2. Em março, coloque as sementes em areia grossa (rio) ou serragem úmida. Cubra com vidro, coloque em um local claro. O calor é incomum para caroços de cereja, encontre um peitoril fresco com uma temperatura de 15 a 20 ° C
  3. Periodicamente, as culturas devem ser arejadas e umedecidas.
  4. Após dois meses, as sementes vão brotar.
  5. Agora eles podem ser classificados, os mais poderosos podem ser plantados vários nos buracos preparados no jardim ou nas panelas. A pedra rachada com a raiz principal que aparece é colocada de lado, polvilhada com o solo para que não fique visível, e após alguns dias eles removem o excesso de solo, expondo a pedra em dois terços. Ou você deve imediatamente cavar pela metade. É importante que a raiz "entenda" que precisa crescer, mas o osso pode ser observado.

Esse método é mais conveniente, pois você pode selecionar imediatamente as plantas mais fortes e plantá-las em um local permanente.

Uma planta de cerejeira jovem, recém germinada com cotilédones e duas folhas verdadeiras

Abaixo, consideramos dois dos estágios mais importantes no cultivo de cerejas a partir de sementes: quais outras opções de estratificação existem e como acelerar a germinação processando corretamente as sementes.

Trabalho preparatório: tratamento ósseo

Quanto mais rápido a semente explode, mais rápido as plantas brotam. Portanto, para acelerar a germinação de sementes de caroço (damascos, pêssegos, cerejas), são utilizadas muitas técnicas. A casca dura é afetada termicamente, fisicamente e quimicamente. A maneira mais fácil de acelerar a germinação das cerejas é embeber as sementes em água por vários dias antes da estratificação. A água deve ser trocada frequentemente. Após 4-5 dias, eles começam a estratificação.

Também foi observado que o contraste da temperatura afeta a aceleração da germinação. Quanto maior a decolagem entre as temperaturas mais alta e mais baixa, mais rapidamente as sementes acordam. O tratamento popular de sementes com água fervente é baseado nesta observação. As sementes são dispostas no material da malha e vertidas com água fervente, são expostas ao choque da temperatura por apenas alguns segundos.

Altas temperaturas podem ser úteis se as sementes forem adquiridas tardiamente, por exemplo, na primavera, e não houver tempo para estratificação a longo prazo. Antes da emergência de tiros é necessário alocar um mês. E, antes disso, é usada a preparação de pré-contraste. Os ossos devem ser embebidos em água morna, mantenha-os por 3 dias, trocando periodicamente a água. Em seguida, repouse por 20 minutos em uma solução rosa de permanganato de potássio. Então você precisa colocar os ossos no freezer (temperatura -6C) por 1,5-2 horas. Depois disso, retire os ossos, transfira para uma sala quente, despeje água a cerca de 50-55 ° C (quente para a mão). Se o osso não quebrar, repita o procedimento. Agora você pode semear e aguardar a germinação.

A escarificação é um efeito mecânico em uma casca dura. Normalmente, ela é cuidadosamente arquivada com uma lima para facilitar a quebra da barreira pela planta. Você pode tentar perfurar. Na natureza, a casca se torna mais fina sob a influência de uma massa de fatores - umidade, mudanças de temperatura, bactérias. Uma exposição tão longa e variada sem o risco de mofo nem sempre é possível em casa. Lembre-se de que a escarificação não nega a estratificação e toda a sequência de aterrissagem. Para despertar o embrião e estimular seu crescimento, é necessária uma dinâmica de temperatura e a escarificação apenas simplifica sua saída. Realize a escarificação antes da estratificação e imersão.

Escarificação de Arquivos Rígidos

Estratificação de sementes de cereja - a etapa mais importante da germinação

Estratificação é necessária! Cereja refere-se a plantas de jardim cujas sementes estão passando por uma fase de dormência profunda. Nessas sementes, os embriões de sementes não são apenas protegidos por um forte, pouco suscetível à concha destruidora natural, mas são expostos a substâncias especiais que retardam a maturação do embrião. O inverno natural é um sinal para que eles se preparem gradualmente para a germinação - substâncias que, pelo contrário, estimulam o crescimento começam a ser produzidas. Quando a quantidade dessas substâncias atinge um certo nível, a semente brota.

Se for impossível colocar ossos de cerejeira na rua, eles organizam um inverno artificial.

O osso tratado é misturado com um substrato solto. Pode ser serragem, musgo, areia, vermiculita, turfa ou suas misturas em qualquer proporção. Alguns levam o solo acabado para cactos. Ainda não é necessária nutrição da mistura, suas propriedades mecânicas são importantes - devem ser soltas, bem permeáveis ​​à umidade e ao ar. A mistura com pedras é colocada em um recipiente, de preferência transparente, coberto com uma tampa na qual vários buracos foram feitos anteriormente, colocado na geladeira por 2-3 meses (4-5 ° C). Inspecione regularmente - pelo menos uma vez por semana. Embora tudo dependa do microclima e dos dados de origem do substrato - você pode esquecer o plantio durante todo o inverno, e nem o mofo nem as doenças fúngicas afetarão o material de plantio. Se, no entanto, forem encontrados os primeiros sinais de mofo, os ossos devem ser removidos, lavados, tratados com permanganato de potássio, plantados novamente em substrato estéril.

Esta é uma variante da estratificação a seco. Depois, as sementes são embebidas e enviadas para germinação. Mas uma variante da estratificação por via úmida também é possível - o solo com pedras é levemente umedecido e, em seguida, elas já são refrigeradas. Qual método é melhor é um ponto discutível. Para sementes de macieiras e damascos, o esquema “longo inverno seco e imersão subsequente” fornece resultados realmente excelentes: já no sétimo dia, a casca dura das rajadas e brotos de damasco começa a aparecer. Uma vantagem óbvia do método seco é menos risco de o osso começar a apodrecer. Por outro lado, a estratificação úmida está mais próxima das condições naturais e, presumivelmente, esses ossos irão brotar mais rapidamente. Não existem estudos confiáveis ​​experientes sobre esse assunto.

Sementes em embalagens plásticas preparadas para estratificação na geladeira

Em que terra plantar um osso

O solo ideal para o plantio de sementes de cereja é aquele em que a árvore-mãe cresceu. Na sua ausência, você pode usar o solo nutritivo da loja para o cultivo de mudas. Para a germinação de sementes de cerejeira em casa, são adequados pequenos vasos, com no máximo 0,5 l. Se houver muitas sementes, elas podem ser plantadas em placas, observando uma distância de pelo menos 20 cm no plantio.

Os ossos devem ser enterrados 2-3 cm no solo.Para manter as condições úmidas, o plantio é coberto com um saco plástico e colocado em um peitoril da janela, leve e fresco. Ventile e inspecione regularmente. Ossos germinam em um mês. Se você plantou sementes com uma casca rachada, elas podem germinar dentro de uma semana após o plantio.

Se estamos falando sobre o cultivo de sakura (cereja finamente serrada), a escolha do solo é abordada com mais cuidado. O solo deve ser amplo, nutritivo - produz húmus, nitrogênio e potássio.

Cereja serrada ou sakura em forma de bonsai

Cuidado com brotos

Se as sementes foram semeadas imediatamente em campo aberto, após o surgimento na primavera, elas exigirão cuidados padrão, como as mudas obtidas por métodos vegetativos. O círculo próximo ao tronco é afrouxado, regado, as plantas são examinadas em busca de pragas, as ervas daninhas são removidas. No outono, as mudas podem crescer até meio metro. Agora eles podem ser transplantados para um local permanente.

Se a planta é plantada em uma panela, eles procuram um local muito brilhante, não quente, protegido de correntes de ar. Dentro de casa, é necessária uma limpeza úmida regular.

Molhar é melhor ... com neve. A água derretida possui uma pureza e estrutura especiais; ainda não absorveu sais e elementos pesados ​​da terra. A neve fresca é espalhada no chão sem tocar nos brotos.

Para regar mudas jovens, é melhor neve limpa e fresca.

Adubar plantas jovens se plantadas em solo nutritivo, não há necessidade - pelo contrário, existe o risco de superalimentação. Apenas plantas envasadas são alimentadas 2 meses após o plantio, mas, neste caso, não existem recomendações gerais para a cobertura - tudo depende dos objetivos do cultivo e dos dados iniciais (formação de bonsai, crescimento com o objetivo de transplantar para um local permanente, tamanho do vaso, nutrição do solo, bem-estar das plantas). )

Feltro Cereja Osso

A cerejeira de feltro herda bem os caracteres durante a propagação das sementes; portanto, é cultivada com frequência. Este método permite obter plantas calibradas, alinhadas e altamente adaptáveis. A germinação das sementes é quase cem por cento - das 10 sementes germinam 8. Os princípios de plantio não diferem dos descritos acima. Instruções detalhadas passo a passo:

  1. As plantas mais saudáveis, com frutos grandes e altos rendimentos, são selecionadas com antecedência.
  2. As sementes coletadas são semeadas no outono em solo fértil e leve 45-60 dias antes do início da geada.
  3. Para semear na loja de primavera, estratifique e germine, conforme descrito acima.
  4. Parte das sementes germina mais rapidamente. Para interromper o crescimento e obter brotos amigáveis, um recipiente com ossos é cavado na neve. Mantenha a uma temperatura de 0 ° C até o momento da semeadura.
  5. Prepare o solo: por 1 km². m - 10-15 kg de húmus, 40 g de superfosfato duplo, 20 g de sulfato de potássio.
  6. Faça um sulco. As sementes são colocadas nas proximidades a uma profundidade de 2-3 cm.
  7. A semeadura é coberta com uma fina camada de húmus. Não mais que 1 cm.
  8. As sessões aparecerão dentro de 2-3 semanas.
  9. Assim que 3 folhas reais aparecem nas mudas, elas são desbastadas pela 1ª vez, deixando as plantas mais fortes.
  10. A segunda vez diminuiu quando 4-6 folhas aparecem. Como resultado, pelo menos 6 cm devem permanecer entre as mudas.
  11. Cuidado padrão - capina, afrouxamento. Alguns recomendam uma cobertura dupla por temporada.
  12. No outono, as mudas atingirão 60 a 70 cm e poderão ser plantadas em local permanente.

    Mudas de cereja de feltro de dois anos

As plantas mais fracas são cultivadas no mesmo local por mais 1 ano e transplantadas para uma constante apenas no próximo outono.

As cerejas jovens cultivadas a partir de sementes são tratadas da mesma maneira que as árvores obtidas por outros métodos. A única diferença é que as árvores darão frutos por 3-4 anos, não 1-2, mas a perda de tempo será recompensada. As cerejas obtidas pelo método das sementes são muito mais propensas a criar raízes, mesmo em condições difíceis, atingir a maturidade e dar frutos durante todo o tempo que lhes é atribuído - 30 a 35 anos.

Pin
Send
Share
Send