Chainsaw - uma ferramenta indispensável para o processamento de madeira. É usado para serrar troncos, podar árvores e arbustos. O uso intensivo da seção de serra da ferramenta leva ao desgaste. Para restaurar a capacidade de trabalho da ferramenta, é necessário afiar a motosserra. O meio mais conveniente para isso é a retificadora para correntes de motosserra. Seu uso permite estender o termo ferramenta de serviço, melhorar a produtividade, economizar energia e tempo. Para entender como usar corretamente as máquinas para afiar a ponta, você deve se familiarizar com seus tipos e com o princípio de funcionamento.
- Máquina de afiar motosserra: o princípio principal da operação do dispositivo
- Os principais tipos de serras para afiar motosserras
- Máquinas automáticas
- Rectificadoras manuais para motosserras de motosserra
- Como escolher o afiador de motosserra correto, critérios de seleção
- Freqüência da velocidade do fuso
- Diâmetro do rebolo
- Poder da máquina
- Conteúdo do pacote e funções adicionais
- Características de operação da máquina para afiar correntes
- Máquina de moer motosserra automática
- Máquina de mão
Máquina de afiar motosserra: o princípio principal da operação do dispositivo
A máquina para retificar correntes para motosserras, em seu projeto, assemelha-se a uma serra de corte de montagem, na qual é instalado um rebolo em vez de um disco de corte. Este disco está ligado à base da máquina - uma estrutura com grampos de fixação e uma cabeça pendente.
A seção da serra é fixada à estrutura de suporte com a ajuda de um torno giratório, e o rebolo é alimentado alternadamente para cada dente. O ângulo entre a corrente e o plano do disco é ajustado de acordo com o passo. Para afiar os elos, geralmente é usado um rebolo de 3,5 mm de espessura.
A unidade é presa de forma segura ao desktop, o que garante segurança e conveniência na operação.
A maioria dos dispositivos de afiação para correntes de motosserra são pequenos, econômicos, produtivos e fáceis de usar.
Os principais tipos de serras para afiar motosserras
Em termos de funcionalidade, todos os tipos de retificadoras para motosserras são convencionalmente divididos em profissionais e amadores, e por grau de automação para automático (elétrico) e manual.
Máquinas automáticas
Dispositivos automáticos para correntes de moagem para motosserras são usados em oficinas e centros de serviço com uma grande quantidade de trabalho. A unidade é estacionária, requer um grande espaço de trabalho e possui alta precisão de processamento.
A vantagem das máquinas automáticas é uma ampla funcionalidade, o que aumenta sua eficiência. Entre as vantagens de tais dispositivos está a capacidade de ajustar o ângulo desejado do circuito. Dispositivos automáticos possuem os seguintes parâmetros:
- peso;
- nível de ruído;
- Potência do motor elétrico;
- velocidade de rotação do fuso.
A maior vantagem das ferramentas elétricas para moagem de motosserras de correntes em sua automação completa do processo. A intervenção humana consiste apenas na instalação e na inclusão de equipamentos.
A desvantagem de tal equipamento é a substituição frequente da corrente devido ao seu rápido desgaste. O componente da serra é geralmente mudado após várias afiações.
Rectificadoras manuais para motosserras de motosserra
As máquinas manuais para afiar motosserras permitem que você trabalhe na afiação da ferramenta com a maior precisão possível. Eles são divididos em dois tipos: móveis e estacionários. Tenha os seguintes parâmetros técnicos:
- peso;
- nível de ruído.
As desvantagens da máquina para a afiação manual de cadeias de motosserras incluem a intensidade da mão de obra do processo, a necessidade de adquirir habilidades para trabalhar com ela, um grande gasto de tempo no processo. Para usar montagens manuais, é necessário ser capaz de determinar o ângulo ideal, assim como o grau de nitidez da serra e ter a habilidade de soprar os elos com ar comprimido.
Com a experiência de trabalhar com esses equipamentos, você pode obter uma nitidez de alta qualidade da borda da serra.
Como escolher o afiador de motosserra correto, critérios de seleção
Um dos critérios para escolher a máquina certa para afiar a corrente é seu custo. No entanto, o indicador mais importante na escolha de uma ferramenta são suas principais características técnicas, como:
- frequência de velocidade do fuso;
- diâmetro do rebolo;
- capacidade do aparelho;
- grau.
Freqüência da velocidade do fuso
A velocidade de processamento depende da velocidade das rotações do eixo do fuso. A faixa de velocidade ideal é bastante grande - de 3000 a 7500 rpm.
Como regra, recomenda-se selecionar a velocidade de rotação mínima permitida ao comprar uma retificadora para uma casa. Mas com grandes volumes ou uso diário de equipamentos, você precisa parar em uma unidade mais rápida.
Diâmetro do rebolo
A escolha do diâmetro do círculo também depende da aplicação da ferramenta de moagem. O diâmetro do disco é de 400 mm normalmente encontrado em empresas de construção de máquinas.É eficiente usar um agregado com um diâmetro de um rebolo de 110 mm, por exemplo, em pequenas oficinas ou em uma casa.
Poder da máquina
A retificadora é considerada uma ferramenta com baixa potência, não excedendo 220 W. A potência do motor afeta a vida útil da unidade, sua eficiência e, é claro, o que a máquina de moagem deve escolher para a casa e para uma grande empresa. Para as necessidades domésticas, a potência não pode exceder 200 W, para uso profissional - de 500 W. Com o uso freqüente de equipamentos, seu poder deve ser o mais alto possível.
Conteúdo do pacote e funções adicionais
A presença de qualquer opção adicional ao selecionar retificadoras para afiar a corrente melhora a qualidade do processamento da aresta de corte, aumenta a velocidade de retificação e a vida útil da unidade. Funções adicionais podem incluir:
- rotação da cabeça de moagem e dispositivo de fixação;
- moagem úmida;
- tela para proteção contra faíscas;
- capas protetoras;
- ajuste de tensão;
- sistema de refrigeração;
- Torno de aperto automático e assim por diante.
Qual a escolha da máquina para moer motosserras de correntes é melhor, cada uma resolve individualmente, dependendo das necessidades.
Características de operação da máquina para afiar correntes
A essência do procedimento é:
- solte o parafuso que prende o clipe de corrente;
- organizar as ligações na direção da pedra afiada;
- definir o ângulo de moagem necessário;
- fazer uma moagem.
Máquina de moer motosserra automática
Para usar a unidade automatizada, basta colocar uma serra, prendê-la e fechá-la com segurança. Em seguida, defina a potência definida, ajuste a profundidade e ligue o botão de partida. Afiação ocorre com o auxílio de uma roda abrasiva.
O trabalho na unidade automática não leva mais que dois minutos.
Máquina de mão
A trituração da fita por uma máquina de mão é feita através do dente, isto é, os dentes da mão direita são processados primeiro, depois os dentes da mão esquerda.
Uma maior profundidade de moagem levará a uma redução na força dos dentes e encurtará a vida útil da serra.
Após a moagem, a ferramenta deve ser limpa com ar comprimido e lubrificada com óleo.
Usando um método manual de nitidez, você pode obter alta precisão de trabalho, mas terá que gastar muito tempo e esforço para isso.
Dado o conhecimento, habilidades e ferramentas disponíveis, você pode optar por uma unidade de moagem automática ou manual.Somente após a afiação oportuna da ferramenta, você pode salvar a serra por um longo tempo em funcionamento.