Na Rússia Central, várias variedades de cerejas são cultivadas há muito tempo. São precoces e tardios, de frutos grandes e não muito, doces e nem tanto, altos e anões. Estes incluem cereja comum, bem como estepe e feltro. O jardineiro iniciante terá que se familiarizar com as características de todas as variedades adequadas para o cultivo nesta região, a fim de fazer a escolha certa.
As melhores variedades de cerejas para a Rússia Central
Três tipos de cerejas aprovados para cultivo na Rússia são identificados no Registro do Estado. Isso é sentido cereja, cereja comum e cereja estepe. Há também uma cereja decorativa e uma cereja Sakhalin, mas como não são férteis, não serão consideradas aqui.
A maioria das variedades de cerejas de feltro e estepe são despretensiosas e resistentes ao gelo; portanto, são permitidas para o cultivo em todas as regiões, inclusive na faixa do meio. Variedades de cerejas comuns geralmente são termofílicas e podem crescer apenas nas regiões sul, mas também existem resistentes ao gelo.
Variedades auto-férteis e auto-polinizadas
Normalmente, para uma boa frutificação, as cerejas precisam estar adjacentes a outras variedades de cerejas ou cerejas para polinização cruzada. Mas existem as chamadas variedades auto-férteis (ou autopolinizadas) que possuem flores femininas e masculinas, devido às quais a dependência dos vizinhos é significativamente reduzida. Alguns têm flores em uma forma em que a polinização pode ocorrer dentro de um broto fechado. Essa propriedade permite que você faça uma colheita mesmo em condições adversas - vento forte, baixa atividade ou ausência de abelhas e outros insetos, vizinhos para polinização.
Por definição, variedades auto-férteis incluem aquelas nas quais 40% (ou mais) de ovários do número total de flores se formam independentemente. Em parte auto-fértil, esse indicador é de 20%.
Mas, em qualquer caso, se possível, é aconselhável plantar árvores polinizadoras próximas às cerejas, o que aumentará significativamente o número de ovários e, como resultado, a colheita.
Ao escolher uma variedade para o plantio, lembre-se também de que as variedades auto-férteis costumam ser suscetíveis a doenças fúngicas. Obviamente, você precisa dar preferência a árvores que sejam resistentes ou resistentes a doenças.
Amorel Pink
A variedade é relativamente antiga e está listada no Registro Estadual desde 1947. Você pode esperar a primeira colheita de uma árvore baixa 4 anos após o plantio.
Essa variedade é uma variedade de tabelas de baixa mobilidade. A colheita, dependendo das condições de cultivo, é de 4 a 15 kg.
Juventude
Uma variedade bem conhecida de cerejas com alta resistência à seca e ao gelo.
Os jovens agradam a colheita por 15 a 20 anos, se receberem os cuidados necessários. Ela tem bagas grandes e carnudas de cor marrom.
Volochaevka
A variedade foi introduzida no Registro Estadual em 1997. A árvore de tamanho médio tem boa resistência ao gelo, mas a temperaturas abaixo de -30 ° C os rins sofrem. Portanto, em geadas severas, é aconselhável usar bombas de fumaça ou fogueiras para salvar bagas.
O rendimento da variedade é de até 70 kg / ha. Os frutos da cereja são vermelho escuro.
Variedades de cerejas para o Midland
As variedades de arbustos de cerejas se distinguem pela ausência do tronco principal (caule), em vez do qual vários brotos equivalentes crescem a partir da raiz. Geralmente eles têm uma altura pequena, raramente atingindo 3 m, e geralmente 1,5-2,5 m.
Como regra, as variedades de arbustos de feltro e cerejas de estepe são arbustos. Como já observado, essas espécies são resistentes ao gelo e distribuídas por toda a Rússia.
Beleza
Isso é sentido cereja. A beleza foi recebida no Extremo Oriente e entrou no Registro Estadual em 1999. É auto-fértil, portanto, os polinizadores serão necessários para obter bons rendimentos. A árvore se propaga melhor com estacas e camadas verdes. Tem boas propriedades decorativas.
Os frutos amadurecem juntos no final de julho. Colha alto, até 11 kg do mato. As bagas não são muito transportáveis.
A cereja é resistente à coccomicose, e o alagamento pode ser afetado pela moniliose.
Delícia
O prazer é uma cereja de feltro da seleção do Extremo Oriente. É auto-infértil, resistente ao gelo. Floresce e dá frutos em brotos anuais e perenes.
Os brotos da árvore florescem em meados de maio, e as bagas amadurecem ao mesmo tempo, em meados de julho.
O rendimento médio é de 10 kg por arbusto.
Flora
Flora é uma variedade relativamente nova de cereja das estepes, que foi obtida nos Urais e registrada no Registro Estadual em 2011.
Tem todas as vantagens de sua espécie, que vieram da América do Norte, e se espalharam pelos jardins da Sibéria e por toda a Rússia. O gênero das cerejas das estepes também é chamado de cereja em areia e microcereja.
Vantagens da classe:
- resistência ao gelo;
- tolerância à seca;
- auto-fertilidade;
- despretensiosidade;
- pouco exigente para os solos;
- vencimento antecipado;
- rendimento 82 kg / ha;
- alta resistência a doenças.
Após o amadurecimento, as bagas da cereja Flora podem, sem perda de qualidade, ficar penduradas nos galhos por um longo tempo, sem desmoronar.
Variedades subdimensionadas e anãs
Variedades anãs de cerejas são populares em todos os lugares, inclusive na Rússia Central. Isto é devido à forma compacta das plantas, facilidade de tratamento e colheita. Quase todas as variedades de cerejas de feltro e estepe são pequenas em altura e se enquadram nessa categoria. Mas mesmo entre os representantes da cereja comum, irmãos de tamanho menor também estão presentes.
Antracite
O antracito é uma variedade de cereja comum de baixo crescimento, obtida na região de Oryol e registrada no Registro Estadual em 2006.
Possui alta resistência ao gelo, tolerância à seca satisfatória. Autonomia parcial. Começa a dar frutos no 4º ao 5º ano.
Floresce em meados de maio, a colheita pode ser esperada de 10 a 15 de julho. As bagas de cereja antracite têm uma cor rica em preto-vermelho.
Christina
A colheita da cereja Christina corresponde ao tamanho do mato - de 2,9 a 4,5 kg, que é coletada no final de julho. Bagas vermelhas brilhantes têm um sabor agradável, agridoce.
Tamaris
A variedade Tamaris aumentou a resistência do inverno e a resistência à coccomicose. Auto-fértil.
O Tamaris da colheita dá acima da média (65-80 kg / ha). A cereja tem grandes bagas roxas.
Cerejas
Como regra, quanto mais cedo a cereja amadurece, mais ácida é a baga. Uma das melhores variedades precoces para a região central pode ser considerada a seguir.
Shpanka Bryansk
Shpanka Bryansk é um dos híbridos de sucesso de cerejas e cerejas. Aumentou a resistência ao gelo, doenças e pragas. Auto-fértil.
Bebê
A variedade Baby também é um híbrido de cerejas e cerejas.
Vantagens:
- resistência do inverno;
- tolerância à seca;
- colheitas antecipadas (final de junho);
- maturidade precoce - começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio;
- uma colheita de grandes bagas vermelhas brilhantes todos os anos;
- produtividade de 15-20 kg;
- resistência à coccomicose.
As desvantagens da variedade:
- auto-infértil;
- suscetível à moniliose;
- má fixação de bagas no caule, devido ao qual um vento forte pode jogar toda a colheita no chão.
Cerejas Doces
Bagas de cerejas com alto teor de açúcar são, geralmente, híbridos de cereja e cereja (os chamados diques). Esta é uma direção promissora e atraente, muitos criadores de todo o mundo estão trabalhando nisso. Bastantes duques recebidos no espaço pós-soviético.
Zhivitsa
A variedade Zhivitsa da seleção da Bielorrússia entrou no Registro Estadual em 2002 na região central da Bielorrússia, mas agora é cultivada com sucesso em todo o país, na Ucrânia e na zona central da Rússia.
Cereja resistente ao inverno, resistente a doenças típicas da cultura. As primeiras colheitas são trazidas no quarto ano após o plantio.
Produtividade 10-14 t / ha, com um padrão de plantio de 5x3 m. Bagas com um sabor agradável e harmonioso.
Menina de chocolate
Shokoladnitsa é uma variedade muito popular para a Rússia Central; está no Registro Estadual desde 1996.
Floresce em meados de maio, você pode apreciar os frutos em meados de julho.
A cereja traz anualmente até 77 kg / ha de frutas magníficas e suculentas. Eles são de tamanho médio, quase preto.
Variedades de frutos grandes
Na Rússia Central, não existem muitas variedades de cerejas com frutos grandes.
Em memória de Yenikeyev
A variedade de memórias de Yenikeyev é universal, precoce e auto-fértil. Tem boa resistência ao inverno.
A produtividade é de 8 a 10 kg por árvore ou até 46 kg / ha.
Guindaste
A variedade Zhuravka foi listada no Registro Estadual em 2001 na Região Central.
O rendimento da cereja é de 37-46 c / ha.
Tabela: Características comparativas das variedades de cereja mencionadas no artigo
Grau | Características da classe | Tempo de amadurecimento | Descrição Berry | Resistência a doenças |
Amorel rosa | A árvore cresce de 2,5 a 3 m. A copa é rara, esférica, tornando-se ampla à medida que envelhece. | Muito cedo | As bagas são rosa claro, pesando 4 g e a polpa é macia, leve e suculenta. O suco é incolor. | Meio de coccomicose |
Juventude | Árvore de baixo crescimento do tipo arbusto, a coroa é extensa, caída, moderadamente espessa | Meio da tarde | As bagas são grandes (4-5 g), carnuda, bordô escuro, sabor agradável | Meio de coccomicose |
Volochaevka | Árvore de tamanho médio com coroa esférica de média densidade | Médio | As bagas são pequenas (2,7 g), vermelho escuro, suculento, saboroso | Para coccomicose alta |
Beleza | É um arbusto curto (1,6 m) com brotos retos. Crohn é grosso, largo | Médio | As bagas são grandes (3-3,5 g), de cor rosa claro, com pêlos curtos, sabor agradável, com osso inseparável | Coccomicose é boa |
Delícia | Uma coroa densa de até 1,5 m de altura é formada por brotos retos e grossos de cor marrom | Médio | As bagas são vermelhas brilhantes, brilhantes com pêlos curtos, com um bom sabor doce e azedo. Peso - 3,2 g Se houver muitas bagas, elas se tornam pequenas | Bom |
Flora | Um arbusto de crescimento médio (1,8-2 m), alastrando sob o peso da colheita, os galhos podem dobrar significativamente | Médio | As bagas são vermelho escuro, grandes (4 g), com uma pedra facilmente destacável, o sabor é agradável, azedo | Bom |
Antracite | A árvore tem uma copa elevada e espalhada e raramente atinge dois metros de altura. | Médio | A massa de bagas pretas e vermelhas atinge 4-5 g, polpa densa vermelha escura com uma pele fina | Bom |
Christina | Variedade anã de estepe cereja até 80 cm de altura | Meio da tarde | Bagas de tamanho médio, suculentas e vermelhas vivas - 4,5 g.O sabor é agridoce, agradável | Não resistente a coccomicose |
Tamaris | Anão variedade de cereja comum. A altura usual é 1.7-2m. A coroa de espalhamento tem uma forma piramidal inversa | Meio da tarde | A baga é grande (3,8-4,8 g), de cor púrpura com pontos de tegumento acastanhado. O sabor é agridoce | Coccomicose é boa |
Shpanka Bryansk | Árvore de tamanho médio, com uma coroa elevada e compacta | Cedo | A baga não é muito grande (em média 4 g), mas saborosa e bem armazenada, fruta vermelha clara, suculenta, polpa delicada de cor creme, suco rosa | Aumento |
Bebê | A árvore é subdimensionada (até 2,5 m), que pode ser cultivada com um arbusto espalhado ou deixado um tronco e cultivada como uma árvore | Cedo | As bagas são grandes (5-6 g), vermelho vivo, sabor agridoce | Coccomicose é boa |
Zhivitsa | Uma árvore com uma coroa rara, com até 3 m de altura, e galhos suspensos | Cedo | As bagas são de sabor doce e harmonioso. O tamanho é médio (3,8 g), o osso é facilmente separado. Cor vermelho escuro | Alta |
Menina de chocolate | A árvore é compacta, com uma coroa semelhante a uma pirâmide invertida, com até 2,5 m de altura | Médio | As bagas são quase pretas, de tamanho médio (3 g), com polpa marrom e densa. O sabor é excelente, teor de açúcar até 12,4% | Para coccomicose satisfatória |
Em memória de Yenikeyev | A árvore é de tamanho médio, espessada, com brotos direcionados verticalmente | Cedo | As bagas atingem uma massa de até 5 g.A cor das bagas e polpa é vermelho escuro, o sabor é agradável, doce e com acidez. Teor de açúcar até 10% | Meio de coccomicose |
Guindaste | Uma árvore de crescimento fraco, com uma coroa em panícula e espessamento médio, possui brotos grossos e retos de cor oliva | Tarde | As bagas são grandes, em média 5,2 g, atingem um máximo de 7,2 g e o sabor é agridoce | Média de coccomicose e moniliose |
Gardeners comentários
Menina de Chocolate crescente. A variedade é excelente. As bagas são elegantes, mas quase não podem ser colhidas. Todos esses melros, rabanetes, comem de ano para ano. Nenhum espantalho ajuda. E no atendimento geralmente é simples, eu diria mesmo que você não precisa se preocupar.
Tina
//fermerss.ru/2017/12/22/korolevskij-sort-vishni-shokoladnitsa/#i-4
Existem muitas variedades, estou familiarizado com uma variedade como Molodezhnaya, acho que é isso que você quer das cerejas. A variedade é muito produtiva e auto-fértil. A cereja amadurece bastante tarde e, ao mesmo tempo, é bem resistente aos invernos gelados. As frutas são muito grandes, arredondadas, marrom. A polpa para cerejas é muito doce, com um sabor agradável. Também notei que os frutos ficam pendurados em uma árvore por muito tempo.
dart777
//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=47&t=320
Spanka é uma excelente cereja. Na verdade, não é tão bordô quanto a maioria das variedades de cerejas e já "brilha" ao sol. Mas, apesar disso, estamos felizes em comê-lo, preservá-lo e fechar as compotas.
Slavuta_m
//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?t=1713
Variedades e tipos de cerejas cultivadas na Rússia Central, graças aos esforços dos criadores, chegaram perto em qualidade às variedades de regiões ensolaradas do sul. Obviamente, eles não são tão grandes e doces, mas muitas vezes a diferença não é mais sentida. O importante é que essas bagas bonitas e saudáveis possam estar na sua mesa para quem não dedica muito esforço ao cultivo.