O damasco é tradicionalmente cultivado nas regiões sul do país, pois é uma planta que adora calor. Para promover essa cultura popular nas regiões do norte, foi necessário aumentar a resistência do inverno. Antes de tudo, tive que cuidar de um estoque resistente e compatível, que a ameixa se tornou para a árvore do sul. Os métodos e regras para a vacinação de damasco em uma ameixa são simples e acessíveis a um jardineiro iniciante.
Enxerto de damasco com ameixa de primavera - básico
A primavera é o momento em que a natureza acorda do sono de inverno, os sucos das plantas começam a se mover ativamente das raízes para a coroa, provocando o surgimento de novos brotos, folhas, flores e frutos. Nesse estado, a vacinação sobrevive melhor, as feridas cicatrizam mais rápida e facilmente.
Datas de vacinação
As estacas enxertadas no início da primavera, quando os brotos logo incham, criam raízes melhor. E até o final da temporada, eles terão tempo para dar bons tiros fortes que entrarão com confiança no inverno. As datas exatas não podem ser recomendadas, pois variam de acordo com a região e as condições climáticas específicas da temporada atual. Geralmente eles começam em meados de março nas regiões sul e continuam até o final de abril nas regiões norte.
Como plantar damasco em uma ameixeira na primavera
Às vezes, os jardineiros iniciantes fazem uma pergunta - é possível plantar damasco em uma ameixa na primavera.
A resposta é sim, você pode. Isso geralmente é feito quando é necessário obter uma planta resistente ao gelo com raízes que não aqueçam. O damasco se enraíza perfeitamente nos estoques de ameixa, os jardineiros há muito tempo usam com sucesso essa propriedade.
Na primavera, os damascos são inoculados apenas com estacas. Eles são colhidos no final do outono e armazenados em local frio (por exemplo, no porão) até a vacinação.
Como estoque, eles usam brotos jovens de 1 a 2 anos e amostras de três a cinco anos de idade. Neste último caso, é melhor que o estoque de árvores já cresça em um local constante. Os transplantes nessa idade estão associados a uma desaceleração no desenvolvimento e o recurso desnecessário a eles é indesejável.
Da grande lista de métodos para vacinar damascos em ameixas na primavera, três são recomendados. Cópula, na fenda e sob a casca. Esses métodos são simples, disponíveis para um jardineiro iniciante e oferecem uma alta porcentagem de sobrevivência.
Antes de prosseguir com a vacinação, vale a pena praticar no biomaterial de terceiros. Para isso, plantas silvestres e brotos são adequados.
Instruções passo a passo da vacinação copiando
Este método é usado quando os diâmetros do estoque e do produto coincidem, ou quando a diferença é de até 10%. A cópula é usada em diâmetros de quatro a quinze milímetros.
O método consiste no fato de que as extremidades dos galhos mesclados são cortadas em um ângulo agudo e combinadas entre si por fatias. Existem cópulas simples, melhoradas e com sela.
Este método é bom para obter mudas.
Então:
- Para começar, escolha um local de vacinação - uniforme, com uma casca lisa e um diâmetro correspondente ao diâmetro do descendente. A altura deste local acima do solo é determinada com base nas condições locais. Se a espessura da cobertura de neve é geralmente alta, a vacinação deve ter pelo menos um metro de altura e, em algumas áreas, mais alta. Em áreas onde o inverno com neve é raro, é possível plantar inoculações a uma altura de 40 a 50 cm.Todos os botões localizados abaixo são cegos.
- Dependendo do tipo de cópia escolhido, são feitas seções da forma correspondente:
- Para uma cópia simples, nas partes conectadas do material e do material, faça seções oblíquas em um ângulo de 20 a 25 °, com 3-4 cm de comprimento.
- A cópula aprimorada é caracterizada pelo fato de serem feitos cortes nas fatias, que são inseridas uma na outra, proporcionando um contato estreito.
- Para a cópula com uma sela no rebento, é cortada uma plataforma, que é colocada no final do material.
- De qualquer forma, a junção é bem enrolada com fita adesiva ou fita adesiva com o lado adesivo para fora.
É importante. As fatias são combinadas para que entrem em contato com as camadas cambiais. Se os diâmetros do material e do descendente não forem os mesmos, essas camadas deverão ser unidas pelo menos por três lados.
- Corte o pedúnculo com uma faca ou tesoura, deixando 2-3 brotos. O ponto de corte é manchado com o jardim var.
- Uma estufa improvisada é organizada sobre as estacas, a fim de manter um nível aumentado de umidade, necessário para uma melhor sobrevivência. Isso é feito colocando um saco plástico na alça, amarrando-o abaixo do local da vacinação. 2-3 pequenos orifícios para ventilação são cortados no saco. Após 1-2 meses, quando o caule cresce junto com o material, a embalagem é removida.
Instruções passo a passo para vacinar no método de clivagem
Este método é usado nos casos em que o diâmetro do material é de 8 a 100 mm e pode não coincidir com o diâmetro do descendente. Se o descendente for muito mais fino, várias estacas serão enxertadas em um corte. Faça assim:
O tronco no local selecionado, como descrito acima, é cortado em ângulo reto. Se enxertado em um galho, o corte é colocado o mais próximo possível da base.
- No centro do corte, em ângulo reto, com um machado ou uma faca, faça um corte com uma profundidade de 3-4 cm. No caso de um diâmetro de copa grande, duas divisões podem ser feitas transversalmente ou paralelamente. O slot é encaixado com uma chave de fenda ou tira.
- A extremidade do cabo (estacas) é cortada na forma de uma cunha afiada e inserida na fenda, sem esquecer de combinar as camadas cambiais. Eles retiram uma chave de fenda ou lasca - as estacas estão firmemente presas com uma fenda.
- Como na descrição anterior, o local da vacinação é fixado com uma fita, manchada com var.
- Corte as estacas para 2-3 rins.
- Equipar uma estufa, que é removida após o enxerto de estacas.
Vacinação passo a passo para casca
O método é semelhante ao primeiro passo e resultado anteriores. Difere no fato de que a madeira do tronco não é danificada; em vez disso, a casca é cortada e dobrada, para a qual o descendente é colocado. O método é adequado para troncos de grande diâmetro; é recomendável plantar uniformemente até quatro estacas.
A ordem de execução é a seguinte:
- De maneira semelhante ao método anterior, um local é selecionado e o tronco é cortado.
- Corte a casca juntamente com uma camada de câmbio de 4 a 5 cm Se as estacas forem 2, 3 ou 4, faça o número apropriado de cortes. Eles estão posicionados uniformemente ao longo do diâmetro do barril.
- Um degrau de 3 a 4 cm de comprimento é cortado na extremidade inferior de cada alça e, em seguida, é feito um corte oblíquo.
- Dobrando delicadamente a casca, coloque estacas atrás dela para que as camadas de câmbio entrem em contato umas com as outras.
- Ações adicionais são semelhantes aos métodos anteriores.
Recomendações gerais
Qualquer que seja a forma como a vacina é administrada, observe as seguintes regras:
- A ferramenta (facas, tesouras de podar) é afiada nitidamente antes de executar o trabalho.
- Antes de usar, a ferramenta é desinfetada com um anti-séptico. Para fazer isso, use uma solução a 1% de sulfato de cobre, álcool ou peróxido de hidrogênio.
- Seções de estoque e enxerto são feitas imediatamente antes da vacinação. O tempo desde o momento do corte até a conexão das partes enxertadas deve ser mínimo. No caso ideal, não mais que um minuto.
- No primeiro ano de vida, as plantas enxertadas devem ser protegidas da luz solar direta. Nesse caso, eles se enraizarão melhor.
- A var de jardim aplicada não deve conter derivados de petróleo, como gasolina, querosene e similares. As formulações de cera de abelha ou lanolina são preferidas.
Vídeo: vacinação de damasco com quatro anos de idade
Revisões de vacinação
Sobre os resultados do enxerto do ano passado de estacas de damasco "em uma divisão" em uma ameixa. A taxa de crescimento é de 50 a 70 cm (botões de flores são colocados nas vacinas). Plantado damasco pela primeira vez. Os locais de vacinação são indicados pelo arnês. Plantada em uma coroa ou em uma haste acima de 50 cm do solo (muita neve no inverno). Estacas de damasco enxertadas em uma ameixa cresceram 50-70 cm
Andrey_VLD
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?p=634457#p634457
Postado originalmente por kursk162 Ver Post Pergunta - E quanto tempo o damasco enxertado cresce em sua pia? Nenhuma incompatibilidade? Plantado em uma ameixa azul (HZCh), ameixoeira-brava e amarelo Ochakovskaya. As vacinas estavam na coroa e nos rebentos dessas unidades populacionais. É mal enxertado na coroa da ameixa azul (HZCH), no local da vacinação, na gengiva e no lento desenvolvimento das estacas, mas há uma vacinação por brotação (HZCh), que se desenvolve bem. Na coroa, o líquido de arrefecimento é enxertado normalmente, se desenvolve bem. Mas, ao mesmo tempo, o próprio damasco compõe uma parte menor da folhagem como um todo na árvore. Na primavera passada floresceu, havia ovários, mas depois foi descartado, um damasco permaneceu no galho, mas não amadureceu, foi descartado. Vacinas em brotos, ou seja, com a completa ausência de folhas da própria ameixa, os refrigerantes se desenvolvem excelentemente pelo primeiro ano, mas na primavera acontece que eles morreram completamente (2 casos, na primavera passada). No blackthorn crescem bem em mato alto; eu não plantei o blackthorn na coroa. No blackthorn, tenho uma terceira temporada de vacinação, muitos botões de flores foram colocados, mas no inverno houve geadas abaixo de menos 33, vou esperar o resultado do inverno. Agora, estou tentando plantar mudas de formas diferentes, enquanto elas brotam na varanda em vasos e parte no chão do jardim da vila. No entanto, nosso clima não é o mais adequado para damasco. É necessário selecionar opções.
Andrey_VLD
//forum.vinograd.info/showthread.php?p=1292766
Os métodos descritos de vacinação são simples e confiáveis, testados por agrônomos e jardineiros por décadas. Durante a estação de crescimento, as mudas produzem brotos fortes e saudáveis que toleram invernos rigorosos. Ao plantar damasco em uma ameixa no início da primavera, o jardineiro está confiante no resultado.