Há muito tempo é conhecida e popular variedade originária da ensolarada Crimeia. Por um longo tempo amado por muitos, o damasco de bochecha vermelha deu à luz suas variedades e híbridos. O que são, o que são bons, onde crescem? Como e onde plantar e cultivar esta árvore magnífica? O que fazer para que a árvore não fique doente e não sofra insetos e roedores? - sobre tudo isso ainda mais.
Velho amigo - Apricot Krasnoshchekiy
Esta é uma variedade termofílica do sul. Muito velho e generalizado. Goza de popularidade enlatada devido às suas altas qualidades de consumidor. Criado na Criméia em 1947. Desde então, muitos jardineiros do sul da Rússia e da Ucrânia se orgulham dessa enorme árvore, que às vezes cresce até 12 metros, com uma coroa esparsa e espalhada, repleta de belos e grandes frutos (40-60 g). E essa árvore viveu até uma idade muito respeitável - 40-50, e às vezes até 60 anos.
Além disso, esse damasco cresceu quase de forma independente, sem exigir nenhum tipo de atenção e cuidados. Com um sistema radicular profundo e bem desenvolvido, ele extraía a água das profundezas e não precisava de rega, tinha uma alta tolerância à seca.
Como as bochechas vermelhas são auto-férteis e também apresentam alto rendimento (até 10 a 15 baldes de bagas foram removidos de uma árvore adulta em uma estação), raramente era possível ver mais de uma árvore em uma horta. As bagas começam a amadurecer em meados de julho e amadurecem gradualmente até setembro.
Os frutos do uso universal. Saborosos frutos maduros podem ser consumidos frescos. Dos damascos escolhidos a dedo dos níveis mais baixos, compotas excelentes são cobertas. Bagas que caem dos galhos superiores (colhidas imediatamente) são excelentes matérias-primas para compotas, conservas, frutas cristalizadas, frutas secas, sucos.
A principal desvantagem da variedade é a baixa resistência às geadas retornadas e a tendência de congelar os botões das flores, motivo da falta de produtividade em alguns anos.
Em que ano o damasco de bochecha vermelha dá frutos?
As primeiras frutas podem ser degustadas já por 3-4 anos após o plantio, às vezes por 5-7 anos.
Tipos populares de variedades de damasco Krasnoshchekiy
Obviamente, os criadores da Criméia não parariam com os resultados alcançados. Eles (e não apenas eles) continuaram a melhorar a variedade e a criar novos híbridos baseados nela. E, não surpreendentemente, eles alcançaram bons resultados nesse campo, tendo recebido novas e aprimoradas variedades de Krasnoshchekoy.
Tabela: características distintivas dos tipos populares de damasco Krasnoshchek
Nome da nota | Características distintivas |
Tarde de bochecha vermelha | Começa a dar frutos no final de julho e início de agosto |
Filho de uma bochecha vermelha | Possui melhor resistência ao inverno e tolera melhor as mudanças de temperatura; portanto, pode ser cultivada na zona intermediária, incluindo Moscow region |
Nikitsky de bochecha vermelha | As bagas têm uma forma alongada e comprimida, com uma polpa mais macia e mais doce. |
Salgirsky de bochecha vermelha | Possui alto rendimento e boas propriedades técnicas de bagas |
Plantação de damasco, instruções passo a passo
As regras para o plantio de damascos Krasnoshchekiy não diferem das regras para o plantio de outros damascos:
- Escolhendo um lugar para pousar. Como o damasco é uma planta que adora calor, é desejável plantá-la em um local ensolarado, sem correntes de ar. Bem, se a cerca ou o prédio o protegerem do lado norte. O nível das águas subterrâneas não deve ser inferior a 2,5 M. O solo é melhor que a areia chernozem, argilosa e argilosa. Não vai crescer com azedo e turfa.
- Escolha das datas de chegada. Damasco plantado no início da primavera, antes da brotação.
- Seleção de mudas. Mudas anuais com raízes bem desenvolvidas criam melhor as raízes.
- Preparando o poço para o pouso. Suas dimensões são 0,8 m de diâmetro e as mesmas em profundidade. Ao cavar, a camada fértil superior é dobrada separadamente, depois é derramada no fundo do poço e são adicionados nutrientes - 2-3 baldes de composto (ou húmus), 1-2 litros de cinza de madeira, 200-300 g de superfosfato. Tudo está misturado. É melhor se o poço for colhido no outono.
- Antes do plantio, as raízes das mudas devem ser reduzidas a uma mistura de verbasco e argila.
- Plantado em um monte de mistura de nutrientes, espalhando cuidadosamente as raízes e polvilhe com terra, batendo uniformemente. O pescoço da raiz é enterrado em 5-6 cm (se em solos arenosos - depois em 10-12 cm).
- Um rolo de terra do círculo próximo ao tronco é formado e bem regado.
- Corte as mudas a uma distância de 30 cm do solo - devem permanecer 3-4 brotos, a partir dos quais serão colocados galhos esqueléticos.
Como cuidar, características e sutilezas do crescimento
Damasco é pouco exigente para cuidar e não leva muito tempo e esforço.
Rega
Damasco não gosta de alagamento, tolerante à seca. No entanto, nos primeiros anos após o plantio, até que o sistema radicular se desenvolva suficientemente bem, é necessário garantir que o solo no círculo próximo ao tronco não seque, regando-o periodicamente. Após a rega, o solo precisa ser afrouxado e, de preferência, coberto com palha.
No futuro, quando as raízes de damasco crescerem o suficiente, ele será capaz de cuidar de si mesmo. Mas você não deve esquecer. A rega deve ser de 2 a 3 vezes por temporada, mais a irrigação que antecede o inverno.
Top vestir
Como qualquer planta, o damasco adora a cobertura, especialmente o nitrogênio. Mas você precisa ter cuidado - é melhor alimentar em excesso do que em excesso! Uma overdose de fertilizantes nitrogenados leva a crescimentos super grandes, um atraso no amadurecimento das frutas e goma.
Os primeiros 3 anos de cobertura não são necessários, nutrientes suficientes depositados durante o plantio. Em seguida, a cada 3-4 anos, a matéria orgânica (húmus, composto) é adicionada à taxa de 4-5 kg por 1 m2. Quando a frutificação começa, é útil adicionar nitrato de amônio (30 g / m) na primavera.2), monofosfato de potássio (10-20 g / m2), no outono sob superfosfato de escavação (20-30 g / m2).
Poda
Claro, Krasnoshchek não pode ser cortado, ele vai crescer e até dar uma colheita. Mas é melhor, principalmente nos primeiros anos, não deixar esse processo à deriva. A poda correta e oportuna ajudará a conter o rápido crescimento de nosso gigante, reterá a carga excessiva das primeiras colheitas e ajudará a árvore a crescer mais forte. Nos anos subsequentes, apenas serão necessários antienvelhecimento (uma vez a cada 4-5 anos) e aparas sanitárias.
Corte de formação
Se durante o plantio as mudas foram cortadas a 30 cm do solo, brotos jovens começarão a crescer a partir dos brotos restantes, a partir dos quais os ramos esqueléticos se formarão no futuro.
No primeiro ano, 2-3 ramos mais grossos são encurtados pela metade, o condutor principal deve ser 25 a 35 cm mais alto que eles.Os demais ramos (se houver) são cortados "em um anel".
No segundo ano, outros 2-3 galhos fortes são selecionados, localizados 25 a 35 cm acima dos primeiros, e seu comprimento deve ser ligeiramente menor que o comprimento dos galhos do primeiro nível. O condutor central é cortado a uma altura de 40 cm acima do último ramo lateral. Os brotos que crescem em galhos esqueléticos são cortados pela metade.
Complete a formação da coroa pelo terceiro ano. De maneira semelhante, as ramificações do terceiro nível são selecionadas e cortadas. O condutor central é cortado completamente no ramo superior.
A poda formativa, por via de regra, é realizada no início da primavera, antes da abertura dos brotos.
Poda sanitária e de manutenção
Gastá-lo no final de outubro a novembro, antes do início da geada. Galhos secos, danificados e doentes são removidos. Todos os demais (exceto esqueléticos) são encurtados em 20-30%. Se o outono estava chuvoso e antes do início da geada não era possível realizar a poda, ele é transferido para a primavera.
Poda antienvelhecimento
Consiste em uma substituição faseada dos ramos esqueléticos. Na primavera, são selecionados 2-4 galhos, que são cortados, deixando 20 a 30 cm do tronco. Na próxima vez que outras pessoas encurtarem, substituam gradualmente todo o esqueleto.
Para estimular a frutificação na parte interna da coroa, os ramos esqueléticos são completamente expostos na primavera. Depois disso, no verão, novos brotos frutíferos aparecerão.
Regras de corte
Não se deve esquecer que qualquer poda é uma operação cirúrgica e para uma árvore não é indolor. Portanto, você precisa observar regras elementares:
- As ferramentas (tesouras de podar, serras de jardim, trituradores, facas) devem ser afiadas e higienizadas.
- Os galhos são cortados em ângulo reto para que a área de corte seja mínima.
- Você não pode deixar o cânhamo perto do tronco ou acima dos brotos de crescimento. No tronco, o ramo é cortado "em um anel", 1-2 cm acima dos botões de crescimento.
- Ramos grossos são cortados em duas etapas (ou mais, de acordo com a situação). Se você cortar o galho imediatamente, há um grande risco de que ele separe a parte esquerda quando cair, remova parte da casca do tronco ou danifique os galhos vizinhos.
- Após o corte, a superfície do corte é limpa (se necessário) com uma faca afiada, desinfetada com uma solução a 1% de cobre ou sulfato de ferro e depois tratada com verniz ou massa de vidraceiro.
Ao escolher uma flor de jardim, é importante evitar uma que inclua produtos refinados (gasolina, querosene, óleo sólido, etc.). Deve-se dar preferência a formulações baseadas em componentes naturais - cera de abelha, lanolina, etc.
Vídeo: Oficina de poda de damasco
Doenças e pragas: prevenção e tratamento
O damasco Krasnoshchekiy é bastante resistente a doenças e, por via de regra, não causa problemas a esse respeito. Frequentemente, são suficientes as medidas preventivas e sanitárias usuais, comuns a todo o jardim e realizadas simultaneamente.
- No início da primavera (se isso não for feito no outono), a poda sanitária é realizada com a remoção e destruição de galhos doentes, bem como folhas caídas, nas quais pragas e patógenos podem passar o inverno.
- Antes do início do fluxo de seiva, a coroa é tratada com fungicidas (agentes antifúngicos) e inseticidas (inseticidas). Estes são medicamentos como:
- Decis.
- INFERIOR.
- Nitrafen.
- Sulfato de cobre.
- Sulfato de ferro.
- Mistura Bordeaux, etc.
- Após a floração e antes da colheita (3-20 dias, dependendo do produto escolhido), se necessário, periodicamente (principalmente após as chuvas) são tratados com biofungicidas, como:
- Horus.
- Quadris.
- Fufanon et al.
- Durante a estação, as ervas daninhas são removidas, os sinais de possíveis doenças são monitorados e, se detectados, medidas adequadas são tomadas.
- No outono, eles novamente realizam medidas sanitárias - coletando e destruindo folhas caídas, podando galhos secos. E também, com o início do clima frio, a escavação dos troncos das árvores é realizada para criar pragas que se estabeleceram no inverno na superfície.
- No outono, também é realizada a lavagem branca do caule e dos ramos esqueléticos com limão. Isso vai assustar os insetos rastejantes, os ratos também não gostam de limão. Além disso, é necessário embrulhar troncos e galhos mais baixos com material de cobertura para proteger contra lebres.
Às vezes, o damasco de bochecha vermelha ainda pode ser exposto a doenças e ataques de pragas. O risco é especialmente grande enquanto a árvore é jovem (até 7-8 anos). As principais doenças são fúngicas:
- Kleasterosporiose.
- Moniliose.
- Citosporose.
- Fusarium e outros.
Galeria de fotos: Doença fúngica do damasco
- A Kleasterosporiose também é chamada de detecção de orifícios.
- Na primavera, a moniliose afeta as flores, ovários e brotos de damasco
- Cytosporosis - uma doença fungosa do latido de árvore
As principais pragas:
- Weevil.
- Khrushchev.
- Traças.
- Minhocas, etc.
Galeria de fotos: Pragas de damasco
- Gorgulhos no inverno na casca da árvore e na camada superior do solo
- Khrushchev alimenta-se de raízes jovens de damasco
- Lagartas manchadas brancas comem folhas de damasco e pupas em folhas dobradas
Quando aparecem sinais de doenças ou ataques de pragas, eles tomam medidas para eliminar um problema específico. Embora, como mencionado anteriormente, com prevenção regular, isso não deva acontecer.
Opiniões sobre as bochechas vermelhas e o filho das bochechas vermelhas
Mudas das variedades Son Krasnoshchekogo foram compradas na primavera com um sistema de raiz aberta. Nós as plantamos na cerca para que a vacinação fosse no lado sul. Em seguida, as mudas foram vertidas com água e, posteriormente, seus cuidados foram mínimos. Como eles cresceram longe do suprimento de água, nós não os regamos com muita frequência. No inverno, eles não abrigavam nem cortavam nada. Além disso, durante esse período, os damascos nunca foram alimentados. Este ano eles compraram e plantaram outra muda. A árvore desta variedade é alta, extensa e espinhosa. Localizados em um tronco longo, os galhos curtos são afiados como espinhos. A árvore cresce muito rapidamente e ocupa muito espaço; portanto, ao plantar um damasco, esse ponto deve ser levado em consideração. As mudas nunca ficaram doentes, talvez porque em nossa região não haja pragas no sul. Apenas uma vez não está claro por que uma muda de repente se queimou. Mas depois de um tempo, ramos mais altos começaram a crescer nele. E este ano removemos doces damascos desta árvore. Portanto, na minha análise, quero dizer que os jardineiros não têm medo de plantar damascos nos subúrbios. Eles estão crescendo muito bem aqui.
Irina
luchshie-sorta-abrikosov-dlya-podmoskovya-nazvanie-opisanie-otzyvy.html
Tenho várias árvores de damasco crescendo no meu site. Cresci dois a partir de sementes e uma árvore da variedade Krasnoshcheky foi enxertada. Os mais despretensiosos foram aqueles cultivados a partir de sementes. Eles têm, curiosamente, frutas grandes. O único problema é que os damascos crescem em uma árvore, cuja semente não deseja se separar da fruta. As mudas enxertadas ficarão doentes com alguma coisa e congelarão. As frutas são saborosas, bonitas e grandes, mas muito poucas
Elena
luchshie-sorta-abrikosov-dlya-podmoskovya-nazvanie-opisanie-otzyvy.html
O damasco Krasnoshchekiy é uma variedade testada pelo tempo e de alto rendimento. O ponto principal do crescimento é a formação correta da coroa, do plantio aos 4-5 anos de idade. E então, com um cuidado mínimo, que não exige custos especiais de mão-de-obra, essa árvore irá deliciar você e seus filhos e netos com suas bagas grandes e doces.