A natureza às vezes cria formas muito bizarras. Muitas vezes, um toco solitário ou obstáculos secos parecem surpreendentemente pitorescos, lembrando-nos de uma brincadeira de fada ou de outras criaturas misteriosas. A arte de criar um jardim de raízes - rutaria - baseia-se nessas propriedades de senões, raízes e tocos secos. Não é difícil criar uma rotina com as próprias mãos, basta mostrar sua imaginação e ativá-la.
Pesquisa e preparação de materiais
Se houver árvores grandes em seu jardim, sempre haverá galhos de uma forma interessante depois de cortá-las. Se houver um toco antigo enorme no local, não se apresse em arrancá-lo, o toco pode ser tão transformado que se torna uma figura central em seu jardim.
Rutarium é uma palavra nova para nós, apesar de pessoas com imaginação criativa criarem composições decorativas a partir de raízes e tocos. A palavra é derivada do inglês "raiz" - a raiz.
Se não houver tocos e árvores velhos no local, você pode ir à floresta ou plantar. Aqui você sempre pode encontrar senões, restos de tocos, cascas e galhos grandes que são úteis na criação de uma rutaria. Ao atualizar a área do parque ou as ruas da cidade, você pode encontrar excelentes tocos, cortes de serra e troncos.
Após a seleção dos materiais para a criação da rutaria, é aconselhável processá-los. A madeira seca não pertence a materiais duráveis, um rutério de madeira bruta manterá a resistência e a aparência por um período máximo de 6-7 anos. Os componentes selecionados devem ser lavados, enxaguados com água fervente, quando necessário - limpos do pó, quando necessário - serrados, unidos ou cortados. A árvore pode ser aberta com verniz, tratada com impregnações especiais, pintada. Mas se você estiver satisfeito com a vida útil de 7 anos, basta limpar a árvore dos insetos e poeira e deixá-la em sua forma natural.
Regras para criar uma boa composição
Rutarias são criadas hoje em apartamentos (mini-rutarii) e em casas de veraneio. A rutaria no jardim transformará seu canto para relaxar, tornando-o misterioso e mais confortável, combinando com qualquer design de estilo que você escolher para o seu jardim. Para que o jardim de raízes seja bem-sucedido, você precisa levar em consideração algumas regras e saber algo:
- Pense no que você gostaria de criar. O rutério pode consistir apenas em partes mortas de uma árvore; não parece muito alegre, mas misterioso. Se você usar uma combinação de senões, tocos e flores e plantas frescas, poderá criar belas composições agradáveis aos olhos. Às vezes, a madeira flutuante lembra tanto a figura de algum animal ou duende que é simplesmente impossível não terminar esta imagem.
- As vantagens da rutaria são que cada uma delas é única. É impossível criar jardins idênticos a partir de obstáculos, porque não há obstáculos e tocos idênticos na natureza.
- Você pode criar um rutério em qualquer lugar - por exemplo, em uma cerca ou em uma varanda.
- Você pode criar rutério usando apenas madeira como material, mas você pode usar cerâmica, elementos de forjamento, decoração de jardim na forma de várias figuras, seixos, pedras artificiais e naturais. Madeira seca e musgo combinam bem.
Mais detalhes podem ser encontrados no vídeo:
3 principais variedades de rutaria
Rutarium acontece:
- Natural. Numa rotina deste tipo, são utilizadas plantas vivas e não-vivas. Esta é a opção mais bonita e orgânica que muitos escolhem.
- O mais simples. Somente senões e tocos são usados aqui, mas geralmente você ainda precisa trabalhar neles. Por exemplo, você encontrou um obstáculo, que lembra muito um guarda florestal, mas, para maior semelhança, é necessário apará-lo e arquivá-lo em alguns lugares; esse processo é semelhante à criação de uma escultura.
- Decorativo. Em rutarias desse tipo, são utilizadas plantas vivas e figuras de madeira, mas estas desempenham o papel principal. Por exemplo, o foco será um tronco ou madeira flutuante de forma bizarra, cercada por plantas modestas, contra as quais parecerá mais expressivo. Ou será uma composição de várias figuras no fundo de um gramado verde, hera entrelaçada com hera, etc.
Abaixo estão ilustrações das três opções.
Onde é o melhor lugar para sua obra-prima?
Oferecemos várias opções para você escolher:
- Na entrada da casa. Uma composição brilhante e elegante causará uma impressão agradável, onde plantas e raízes com flores na entrada do site são combinadas.
- Perto da área de lazer. Em um pequeno lago ou fonte, ao lado do caramanchão, a composição do jardim das raízes com a decoração do jardim ficará bem - gnomos, cores brilhantes, animais engraçados.
- Se você deseja equipar um canto misterioso no jardim, pode colocar uma raiz grande ou madeira flutuante extravagante cercada por plantas verdes no canto mais distante da cerca. Pode ser um toco velho, do centro em que as flores crescem pitorescas.
O rutarium de paisagismo deve, idealmente, fundir-se em um todo harmonioso com o site e o estilo do jardim.
Escolhendo as plantas certas
Em combinação com plantas vivas, a composição ficará mais brilhante, mais agradável aos olhos. As plantas não devem ser particularmente exuberantes, com flores luxuosas, porque a ênfase principal está nas figuras de madeira. Uma das decisões mais bem-sucedidas é fazer algo como um vaso de flores a partir de um tronco ou tronco. É fácil se a madeira estiver apodrecendo. É necessário remover o núcleo, processar a árvore e encher o local vago com terra. Em uma capacidade tão peculiar, samambaia, modestas flores de vinca e camomilas crescem e ficam bem. Flores, floxes, petúnia e Chernobrivtsi são despretensiosos e também parecerão harmoniosos na rutaria.
Samambaias e hera parecem espetaculares contra o fundo de madeira cinza seca, tornam o rutério pitoresco. Você pode usar pedaços de gramado, musgo, combiná-los com uma pedra. As plantas na rutaria podem ser alteradas a seu critério, isso é verdadeira criatividade.
É muito agradável trabalhar na criação de um jardim de raízes, e a criação final de suas próprias mãos o deliciará ainda mais.