Uvas "Magaracha": uma descrição de três variedades famosas - Cidra, Cedo e Presente de Magarach

Pin
Send
Share
Send

O Instituto Yalta de Vinificação e Viticultura "Magarach" é a instituição científica mais antiga nessa área. Foi fundada há quase dois séculos - em 1828. Durante esse período considerável, a “Magarach” ficou conhecida não apenas por seus excelentes vinhos produzidos na fábrica com o mesmo nome e por suas excelentes variedades de uvas. O Instituto é um repositório de coleções exclusivas usadas no trabalho de cientistas: ampelográfico, com mais de três mil e quinhentos variedades e formas de uvas em crescimento; mais de mil variedades de microrganismos usados ​​na produção de vinho; Enoteca, onde são coletadas mais de vinte e mil garrafas de vinho. Algumas das variedades de uvas criadas pelos criadores do Instituto com base nesses materiais ricos serão discutidas mais adiante.

Inúmeras criações do Instituto "Magarach"

A experiência secular dos viticultores da Criméia, funcionários do departamento de seleção e genética de uvas do Instituto "Magarach", incorpora novas variedades de videiras. Este trabalho está em andamento desde a criação da instituição científica. Atualmente na Moldávia, Ucrânia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, as videiras da terceira geração de uvas estão crescendo, tendo resistência em grupo aos efeitos negativos do meio ambiente. Muitos deles têm nomes nos quais o nome do instituto soa: Presente de Magarach, Primogênito de Magarach, Centauro de Magarach, Antey Magarach, Tavkveri de Magarach, Ruby Magaracha, Bastardo Magarachsky e outros. No total, existem duas dúzias e meia de nomes na lista de variedades da coleção ampelográfica do instituto, e ainda mais entre nomes sinónimos.

A experiência centenária dos funcionários viticultores da Crimeia do departamento de seleção e genética de uvas do Instituto "Magarach" incorpora novas variedades de videiras

Sobre algumas variedades de uvas "Magaracha" mais

A maioria das variedades criadas no Instituto Magarach são técnicas, ou seja, destinadas ao uso em vinificação. Muitos deles são cultivados por viticultores amadores em suas parcelas na Crimeia, regiões do sul da Rússia e Ucrânia. Eles são atraídos não apenas pelas uvas e vinhos obtidos a partir de uvas, que possuem excelentes qualidades de consumo, mas também pelos frutos de algumas variedades, que têm gostos e cheiros peculiares e são consumidos frescos.

Citron Magaracha

Este período médio de amadurecimento das uvas foi obtido através do cruzamento de vários híbridos e variedades ao mesmo tempo

Este período médio de amadurecimento das uvas foi obtido por cruzamento complexo de vários híbridos e variedades: um híbrido obtido das formas-mãe Magarach 2-57-72 e Rkatsiteli foi cruzado com Novoukrainsky mais cedo. Assim apareceu Magarach 124-66-26, quando foi cruzado com uvas Madeleine Anzhevin, e uma nova variedade Citron Magaracha foi criada. O nome lhe foi dado pelo aroma cítrico inerente a ela, incomum para as uvas, mais perceptível nos vinhos e sucos dessas bagas.

Esta casta ficou especialmente famosa quando, em 1998, criou o vinho "Moscatel Branco", que recebeu as notas mais altas em competições internacionais em 1999-2001.

As videiras de Citron Magarach são de médio ou alto poder de crescimento, e os brotos amadurecem bem. As flores bissexuais são uma garantia de boa polinização, como resultado dos cachos formados não muito densos na forma de um cilindro, às vezes convergindo em um cone, com asas. Para uvas industriais, elas são bastante massivas. Bagas de tamanho médio e formato redondo, amadurecem, ganham uma cor amarela de uma pele fina e forte ou permanecem com uma tonalidade levemente esverdeada. Em uvas 3-4 sementes ovais. A variedade tem um sabor harmonioso e aroma original, com notas brilhantes de moscatel e cítricos. A cidra Magaracha é dotada de maior resistência a doenças causadas por fungos, é imune à filoxera.

120-130 dias após o início da estação de crescimento, a colheita desta variedade de uva amadurece.

  • O peso médio do pincel é de 230 gramas.
  • O peso médio das bagas é de 5-7 gramas.
  • O teor de açúcar é de 250-270 g / l de suco, enquanto o ácido no mesmo volume é de 5-7 gramas.
  • A área de alimentação ideal para um arbusto é de 6 m2 (2x3 m).
  • A variedade é frutífera, 138 hectares de bagas são coletados de um hectare.
  • Citron Magaracha tolera uma diminuição da temperatura no inverno para -25 ºС.

Em uma escala de oito pontos de avaliação de degustação, o vinho seco de Citron Magarach recebeu 7,8 pontos e o vinho de sobremesa, 7,9 pontos.

A uva Citron Magaracha precisa de ajuste da carga na videira, pois o congestionamento leva a uma perda na qualidade da safra e a um atraso no seu amadurecimento. Na poda regulatória do outono, recomenda-se deixar não mais que trinta olhos no mato, os brotos são cortados muito curtos - por 2-4 botões.

As videiras da variedade Citron Magaracha têm crescimento médio ou grande, portanto, durante a floração, é realizado o racionamento. O número de aglomerados deixados nos brotos depende da idade e força do mato.

Em regiões onde a temperatura do inverno não atinge o valor limite de -25 ºС para a variedade Citron Magaracha, as uvas podem ser cultivadas de forma descoberta; em outros locais, é necessário cobrir as uvas usando uma tecnologia comum a esse tipo de planta.

Vídeo: fazendo vinho branco de Citron Magarach (parte 1)

Vídeo: fazendo vinho branco de Citron Magarach (parte 2)

Magaracha adiantado

Ele foi criado cruzando Kishmish preto e Madeleine Anzhevin

Variedade Early Magaracha é uma uva preta de mesa. Foi criado cruzando Kishmish preto e Madeleine Anzhevin.

Os arbustos desta uva têm grande poder de crescimento. As flores do início de Manarach são bissexuais, das quais se formam grupos grandes ou médios. A forma do pincel pode variar de cônica a cônica larga. A densidade de bagas em um cacho é média, é um pouco solta.

As uvas do início Magarach podem ser ovais ou redondas. Quando maduros, eles adquirem uma cor azul escura e são cobertos com um revestimento de cera claramente visível. Sob a pele forte das bagas, esconde-se uma polpa suculenta e bastante densa, com um sabor simples. Dentro da uva 2-3 pedaços de sementes. Suco de rosa Magarach precoce.

Esta uva evita completamente a doença com podridão cinzenta, pois amadurece nos estágios iniciais. Pode ser danificado por mofo e filoxera. A resistência do inverno às uvas é fraca. Bagas maduras são frequentemente danificadas por vespas e formigas.

As bagas de Magarach precoce amadurecem em 120 dias, se as temperaturas ativas na soma forem pelo menos 2300 ºС.

Outros indicadores:

  • A videira em crescimento ativo amadurece em 80% no outono.
  • As dimensões métricas de um cacho de uvas desta variedade variam entre: 16-22 cm - comprimento, 14-19 cm - largura.
  • O peso médio do pincel é de 0,3, às vezes até 0,5 kg.
  • O peso médio das bagas é de até 2,6 gramas.
  • Cada baga tem 3-4 sementes.
  • Em brotações desenvolvidas, 0,8 clusters são amarrados em média, 1,3 clusters em média por brotação de frutos.
  • Grau de resistência ao gelo -18 ºС.

Dada a baixa resistência do inverno das uvas Magaracha, recomenda-se cultivá-la em um método de cobertura e, para isso, formar a forma de um leque de braços múltiplos sem haste. De 5 a 8 olhos são deixados nos brotos das frutas durante a poda de outono, dependendo de qual é o suposto dano causado durante o período de inverno. Deve haver até quarenta olhos por arbusto.

Em áreas onde as uvas Magaracha do início não são ameaçadas pelo frio do inverno, elas podem ser cultivadas em um crescimento com uma altura de 0,7 metros e formar um cordão de dois braços.

Para proteger o Early Magarach de doenças e pragas de fungos, ele deve ser tratado profilaticamente durante a temporada com fungicidas e inseticidas. Durante os períodos de seca, o Magaracha Precoce requer rega adicional.

Ao enxertar uma variedade, é melhor plantá-la em materiais resistentes à filoxera.

Presente de Magarach

O presente de Magarach tem uma maturidade precoce a média

O presente de variedade de Magarach foi obtido cruzando as uvas Rkatsiteli e uma forma híbrida de Magarach 2-57-72, que por sua vez foi recebida de um par de sochi black e Mtsvane Kakheti. Como resultado, apareceram uvas brancas com maturação média precoce. É uma classe técnica, é usada para a fabricação de conhaques, vinhos brancos, sucos. Agora o Gift of Magarach é cultivado na Hungria, Moldávia, Ucrânia, no sul da Rússia.

Desde o início do fluxo de seiva até a coleta de cachos maduros, passam de 125 a 135 dias. Videiras desta variedade são de força de crescimento média ou forte. Brotos amadurecem bem. Flores em videiras bissexuais.

Cachos de tamanho médio - seu peso médio é de 150 a 200 gramas. Eles são formados na forma de um cilindro. Sua densidade é média. Bagas com um peso médio de 1,8 gramas são de forma redonda. A cor da pele é branca; quando as uvas estão maduras, fica rosa. É elástico, fino. A carne de baga é um pouco mucosa. Seu sabor agradável não tem um aroma brilhante. Em um litro de suco de uva desta variedade contém 21 a 25% de açúcar e 8 a 10 gramas de ácido.

De um hectare da vinha, você pode obter 8,5 toneladas de frutas. O presente de Magarach suporta temperaturas de inverno de até -25 ºС.

Em 2,5-3 pontos, sua resistência ao oídio é avaliada; a variedade é tolerante à filoxera. Nos anos de propagação de doenças fúngicas das uvas, são necessários 2-3 tratamentos preventivos da vinha com fungicidas.

Eles usam uvas para vinificação, mas não é praticamente usado fresco. No fabrico de vinho a partir de uvas Gift of Magarach, são necessários aditivos de sulfitos e leveduras de vinho.

Da melhor maneira, o Dom de Magarach fica nas regiões sul da Ucrânia e na Rússia, na Moldávia, onde recebe calor e luz suficientes. Pode ser cultivada como descoberta ou na forma de uma árvore. Quando a poda de outono na videira deve ter no máximo 50 olhos, os brotos cortam em 3-4 brotos. A carga do arbusto do Dom de Magarach deve ser normalizada, deixando dois cachos em ação.

Avaliações de viticultores sobre variedades de seleção do Instituto "Magarach

Mudas de PM plantadas na primavera (Presente de Magarach). Por várias razões, acabou no final de meados de maio. Primeiro dormimos, depois acordamos e ultrapassamos todos. No primeiro ano: forte crescimento, os enteados (que eu inicialmente tinha medo de romper) também cresceram bem. Ele tem um tom peculiar, o mato é fácil de distinguir dos outros. Oídio se sustentava bem, embora eu fosse inexperiente e permitisse um surto da doença. Arbustos perdidos não mais do que 4-5 folhas inferiores. Sempre parecia fresco, não importa o quê, o que me deixava muito feliz enquanto meu verniz estava com febre. Em outubro, 80% tinham amadurecido. Atrevo-me a deixar um grupo de teste se o inverno inverte bem e cresce.

Dmitry 87//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9290

Na minha vinha existe essa variedade (Citron Magaracha). O mato é jovem, por isso posso responder com firmeza a apenas uma pergunta: não vi bagas rachadas, embora no calor intenso do ano passado o tenha inundado várias vezes com abundância. Nos últimos anos, não havia indícios de feridas, agora peguei um pouco de bolor, mas consegui parar rapidamente. Eu não sei sobre resistência ao gelo, eu tenho isso na capa. Ainda não foram preparados vinhos e sucos: comemos frutas doces e muito perfumadas diretamente do mato. Cresce bem, não há problema. Eu gosto dessa variedade. Este ano, quase todas as sessões deram três clusters. Não normalizei até a carga puxar bem, as coroas estarem dobradas.

Nadezhda Nikolaevna//forum.vinograd.info/showthread.php?t=556

Ele tolerou (Magaracha precoce) por um longo tempo por causa do amadurecimento muito precoce e agradável com um sabor de calêndula. De fato, houve um tempo em que pensei em usá-lo como um vinho. No entanto, depois de um longo período, decidi me livrar dele. Não estou nada feliz que não mais que 5-7 kg estejam pendurados em um arbusto poderoso de 10 anos de idade. O principal indicador para o oídio, depois disso, ainda existem vários dias de desvantagem para os tratamentos. E, no entanto, pedi especificamente ao meu vizinho em meados de agosto para experimentá-lo (geralmente as crianças comiam meio maduras) - o sabor não se deteriora, não melhora. Em geral, se sem contar no mercado, mas apenas para si mesmo, é normal. Nos arbustos do início da Magarach enxertaram Flora, Chama Branca, Harold. Crescimento muito poderoso de descendente. Na vacinação do ano passado, Laura 4 (embora não muito grande) sorri. No próximo ano, espero obter uma colheita completa. Esta opção combina comigo mais.

Kryn//forum.vinograd.info/showthread.php?t=8376

A palavra "maharach" em si, como é dita no dicionário "Língua de Odessa. Palavras e frases", significa "vinho". Não é por acaso que esse nome foi dado ao Instituto de Vinificação e Viticultura, onde foram criadas tantas belas variedades dessas vinhas mágicas, cujos frutos tanto beberão como se alimentarão e deleitarão. Obviamente, é mais fácil para os residentes do sul cultivar variedades de Magarach, mas mesmo em um clima menos propício a isso, os amantes da viticultura tentam cultivá-las e sem sucesso.

Pin
Send
Share
Send