Morango em casa: como equipar o jardim em casa

Pin
Send
Share
Send

Morangos maduros, suculentos e perfumados são a iguaria mais desejada em nossas mesas. Não importa o quanto gostemos de compotas e compotas, mas nada supera o sabor das frutas frescas. Infelizmente, no inverno, é difícil encontrar até nos supermercados, e o preço é simplesmente muito alto.

Que morangos podem ser cultivados em casa

Hoje, muitos residentes de verão em um período de inverno menos movimentado organizam independentemente uma espécie de mini-fazenda para cultivar morangos em casa. E alguns jardineiros conseguem não apenas se deliciar com suas próprias frutas no inverno, mas também obtêm benefícios financeiros com a venda de um produto escasso.

Apenas cultivar variedades de morango são adequadas para cultivar uma casa. Eles dão frutos mais de duas vezes por temporada. Mas essas espécies, por sua vez, são divididas em DSD e NSD.

Morangos comuns colocam botões de flores mais perto do outono, quando a luz do dia é curta. E plantas de variedades reparadoras podem formar brotos durante o período neutro (LSD) e durante longas horas de luz do dia (LSD).

O DSD de morango produz frutos apenas com uma longa luz do dia e produz apenas duas colheitas por ano: em julho e agosto - setembro. Além disso, a maioria dos arbustos morre após a segunda frutificação. Criar uma longa luz artificial artificial não é difícil de usar a luz de fundo. Mas, ainda assim, para a criação em casa, as variedades NSD que depositam rins com luz diurna neutra são mais adequadas. Eles florescem por 10 meses e dão frutos quase continuamente.

Plantando morangos em casa

Para o desenvolvimento normal, as plantas precisarão de uma área quente e bem iluminada e de solo adequado.

Escolhendo um lugar para crescer

Antes de começar a cultivar morangos em casa, escolha o melhor lugar para isso. Obviamente, se você tem uma estufa ou um viveiro aquecido separado, essa pergunta não está diante de você. Mas, muito provavelmente, você não tem essa riqueza. Mas para o mesmo objetivo, uma varanda envidraçada, parapeito da janela ou uma sala separada são perfeitas. O principal é que o local escolhido atenda aos seguintes requisitos mínimos:

  • Temperatura constante 20-22 ° C.
  • Boa luz
  • Circulação de ar.

Manter uma temperatura adequada para morangos em casa não é difícil. Um aquecedor adicional compensa facilmente a falta de calor.

A falta de luz é o problema mais sério ao cultivar morangos em casa em nossas condições climáticas, especialmente no inverno. Para um crescimento e desenvolvimento rápidos e completos, as plantas precisam de cerca de 14 horas de iluminação por dia. Na sala, escolha janelas sulistas e bem iluminadas para o pouso. Para compensar a iluminação insuficiente, lâmpadas fluorescentes ou phytolamps especiais ajudarão. Além disso, refletores de papel alumínio são frequentemente usados ​​no kit.

Fornecer circulação de ar adicional ajudará o ar-condicionado ou um ventilador. Embora a janela aberta possa lidar com esta tarefa. Mas seja extremamente cuidadoso. No inverno, uma janela fechada na hora errada destruirá suas plantações de morango e você terá que começar tudo de novo.

Iluminação

Em casas residenciais, mesmo às vezes nos falta luz, e ainda mais sofreremos muito com a iluminação insuficiente dos morangos, para a qual o sol também é uma fonte de energia.

Para criar condições ideais, você precisa escolher uma fonte de iluminação com um espectro mais próximo da energia solar. Nas lojas, estas são lâmpadas de descarga para a luz do dia. A melhor escolha para nossos fins agronômicos são as lâmpadas de 40 a 60 watts. Eles fornecerão luz suficiente e não afetarão muito a conta de luz. Uma lâmpada de um metro é suficiente para iluminar 3-6 metros quadrados de desembarques.

Lâmpadas fluorescentes de descarga - a melhor opção para destacar os morangos

A quantidade de luz é medida não apenas pela duração, mas também pelo grau de iluminação. A norma para morangos é 130-150 lux por 12-14 horas por dia ou 2-3 lâmpadas (F7) para 13-20 metros quadrados. Para medir o grau de iluminação, não será supérfluo ter um dispositivo em casa - um luxímetro.

O medidor de luz ajudará a determinar se há luz suficiente na sala

A iluminação afeta diretamente a velocidade de desenvolvimento dos arbustos e o amadurecimento das bagas. Com uma duração de 15 horas por dia, os morangos começam a florescer em 10 e a dar frutos em 35 dias, e com uma luz do dia em 8 horas - após 14 e 48 dias, respectivamente.

Preparação do solo

Deve-se lembrar que à disposição dos morangos caseiros sempre haverá uma quantidade muito limitada de solo, portanto deve ser muito fértil. Existem duas maneiras: comprar uma mistura de solo pronta na loja ou preparar o solo você mesmo. Se a opção couber na segunda opção, você precisará desses componentes em quantidades iguais:

  • terra de jardim;
  • húmus;
  • argila expandida ou areia para drenagem.

Não retire da horta a terra onde cresceram tomates, batatas, framboesas ou morangos. Juntamente com o solo, você pode trazer a horta e os patógenos.

Será útil medir a acidez do solo. O melhor indicador para os morangos é o pH entre 5,5 e 6,5.

Estratificação de sementes

As sementes de morango são muito pequenas e não se apressam em germinar, por isso precisam ser mais estimuladas.

  1. As sementes são plantadas em pastilhas de turfa pré-embebidas, duas em cada.
  2. Os comprimidos são limpos por quatro semanas em uma sala com temperatura de 0-1 ° C, por exemplo, na varanda.
  3. Quatro semanas depois, eles são transferidos para uma sala com uma temperatura de 10 a 15 ° C.
  4. Após uma semana, eles fornecem às sementes uma temperatura ambiente constante de 24 a 25 ° C.

A germinação é estimulada por uma mudança gradual de temperatura, simulando condições ambientais reais.

Existe uma maneira mais simples, mas menos eficaz. Enrole as sementes antes de plantar em um pano úmido, depois em um saco plástico e leve à geladeira por quatro semanas.

Vídeo: Estratificação de sementes de morango

Semeando sementes

Agora que as sementes estão prontas, é hora de semear. Diferentes fontes oferecem diferentes tempos de plantio de morangos para cultivo doméstico. Parece que, ao criar condições artificiais, não deve haver dependência da época do ano. Ainda assim, a maioria dos jardineiros "peitoril da janela" acredita que o plantio de sementes deve ser realizado de 15 de agosto a 20 de setembro ou no início da primavera no início de março.

  1. Pegue uma caixa rasa, encha-a com 3/4 de solo preparado.
  2. Plantamos sementes de morango em sulcos rasos. O erro mais comum nesta fase é a penetração excessiva de sementes. Eles nem deveriam ser aspergidos. E o solo durante o plantio deve ser denso e úmido, para que os brotos não caiam na cavidade e sufoquem ali.

    As sementes de morango devem ser dispostas a uma distância de 1-2 cm uma da outra

  3. De cima, apertamos o recipiente com polietileno ou cobrimos com uma tampa transparente, cujo papel pode ser desempenhado pelo vidro comum.

    A umidade ideal é mantida sob o filme na caixa de mudas

  4. Removemos nossa mini-fazenda em um local quente até que os primeiros brotos apareçam.
  5. Transferimos o contêiner para um local bem iluminado e gradualmente nos livramos do abrigo.

Lembre-se de que mesmo as sementes preparadas não se apressam em germinar. Os primeiros brotos de morangos aparecem apenas 20 a 30 dias após a semeadura. Não fique chateado prematuramente.

Colhendo mudas de morango

O tempo para uma colheita começa quando a muda tem duas folhas verdadeiras.

  1. Remova com cuidado o sistema radicular do chão, tentando não machucá-lo.

    O broto deve ser removido do chão com um pedaço de terra.

  2. Aperte delicadamente as raízes mais longas. Eles podem ser cortados com uma tesoura ou cortados com uma unha.
  3. Transferimos as mudas para residência permanente em vasos espaçosos.

Ao encher mudas de terra, você precisa garantir que o ponto de crescimento esteja no nível do solo

Cuidados com mudas e polinização

Regue os morangos duas vezes por semana. Como qualquer outra planta de interior, recomenda-se que os morangos sejam umedecidos com água morna. Deve ter muito cuidado, a cultura não tolera a estagnação da água e perece rapidamente.

A primeira vez que você precisa alimentar os morangos é necessária somente após o aparecimento da quinta folha. Isso deve ser feito uma vez a cada duas semanas, usando alimentação especializada para morangos. Tenha cuidado com a quantidade de fertilizante: seu excesso levará ao crescimento vegetativo ativo, mas as bagas terão que esperar muito tempo. Após a primeira colheita, é melhor recusar a alimentação por dois meses.

Vídeo: cuidar de mudas de morango

Não há problemas na natureza ou em uma horta com polinização de morango. Tudo acontece de forma natural com a participação do vento, chuva e insetos. Mas em condições isoladas do apartamento, há uma alta probabilidade de receber flores vazias. A maneira mais fácil de realizar o procedimento é com um pincel comum. Para não perder nada, recomenda-se que as flores polinizadas sejam marcadas, arrancando uma pétala, isso não causará nenhum dano à planta.

Um ventilador é usado para simular a polinização pelo vento, mas esse é um método menos eficiente.

Para polinização artificial de morangos, é conveniente usar uma escova comum

Em casa, os morangos florescem 30 a 35 dias após a colheita. E os primeiros frutos maduros podem ser esperados em cerca de um mês.

Variedades de morangos para cultivo em casa

Hoje, já existe uma lista comprovada de variedades de morango bem estabelecidas para o cultivo em casa. Aqui estão os mais populares.

Variedade Elizabeth II

Grande variedade de sobremesas de reparação frutada. O arbusto está ereto, semifundindo. O peso das bagas em condições favoráveis ​​chega a 50-60 g. O sabor é doce, rico e com um tom de mel. A polpa é densa, o que permite que as bagas sejam perfeitamente armazenadas e transportadas. A variedade é resistente à maioria das doenças, incluindo podridão cinzenta, manchas marrons e oídio. A produtividade de um arbusto em condições favoráveis ​​atinge 1-1,5 kg. Não requer polinização artificial. Grau de luz do dia neutra.

Variedade Tristar

Uma variedade popular de remodelação da seleção holandesa. O arbusto é compacto. Bagas com peso de 25 a 30 g, formato cônico, vermelho escuro, brilhantes. A polpa é densa. Devido ao alto teor de açúcar, as frutas são doces, sobremesa. Grau NSD, autopolinizado.

Grade Brighton

A fruta pesa até 50 g e as bagas são doces, com um sabor rico e um sabor único de abacaxi. Não deforme durante o transporte. Os arbustos são compactos. A variedade se provou quando cultivada em estufas e peitoris. Morangos não requerem polinização artificial. Uma planta de luz do dia neutra.

Grade Baron Solemacher

Em casa, não são cultivados apenas os morangos (morangos de jardim), mas também sua contraparte menor - os morangos. As espécies sem bisel que só podem ser obtidas a partir de sementes são especialmente populares. O Barão Solemacher é uma variedade muito popular, ótima para uso doméstico. Além disso, está oficialmente incluído no "Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Aprovado para Uso na Federação Russa". É uma variedade remontante e sem barba. O peso de uma baga é de cerca de 4 G. Os arbustos são compactos, os frutos têm um sabor agridoce e têm um alto índice de sabor. As plantas são autopolinizadas, resistentes a temperaturas extremas, apresentam alta resistência a doenças.

Galeria de fotos: Variedades populares para cultivo doméstico

Comentários sobre o cultivo de morangos no apartamento

Eu acho que é possível cultivar variedades reparadoras no peitoril da janela, agora um número suficiente delas é produzido. Por exemplo: Albion, Brighton, Tentação, bem como a conhecida rainha Elizabeth. Mas o principal problema que você terá ao tentar cultivar morangos o ano todo no parapeito da janela é a falta de calor e luz no inverno. Você pode fornecer aos morangos uma iluminação adequada? Afinal, ela é muito quente e fotofílica. Se a resposta for sim, vale a pena tentar. Mas você também precisa considerar que, no inverno, em nossas salas secas e aquecidas, as plantas são freqüentemente afetadas por pragas. Pode ser necessário executar o processamento.

Tani

// agriculturalportal.rf / forum / viewtopic.php? f = 4 & t = 2579 # p6569

Morangos podem ser cultivados em casa. Para fazer isso, você precisa comprar mudas de alta qualidade, variedades autopolinizadas que possam trazer colheitas o ano todo. Estes incluem Tristar, Selva, Sinfonia, Rainha Elizabeth, Darselect e outros. Quase tudo é adequado para o plantio, vasos, jarras de vidro e até sacolas plásticas. A terra para os morangos é melhor tomar chernozem, com uma pequena mistura de areia e húmus. Morangos adoram solo solto. A temperatura para o cultivo de morangos deve ser de pelo menos 20 graus, a temperatura ideal é de 20 a 25 graus Celsius. Os morangos precisam ser regados pouco a pouco todos os dias; eles devem ter acesso à luz solar.

Ratro

// agriculturalportal.rf / forum / viewtopic.php? f = 4 & t = 2579 # p6751

Dos 12 arbustos, 3 ainda estão florescendo e todos da mesma variedade são saborosos, o resto não é de forma alguma. Três arbustos murchavam. Talvez eu vá em vão cortar as primeiras flores nos arbustos - na Internet, li que parece que as primeiras devem ser cortadas para que o arbusto ganhe força. E agora eles não florescem.

Knista

//mnogodetok.ru/viewtopic.php?f=102&t=41054&start=15#p1537333

Este ano, decidi tentar cultivar morangos em uma panela comum na varanda, e o vendedor me incentivou a fazê-lo na estufa.No começo, vi absolutamente maravilhosos arbustos de morango com flores e frutas, bem, eu não podia deixar de me convencer. O experimento foi um sucesso. Passamos o verão inteiro em morangos, embora não tanto de um arbusto, mas ainda colhidos.

Svetik

//www.orhidei.org/forum/79-6160-520448-16-1379844569

Eu tive essa experiência - quando minha filha era pequena, eles plantaram alguns arbustos para exóticos em casa, para a alegria da criança. Somente variedades de cultivares são adequadas para o cultivo de uma casa. Você precisa de uma panela espaçosa, sempre com uma boa camada de drenagem, já que os morangos gostam de irrigação frequente muito abundante, mas não podem suportar água estagnada. Necessita de luz adicional, cobertura de potássio e fósforo e, para que as bagas sejam amarradas, é necessário processar a preparação "Ovário". Naturalmente, você não colherá os baldes, mas a criança ficará satisfeita.

Zosia

//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=12&t=253#p1085

Morango em casa no inverno é uma meta alcançável. Suculentas bagas brilhantes pintarão dias de inverno cinza e lembrarão o verão passado. Vitaminas frescas fortalecerão o corpo e ajudarão a resistir à epidemia de resfriados. Uma baga cultivada por si mesma economizará o orçamento da família.

Pin
Send
Share
Send